Quando Ir para Campos do Jordão? Melhor Época, Melhores Dicas

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

Definir quando ir para Campos do Jordão representa uma decisão importante. Simultaneamente, a cidade do interior paulista consolida-se, cada vez mais, como um dos destinos favoritos de turistas brasileiros e estrangeiros.

Anúncios

À primeira vista, Campos do Jordão, que tem o apelido de “Suíça brasileira”, propicia um clima de muita paz, tranquilidade e aconchego para os visitantes que, também, priorizam o descanso em suas férias.

Enquanto há passeios divertidos, os restaurantes da cidade não devem ser negligenciados. Ainda assim, esses estabelecimentos oferecem os mais diversos tipos de opções gastronômicas.

Seja algo mais pacífico, pacato e íntimo ou, pelo contrário, festas e badalação, sempre haverá um atrativo adequado à sua visita.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais características de cada período do ano para você decidir quando é a melhor época para viajar.

 Aproveite as nossas dicas e tenha uma boa leitura!



Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Mirante Vista Chinesa
  • Conta com uma vista deslumbrante, indicada pra quem gosta de tirar boas fotos
  • Seus 1.600 metros de altitude garantem uma perspectiva de tirar o fôlego
Ver Passeio →
Cervejaria Baden Baden
  • Confira a fabricação da primeira cerveja gastronômica do Brasil
  • Aproveite para degustar as cervejas Baden Baden
Ver Passeio →
Parque Amantikir
  • Conta com mais de 700 espécies de plantas em vários jardins temáticos
  • Além de jardins em estilos japonês e inglês, conta também com dois grandes labirintos
Ver Passeio →
Pico do Imbiri
  • Proporciona uma excelente vista da Serra da Mantiqueira
  • Fornece uma vista privilegiada da Serra da Mantiqueira e também da Pedra do Baú
Ver Passeio →
Tarundu
  • Tirolesa, boia-cross, mini buggy, patinação no gelo e várias outras atrações
  • 500.000 m² para abrigar mais de 30 atividades de lazer
Ver Passeio →
Santo Antônio do Pinhal
  • Jardim lindos, perfeitos para várias fotos
  • Várias trilhas e cachoeiras para quem quer se conectar com a natureza
Ver Passeio →


Viajar para Campos do Jordão no fim de maio

Portal de entrada de Campos de Jordão
Fonte: Raíssa Teixeira (Flickr)

Eexistem, na verdade, 4 momentos mais indicados para a visitação a Campos do Jordão: janeiro, dezembro, julho e, principalmente, o final do mês de maio.

Fora desses períodos, a cidade é mais voltada aos moradores, ao passo que, nos meses supracitados, o foco é para os turistas.

Vamos aproveitar o gancho, então, e falar sobre junho e julho em Campos do Jordão?

Campos do Jordão vive por seu turismo, gerando muita economia à população. Assim, os períodos da alta estação consolidam-se, reconhecidamente, nos meses de dezembro e de julho.

Sob o mesmo ponto de vista, entre a segunda quinzena de maio e a primeira semana do mês de junho, você encontrará muitas oportunidades de lazer e entretenimento no destino.

A princípio, isso ocorre porque, nessas semanas do ano, as temperaturas atingem os seus menores valores.

Antes de tudo, já existiram registros de climas negativos (chegando, por exemplo, aos -5º C), com geadas de madrugada, nos últimos anos.

A badalação de julho atrai as pessoas que buscam curtição

Festival de Inverno Campos de Jordão
Fonte: Deni Williams (Flickr)

Ao pensar sobre quando ir para Campos do Jordão, vale a pena entender como é a cidade no mês de julho.

Julho é o mês de maior badalação e, também, em termos de quantidade de visitantes. Assim, é a melhor época para ir a Campos do Jordão se você busca bastante agito e atrativos por todos os cantos da cidade.

Diferentemente de outras épocas, a cidade fica lotada no sétimo mês do ano, sobretudo, no charmoso bairro do Capivari, zona nobre do município.

