Carregando...

Roteiro de 2 Dias em Salvador: Como Curtir a Cidade em Pouco Tempo?

Salvador é uma das cidades mais visitadas de todo o Brasil. Mas, será que dá para fazer um roteiro de 2 dias em Salvador? Certamente – e é sobre isso que falaremos hoje.

Anúncios

A capital do Estado da Bahia é um destino simplesmente encantador que mescla a beleza de suas praias com o seu vasto conteúdo histórico. Contudo, devido à intensa correria do dia-dia, fica difícil planejar uma boa viagem.

Anúncios

Se esse é o seu caso, então vai gostar de saber como curtir e o que fazer em Salvador em 2 dias.

Considerada uma das cidades mais importantes do Brasil, Salvador é um verdadeiro tesouro histórico e cultural.

Aliás, a cidade foi a primeira capital do Brasil Colônia, fundada em 1549, mantendo sua imponência viva até os dias atuais.

Salvador é uma cidade eclética e consegue agradar a todos os gostos, possuindo praias belíssimas, um grande número de bares e restaurantes, um polo comercial bem interessante e espaços para lazer ideais para toda a família.

Sem dúvida, todos esses pontos fazem de Salvador um dos destinos mais cobiçados pelos turistas.

Mesmo com tão pouco tempo, ainda é possível curtir o que há de melhor na cidade.

Entretanto, é necessário ter em mente que alugar um carro é extremamente necessário, pois depender dos ônibus do local pode impossibilitar sua visita a mais lugares.

Além disso, deixar para contar apenas com os táxis da cidade pode lhe render um custo muito alto.

Se você está determinado a conhecer a cidade, mesmo com o tempo apertado, então confira agora nosso roteiro com dicas para você desfrutar do que há de melhor em Salvador durante 2 dias.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia de Itapuã
  • Lugar que serviu de inspiração para a música de Toquinho, com letra de Vinicius de Morais
  • O Farol da Praia de Itapuã é o mais belo cartão postal de Salvador
Ver Passeio →
Praia do Porto da Barra
  • Porto da Barra já foi eleito pelo The Guardian como a terceira melhor praia do mundo
  • Excelente opção de praia urbana, tranquila até nos fins de semana
Ver Passeio →
Zoológico de Salvador
  • Conta com espécies raras e ameaçadas de extinção
  • Mais de 700 mil metros quadrados, com cerca de 1500 animais
Ver Passeio →
Pituba
  • Município de maior variedade comercial de Salvador
  • São várias as atrações, desde Centro Histórico, praias e o Mercado Modelo
Ver Passeio →
Rio Vermelho
  • Um dos bairros mais movimentados da Bahia
  • Famoso por ser um excelente ponto gastronômico
Ver Passeio →
Praia das Neves
  • Melhor lugar de todos para apreciar o mar e pegar aquele bronzeado
  • Lugar ideal para quem gosta de tirar fotos maravilhosas
Ver Passeio →



Roteiro de 2 dias em Salvador – Dia 1: Farol da Barra, Museu de Arte Moderna de Salvador, Elevador Lacerda, Rio Vermelho e muito mais

Manhã

farol da Barra
Fonte: Anderson Rodrigues da Silva (Flickr)

Não há nada melhor do que aproveitar um relaxante passeio pela orla da cidade pela manhã.

Durante a caminhada, será possível encontrar o Farol da Barra, que foi erguido antes mesmo de a cidade de Salvador ser fundada.

O farol está localizado no Forte de Santo Antônio da Barra, que hoje funciona como Museu Náutico de Salvador.

Após se aprofundar na história das navegações no Brasil, chegou a hora de conhecer as duas praias presentes no local, a Praia da Barra e a Praia do Porto da Barra, sendo a segunda a mais visitada.

Ambas as praias fazem parte da península que serve de entrada para a Baía de Todos os Santos.

