Carregando...

Quando ir a Porto Seguro? Qual a Melhor Época para Você?

Em todos os anos, o litoral da Bahia é um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros. Entretanto, um local se destaca e muitos acabam se perguntando: quando ir a Porto Seguro?

Anúncios

O município baiano é um dos mais antigos do Brasil, tendo sido o primeiro destino dos portugueses na chegada ao continente.

Anúncios

Mas esse não é o motivo principal da sua fama: suas praias maravilhosas, com vistas espetaculares e águas cristalinas, estão entre as mais bonitas do mundo.

Por conta disso, Porto Seguro passou a abrigar inúmeros resorts, hotéis e pousadas, mas mantendo seu vilarejo original, considerado patrimônio histórico.

Dessa forma, você deve levar muitos fatores em consideração durante essa escolha. Por exemplo, você prefere o agito dos meses de férias ou o ar sereno das épocas com pouco público?

Em relação às praias e passeios, outro detalhe que deve ser analisado é o clima, com meses de mais calor e temperatura.

Igualmente, períodos de chuvas intensas tem se tornado mais comuns na região, o que pode atrapalhar e até mesmo pôr em risco seu passeio.

Ainda, falando em passeios, algumas atrações envolvendo a natureza e animais dependem de fenômenos como a migração de algumas espécies.

Por isso, resolvemos trazer todas as informações para você saber quando ir a Porto Seguro!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



Afinal, quando ir a Porto Seguro? Qual a melhor época para visitar?

Porto Seguro vista aerea
Fonte: oslaim brito (Flickr)

Bom, ao organizar sua viagem para Porto Seguro, temos certeza que você terá em mente uma prioridade, alguma atração que será o ponto principal da sua viagem.

Para muitos, são as festas que agitam a alta temporada praiana, com artistas badalados, muita gente jovem e diversão até o amanhecer.

Já para outros, surfar, pegar um caiaque, desbravar o oceano, fazer mergulhos e ter as melhores aventuras são o que realmente interessa.

Para um casal de recém-casados, uma viagem romântica e que ao mesmo tempo permita descansar após a correria do casamento seria perfeita.

Já para outras famílias, um resort com tudo incluso, em que não seja preciso se preocupar com absolutamente nada compõe a viagem dos sonhos.

Por fim, há até mesmo aqueles que não se interessam pelo litoral, preferindo fazer trilhas e acampar nas reservas de mata atlântica presentes por lá.

Dessa forma, Porto Seguro possui atrações para todos os gostos e objetivos, mas é sempre necessário reunir o máximo de informações possíveis sobre qual período se encaixa melhor nas suas expectativas.

Imagine só: você investe suas suadas economias indo para sua praia dos sonhos ver aquele lindo pôr do sol que só aquele local proporciona.

Ao desembarcar por lá e chegar na pousada que você escolheu, percebe um grande problema: nuvens imensas, escuras e que não dão sinal de estarem apenas de passagem.

Com isso, todo seu passeio será resumido a ficar em um quarto vendo TV e olhando a chuva despencar pela janela.

Pior ainda seria ir em busca de paz e serenidade para as tão merecidas férias de descanso e encontrar centenas de festas, muito som alto e alguns milhares de jovens empolgados.

Por isso, aqui vão dicas separadas por clima, economia, eventos, atrações naturais e alguns outros detalhes.

Clima de Porto Seguro

Porto Seguro
Fonte: mospital (Flickr)

Meses quentes

Vamos ser diretos: apesar de Porto Seguro ser um local lindo em qualquer mês, você não quer pegar uma época de chuva ou passar o fim de semana com um clima fechado, certo?

Assim, entre os meses de janeiro e fevereiro você encontrará muito sol, calor e um tempo perfeito para curtir sua viagem.

Todavia, não será garantido não pegar pancadas de chuva ou até uma semana de nuvens pesadas por lá.

Isso se deve ao fato de que o verão do litoral sul da Bahia geralmente é acompanhado de chuvas imprevisíveis, causadas principalmente pelos ventos tropicais vindos do oceano Atlântico.

Apesar desse aviso, a maioria dos dias nesses dois meses serão de muito sol e perfeitos para curtir as praias.

Mesmo com uma chuvinha ou outra, a probabilidade é que não estraguem sua viagem.

Ainda, as temperaturas durante o verão podem ir de dias amenos aos mais quentes, com cerca de 23º na mínima e 35º de máxima nos dias mais calorentos.