Conforme a demanda, os restaurantes contratam colaboradores temporários nessa época, devido ao incremento no número de clientes. Do mesmo modo, as ruas do centro de Campos do Jordão ficam abarrotadas.

Logo após o início de julho, os preços de quase todos os serviços e produtos costumam subir consideravelmente.

Tanto quanto a procura aumenta, o destino passa a ser ideal para famílias e casais que desejam realizar passeios prazerosos.

Por último, a temperatura nessa época também é gelada, contudo, não pode ser comparada aos meses de junho e de maio.

Segundo as dicas dos visitantes habituais, é altamente recomendável levar roupas capazes de suportar o frio – os termômetros registram até 5° C.

Ir a Campos do Jordão na alta temporada

Posteriormente, ao definir o período de sua viagem, fique atento aos valores que você pode (ou está disposto) a pagar.

Em suma, lembre-se de estabelecer as suas prioridades: badalação ou locais mais tranquilos.

Ao passo que, certamente, será uma visita para tirar férias ou descansar, considere se o tumulto ou o trânsito serão fatores de estresse, comprometendo a sua estadia.

Desde já, não perca de vista o fato de que a alta temporada em Campos do Jordão se dá justamente ao longo do inverno.

Ao mesmo tempo, a maior parte da agitação se intensifica em maio (junto ao feriado “Corpus Christi”), durando, pelo menos, até o mês de agosto.

Primeiramente, de junho a julho a cidade fica bem mais lotada em função das férias escolares e do célebre Festival de Inverno.

Quando ir para Campos do Jordão se você busca épocas mais tranquilas?

Juntamente aos períodos mais badalados, Campos do Jordão oferece alternativas, também, para os visitantes que almejam escapar de locais sem vagas, das superlotações e, até mesmo, dos preços elevados.

Apesar disso, o mais indicado para esse perfil de turismo são os meses que compõem o segundo e o quarto trimestre do ano.

Isto é, junho, maio e abril, além de dezembro, novembro e outubro.

Logo depois, considere que no mês de abril, por exemplo, há temperaturas mais elevadas e índice pluviométrico alto, ou seja, fortes chuvas. Há, também, maiores chances de encontrar o céu azul.

Anteriormente, evite realizar visitas em fevereiro, uma vez que, continuamente, vem sendo declarado como o período de chuvas mais intensas na região.

Semelhantemente ao que ocorre em outras cidades vizinhas, essas chuvas não são fracas, mas, de fato, torrenciais, caindo quase diariamente.

Ainda mais importante: o clima esfria no quarto trimestre (embora o frio não seja tão intenso quanto no restante do ano).

Baixa temporada: melhor época para ir?

Eventualmente, durante o verão e a primavera, a cidade de Campos do Jordão fica bem mais vazia.

Nesse sentido, fazer a viagem nessas estações não significa, necessariamente, tomar uma decisão ruim.

Atualmente, caso prefira ruas mais vazias, relaxar, andar de automóvel sem passar por grandes engarrafamentos e gastar menos, a baixa temporada é a escolha ideal para você.

Todas as vezes que ir para Campos do Jordão na baixa temporada, porém, prepare-se para encontrar muitas baladas e lojas fechadas, ou seja, existem menos atrações para usufruir.

Como resultado, os termômetros, nesses meses do ano, tendem a registrar baixas temperaturas, especialmente, durante as noites (entre 9º C e 13º C), o que é excelente para aproveitar uma música clássica enquanto saboreia um delicioso fondue, nome de uma das iguarias mais clássicas do friozinho de Campos.

Nesse meio tempo, o clima, durante o dia, fica bem mais gostoso, com a presença marcante do sol (contudo, sem aquele calor insuportável, tão comum em outras localidades do estado de São Paulo).

As festas de dezembro são a melhor época para ir a Campos do Jordão?

Natal em Campos de Jordão
Fonte: Lary Leal (Flickr)

Embora não seja um mês lotado como julho, Campos do Jordão em dezembro também costuma encher.

