Sempre quando se visita um lugar novo, com tantas atividades disponíveis, é normal ter dúvidas de como começar, como montar o roteiro da viagem, como incluir o máximo de pontos turísticos no seu planejamento. Portanto, no artigo de hoje, você vai ter um roteiro de 4 dias em Fernando de Noronha, completo!
Sim, você deve montar um roteiro para conhecer Fernando de Noronha. Embora a ilha não seja muito grande, existem muitas praias e aventuras para fazer e desbravar.
Segundo os turistas, em média, leva-se 3 dias e meio para conhecer os pontos mais famosos de Noronha, com 5 dias você consegue ver todos os pontos e com 7 dias você já conhece a ilha como a palma da sua mão. Portanto, vamos te apresentar um roteiro de 4 dias em Fernando de Noronha super completo!
Lembre-se de deixar tudo preparado. Antecipe tudo o que puder para não perder tempo quando desembarcar em Fernando de Noronha.
Roteiro de 4 dias em Fernando de Noronha: Chegando: antes de curtir o roteiro, faça isso!
Horário dos voos
Atualmente, os voos chegam na ilha no horário do almoço ou no fim da tarde.
Verifique sua passagem. Se o seu voo for a primeira opção, então aproveite para pagar a taxa de preservação ambiental e garantir a carteirinha do Parnamar, pois sem ela você não reserva as trilhas e nem consegue acesso à boa parte da ilha.
Com a carteirinha em mãos, reserve as trilhas que desejar. As vagas são limitadas, por isso, dê prioridade às reservas. Caso seu voo chegue no final da tarde, você só poderá tirar a carteirinha e fazer a reserva no outro dia, pois o local fecha um pouco mais cedo.
Nesse caso, tente priorizar a chegada no horário do almoço, para não perder mais tempo.
Possibilidades a depender da chegada
Se o seu voo chegou no horário do almoço, você já garantiu a carteirinha e a reserva das trilhas e já fez o check-in, então existe a possibilidade de aproveitar o primeiro passeio na ilha: o Entardecer VIP.
Caso o seu voo somente chegue ao final da tarde, o Entardecer VIP precisará ficar para outro dia, mas você ainda poderá aproveitar a noite no centro do arquipélago, entre os diversos restaurantes. Você pode começar jantando no Restaurante Flamboyant.
Entardecer VIP
Às 16 horas, você pode aproveitar o passeio e ainda curtir um lindo pôr do sol. O Entardecer VIP te leva para uma experiência incrível em alto-mar. Ao todo, o passeio dura 3 horas.
O itinerário começa na Praia do Porto de Santo Antônio, onde você já pode fazer o mergulho livre inicial a reboque nas águas cristalinas de Noronha. Em seguida, o passeio segue com destino ao Morro Dois Irmãos.
O Morro Dois Irmãos é um dos cartões postais da ilha, com formações rochosas que parecem gêmeas criadas pela natureza. Além de conhecê-lo, você passará pela Baía do Sancho onde verá a Praia do Sancho, a Praia da Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos, que estão localizadas próximas ao Morro.
O último ponto é a Praia da Conceição, onde é possível realizar um mergulho livre com snorkel. Dentro do barco do Entardecer VIP, você receberá as boas-vindas da ilha em forma de um espetacular pôr do Sol.
Não existe maneira melhor de começar sua viagem com um dos passeios da ilha.
Importante: Fernando de Noronha possui uma política de proibição de plásticos, o Programa Plástico Zero. Quando você preparar sua mala, evite esse tipo de material.
Roteiro de 4 dias em Fernando de Noronha – DIA 01: chegada ao paraíso
Primeiro dia no Paraíso e chegou o momento de colocar em prática a lista do que fazer em Fernando de Noronha. Se o seu roteiro for de 4 dias, não se preocupe. Você conhecerá muita coisa e, com as nossas dicas, não tem erro.
Lembre-se: você precisa acordar cedo para ter tempo de aproveitar o café da manhã do hotel e não perder a saída dos passeios. Para apresentar Fernando de Noronha da melhor maneira possível, não existe passeio melhor do que o Ilha Tour.
O Ilha Tour vai te levar para uma vista geral do arquipélago, com direito a paradas para mergulho e muito mais. Ele dura todo o dia, então se prepare para começar sua viagem com o pé direito.
Manhã
A saída do passeio está marcada para 08 da manhã. Tudo começa no Projeto Tamar, onde um biólogo do instituto fala um pouco sobre o projeto e como é o trabalho deles na ilha. Em seguida, você conhecerá a Baía do Sancho, uma das melhores praias do mundo para se conhecer.
Portanto, no Projeto Tamar, você pode garantir os equipamentos de mergulho para aproveitar a praia. O mergulho livre te dá toda visão da fauna marinha e é encantador com o snorkel.
