Quer curtir uma boa viagem através de um bom roteiro de 3 dias no Jalapão? Então, chegou no lugar certo!
A viagem até o estado do Tocantins, por si só, já é uma ótima opção, mas conhecer a região do Jalapão é ainda mais empolgante, sobretudo devido ao seu bioma bastante diversificado e às paisagens deslumbrantes.
Portanto, continue a leitura do nosso artigo sobre o que fazer no Jalapão em 3 dias e confira tudo o que esse lugar tem a oferecer para proporcionar uma experiência maravilhosa e inesquecível.
Roteiro de 3 dias no Jalapão
Em primeiro lugar, você deve saber que o nosso roteiro que apresenta as opções sobre o que fazer no Jalapão em 3 dias contempla diversos tipos de atrações diferentes, uma vez que cada viajante possui um perfil específico daquilo que busca em suas viagens.
Desde o emocionante nascer do sol na Serra do Espírito Santo, até observar as noites estreladas à margem da prainha do Rio Novo, passando pelos sensacionais fervedouros e cachoeiras, os passeios que separamos criam um roteiro super interessante para todos.
Para complementar, é preciso salientar que, para conhecer todo o Jalapão, é necessário bem mais que 3 dias.
Por isso, em nosso roteiro, procuramos apresentar as atrações que têm maiores chances de agradar ao mais diversos perfis de viajantes, seja para que vai fazer a viagem sozinho, seja para quem vai fazer a viagem acompanhado da família ou dos amigos.
Preparado? Contrate um bom Seguro Viagem, confira o saldo do cartão de crédito, coloque a água mineral na mochila para se refrescar e vamos nessa!
Roteiro de 3 Dias no Jalapão: Dia 1
Manhã
Logo após o café da manhã do nosso primeiro dia de roteiro, a parada é no Cânion do Sussuapara.
O local está a apenas 12 km do município de Ponte Alta, sendo o local ideal para iniciar um roteiro pelo Jalapão, principalmente para quem chega de Palmas.
O pequeno cânion possui uma estrutura muito bonita e cresceu em meio à vereda do Cerrado do interior do Tocantins.
Com suas lindas paredes cobertas de musgo verdejante por onde se escorre água, a luz solar da manhã só consegue penetrar no cânion pelo topo e em alguns lugares específicos, o que confere ao Cânion Sussuapara uma verdadeira aula mística.
O cânion está localizado bem escondidinho em meio à vegetação nativa, e suas paredes que possuem cerca de 12 m de altura formam uma espécie de cortina entre a vegetação que o cerca e as águas que brotam das pedras durante todo o ano.
Na parte inferior do Cânion do Sussuapara, existe uma pequena cascata de águas geladas, que ajudam os turistas a se refrescarem durante o calor e ainda confere uma massagem natural a quem procura relaxar durante a viagem.
Para chegar ao cânion é necessário percorrer uma trilha, que é bem curtinha e leva menos de 15 minutos a partir do local onde fica o estacionamento para os carros.
Mas a descida final é um pouco íngreme e possui diversas pedras pelo caminho, portanto, é essencial que se esteja usando calçados fechados e impermeáveis.
Tarde
A tarde do nosso primeiro dia é uma ocasião perfeita para conhecer a Cachoeira da Velha.
Se você ainda não conhece a Cachoeira da Velha, temos certeza que a mini-catarata que existe neste local irá te impressionar, por ser tão imponente em meio à paisagem do Jalapão.
O passeio de aventura mais recomendado é o rafting, que passa pela Cachoeira da Velha, mas tem início um pouco antes, atravessando o Rio Novo de margem a margem.
O percurso até a cachoeira é feito a pé, pois não é possível passar de bote por lá.
Em compensação, durante esse percurso a pé, o visitante irá passar bem próximo das quedas d’água da cachoeira e irá conseguir observar alguns ângulos que não são visíveis de outros lugares.
Essa é, portanto, uma chance única de conseguir fotos “exclusivas” da Cachoeira da Velha, uma vez que nem todos os visitantes conhecem o acesso a essa parte mais escondida do atrativo.
Noite
Para quem gosta de observar o céu e as estrelas, a região do Jalapão promove um espetáculo à parte para os visitantes.
