Quantos Dias Ficar em Trancoso? Como Aproveitar a Viagem ao Máximo

O distrito de Trancoso fica em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, mais precisamente na Costa do Descobrimento. Mas, afinal, quantos dias ficar em Trancoso?

Por ser um local tranquilo e com as praias mais lindas do estado da Bahia, esse é um dos destinos de luxo mais cobiçados do Brasil.

Contudo, Trancoso é um distrito pequeno, com apenas 278 km² e um pouco mais de 11 mil habitantes.

Então, quantos dias em Trancoso sua viagem precisa durar para você aproveitar ao máximo a região? Confira a resposta a seguir!

Como calcular quantos dias ficar em Trancoso (Porto Seguro)?

Trancoso
Fonte: Tabajara (Flickr)

Para saber qual a duração da sua viagem para Trancoso, em Porto Seguro (Bahia), você precisa levar em consideração o que você pretende fazer.

Em média, é possível conhecer Trancoso em apenas um ou dois dias, pois o distrito tem menos de 300 km².

Além disso, apesar de ser um destino muito cobiçado, não há muito o que fazer em Trancoso além das praias e do famoso Quadrado.

Por outro lado, se você quer descansar e conhecer as praias da região com mais calma pode ser necessário pelo menos 4 dias.

Além das praias paradisíacas, Trancoso fica perto de vários pontos turísticos interessantes da Bahia, como Arraial d’Ajuda e Caraíva.

Então, você pode aproveitar a viagem para conhecer alguns lugares próximos. Tudo depende das suas expectativas!

De qualquer forma, vale a pena lembrar que chegar em Trancoso não é muito simples.

Atualmente, a forma mais rápida de chegar no vilarejo é pegar uma balsa próximo ao aeroporto de Porto Seguro até Arraial d’Ajuda e depois ir de carro até Trancoso.

Ao todo, esse trajeto leva de 50 a 60 minutos. Outra opção é ir de ônibus. Embora seja mais barato, o trajeto pode levar até 1h30.

Então, considere o tempo de viagem para determinar quanto tempo você ficará em Trancoso.

Por exemplo, se você estiver saindo de uma cidade longe apenas para visitar o distrito, pode não ser vantajoso ficar apenas um dia. Contudo, se você estiver próximo a Trancoso, o bate e volta pode valer a pena.

Posts Relacionados

Quanto tempo você precisa para conhecer Trancoso?

Trancoso é um distrito pequeno e com clima delicioso. Por isso, para conhecê-lo você vai precisar de apenas um dia.

Mas para aproveitar o lugar com mais calma, o ideal é fazer uma viagem de pelo menos 4 dias em Trancoso.

Confira a seguir como conhecer Trancoso em 1, 2, 3 ou 4 dias de viagem.

1 dia para conhecer o Quadrado de Trancoso e as principais praias

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Se você tem apenas um dia para passear em Trancoso, uma das melhores dicas para aproveitar a viagem é ir primeiro aos principais pontos turísticos da região: o Quadrado, a Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos.

O Quadrado de Trancoso é uma pequena praça que fica no centro de uma antiga Vila de Pescadores. O seu nome oficial é Praça São João Batista graças a igreja que tem esse mesmo nome, a famosa “igrejinha”.

Sem dúvida, o Quadrado é a paisagem mais famosa de Trancoso.

Na verdade, essa é a primeira coisa que vai ver quando chegar ao vilarejo. Nesse lugar é onde ficam as melhores lojas e restaurantes, além de ser o principal acesso para as praias mais próximas.

Atrás da Igreja de São João Batista, também está localizado o Mirante do Quadrado, onde você pode ver o sol nascendo e ter uma vista panorâmica da praia.

Além de conhecer o principal ponto turístico de Trancoso, em Porto Seguro, em um dia você também pode conhecer as duas praias mais famosas da região.

A primeira é a Praia dos Nativos. Essa é a mais movimentada, pois possui muitos bares onde você pode curtir uma boa música. Ela também possui um lago tranquilo e de águas quentes, formado pelo Rio Trancoso.

Com certeza você vai se surpreender com a bela paisagem do encontro entre o rio, o mar e a areia.

A segunda praia que você pode conhecer em um dia em Trancoso é a Praia dos Coqueiros. Assim como o próprio nome sugere, ela é repleta de coqueiros.

Diferente da dos Nativos, essa praia é mais calma, perfeita para quem deseja relaxar e aproveitar um momento tranquilo em família ou a dois.

Se você ficar apenas um dia em Trancoso, você pode visitar a Praia dos Nativos de manhã, almoçar nos restaurantes do Quadrado e relaxar na Praia dos Coqueiros a tarde!