O próximo destino é a Praia do Porto. Você conhecerá o Buraco da Raquel e o Museu do Tubarão com um acervo da fauna marinha de Noronha. A Capela de São Pedro, que fica próximo ao local, tem toda uma história dos pescadores e vai te dar uma vista histórica e exuberante da ilha.
Temos também a Baía do Sueste no roteiro, uma parada para mergulhar na Praia do Sueste com as tartarugas marinhas e os tubarões: impossível se esquecer desse momento.
Depois, você passa pelo Mirante da Praia do Leão e chega na Cacimba do Padre, com vista para o Morro Dois Irmãos. Se você for no período de alta temporada, verá surfistas de todo lugar aproveitando as ondas da ilha.
Tarde
A Praia da Cacimba do Padre é o ponto onde você deve aproveitar para almoçar num restaurante próximo. Perto você encontra o Point da Cacimba e a Barraca das Gêmeas, ambos pontos informais. Um restaurante bem recomendado é o Delicias da Ná: vale a pena conferir a culinária.
O passeio não oferece almoço ou lanches, por isso é importante você aproveitar para se alimentar bem e se hidratar, porque ainda falta muita coisa a ser vista.
Depois dos mergulhos e do almoço, a viagem continua até a Baía dos Porcos, com destaque para as pedras que criam piscinas naturais para uma diversidade de peixes das mais variadas cores.
Para fechar com chave de ouro, chegou o momento mais esperado e você não sabia: o pôr do sol no Mirante do Boldró e Forte do Boldróparque nacional marinho. Esse é o momento para fotos e filmagens e tudo o que você quiser. Acredite: mesmo que já tenha visto o pôr do sol, veja novamente.
Em cada ponto de Noronha, você tem a sensação de ver um pôr do sol diferente.
Noite
Depois de um dia inteiro de passeios pelo arquipélago de Noronha, se você ainda tem energia para conhecer ainda mais a ilha, esse é o momento de se jogar nos maravilhosos pratos de frutos-do-mar.
Uma recomendação para o jantar da noite, próximo ao Mirante Boldró, é o restaurante Xica da Silva. Muito bem recomendado por quem já visitou a ilha.
Alternativas
Caso você prefira não passar o dia viajando em passeios, existem diversas alternativas. Você pode aproveitar o período da manhã para adiantar a documentação que não conseguiu por causa do horário do voo e reservar as trilhas que deseja conhecer.
Se seu voo chegou no horário do almoço, você pode aproveitar a manhã para curtir as praias próximas ao seu hotel e, à tarde, aproveitar um passeio de barco pela ilha: esse passeio toma apenas meio período do dia.
Você pode escolher se deseja fazê-lo pela manhã ou à tarde e ainda pode acrescentar o Entardecer VIP no seu primeiro dia. É uma ótima programação, mais calma e relaxante.
Roteiro de 4 dias em Fernando de Noronha – DIA 02: alto mar
Você já não é mais novato. Já conhece um pouco de Fernando de Noronha e agora está muito curioso para conhecer ainda mais. Afinal, ninguém se contenta depois de ver tanta beleza natural.
Chegou o segundo dia do seu Roteiro Fernando de Noronha e dessa vez o passeio será em alto mar. Você vai conhecer ainda mais da vida marinha da ilha e até avistar golfinhos nadando nas águas cristalinas.
Confira o roteiro para o 2º dia de viagem em Fernando de Noronha.
Manhã
Hoje, o seu dia começa às 09 da manhã, com um passeio de barco e a possibilidade de ver os golfinhos.
Esse é um dos passeios mais tradicionais da ilha, que compõe uma das cenas mais famosas e veiculadas de Fernando de Noronha: os golfinhos rotadores acompanhando o barco.
A saída acontece na Praia do Porto e lá você pode aproveitar para garantir seus equipamentos de mergulho.
Quando o passeio começar, já fique atento, pois a qualquer momento os golfinhos podem aparecer. No caminho você passará pela Pedra do Leão, Morro Dois Irmãos e Ponta da Sapata.
Já na volta, o barco para na Baía do Sancho para mergulho livre. Um passeio que vale a pena colocar no seu planejamento, pois não se vê golfinhos em qualquer lugar e nem de perto.
Sem dúvida, um dos maiores prazeres oferecidos por Noronha.
Para esse passeio, é obrigatório o ingresso do Parque Nacional Marinho. Ele precisará estar com você em todo lugar da ilha que fizer um passeio ou trilha.
Tarde
Após o passeio de barco, que dura em torno de 4 horas, você chegará louco para almoçar. Existem algumas opções próximas à Baía do Sancho, mas a dica é aproveitar o dia e andar um pouco, escolhendo o restaurante que mais lhe atrai.
