Quinta Praia, no Morro de São Paulo: Vale a Pena? Como Curtir?

Piscinas naturais, paisagem deslumbrante, pôr do sol inesquecível, boas festas ou sossego. O Morro de São Paulo, no litoral da Bahia, e suas diversas praias, oferece tudo isso. É o destino ideal para pessoas de todos os gostos, e hoje vamos abordar um ponto em específico da ilha: a Quinta Praia, ou Praia do Encanto.

Com pouco menos de dois quilômetros de extensão, é a mais isolada da região e a mais sossegada delas.

Chegar até ela não é uma tarefa das mais simples: são mais de nove quilômetros de distância a partir da Primeira Praia, percurso que pode ser feito por intermédio de charretes disponíveis na ilha ou em cerca de uma hora e meia de caminhada.

Localizada em uma área de proteção ambiental, a Praia do Encanto é um daqueles lugares ideais para quem curte descansar em meio à flora e a fauna, esquecendo da correria do dia a dia.

Que ficar ainda mais encantado? Então continue conosco e conheça um pouco mais sobre este pedaço de paraíso!

Localização

Onde fica?

A Quinta Praia fica na Ilha de Tinharé e integra o Morro de São Paulo, no litoral da Bahia. Como o nome sugere, ela faz divisa com a Quarta Praia.

Lugares próximos

Posts Relacionados

Quinta Praia do Morro de São Paulo: a Praia do Encanto na Ilha de Tinharé

Quinta Praia
Fonte: Plompp (Flickr)

Em relação a todas as praias que a antecedem, a Quinta Praia tem uma grande diferença: é a primeira delas que também é conhecida por outro nome.

Trata-se da Praia do Encanto, e o motivo de ela ser chamada assim você vai descobrir agora.

O encanto muito tem a ver pelo fato de ser a mais isolada de todas as praias que formam o Morro de São Paulo.

Com pouco menos de dois quilômetros de extensão, ela não é muito frequentada por turistas e dispõe de uma natureza exuberante. A praia integra uma área de Mata Atlântica com proteção ambiental, então o visual é de muito verde e ar puro.

O mar, assim como as praias que a antecedem, é de águas calmas e cristalinas.

Por estar em área protegida e ficar num ponto mais isolado – o acesso é mais difícil e em geral passa pelos hotéis e resorts próximos -, ela não dispõe de infraestrutura para o turista.

Assim, na hora de comer, o jeito é aproveitar os restaurantes dos hotéis.

Alguns deles são abertos para qualquer pessoa.

Quais são os prós e contras da Quinta Praia?

Quinta Praia
Fonte: Plompp (Flickr)

Com toda certeza, a grande vantagem em relação às outras praias do Morro de São Paulo reside no fato de a Praia do Encanto ser uma área intocada. É o lugar mais sossegado da ilha.

Trata-se de um ótimo lugar para fazer uma caminhada, sentar sob as árvores ou descansar enquanto se toma um banho de sol.

O mar, como citamos anteriormente, é aquilo que já se espera do Morro de São Paulo: claro e cristalino.

Com todas essas características, é difícil apontar pontos contrários do local, mas vamos ressaltar algumas coisas que precisam ser levadas em conta se você cogita se hospedar em algum hotel por lá.

Diferentemente de outras praias do Morro de São Paulo, a Praia do Encanto tem zero badalação. Não espere música, curtição ou mesmo música à beira mar. Afinal, a proposta é justamente o oposto disso.

Além disso, considere que ela fica isolada e distante da Segunda, a mais badalada da ilha. Assim, se você optar por se hospedar na praia, tenha em mente que ela fica a cerca de nove quilômetros das principais festas.

Uma opção para enfrentar a distância é o serviço de charretes que está disponível na Quarta Praia.

Vale a pena ficar na Quinta Praia?

Quinta Praia
Fonte: Anderson Barbieri (Flickr)

A melhor resposta a esta pergunta é o clássico “depende”.

Se o que você busca é muita paz, sossego e distância de festas e badalação, então vale muito a pena ficar na Praia do Encanto.

A natureza é o ponto forte. Trata-se de um lugar silencioso, com muito verde, uma vista agradável e com ótimas opções de hotel para se hospedar. Neles, o turista também encontra restaurantes de boa qualidade.

Além disso, se sua viagem ao Morro de São Paulo tiver alguns dias, considere separar ao menos um deles para ir até a Quinta Praia.

Agora, se você for uma daquelas pessoas que gosta de aproveitar ao máximo todas as opções que o morro oferece, considere ficar em outro lugar. A Primeira e a Segunda Praia, por exemplo, são mais movimentadas e próximas de tudo.

Quer conhecer um pouco mais sobre cada canto do Morro de São Paulo e outros destinos na Bahia? Continue navegando conosco no viagemclub.com.br e descubra todos os encantos!