Entretanto, a sensação térmica não traz muito desconforto, principalmente se você estiver curtindo uma cerveja ou um drink gelado na beira da praia.

Menos quentes, mas nem tanto

Caso você queira arriscar um pouco, os meses de março, agosto, setembro e dezembro possuem um clima semelhante, mas com apenas um pouco mais de chuva.

Ainda, agosto, setembro e dezembro são meses com temperaturas não tão elevadas e podem ser mais agradáveis para quem não curte muito calor.

Junho e novembro já são meses mais arriscados, tendo anos em que os dois meses foram de muita chuva e tempo frio.

Ainda assim, caso você queira muito conhecer Porto Seguro e esses sejam os únicos meses disponíveis, vale pesquisar as previsões meteorológicas e arriscar.

Por fim, os meses menos recomendados são os meses de abril, maio, julho e outubro.

Nesses dias, não deixam de haver dias ensolarados, mas eles são intercalados entre dias nublados e tempestades com raios.

Claro, se seu desejo é ficar dentro de um hotel ou resort aproveitando tudo de melhor que esses locais podem oferecer, a chuva pode não atrapalhar tanto sua experiência,

Mas, sinceramente, ir para Porto Seguro e não vivenciar um dia lindo nas praias locais seria como viajar para a Disney e não conhecer a turma do Mickey: um grande desperdício!

Uma observação final que gostaríamos de trazer: sabemos como os últimos dias de 2021 trouxeram chuvas destrutivas para diversos municípios baianos, incluindo Porto Seguro e vizinhos.

Apesar disso, com o fim das cheias, diversos pontos turísticos e passeios já estão em pleno funcionamento.

Época de agito: os meses com mais shows e eventos

Outra coisa que você deve levar em consideração são os meses com mais festas, shows e eventos do tipo.

Porto Seguro é um dos destinos mais procurados por várias faixas etárias por diferentes motivos.

Para os jovens, Porto Seguro é o local perfeito para viagens e festas de formatura, principalmente no fim de dezembro e começo de janeiro.

Outras turmas escolares optam pela conhecida “semana do saco cheio”, feriado prolongado que vai de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, até 15 de outubro, Dia do Professor.

Durante esses períodos, você encontrará muitas opções de diversão.

Na praia de Taperapuan, a casa de eventos Toa Toa organiza alguns dos luais mais famosos da região, como a conhecida “festa da espuma”.

São diversos shows de axé, funk, música eletrônica, pagode e muito mais, com pacotes que podem incluir drinks e acesso a camarotes.

Outro famoso complexo de entretenimento é o Axé Moi, também localizado na praia de Taperapuan.

Por lá, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Harmonia do Samba, Dennis DJ, Léo Santana e muitos outros artistas famosos já fizeram shows super elogiados.

Mesmo em locais mais afastados, a vida noturna é super agitada.

Em Arraial d’Ajuda, por exemplo, abriga estabelecimentos como o Morocha Arraial, capaz de abrigar até 800 pessoas nos seus shows semanais.

Também em Arraial d’Ajuda fica a ilha dos Aquários, onde baladas de música eletrônica com DJs locais reúnem centenas de pessoas na alta temporada.

Trancoso

Trancoso
Fonte: Tabajara (Flickr)

Trancoso merece uma análise à parte.

Nos últimos dez anos, Trancoso se tornou um dos locais mais famosos não só do Brasil, mas da América Latina.

Os festivais, luaus e eventos organizados por lá costumam não somente reunir milhares de pessoas, mas também são os preferidos de muitos atores, músicos, jogadores de futebol e influencers.

Se você está a fim de curtir as festas mais badaladas do Brasil, Trancoso é um dos destinos certos.

Seja na praia dos Nativos ou na praia dos Coqueiros, vai ser difícil não achar alguma festa incrível acontecendo.

Ainda, o UXUA Beach Bar, o Café de La Musique e o Bahia Bonita Beach Club costumam oferecer música ao vivo e cardápios super sofisticados para os seus visitantes.

Agora, falando de datas especiais, duas se destacam: o carnaval e o réveillon.

Carnaval em Porto Seguro

Carnaval em Salvador
Fonte: montagnani.federico (Flickr)

No carnaval, Porto Seguro ganha ainda mais cores, sons e sabores, com o município e seus distritos oferecendo diferentes formas de comemorar essa época festiva.

