Cachoeira Serra Azul

Roteiro de 3 Dias em Nobres: Veja Nossas Sugestões

Se você chegou até aqui em busca de boas dicas de roteiro de 3 dias em Nobres, não precisa mais procurar!

Nobres, a princesinha do Mato Grosso.

Se você pensa em visitar a cidade que é o ícone do ecoturismo mato-grossense, já deve ter se feito aquelas perguntas básicas que são fundamentais para o planejamento de qualquer viagem: Quanto tempo ficar? O que fazer?

Calma. O Viagem Club preparou uma sugestão de roteiro de 3 dias em Nobres para você não deixar de aproveitar nadinha.

Nobres/MT é uma das cidades turísticas mais visitadas do Mato Grosso.

Seu complexo de atrações fica praticamente todo concentrado no distrito de Bom Jardim, e reúne em sua reduzida extensão a essência da beleza do cerrado e da mata atlântica, espécies raras de aves e peixes regionais, e águas de um azul vivo que não ficam nem um pouco atrás da famosa Bonito, no estado vizinho, Mato Grosso do Sul.

Com um leque tão vasto de opções, que vão desde o descanso até a aventura, das grutas às piscinas naturais, fica difícil escolher o que fazer num espaço de tempo tão reduzido.

Por isso, preparamos esse guia com duas opções diferentes de roteiros para você saber exatamente o que fazer em Nobres em 3 dias.

O que fazer em Nobres / Bom Jardim em 3 dias? Roteiro de 3 dias em Nobres

Nobres é tão linda que a vontade que dá é de ficar lá para sempre. Mas, em geral, a duração mais comum da estadia dos turistas em Nobres é de 3 dias.

Se você também escolheu passar 3 dias em Nobres/MT, nós preparamos duas versões de roteiro: tem opção para quem quer se desligar do ritmo frenético da cidade grande e para quem quer sentir aquela adrenalina na veia.

E para quem busca um pouco de cada coisa? Tem também! É só usar a sua criatividade e misturar o melhor dos dois roteiros.

Tome um café da manhã reforçado no hotel e se prepare!

Opção 1 de roteiro de 3 dias em Nobres: para quem quer relaxar

Primeiro dia: Aquário Encantado e Lagoa das Araras

Lagoa das Araras
Fonte: Marinelson Almeida – Traveling through Brazil (Flickr)

A flutuação no Aquário Encantado é um passeio de duas horas que vai ser perfeito para te colocar no clima de Nobres no primeiro dia.

Também chamado Recanto Ecológico da Lagoa Azul, leva esse nome pela cor vívida que ostenta em suas águas.

O aquário natural tem uma extensão de 90 m², e sua profundidade de 6 metros torna o lugar perfeito também para a atividade de mergulho.

Os dourados, piaus e piraputangas, que têm o aquário encantado como seu habitat, nadam pacificamente ao lado dos turistas que visitam seu idílio azul.

Além de ser o lugar perfeito para relaxar, também dá para tirar fotos subaquáticas inesquecíveis.

Como o passeio no aquário encantado tem curta duração, ainda sobra muito tempo e você pode visitar a Lagoa das Araras à tardinha.

A atração abre às 16h30 e é uma experiência incrível observar o espetáculo das aves exóticas típicas da fauna brasileira a revoar o buritizal que cerca a lagoa, cuja água plácida forma um enorme espelho, criando uma paisagem inesquecível que vai fechar seu com chave de ouro o seu primeiro dia em Nobres.

Segundo dia: Balneário Estivado

Balneário Estivado
Fonte: Marinelson Almeida – Traveling through Brazil (Flickr)

Mais um lugar perfeito para nadar com os peixes, o Balneário Estivado proporciona a praticidade de reunir tudo num lugar só.

É o cenário paradisíaco para tirar fotos incríveis, com áreas para tomar um bom sol e pegar aquela corzinha, águas rasas para as crianças brincarem sem risco e os macaquinhos que interagem com os turistas.

Esse balneário fica aberto o dia todo e não tem limite de permanência.

Está localizado a 1 km da Vila Bom Jardim e tem um restaurante em suas dependências, então você não precisa se preocupar em sair de lá para procurar uma boa refeição.

É um lugar para passar o dia todo!

Terceiro dia: Flutuação Rio Triste e pôr do sol no Mirante do Cerrado

Rio Triste
Fonte: Secomm UFMT (Flickr)

A flutuação no Rio Triste fica na fazenda Água Branca, a 18 km do centro da Vila Bom Jardim, e não pode ficar de fora do seu roteiro em Nobres/MT.

