Roteiro de 1 Dia em Campos do Jordão: Como Aproveitar?

Se você está à procura de um roteiro de 1 dia em Campos do Jordão, no Vale do Paraíba, então, temos uma excelente alternativa que você deve considerar.

Em menos de 24 horas, você terá a oportunidade de conhecer o melhor que Campos do Jordão tem a oferecer aos turistas em termos de atrações, gastronomia, cultura e contato com a natureza.

É importante destacar que, uma vez que o roteiro de viagem foi idealizado para cobrir o máximo possível de atrações em um período curto de tempo, menor que um fim de semana, você deve vir preparado para se deslocar com tranquilidade e conforto.

Portanto, capriche nas roupas, preferindo tecidos com caimento suave no corpo, bons tênis de caminhada e, de preferência, venha com um carro à disposição para não gastar tempo e dinheiro solicitando o serviço de motoristas de aplicativo ou taxistas.

Dito isso, lembre-se que, a depender da estação em que você fizer a sua viagem, pode fazer muito frio. Vários passeios que listamos aqui podem se tornar desconfortáveis se você não estiver usando bons agasalhos!

Assim sendo, confira a previsão do tempo e venha preparado para curtir a Suíça Brasileira sem maiores impedimentos e desconfortos.

Você pode, sim, fazer um roteiro de 1 dia em Campos do Jordão e mostraremos isso logo abaixo!

O roteiro perfeito para quem só tem 1 dia para passar em Campos do Jordão: confira o que fazer durante sua viagem!

Nosso roteiro de viagem se divide em “manhã”, “tarde” e “noite”.

Ele foi pensado para ter início por volta das 8 horas da manhã e encerrar após as 20 horas, cobrindo um total de 12 horas de visita à cidade e deixando algum tempo para você pernoitar em Campos do Jordão se quiser ou, ainda, viajar durante a noite.

Manhã

Deixamos para o período da manhã destinos fora do centro de Capivari, que guarda um grande número de atrações para os visitantes. Para você aproveitar melhor o local, reservamos o período da tarde e da noite.

Pela manhã, você conhecerá uma região mais afastada do centro, mas que guarda encantos que vale a pena viajar para ver.

Café da manhã com vista

Café Palácio
Fonte: Café Palácio (TripAdvisor)

Comece o dia no Alto da Boa Vista, com um bom café da manhã no Café Palácio.

Trata-se de uma construção que fica próxima a um dos pontos turísticos mais importantes de São Paulo e de Campos do Jordão: o palácio que fica logo ao lado.

Como o dia terá apenas começado e você terá muitas atrações pela frente, não dispense a refeição mais importante do dia.

Tratando-se de Campos do Jordão, nem uma simples refeição passa despercebida, principalmente se você estiver nesse café.

Com um belo e decorado deck externo, você pode tomar um glorioso café da manhã com vista panorâmica para a natureza exuberante do Vale do Paraíba.

Na área externa, a decoração é tão impecável quanto a área interna, além de contar com cobertores grossos com que os clientes podem se cobrir para curtir o frio, já que a região é mais fria que no restante da cidade.

No cardápio você encontra várias opções de café, chocolate quente, bolos e quitutes para compor uma refeição variada, saborosa e que vai marcar o começo do dia.

Passeio no Palácio Boa Vista

Palácio Boa Vista
Fonte: Vitor Frost (Flickr)

Em seguida, não é necessário muito mais que uma curta caminhada para fazer uma visita ao palácio.

Como dissemos, trata-se de uma das atrações de mais destaque no local. Portanto, não poderia ficar de fora do nosso roteiro de 1 dia em Campos do Jordão, ainda que fique mais distante do centro da cidade.

O Palácio é uma residência oficial. Trata-se da residência oficial de inverno do Governador do Estado de São Paulo, portanto é relativamente frequente encontrar o lugar ocupado por receber hóspedes oficiais.

Mesmo nesses casos, o local fica aberto para uma visitação parcial. Seja na visita completa ou parcial, você pode acessar alguns dos destaques do ambiente, como seus jardins e as obras de arte em exposição.

No palácio, destacam-se as pinturas características do Modernismo e esculturas barrocas.

Os artistas Anita Malfati, Portinari e Tarsila do Amaral, famosos em São Paulo, no Brasil e no mundo, estão entre os contemplados na decoração do lugar.