No centro de Porto Seguro, o CarnaPorto organizado no Axé Moi já está entre as maiores festas de carnaval da Bahia, com Ivete, Dennis DJ, Bell Marques e muitos outros artistas se apresentando por lá.

Já pelas ruas, trios elétricos e micaretas puxam milhares de foliões durante os feriados carnavalescos.

Saindo da vila central, os distritos também são ótimos durante o carnaval, principalmente no caso de Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Calmaria e tranquilidade: quando ir a Porto Seguro para relaxar?

Enquanto a viagem dos sonhos para muitas pessoas precisa ser agitada, com muita curtição e balada, outros veem em Porto Seguro o local perfeito para descansar e sair da correria das grandes cidades.

Sem dúvidas, Porto Seguro também é um excelente local para viagens desse tipo!

Basta se programar e escolher épocas mais distantes das férias escolares, formatura de faculdades e feriados.

Fora da chamada “alta temporada” – meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro -, Porto Seguro recebe bem menos visitantes e oferece passeios super relaxantes.

A primeira forma de curtir a região de forma mais tranquila é aproveitar todo o lado histórico.

Lembre-se: o litoral baiano foi o primeiro destino dos portugueses ao chegarem na costa brasileira.

Mais precisamente, Porto Seguro foi o local de desembarque, sendo lá que o primeiro assentamento europeu foi construído.

Dessa forma, a vila central do município possui diversos prédios e pontos turísticos que datam do início da colonização.

Vamos ver, em seguida, mais detalhes nesse sentido.

Os aspectos históricos de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro
Fonte: Lázaro Roberto de Menezes (Flickr)

A chamada Cidade Histórica é um dos lugares brasileiros considerados Patrimônio da Humanidade, e lá se encontra o Marco do Descobrimento, colocado pelos portugueses em 1503.

Nos entornos, a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, construída em 1526, foi fundada por jesuítas e serviu como convento durante séculos.

Também, a Igreja Nossa Senhora da Pena possui quase a mesma idade, mas com um interior que abriga diversas imagens sacras centenárias e vários artefatos históricos.

Um pouco mais distante, o Museu do Centro Histórico concentra toda a história centenária da cidade, com grande foco nos primeiros séculos.

Saindo da Cidade Histórica ou Cidade Alta, outro cartão postal de Porto Seguro é a Passarela do Descobrimento ou Passarela do Álcool.

Seus prédios coloridos, além de possuírem centenas de anos de idade, abrigam bares, lojas, restaurantes e até pousadas super simpáticas.

A noite, a Passarela do Descobrimento oferece várias opções de música ao vivo, shows de dança, teatro e diversas outras apresentações culturais.

Outro lindo prédio histórico é o Farol, datado de 1907. Pela sua localização privilegiada e ótima preservação, é um dos locais preferidos para fotos.

No mesmo lugar está um maravilhoso mirante, onde os visitantes podem assistir o belíssimo pôr do sol.

Uma dica interessante é fazer a “rota do descobrimento”, um passeio guiado através dos pontos históricos mais famosos.

E para continuar na temática histórica, o distrito de Trancoso também é super interessante, principalmente no chamado Quadrado de Trancoso.

Fundada por pescadores e com os prédios que serviam como domicílio para esses trabalhadores sendo utilizados até hoje, o Quadrado leva seus visitantes para tempos mais simples, com uma atmosfera praiana e rústica.

Falamos mais sobre o local neste texto.

Caraíva: sinônimo de calmaria

Caraíva
Fonte: Eder Braz (Flickr)

Fechando a lista de locais tranquilos, deixamos o melhor para o final. Em termos de calmaria, um distrito de Porto Seguro se destaca: Caraíva.

Caraíva fica a cerca de 70 km do aeroporto do município e é conhecida justamente pelo seu isolamento e clima praiano.

Não espere encontrar grandes resorts, estradas asfaltadas, redes de fast-food e nem nenhuma dessas facilidades da cidade grande.

O foco de Caraíva é te conectar com o mar e a natureza, modificando somente o que é extremamente necessário.

Para ter uma ideia, faz pouco tempo que o governo passou a prover energia para os habitantes de lá, e isso somente para o interior das casas e para os estabelecimentos.

As ruas de Caraíva até os dias de hoje não foram asfaltadas ou receberam calçamento, sendo possível caminhar por toda a vila com os pés na areia.