2 dias para jantar no Quadrado e visitar a Praia do Espelho

Praia do Espelho
Fonte: Nailton Barbosa (Flickr)

Se você ficar em Trancoso por dois dias, você pode usar o tempo extra na região para passear pelo Quadrado à noite e visitar a Praia do Espelho.

Apesar de não haver iluminação pública nessa praça durante a noite, os restaurantes dão conta do recado, caprichando nas luminárias e nas diferentes cores de luzes.

Além disso, a Igreja São João Batista também é toda iluminada. Por isso, é muito tranquilo caminhar pelo Quadrado à noite.

Durante o dia, você pode conhecer uma das praias mais exuberantes do Brasil, a Praia do Espelho. Ela fica a cerca de uma hora de carro de Trancoso, porém vale muito a pena visitá-la.

A Praia do Curuípe (nome oficial) é mais tranquila do que Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Ela recebeu esse nome por causa de um fenômeno natural que acontece quando a maré está baixa, fazendo com que as piscinas naturais se transformem em um espelho d’água.

Por causa dos arrecifes de corais da região, o mar na Praia do Espelho é bastante calmo. O lugar também é repleto de falésias que, além de fazer sombra, deixam a paisagem ainda mais bonita.

Se estiver visitando a Praia do Espelho, você também pode caminhar um pouco e conhecer as praias próximas dali.

Por exemplo, a Praia dos Amores e a do Outeiro ficam tão próximas dela que praticamente formam uma só.

A dica para quem vai ficar dois dias em Trancoso é reservar o primeiro dia para conhecer o Quadrado de dia e de noite, e dedicar o segundo dia apenas para a Praia do Espelho.

3 dias para conhecer Caraíva

Caraíva
Fonte: Eder Braz (Flickr)

Quem ficar em Trancoso por dias provavelmente já vai conseguir conhecer bem as principais atrações do distrito.

Por isso, no terceiro dia você pode reservar para conhecer outra região de Porto Seguro, Caraíva.

Essa vila fica bem próxima de Trancoso, e geralmente já faz parte do roteiro de viagens de quem vai para o sul do estado da Bahia.

Saindo de Trancoso, você consegue chegar a Caraíva de carro, ônibus ou van.

Além disso, alguns hotéis oferecem o serviço de transfer ou turismo, que é o mais indicado para quem está passeando com a família. Em média, o trajeto até lá leva cerca de 3 horas.

Apesar de ser um pouco cansativo, esse passeio vale muito a pena. No vilarejo, as ruas são de areia e quase não há carros por lá.

A região é cheia de restaurantes e pousadas charmosas, desde as mais simples até as luxuosas. Sem dúvida, Caraíva é o lugar perfeito para relaxar e aproveitar a natureza.

Assim como outros lugares do sul do estado da Bahia, lá você pode observar o encontro do Rio Caraíva com o mar em uma paisagem maravilhosa.

Além disso, lá você vai encontrar excelentes restaurantes e pousadas, caso queira passar a noite.

4 dias para visitar a Praia do Rio Verde e outras atrações da Bahia

Praia do Rio Verde
Fonte: Carlos Terrana (Flickr)

Por fim, no quarto dia, após já ter conhecido os pontos turísticos mais próximos de Trancoso, você pode fazer um tour por outras praias.

Por exemplo, a Praia do Rio Verde, a Praia Rio da Barra, a Praia de Itapororoca e a Praia do Taípe.

Se preferir, você consegue alugar um carro para conhecer essas praias, acessando uma a uma por meio da entrada.

Essa é a maneira mais confortável. Para os mais aventureiros, há a opção de alugar uma bicicleta ou um quadriciclo e passear entre as praias pela areia.

Além disso, você pode alugar um caiaque para descer o Rio Trancoso em direção a Praia dos Nativos, ou alugar uma prancha para surfar na Itapororoca, que é o ponto de encontro dos surfistas.

No 4º dia da viagem você pode conhecer regiões diferentes e fazer alguns passeios mais tradicionais. Sem dúvida, essa é uma viagem que vale a pena!

Quantos dias em Trancoso você deve ficar para aproveitar o lugar?

Como vimos, a quantidade ideal de dias em Trancoso depende das suas preferências e roteiro de viagem.

Apesar de ser um destino famoso, o distrito não possui muitas atrações. Por isso, para conhecê-lo você precisará de apenas um ou dois dias.

Contudo, se você quiser passear por outras praias próximas ou descansar mais, o melhor é estender a viagem. Em média, ficar 4 dias em Trancoso é o suficiente!

Como Trancoso não tem muita estrutura, lembre-se de contratar um seguro viagem para ficar mais tranquilo caso aconteça algum imprevisto.

Além disso, para o passeio ficar mais confortável, prefira alugar um carro.

Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando o Viagem Club para ficar por dentro das melhores dicas de viagens!