Afinal, o Jalapão possui um dos mais belos cenários noturnos do Tocantins e é igualmente famoso por suas noites estreladas e limpas.
A intensidade do brilho das estrelas é tão grande que é possível até mesmo observar a vida láctea a olho nu.
Por isso, nossa primeira noite do roteiro de 3 dias no Jalapão tem uma parada às margens da Prainha do Rio Novo.
Lá será possível aliar a observação das estrelas a uma noite de fogueira e até mesmo um banho em suas maravilhosas águas que possuem uma temperatura bem agradável.
Por isso, é ideal que você leve para a viagem uma boa câmera fotográfica para conseguir registar toda a imensidão e beleza dos céus do Jalapão durante a noite.
Roteiro de 3 Dias no Jalapão: Dia 2
Manhã
O Jalapão é a “terra dos fervedouros”, como diz grande parte dos turistas que já visitou esse local.
Portanto, na manhã do segundo dia no Jalapão, nada melhor que conhecer o Fervedouro dos Buritis, uma ótima opção para introduzir os visitantes menos experientes aos passeios pelos fervedouros do Jalapão.
Caso você ainda não saiba, os fervedouros são piscinas naturais formadas a partir das nascentes de rios subterrâneos, com areia bem fina ao fundo.
O grande diferencial dessas atrações é que você não afunda, mesmo que tente, graças à pressão que a água exerce.
Nesse sentido, a sensação que o visitante terá ao entrar nas águas cristalinas do Fervedouro dos Buritis será sensacional, ao sentir toda a areia finíssima entre as mãos ou os pés e toda a água que brota diretamente do chão.
Tarde
O Jalapão também é bastante conhecido por suas dunas e, por isso, nossa próxima parada é conhecer as Dunas do Jalapão.
Parte do charme desse passeio está em contemplar as areias finas e de uma tonalidade alaranjada incrível.
As Dunas do Jalapão também são um ótimo momento para apreciar o pôr do sol do Jalapão, um cenário verdadeiramente único e inesquecível.
Nesse passeio, o visitante irá notar, também, uma composição bastante inusitada, uma vez que as Dunas do Jalapão nascem de uma serra e são totalmente rodeadas de muita água e verde.
Noite
A noite do nosso segundo dia contempla o passeio ao maior fervedouro do Jalapão: o Fervedouro Bela Vista.
O local possui mais de 15 m de diâmetro e é considerado também um dos mais belos da região.
Um dos diferenciais desse fervedouro, além dos banhos noturnos, são suas águas extremamente azuis e a exótica vegetação que ajuda a compor o cenário perfeito!
A temperatura também é ideal para se refrescar e suas águas são tão transparentes que é possível observar os peixinhos nadando ao fundo.
Além de ser o maior, o Fervedouro Bela Vista também é um dos mais profundos do Jalapão, chegando a mais de 70 m de profundidade.
Mas não se preocupe quanto a isso, pois como já citamos anteriormente, ao entrar nas águas de um fervedouro, não existe nenhum risco de se afogar ou afundar, devido à pressão das águas.
Aproveite também para conhecer uma das melhores estruturas de todos os fervedouros do Jalapão, que inclui até mesmo camping noturno.
Afinal, nada melhor do que encerrar a noite do nosso segundo dia acampando e observando as estrelas do céu.
Roteiro de 3 Dias no Jalapão: Dia 3
Manhã
Em nosso último dia do roteiro de 3 dias no Jalapão, a visita começa bem cedinho, mais especificamente às 3h30 da madrugada.
Mas o motivo é totalmente justificável, uma vez que esse é o melhor horário para apreciar o belo nascer do sol em todo o Jalapão, a partir da Serra do Espírito Santo.
A trilha é um pouco íngreme e você demora cerca de 1 hora para chegar até o topo.
Mas todo esse esforço vale muito a pena e é bastante recompensador, pois ao chegar ao topo é possível contemplar toda a imensidão que a natureza criou nesta região.
Tarde
Durante a tarde do nosso roteiro de 3 dias no Jalapão, a recomendação é seguir até a Cachoeira do Formiga (ou Cachoeira da Formiga), para conhecer mais um lugar maravilhoso e único, caracterizado por suas águas cristalinas e azul-esverdeadas.