Praticamente todas as pousadas disponíveis são de propriedade de famílias que vivem há décadas por ali, e trazem um cuidado muito familiar aos hóspedes.

Assim, Caraíva não tem o luxo de Trancoso, mas compensa com uma experiência que toca o coração de todos os visitantes.

Mais isoladas ainda são as praias que cercam o lugar, como a linda praia de Satu e a Praia do Camarão.

Ambas oferecem lindas piscinas naturais e paisagens maravilhosas.

No caso de Satu, o maior destaque são as duas lagoas próximas, sendo uma de água salgada e outra de água doce.

Só tenha cuidado com o transporte até Caraíva, já que uma chuva forte pode acabar fechando as entradas ou até impedindo uma saída.

Passeios naturais: a melhor época para conhecer a natureza de Porto Seguro

Outro excelente motivo para visitar Porto Seguro é conhecer as maravilhas naturais que a região oferece.

As praias de Porto Seguro

Praia do Espelho
Fonte: Carlos Alberto Novelino de Amorim (Flickr)

Claro, a fama principal vai para as praias maravilhosas e isso não é à toa.

A mais famosa delas, a Praia do Espelho, fica entre os distritos de Trancoso e Caraíva, com lindas águas cristalinas e falésias de diversas cores.

Por ser bem conhecida e frequentada por diversos turistas, possui diversas pousadas, bares e restaurantes em seus entornos.

Todavia, basta caminhar mais um pouco para encontrar faixas de areia desertas e intocadas!

Ainda, as piscinas naturais são um fenômeno constante e uma excelente forma de aproveitar as águas dos locais sem muito perigo.

Baleias jubartes

Baleia Jubarte
Fonte: Caio Schiavo (Flickr)

Outro passeio natural que você poderá fazer em Porto Seguro entre os meses de julho a outubro é o passeio de observação das baleias jubartes.

Apesar de preferirem habitar os mares gelados, as baleias jubarte costumam procurar águas quentes durante o período de reprodução.

Assim, um dos seus destinos prediletos é justamente o litoral baiano.

Por acontecer em períodos bem específicos, é preciso fazer uma boa programação e procurar sempre guias confiáveis.

Uma dica útil é procurar por passeios organizados pelos vários biólogos que moram na região justamente para estudar os hábitos das baleias jubarte.

Eles costumam conhecer melhor os horários e correntes marítimas preferidos desses mamíferos majestosos.

Saindo um pouco do mar e indo para a terra, Arraial d’Ajuda possui um belíssimo eco parque, considerado em 2019 o 4º melhor parque de diversão e aquático do mundo.

Ali, a reserva de mata atlântica se mistura ao bem estruturado parque, oferecendo conforto e aventuras ao mesmo tempo.

Ainda, a organização do local mantém o Projeto Coral Vivo, com um aquário recifal, onde um grande recife de corais locais é mantido para fins educativos.

Animais como anêmonas, estrelas do mar, ouriços e peixes também habitam o espaço.

Recife de Fora

Recife de fora
Fonte: redmktg (Flickr)

Falando no mar, Porto Seguro também oferece uma imensidão de passeios voltados para mergulho.

Dentre esses, o local mais visitado é o chamado “Recife de Fora”.

Recife de Fora é uma reserva ambiental aquática de 17 mil metros quadrados, protegida por leis federais e fiscalizada por órgãos responsáveis.

Em toda sua extensão, podem ser vistas desde espécies microscópicas até grupos de golfinhos e até mesmo as já citadas baleias jubarte!

Todavia, apenas alguns pedaços específicos da reserva são abertos a visitantes, tendo um número máximo de 400 pessoas por dia.

Mas não se preocupe: mesmo nesses locais, a vida marinha é de encher os olhos.

Por conta disso, será ainda melhor visitar o lugar na baixa temporada, devido a maior facilidade de encontrar vagas.

Trilhas ecológicas por Porto Seguro

Parque Nacional do Pau Brasil
Fonte: MMA – Ministério Meio Ambiente (Flickr)

Para finalizar a temática natural, gostaríamos também de indicar as trilhas espalhadas por Porto Seguro.

Como o litoral baiano é lar de um grande pedaço da mata atlântica, diversas atrações permitem se aventurar em reservas naturais.

Uma delas visita o lindo Parque Monte Pascoal.

Pertinho da praia e em meio a floresta intocada, você poderá fazer 3 diferentes caminhadas e se conectar com a natureza.