Afinal, os turistas não presenciarão, nesta época do ano, superlotações em pousadas e hotéis, mas, caso decida ir nesse período, não se esqueça de fazer reservas antecipadamente.

Por exemplo, os preços cobrados em lojas e restaurantes também somem, porém, não tanto quanto na metade do ano.

Contudo, a cidade de Campos do Jordão é convidativa durante o Ano Novo e o Natal, dadas as atrações disponibilizadas aos turistas.

Bem como ocorre em outras áreas da cidade, a praça de Capivari é inteiramente decorada com motivos natalinos.

Sob o mesmo ponto de vista, diversos estabelecimentos e hotéis acabam, no Réveillon, oferecendo belas queimas de fogos de artifício.

Pouco antes da virada do ano você poderá reunir os seus amigos e/ou familiares em lugares mais altos, a fim de contemplar esse inesquecível espetáculo.

Desde já, fique ciente da existência de várias pousadas e hotéis que comercializam pacotes fechados para o final de ano.

Chuvas e temperatura

De antemão, saiba que o clima chuvoso se instaura na cidade entre os meses de outubro e de março. Em outras palavras, os meses de fevereiro, de janeiro e de dezembro são os piores nesse aspecto.

Acima de tudo, o mais frio dos meses é julho.

Analogamente, entre os meses de abril e de setembro, a temperatura mínima tende a ficar, sempre, abaixo dos 11° C, enquanto a temperatura máxima não excede os 22° C.

Ao contrário, os meses de janeiro e de fevereiro apresentam as mais elevadas temperaturas, porém, a despeito desse fato, os menores registros (em média) giram em torno dos 13° C.

Verão

Ocasionalmente, o verão – além de ser a mais quente das estações – também tem sido o período de maiores chuvas na cidade de Campos do Jordão.

Antecipadamente, isto é, a partir do momento em que tomam ciência dessa característica, muitos turistas evitam realizar a viagem nos meses de fevereiro e janeiro.

Portanto, a média histórica de chuva no primeiro bimestre atinge a marca dos 300 mm (em cada mês). Imediatamente, os aguaceiros atrapalham mais do que o normalmente esperado.

Apenas considere que muitas das atividades populares na cidade de Campos do Jordão ocorrem ao ar livre.

Da mesma forma, o volume das chuvas diminui consideravelmente em março, chegando em média, aos 195 mm.

Desse modo, a temperatura atinge, nessa época do ano, as suas máximas. Depois que chegar ao local, você não encontrará o calor típico de grande parte das cidades do Brasil.

Outono

Quem deseja aproveitar o charme do inverno em Campos do Jordão sem, para tanto, congelar, é possível gastar bem menos em comparação aos períodos de alta temporada.

Além disso, o mais indicado é investir em uma viagem durante os meses de abril e maio, ou seja, no outono.

Antes de mais nada, estes meses são, para muitos turistas habituados a visitar a cidade, a melhor época para a visitação.

Campos do Jordão fica bastante movimentada em junho. Todavia, os preços, especialmente de hospedagem, não são muito convidativos.

Todas as vezes que o período de chuvas começa a passar, os dias ensolarados se estabelecem, formando um clima ideal para fazer passeios turísticos ao ar livre.

Definitivamente, embora o sol se apresente durante os dias, o clima nunca fica excessivamente quente.

Mesmo assim, leve roupas de frio – elas serão utilizadas, inclusive, nas atividades diurnas – para não prejudicar a sua programação.

Inverno

Segundo os roteiros oficiais, o inverno abre a alta temporada na cidade de Campos do Jordão. Atualmente, ao lado do frio intenso, você encontrará preços exorbitantes, principalmente, no mês de julho.

Por analogia, o Festival de Inverno – uma tradição em Campos do Jordão – oferece apresentações musicais pagas e gratuitas, atraindo uma imensa quantidade de turistas nesse período.

Sempre que viajar à cidade nessa época, é melhor ir preparando o seu bolso e, principalmente, reservar a sua hospedagem com o máximo de antecedência possível.

