Quarta Praia, no Morro de São Paulo: Vale a Pena? Como Curtir?

Na Bahia, há Porto Seguro, Trancoso, Salvador e muitos outros. Hoje vamos falar do Morro de São Paulo, e mais especificamente de sua Quarta Praia.

O nordeste do Brasil sempre está entre as primeiras possibilidades de viagem quando pensamos em um destino com mar calmo, vibe agradável e um lugar que ofereça ao mesmo tempo a chance de descansar e de curtir a noite.

Localizado na Ilha de Tinharé, na região conhecida como Costa do Dendê, a 64 quilômetros da capital, Salvador, o Morro de São Paulo é composto por seis praias.

As quatro primeiras são conhecidas por sua posição geográfica: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia e Quarta Praia.

Apesar de ficar lado a lado, cada uma delas guarda características bem próprias. Há aquela mais prática, há aquela mais badalada, há outra que fica num meio-termo.

Pois a nossa Quarta Praia se destaca pelo sossego, pelo verde e pelas ótimas opções de hospedagem.

É uma das melhores escolhas se sua viagem para o Morro de São Paulo for na companhia de crianças.

Hoje, vamos dar dicas de como é e o que fazer nesta parte da ilha. Como mostraremos a seguir, você está prestes a se divertir por oito quilômetros de muita paz e natureza!

Localização

Onde fica?

A Quarta Praia fica na Ilha de Tinharé e integra o Morro de São Paulo, no litoral da Bahia.

Lugares próximos

  • Pista de pouso (no local);
  • Terceira Praia (8 km);
  • Praia do Encanto (8 km);
  • Município de Valença (45 minutos de barco).

Posts Relacionados

Quarta Praia de Morro de São Paulo: 8 km de tranquilidade, coqueirais e muitas piscinas naturais

Quarta Praia
Fonte: Nianin (Flickr)

Ela possui a maior faixa de areia entre todas que compõem o Morro de São Paulo. Ao todo, são oito quilômetros de extensão.

O mar tem águas muito calmas e cristalinas. Está com crianças e quer ver os peixes enquanto mergulha? Lá é muito fácil!

Em relação às outras três praias que a antecedem, a Quarta Praia tem como diferencial muito verde. São faixas de Mata Atlântica, longos coqueirais e mangues.

Trata-se de um trecho muito tranquilo. Quem se hospeda nos hotéis, pousadas ou ecoresorts disponíveis desta porção do morro é porque está em busca de sossego em primeiro lugar.

Quando a maré baixa, então, é a paz na terra: o lugar oferece lindas piscinas naturais para aquele mergulho regenerador.

Há boas opções de restaurantes no início da praia, mas não espere badalação. Ao contrário, trata-se de um ponto para quem quer curtir os dias de descanso com mais privacidade.

Quais são os prós e contras da Quarta Praia?

Quarta Praia
Fonte: maria caçadora (Flickr)

As maiores atrações da Quarta Praia ficam por conta da natureza.

Este ponto da ilha encanta pelo visual, pelo verde dos coqueiros e da mata, e pela beleza dos corais que formam as piscinas naturais da Quarta Praia.

A grande vantagem para quem escolhe esse ponto é a garantia de passar horas sob muita tranquilidade.

É a parte da ilha ideal para as famílias, e uma das melhores opções para quem viaja com crianças pequenas. Isso porque o mar não oferece ondas.

Quem gosta de turismo ecológico também vai se sentir confortável. Hotel integrado à natureza, pousadas e resorts são opções de hospedagem, todos eles oferecendo uma vista incrível!

Ah, e se você optar por chegar ao Morro de São Paulo por via aérea, há também uma pista de pouso na Quarta Praia. Ela é operada por uma das companhias de táxi aéreo que fazer o transporte de pessoas a partir do aeroporto de Salvador.

Há, contudo, também pontos a se considerar antes de escolher este local.

A infraestrutura à beira-mar é quase inexistente, visto que praticamente tudo é oferecido pelos hotéis e o foco por lá não é a badalação.

Assim, se você curte um petisco à beira-mar, talvez esta não seja a melhor porção do morro a se frequentar.

Vale a pena ficar na Quarta Praia?

Quarta Praia
Fonte: Nianin (Flickr)

Para responder a essa pergunta, antes você precisa se fazer outra: o que você busca no Morro de São Paulo?

Se sua intenção é passar dias de descanso com a família, com certeza a Quarta Praia é uma ótima opção.

Como dissemos, a orla é extensa e o mar é cristalino. De quebra, as piscinas naturais que se formam quando a maré baixa são um convite para não sair da água.

Agora, se você forma um daqueles casais que vai em busca tanto de um lugar para tomar banho de sol, quanto para curtir alguma festa, há melhores pontos do Morro de São Paulo para se explorar.

A Segunda Praia, por exemplo, é o grande point.

Quer conhecer um pouco mais sobre cada canto do Morro de São Paulo e outros destinos na Bahia? Continue navegando conosco no viagemclub.com.br e descubra todos os encantos!