Caso você prefira ainda mais aventura, poderá descer o rio que corta o parque usando um caiaque ou uma boia!

Outra trilha mais intimista é a organizada dentro do Parque Nacional do Pau Brasil.

Por lá, os visitantes podem conhecer as árvores que deram nome ao país, com algumas espécies possuindo mais de 800 anos de idade.

Conhecendo a cultura nativa: Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira

Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira
Fonte: Mandy Canhestro (Flickr)

Outra forma super interessante de aproveitar sua viagem para Porto Seguro é conhecendo uma das tribos indígenas que vivem na região há séculos.

Mais precisamente, a tribo Pataxó é uma comunidade de 34 famílias, abrigada no coração da Reserva da Jaqueira.

Assim, visando levar sua cultura e história para o mundo, os Pataxó desse vilarejo organizam passeios diários, onde demonstram diferentes costumes do seu povo.

Lá os turistas podem conhecer o importante projeto de restauração da mata feito pelos indígenas, passar por rituais de limpeza e cura espiritual, vivenciar caminhadas pela floresta…

Os passeios variam, podendo fazer um bate volta de poucas horas, onde você conhece a tribo, ou até se hospedar em casas típicas.

Além disso, para os mais interessados, a tribo até organiza casamentos, unindo o casal através de seus rituais típicos.

Quem já visitou o local fica fascinado com a grande organização e paixão dos locais com sua cultura.

Mas qual a melhor época para fazer esse passeio?

O melhor momento com certeza será nos dias de realização dos Jogos Pataxó, onde diversas competições acontecem.

Entre as mais interessantes estão a corrida de tora, a luta e o tiro ao alvo com zarabatana.

Prós e contras de cada época

Agora que você sabe quais atrações estão disponíveis em diferentes meses, está na hora de reunir os motivos bons e ruins de cada período.

Alta temporada

A alta temporada tem como grande vantagem a facilidade de achar praticamente todos os hotéis, pousadas, bares, restaurantes e atrações abertas.

Como esses são os meses de maior procura, será bem difícil encontrar algum estabelecimento fechado.

Entretanto, a alta procura impacta diretamente na quantidade de vagas disponíveis em praticamente tudo.

Desde os hotéis mais famosos até alguns dos passeios listados acima são tão procurados nos meses de alta temporada que não é incomum encontrar dias de total lotação.

Claro, com certo planejamento e uma boa programação, isso não será um problema.

Por fim, a alta temporada também possui um custo maior, já que a maior procura permite que comerciantes cobrem um preço mais alto pelos seus serviços.

Dessa forma, se você quer economizar, essa não é a melhor época para ir a Porto Seguro.

Ah, um dos melhores meses da alta temporada em Porto Seguro é fevereiro e já demos diversas dicas interessantes neste post.

Baixa temporada

A baixa temporada são os meses com menos turistas e viajantes, épocas mais distantes das férias e feriados.

Por possuir um público menor, um ponto negativo desses meses é de que diversos estabelecimentos suspendem seu funcionamento, já que a baixa procura pode trazer prejuízos.

Os meses mais calmos também sofrem com menos shows e eventos de grande porte.

Todavia, esses contras podem ser considerados pontos a favor para quem busca uma viagem mais relaxante.

Além disso, caso seu foco seja curtir as praias e passeios naturais, a baixa temporada é perfeita, já que você vai poder curtir cada momento sem centenas de pessoas ao seu redor.

Outro benefício dessa época é a economia, principalmente na hospedagem.

Como poucas pessoas costumam viajar para o local nos meses de abril (falamos mais sobre Porto Seguro em abril neste texto), maio, agosto, setembro e novembro, pousadas, hotéis e resorts oferecem pacotes com preços bem mais atrativos.

Além de economizar com a estadia e fugir do agito, esses meses também trazem um clima com temperaturas mais agradáveis, fugindo do calor do verão.

Dica final: quando ir a Porto Seguro?

Praia do Mutá
Fonte: Porto Seguro Turismo (Flickr)

Para decidir quando ir a Porto Seguro, analise todos os aspectos que apresentamos e então veja qual época mais atende às suas necessidades.

Por fim, se você vai visitar Porto Seguro, preste bastante atenção na previsão meteorológica.

Então, seja no inverno ou no verão, pancadas de chuva podem sempre aparecer e não queremos que isso estrague sua viagem!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Porto Seguro