Como resultado, exercite a sua paciência, a fim de superar a espere em atrações lotadas.

Semelhantemente, com o final das férias escolares em agosto, o fluxo de visitantes diminui, porém, o frio intenso continua.

De acordo com isso, os turistas que chegam em agosto encontram temperaturas que oscilam entre 5° C e 13° C.

Primavera

Similarmente, os meses de dezembro, novembro e outubro conformam o período de baixa temporada na cidade de Campos do Jordão.

Em conclusão, os diversos períodos existentes nesses dias (Natal, Réveillon, Festival das Cervejas Artesanais etc.) acabam por deixar o destino bastante movimentado.

Ao contrário da maioria dos turistas que são motivados pelo frio, esse é um momento excelente para conhecer a cidade.

Por analogia, os termômetros tendem a oscilar entre 9° C e 23° C.

Por vezes, os visitantes devem se preparar para enfrentar alguns dias mais chuvosos, sobretudo, se a viagem ocorrer em dezembro – mês no qual os índices pluviométricos chegam perto dos 300 mm.

Janeiro seria a melhor época para ir a Campos do Jordão?

Natal em Campos de Jordão
Fonte: Milla Garofalo (Flickr)

Antes que se decida pelo período mais adequado para ir a Campos do Jordão, tenha em mente que o mês de janeiro também integra a época de férias escolares.

De maneira idêntica, sempre há alguns turistas (não muitos) nesses dias.

Em contrapartida, é o melhor mês para usufruir de boas refeições e encontrar hospedagens mais baratas.

Do mesmo modo, a maior parte dos estabelecimentos já retornou das férias do final de ano e, porta to, estão em plena atividade.

Ao mesmo tempo, um aspecto negativo pode ser o fato de que, ao final do mês, a época de chuvas tem início em Campos do Jordão.

Em suma, as precipitações ocorrem entre a última semana deste mês e se estendem ao longo de fevereiro.

Frequentemente, os turistas acabam por ficarem ilhados em algum local. Dessa forma, indicamos portar sempre um guarda-chuva.

Igualmente, um passeio divertido em janeiro pode ser realizado ao visitar a fábrica da Cervejaria Baden Baden ou os parques temáticos da cidade.

Considere as suas prioridades antes de definir quando ir para Campos do Jordão

Em seguida, devemos enfatizar que, a despeito das dicas oferecidas neste artigo, não há, em termos práticos, um período perfeito para ir a Campos do Jordão.

Acima de tudo, a cidade é tão interessante que você poderá aproveitar a visita em qualquer época do ano.

Além disso, é necessário, evidentemente, analisar as condições de chuvas, temperatura, lotações e outros assuntos relacionados, que poderão nortear o seu roteiro.

Também vale analisar, é claro, os aspectos relacionados a gastos, já que não vale a pena fazer dívidas enormes no cartão de crédito se você ainda não estiver preparado para essa viagem.

Em síntese, você pode ir a Campos do Jordão em qualquer mês do ano.

Todavia, como está localizada a apenas 250 km da capital paulista, uma curta viagem será o suficiente para verificar, por conta própria, quais características do destino atendem melhor às suas necessidades.

Assim como há visitantes originários de localidades distantes, existem muitos “turistas de final de semana”, ou seja, quem parte às sextas-feiras de São Paulo e regressa no domingo pela tarde.

E então, conseguiu decidir quando ir para Campos do Jordão?

Depois de saber, em detalhes, tudo sobre os eventos, atrações e características de cada época do ano na Suíça brasileira, temos certeza que ficou mais fácil para você definir quando ir para Campos do Jordão.

E então, pronto para sair de casa e visitar um dos lugares mais incríveis do país – e, por que não dizer, da América Latina?

Para saber mais sobre Campos do Jordão e demais pontos turísticos do Brasil e do mundo, fique ligado no Viagem Club. Suas melhores viagens estão aqui, com a gente! Até a próxima.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Campos do Jordão