Apesar de ficar no município vizinho de Rosário Oeste, é considerado parte do circuito ecoturístico de Nobres, tanto por sua proximidade com o local e suas demais atrações como pelas características de seus atributos.

São águas plácidas, azuis e inacreditavelmente cristalinas, habitadas por espécies da fauna regional que nadam pertinho dos turistas.

A flutuação tem aproximadamente 1 km pelo leito do rio e o passeio leva 1h30 para ser realizado.

Você pode passar o resto do dia no Balneário Mirante do Cerrado, cuja vista do pôr do sol será a despedida perfeita para o seu último dia em Nobres antes de voltar para a vida real.

Opção 2 de roteiro de 3 dias em Nobres: para quem quer se aventurar

Primeiro dia: Passeio de Quadriciclo e Passeio de Bote Bom Jardim Adventure

Passeio de quadriciclo em Nobres
Fonte: Bom Jardim Adventure (TripAdvisor)

Para entrar com tudo numa vibe super ligada no 220, esse passeio de quadriciclo é a escolha perfeita.

É para sentir na pele a experiência de pilotar um quadriciclo de 420 cilindradas com tração nas 4 rodas pelo terreno do cerrado, subindo e descendo morros, sentido o sol na pele e o vento no rosto.

A adrenalina vai a 1000! Uma delícia!

O passeio dura 1h30, é realizado com guia e todos os equipamentos de segurança necessários são fornecidos.

É permitido levar adultos e até crianças na garupa. O primeiro horário do passeio (que é feito mediante agendamento) é às 4h30 da manhã, o que proporciona a chance de assistir ao nascer do sol na paisagem do cerrado.

O circuito tem 12 km ao todo e termina com uma parada no Mirante do Cerrado para tirar fotografias épicas!

E depois de terminar esse passeio você ainda tem o dia todo. Aproveite esse tempo pra curtir o passeio de bote Bom Jardim Adventure.

A descida em botes infláveis pelo Rio Cuiabazinho é uma atração divertida para os visitantes mais cheios de energia, mas ainda assim segura o bastante até para quem vai levar as crianças.

As corredeiras do rio Cuiabazinho são, em geral, tranquilas, o que diferencia esse passeio de bote do rafting praticado nos rios mais agitados.

Segundo dia: Bóia-cross Duto do Quebó e Reino Encantado

Duto do Quebó
Fonte: Exploradores (Flickr)

O boia cross Duto do Quebó é uma opção imperdível, um verdadeiro ponto de encontro para os aventureiros que visitam Nobres. A descida de 1800 metros pelo Rio Quebó confere aquela dose de adrenalina.

Na época das cheias o rio tem bastante correnteza, cenário perfeito para experimentar uma baita emoção nas águas de Nobres.

Mas o ponto alto desse passeio, e o que o diferencia de todas as outras experiências de bóia-cross que você vai ter na vida é sem dúvida o momento em que a travessia é interrompida para realizar a exploração da incrível gruta do Duto do Quebó.

No interior dessa gruta, é tudo tão escuro que os visitantes são orientados a permanecerem unidos para evitar acidentes.

À frente do grupo, o guia, munido de sua potente lanterna, revela pouco a pouco as formações rochosas de milhares de anos, com seus formatos únicos e seus reservados habitantes de hábitos noturnos: os morcegos.

Mas não precisa ter medo, o passeio é seguro e pode ser realizado até por crianças a partir de 6 anos.

O bóia-cross Duto do Quebó dura por volta de uma hora, e você ainda tem tempo de sobra para conhecer um pouco mais de Nobres. Uma recomendação muito interessante é o Reino Encantado, no leito do Rio Salobra.

Localizado a 13 km da Vila Bom Jardim, O Reino Encantado oferece a experiência incrível de ver de pertinho o fenômeno ímpar da ressurgência.

Ele acontece quando a água brota do solo com tanta pressão que causam borbulhas na superfície.

No Reino Encantado, esse fenômeno é realizado pelas 200 nascentes que dão origem ao Rio Salobra, de águas calmas e límpidas que favorecem uma flutuação inesquecível em meio às espécies de peixes nativas da região.

Entre eles está o famoso piquira, aquele peixinho que se diverte mordiscando os pés dos banhistas.

A flutuação se divide em dois períodos: o primeiro, de 30 minutos na ressurgência, onde a população de peixinhos é mais concentrada. Depois, mais 1 hora de descida pelo curso de 1200 metros do Rio Salobra.

A estrutura do Reino Encantado oferece Wi-Fi e restaurante.