Ao lado do Farol, em meio às pedras, há uma belíssima piscina natural que qualquer um pode visitar. O local é lindo e, certamente, lhe renderá belíssimas fotos.

Saindo da praia, uma ótima pedida é visitar o Largo do Pelourinho.

O Largo do Pelourinho é um dos locais que mais conservam a história da capital baiana, contando com as três principais igrejas do local, ou seja, a Catedral Basílica, São Pedro dos Clérigos e Ordem Terceira de São Domingos.

Ao sair do Largo do Pelourinho, você conhecerá uma das praças mais incríveis de toda Salvador.

Estamos falando da Praça da Sé, ou a Praça da Cruz Caída, como é popularmente conhecida por conta do Monumento da Cruz Caída que fica no local.

A praça conta com um número bem vasto de barraquinhas de artesanato.

Por fim, aproveite o caminho para conhecer o Centro Histórico de Salvador, um dos espaços mais importantes da capital e, com toda certeza, um dos mais marcantes também.

Tarde (pontos turísticos de tirar o fôlego)

Elevador Lacerda
Fonte: Luiz Antonio Dourado Gonçalves (Flickr)

Com o avançar do dia, uma ótima escolha a se fazer é visitar o cartão-postal mais famoso de Salvador. Certamente, estamos falando do Elevador Lacerda.

Inaugurado em 1873, o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano a ser construído.

Aliás, por muito tempo, o elevador também foi considerado o mais alto do mundo, com 63 metros de altura.

Hoje, no entanto, sua estrutura possui 72 metros e é um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador.

Devido a uma falha geológica, o elevador é o principal meio de transporte da Cidade Alta para a Cidade Baixa da região, e vice-versa.

Do alto da torre do elevador, é possível ver a Baía de Todos os Santos, o Forte de São Marcelo e a nossa próxima parada, o Mercado Modelo.

Descendo o elevador e seguindo alguns poucos metros, você chegará a um dos maiores edifícios comerciais de Salvador.

O Mercado Modelo é um enorme estabelecimento composto por mais de 263 lojas de lembrancinhas, souvenirs e artesanatos.

Se você quer apreciar um belo pôr-do-sol, não deixe de visitar o Solar Unhão.

O conjunto arquitetônico formado pelo Solar do Unhão e a Capela Nossa Senhora da Conceição é um dos lugares mais incríveis da cidade.

Por fim, vale destacar a presença do Museu de Arte Moderna da Bahia, inaugurado na década de 1960.

Noite

Pois depois de um dia incrível, chegou a hora de descobrir como curtir a noite em Salvador.

Por sorte, a cidade conta com uma grande quantidade de coisas a se fazer, contudo, existe um local específico que tornará sua noite mágica.

Estamos falando do bairro Rio Vermelho, o bairro mais boêmio da capital baiana.

Com um número generoso de bares e restaurantes, Rio Vermelho é um dos espaços mais indicados para quem quer curtir uma noite animada.

O bairro é extremamente agradável e conta com bastante opções de entretenimento.

Você pode encontrar desde algo mais tranquilo, como uma cerveja gelada em um bar ao lado dos amigos, ou uma experiência mais agitada com os muitos shows que ocorrem no local.

Alternativa

Feira de São Joaquim
Fonte: tracy collins (Flickr)

Uma boa opção de passeio que você pode fazer no primeiro dia é uma visita à Feira de São Joaquim (confira mais aqui). A maior feira livre de Salvador é um daqueles pontos obrigatórios que todo turista deve conhecer.

A feira conta com um grande número de itens que vão desde frutos do mar a souvenirs e artesanatos locais.

Os preços acessíveis e a intensa movimentação no local chamam a atenção dos muitos visitantes de Salvador.

O local, que sofreu um incêndio devastador em 1964, é um dos melhores lugares para comprar frutos do mar frescos, pois os muitos pescadores da região se encontram no píer da Baía de Todos os Santos.