Assim sendo, vale a pena a visita não só pela beleza do ambiente, mas por toda a bagagem cultural que ele reúne e dispõe a quem faz uma visita.

Visita ao museu e ao auditório

Museu Felícia Leirner
Fonte: Felícia Leirner (TripAdvisor)

Ainda na região da Boa Vista, continue o seu passeio cultural e faça uma breve visita ao Museu Felícia Leirner e ao Auditório Claudio Santoro.

Se você visitar Campos do Jordão no inverno, provavelmente encontrará apresentações musicais no auditório. Se conseguir programar algo para o final da manhã, sua experiência será ainda mais enriquecedora.

O local fica na Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880.

Tarde

O nosso roteiro de 1 dia em Campos do Jordão conta com uma programação matutina que envolve muita caminhada em busca de conhecimento. Você e seus acompanhantes logo sentirão fome.

Assim, começamos a programação da tarde com um almoço naquele que é um dos restaurantes de maior prestígio em Campos do Jordão.

Almoço no Restaurante Harry Pisek

Restaurante Harry Pisek
Fonte: Fernanda Mari K (TripAdvisor)

A salsicharia alemã Harry Pisek é considerada por muitos como o melhor restaurante alemão do Brasil.

Esse reconhecimento não vem apenas dos turistas, mas de guias que avaliam instituições no país, como o da Revista 4 Rodas e o da Revista Veja.

A fama do Harry Pisek está associada ao cardápio artesanal e próprio, com salsichas e mostarda preparadas no local.

Além do cuidado na preparação das proteínas e molhos, precisamos dar destaque à manipulação original das especiarias que compõem os embutidos.

Enquanto cliente do local, você pode observar a cozinha em ação enquanto prepara o seu pedido. Isso faz a atmosfera do ambiente ganhar um toque ainda mais forte de alta gastronomia.

Além disso, a sua experiência ganha ares de requinte que aproximam suas refeições da Europa, complementando o imaginário que Campos do Jordão já evoca por si só.

City tour Trenzinho da Montanha

Ducha de Prata
Fonte: Eduardo | (Flickr)

Depois de fazer uma boa refeição, provavelmente você não vai querer fazer um passeio que demande muitos esforços do seu corpo.

Por esse motivo, as próximas atrações que você visitará colaborarão com o seu descanso.

Já no centro de Capivari, em frente ao teleférico, você deve tomar o city tour Trenzinho da Montanha.

Nele, você passará aproximadamente 1 hora sentado, conhecendo as mais belas paisagens de Campos do Jordão.

O trem faz duas paradas. A primeira delas fica em um local conhecido como Ducha de Prata. Trata-se de um conjunto de cachoeiras artificiais cercado por várias lojinhas de artesanato.

Lá você pode tirar fotos e fazer compras sem caminhar demais, ou seja, ótimo para quem está fazendo um roteiro de 1 dia em Campos do Jordão.

A outra parada fica em uma fábrica de chocolates, muito atraente para quem visita a cidade.

Passeio de teleférico

Teleférico
Fonte: Rodrigo Soldon (Flickr)

Ainda se recompondo do almoço, recomendamos um passeio no teleférico local, que permite uma vista privilegiada da região.

Em torno de 5 minutos, você será transportado até o cume do Morro do Elefante e, além de desfrutar da vista enquanto faz o passeio, poderá contemplar a cidade de outro mirante.

Caminhada pelas ruas do centrinho de Capivari

Vila Capivari
Fonte: Uéslei (TripAdvisor)

Para encerrar a tarde, desfrute das horas restantes fazendo uma caminhada pelo centro de Vila Capivari.

Certamente, há vários pontos bonitos para tirar fotos, lojas de artesanato e chocolaterias em que você pode desfrutar de bons cafés e tomar um bom chocolate.

Noite

Já no final do seu roteiro de 1 dia em Campos do Jordão, você não pode deixar de conhecer um pouco da vida noturna da cidade.

Por essa razão, destacamos duas programações que darão um vislumbre suficiente para que você possa dizer que a sua viagem foi completa e valeu a pena.

Jantar na Choperia Baden Baden

Restaurante Baden Baden
Fonte: Edgar Petriccione (Flickr)

Quase no final da programação, recomendamos fortemente que você abra um espaço para um jantar na choperia Baden Baden, um grande nome da gastronomia local e de São Paulo.