Terceiro dia: Cachoeira Serra Azul e passeio do pôr do sol

Cachoeira Serra Azul
Fonte: regiov (Flickr)

Para seu último dia em Nobres ser perfeito, você não pode deixar de conhecer a Cachoeira Serra Azul.

De uma queda de 46 metros de altura, a água cai para um poço de um azul inacreditável.

A piscina natural formada abaixo da cachoeira é de uma transparência surreal e você pode se refrescar do calor depois da trilha de 800 metros tomando um banho revigorante na água fresquinha da cachoeira, que abriga incontáveis peixes em seu seio.

Além da nascente de água quente que é uma característica única entre os passeios de Nobres, a Cachoeira da Serra Azul oferece atividades de cicloturismo, arvorismo com 11 passarelas acrobáticas suspensas e uma tirolesa de 700 metros, que são pagos à parte.

O Sesc Pantanal é quem se encarrega da administração da cachoeira, por isso o passeio também conta com as atrações radicais que fazem da cachoeira um complexo de ecoturismo e aventura dentro de Nobres.

E para finalizar sua estadia em Nobres, por que não voltar a fazer o passeio de quadriciclo, mas dessa vez no fim da tarde, para ter a chance de conhecer a beleza do pôr do sol no cerrado matogrossense?

Com um roteiro assim, você com certeza vai querer estar de volta a Nobres rapidinho.

Como decidir quanto tempo ficar em Nobres?

Que viajar é ótimo, todo mundo concorda. Mas para uma viagem ser perfeita de verdade, é essencial que seja feito um planejamento muito detalhado.

O que fazer, o que visitar, onde ficar, onde comer, quais passeios deixar para uma próxima visita. Ter todas essas coisas em mente ajuda a aproveitar o tempo da melhor maneira possível e até a evitar alguns imprevistos.

Aqui vão algumas dicas valiosas que vão te ajudar a planejar não só seu roteiro em Nobres/MT, mas também suas viagens futuras da forma mais eficaz e certeira:

Saiba quanto dinheiro você tem

É a dica mais importante, por isso vem primeiro.

O primeiro passo para planejar sua viagem é saber exatamente quanto você tem e quanto você pode gastar. Mexer nas economias da faculdade das crianças não vale.

Sabendo exatamente quanto dinheiro você tem para a viagem, você pode escolher a opção mais adequada de transporte, hospedagem, escolher o melhor lugar para comer, os passeios que cabem no seu orçamento e quanto tempo ficar no seu destino.

E tudo isso antes de sair de casa.

Tenha equilíbrio

Saber balancear quanto dinheiro você tem e o que você quer fazer na viagem é muito importante.

Se você escolher o hotel mais caro, talvez não sobre para os passeios. Se escolher os passeios mais caros, talvez não dê para ficar muito tempo.

Encontrar o ponto de equilíbrio é essencial para planejar uma viagem sem dor de cabeça.

Pense em tudo

Não esqueça nenhum detalhe. Lembre-se de que, além da hospedagem e dos passeios, ainda existem gastos com transporte e alimentação.

Até o protetor solar pode acabar. E não se esqueça de levar algum a mais para os souvenirs.

Esteja bem informado

Anote essa dica: se informe sobre tudo.

Busque avaliações de quem já esteve num hotel ou restaurante, saiba como vai estar o tempo quando você estiver lá.

Pesquise os preços, compare os valores das passagens aéreas, descubra onde é necessário fazer reserva.

Saiba se todos os passeios que você quer fazer são adequados para você e seus acompanhantes.

Algumas atrações podem não ser as mais ideais para idosos ou crianças, por exemplo.

Planejar uma viagem pode ser uma tarefa divertida. Encare essa fase também como parte da viagem e não deixe nenhum detalhe de fora.

Coloque tudo na ponta do lápis e assim fica mais fácil descobrir quanto tempo é suficiente para você aproveitar suas férias sem stress.

Dicas para curtir Nobres numa boa

Como o complexo turístico de Nobres fica em regiões rurais, é importante levar dinheiro em espécie, porque os sistemas de cartão de crédito e internet banking podem acabar apresentando falhas.

Na época de seca, que acontece no período do inverno, entre os meses de abril e setembro, o sol brilha pleno no céu de Nobres, por isso não se esqueça de levar seu protetor solar.

Repelente também é muito importante para qualquer região que fique em meio à natureza.

Os equipamentos de segurança já são fornecidos nos passeios, mas é importante colocar um bom par de tênis na sua mala para as caminhadas nas trilhas.

Aposto que, com essas dicas, você já não pode mais esperar para chegar a Nobres!

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós.

A equipe do Viagem Club deseja uma boa viagem!