Vale lembrar que todo sábado a feira recebe um grupo de pagode. Então, se você busca por uma experiência empolgante e não abre mão de uma roda de samba, já sabe onde ir.

Roteiro de 2 dias em Salvador – Dia 2: Conheça a Casa do Rio Vermelho, faça um percurso de pedalinho no Dique Tororó, visite a Praia de Itapuã e muito mais

Manhã

Praia de Itapuã
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

Nada há nada melhor do que começar o dia com uma relaxante caminhada na praia, não é mesmo? Ainda mais se essa praia for a Praia de Itapuã.

Imortalizada por Vinícius de Moraes e Toquinho, a Praia de Itapuã é um dos destinos mais visitados de toda a capital baiana.

Mesmo não tendo a melhor infraestrutura, a praia encanta por sua beleza e imponência, deixando o visitante completamente encantado.

Fazendo uma caminhada tranquila pela orla da praia, é possível conhecer outras praias que fazem ligação com a de Itapuã, como a Praia do Flamengo e a Praia de Ipitanga.

Além destas, há ainda a Praia do Forte, uma das praias mais queridas e visitadas da cidade.

Com uma infraestrutura superior e um visual igualmente encantador, a Praia do Forte consolida uma legião de fãs que visitam o local.

No local, também é possível conhecer o primeiro – e único – castelo medieval do Brasil, o Castelo Garcia D’Avila. Todos podem visitar as ruínas da construção e conhecer sua história riquíssima.

Tarde

Casa do Rio Vermelho
Fonte: wilphid (Flickr)

Com o início da tarde, um excelente ponto para se visitar é a Casa do Rio Vermelho, ou a Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai.

A casa dos mais importantes autores brasileiros foi transformada em um museu que imortalizou as grandes obras dos autores, além de guardar curiosidades incríveis destas duas personalidades de peso.

Depois de tirar uma foto com as estátuas de bronze, presentes no local, chegou a hora de aproveitar um dos passeios mais relaxantes do local: passar uma tarde tranquila no Dique Tororó.

O dique, que fica à sombra da Arena Fonte Nova (site), conta com um número incrível de atividades que podem ser realizadas no local, como corrida, nado, um delicioso piquenique e, o mais importante, um maravilhoso passeio de pedalinho pelo dique.

Durante o passeio, é possível apreciar a beleza das Esculturas dos Orixás, que acrescentam uma dose extra de beleza e misticismo, que gira em torno da região.

Noite

Praça Terreiro de Jesus
Fonte: wilphid (Flickr)

Para encerrar o roteiro de 2 dias em Salvador com chave de ouro, não há nada melhor do que aproveitar o clima incrível proporcionado pela Praça Terreiro de Jesus.

Com o cair da noite, a praça de caráter animado se torna ainda mais encantadora com a presença da nova iluminação que paira sobre o local.

Sinos das igrejas badalando, os restaurantes abrindo e os bares ganhando os clientes que decidiram curtir uma noite incrível no local.

Tudo isso faz com que a praça seja um dos locais mais recomendados para quem deseja curtir uma noite inesquecível durante sua viagem a Salvador.

Sem dúvida, o passeio vale muito a pena.

Se você der sorte, é possível ver algumas apresentações dos grupos de Olodum, que costumam se apresentar no local.

Alternativas

Morro de São Paulo
Fonte: CuchoGOL (Flickr)

Um local incrível e que você precisa conhecer enquanto estiver em Salvador é o badalado Morro de São Paulo.

Localizado na Ilha de Tinharé, o Morro de São Paulo é um dos destinos que mais atraem turistas no estado nordestino.

Suas praias paradisíacas, falésias imponentes e uma infraestrutura impecável são os principais resultados para tamanho sucesso.

Apesar da distância e do deslocamento, o passeio vale muito a pena, principalmente se você estiver com um tempinho sobrando.

Confira: Roteiro de 1 Dia em Salvador.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Salvador