Só a visão que você tem do espaço quando chega lá já é uma atração por si só. A casa é charmosa e, à noite, fica bastante iluminada e movimentada.

Sua arquitetura harmoniza com o restante das belas estruturas que vemos em Capivari. O estilo europeu se destaca e, por alguns segundos, ao olhar para a choperia, você até esquece que está no Brasil.

O local é alemão e pioneiro na produção de cervejas artesanais. Portanto, ao escolher jantar lá, faça isso consciente de que se trata de uma instituição extremamente tradicional e preocupada com a qualidade do que entrega.

Essa preocupação se manifesta no cuidado com a harmonização da bebida com o prato escolhido para o seu jantar, além da entrega de ingredientes com o máximo de qualidade, comprados de produtores locais.

Ou seja, há ainda uma sensibilidade a questões de sustentabilidade e valorização do cultivo e do artesanato local.

Veganos e vegetarianos não precisam se preocupar, pois lá há opções em abundância para todos os públicos.

Nossa sugestão é que você não espere até anoitecer de fato para jantar.

Quanto mais a noite avança, mais disputada fica a choperia e as mesas na área externa. Para escolher com tranquilidade o que vai comer e não perder tempo em filas, inicie a sua noite jantando.

Iluminação de Natal em Capivari

Natal em Campos de Jordão
Fonte: Lary Leal (Flickr)

Por fim, antes de ir embora, faça um breve passeio pela parte mais movimentada do centro, aproveitando suas luzes e o frio que faz as pessoas esquecerem que estão no Brasil.

Em determinadas épocas do ano, essa experiência fica ainda mais especial.

Nos meses de junho e julho, você pode presenciar geadas. Enquanto isso, a época do Natal é excelente para admirar a decoração da Suíça Brasileira, uma grande atração por si só.

Faça a escolha de um dia para ir considerando que épocas diferentes do ano implicam em maneiras distintas de aproveitar Campos do Jordão.

Posts Relacionados

Alternativas

Para encerrarmos nossas indicações, aqui vão dicas extra para você fazer substituições no roteiro se for mais conveniente para você ou, ainda, se você descobrir que pode usar mais alguns dias em sua viagem.

Por do sol no Mirante da Serra da Mantiqueira

Serra da Mantiqueira
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

Caso queira ter uma visão privilegiada da Serra da Mantiqueira, basta fazer uma curta viagem de carro para o Alto Lajeado e checar os pontos turísticos também são abundantes por lá.

Entre eles, está um mirante de 180 graus com uma vista incrível, que fica ainda mais excelente no final da tarde, quando o sol está se pondo.

Passeio pelo Parque Amantikir

Parque Amantikar
Fonte: claudioslaib (TripAdvisor)

Um outro passeio comumente realizado por quem visita a cidade é o Parque Amantikir, um complexo natural que reúne diversos jardins belíssimos para que as pessoas tenham um contato ainda mais intenso e significativo com a natureza.

De modo geral, quando uma pessoa viaja, ela está à procura de boas experiências e boas experiências são aquelas que nos marcam de modo significativo. É este despertar das emoções, vinculando-as ao sentir, que o Parque Amantikir desperta.

Estando lá, não deixe de visitar o labirinto de grama ou o jardim Amantikir.

Para chegar lá é possível ir de carro ou tomar um transporte local em Capivari, na região central.

Visita à Pedra do Baú

Pedra do Baú
Fonte: Rodrigo P. C. (Flickr)

Por fim, se tiver tempo e disposição, faça uma visita à Pedra do Baú. Trata-se de uma formação rochosa gigantesca, com cerca de 1950 metros de altitude.

Na verdade, o local exato é em São Bento do Sapucaí. Porém, você pode acessar o local via Campos do Jordão.

Por esse motivo, deixamos a sugestão para quem gosta de aventura, pois para chegar no topo é necessário escalar a pedra por meio de degraus e ganchos de ferro.

Uma outra sugestão voltada para a natureza, é o Horto Florestal, muito procurado também.

E então, pronto para viajar?

Bom, chegamos ao fim deste guia.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a extrair o máximo da sua viagem pela Suíça que fica em São Paulo, fazendo passeios e conhecendo destinos que façam sentido para você!

Para saber onde ficar em Campos, então, confira nossos outros materiais. Boa viagem!