Se você for do tipo de pessoa que curte nadar em cachoeiras, é possível fazer um pequeno trajeto pela queda d’água e descer um pouco através da pequena correnteza do rio.
Após se deliciar nas águas da cachoeira, o nosso roteiro segue para a Comunidade Mumbuca, ainda antes de anoitecer.
O local é um antigo quilombo, onde são vendidas peças de artesanato feitas à base do capim dourado, produzidos pela própria comunidade.
Para quem gosta de conhecer culturas novas e diferentes, vai encontrar tudo isso na Comunidade Mumbuca.
Noite
Nada como finalizarmos nosso roteiro com uma visita às atrações mais famosas do Jalapão: os fervedouros.
Muitas pessoas não sabem, mas existem alguns fervedouros nessa região em que é possível conhecer à noite, como é o caso do Fervedouro Bela Vista, que visitamos no dia anterior.
O Fervedouro do Sono é mais um deles, com suas águas de lindas tonalidades azuis, perfeitas para se fazer fotos e vídeos subaquáticos.
Esse fervedouro tem várias nascentes e é possível que o visitante escolha entre as mais fracas ou as mais fortes, para flutuar.
Outra característica marcante do Fervedouro Rio Sono é a temperatura de suas águas, geralmente mais geladas que a dos outros fervedouros.
Além disso, devido ao seu formato um pouco mais quadrado, o acesso às águas do fervedouro Rio Sono ocorre por meio de uma plataforma de madeira.
Conheça um pouco mais sobre a região
A região conhecida como Jalapão está localizada no estado do Tocantins, a cerca de 300 km da capital, Palmas.
Além disso, o Jalapão também faz divisa com outros três estados brasileiros: Bahia, Piauí e Maranhão.
Quem vai ao Jalapão, com certeza, se encanta com suas belíssimas dunas de até 40 m de altura, além dos famosos fervedouros, cachoeiras de águas cristalinas e o capim dourado.
A região é um verdadeiro paraíso brasileiro, ao longo dos seus 159 mil hectares, que ainda se mantêm bem preservados e muito pouco explorados.
Como chegar?
A maneira mais fácil para se chegar ao Jalapão é pegar um voo até a capital do Tocantins, Palmas.
O aeroporto costuma receber voos diretos de São Paulo, Goiânia e Brasília. Caso você esteja saindo de outro estado, é preciso verificar quais conexões será necessário fazer.
A partir de Palmas, será então necessário escolher entre algumas das cidades próximas ao Parque Estadual do Jalapão, como São Félix, Novo Acordo ou Ponte Alta, pois o acesso ao local só pode ser feito por terra.
Melhor época para montar seu roteiro
Uma das maiores vantagens do Jalapão é que não há restrições de alguma época do ano para visita. Ele é perfeito para se conhecer em qualquer mês ou estação do ano.
Entre maio e setembro é um período de poucas chuvas, por isso, há a certeza de belíssimos dias de céu azul. Setembro também é a melhor época para apreciar o capim dourado, com seus dias quentes e noites frescas.
Nos primeiros meses do ano são as épocas em que mais chove, ou seja, na ocasião, os dias ficam mais frescos e as noites ficam mais quentes.
Apenas atente-se para os períodos de alta temporada no Jalapão, que acontecem em meses de férias e durante os feriados.
Nessa época, os passeios ficam mais concorridos e as atrações estão sempre cheias, o que pode não agradar quem tem um perfil mais calmo.
Roteiro de 3 dias no Jalapão: gostou das nossas dicas?
Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo sobre o que fazer no Jalapão em 3 dias!
Apesar de termos apresentado algumas das melhores atrações do Jalapão, saiba que essa região tem ainda mais a oferecer, e você pode optar por passeios e pontos turísticos extras como a Pedra Furada ou a Serra da Catedral, caso decida passar dias adicionais por lá.
Afinal, como já foi citado, o Jalapão possui uma extensão bem grande, e 3 dias de roteiro não é o suficiente para quem pretende conhecer todos os atrativos e passeios disponíveis.
E então, gostou das dicas do Viagem Club? Tem algum comentário, dúvida ou sugestão? Mande um e-mail pra nossa equipe!
Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença.
Até mais!