Você pode almoçar no centro de Noronha. O centro é composto por Floresta Velha, Floresta Nova, Vila dos Remédios e Vila do Trinta. Todos os bairros oferecem diversas opções de culinária.
Sua próxima parada é a Praia do Porto de Santo Antônio e uma boa ideia é conhecer o Restaurante do Vale.
Após almoçar, você segue para a próxima praia que tem um mergulho fenomenal. A Praia do Porto de Santo Antônio também oferece uma vista incrível do mar e garante um pôr do sol apaixonante, visto da Capela de São Pedro.
Noite
Após todos os lugares visitados, dificilmente você está pronto para dormir. A adrenalina e a animação tomam conta de todos que conhecem os destinos incríveis de Noronha.
Por isso, chegou a hora de conhecer um dos restaurantes da ilha mais bem avaliados pelos turistas, o Restaurante Mergulhão.
Ele fica próximo da Capela São Pedro e é uma ótima pedida para encerrar a noite da melhor maneira possível. Aproveite os deliciosos pratos do local e, algumas vezes, você ainda poderá desfrutar de música ao vivo.
Depois descanse bastante, pois ainda tem mais 2 dos 4 dias de viagem.
Alternativas
Para aqueles que não curtem um passeio de barco em alto mar muito longo ou preferem ficar na Terra, aproveitando para conhecer os locais históricos e institucionais da ilha, temos algumas opções para ajudar você a aproveitar os atrativos do arquipélago.
Parque Nacional Marinho
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi criado em 1988, com o objetivo de preservar os ecossistemas marinho e terrestre da ilha. Atualmente, o parque ocupa 70% da ilha principal.
Todos os turistas que garantem o ingresso obrigatório, podem conhecer a grandeza do lugar, um santuário repleto de biodiversidade.
Dessa forma, o local é considerado um dos mais importantes para a reprodução de aves marinhas do Atlântico e também um local de descanso e alimentação para outras aves migratórias.
Dentro do parque, existem várias piscinas naturais, fauna marinha, trilhas e praias maravilhosas, mergulhos de até 50 m de profundidade, por exemplo, além de diversas outras atividades.
Em 2001, o parque foi reconhecido e tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Um lugar tão importante, com certeza, precisa ser vivenciado.
Baía dos Golfinhos
A Baía dos Golfinhos é uma área para se contemplar os diversos golfinhos que vivem ali. Um lugar de onde se avista os golfinhos, mesmo fora do mar.
Ainda existe o Mirante dos Golfinhos, ponto de observação dos animais e próximo à Praia do Sancho.
Se você está em busca de fotos incríveis desses lindos animais, então deve chegar ao local pela manhã, pois é o melhor horário para avistá-los. É através do Mirante que o Projeto Golfinho Rotador faz o controle de contagem dos animais.
O acesso ao Mirante dos Golfinhos é feito através do PIC Golfinho, já que a Baía tem o acesso negado para que não assuste os animais.
Você ainda pode aproveitar e seguir uma trilha que conecta ao Mirante do Sueste: apenas 20 minutos de caminhada e garantirá ótimas fotos.
Roteiro de 4 dias em Fernando de Noronha – DIA 03: adrenalina e aventura no ar
Chegamos ao penúltimo dia do roteiro de Noronha. Não se preocupe, pois a adrenalina e a aventura começam agora. Chegou o momento de colocar calçados e roupas confortáveis, pois você conhecerá as trilhas de Fernando de Noronha.
Lembre-se de carregar o ingresso do Parque Nacional Marinho com você e levar água para se hidratar. Será uma caminhada durante a manhã e à tarde, então, o sol estará no ponto alto do calor.
Manhã
O dia começa com a Trilha do Atalaia. A trilha é dividida entre a Trilha Longa e Trilha Curta. Para quem tem problemas de locomoção, melhor ficar na trilha curta, pois a trilha longa possui diversos obstáculos e leva 4 horas.
O número de vagas disponíveis para a trilha pode variar a depender do nível da maré, se é maré alta ou não, mas, assim que for reservar, já te informam todos os detalhes.
A trilha começa na Praia do Atalaia até a primeira piscina natural, cerca de 30 minutos de caminhada. Quem optou pela trilha curta volta desse ponto, já a trilha longa continua.
A primeira piscina fica próxima à Pedra do Frade. O caminho para a segunda piscina natural é esplêndido e rende muitas fotos. A segunda piscina é a Piscina da Pontinha e, depois, seguindo o caminho, chega-se à ponta das Caieiras, onde terá a terceira piscina natural.
Por fim, você conclui com uma caminhada até o ponto final, na Enseada da Caieira, próximo ao Museu do Tubarão. A depender do horário que você reservou, chegará bem na hora do almoço.
Tarde
Como o fim da trilha é próximo à Praia do Porto, você pode escolher almoçar no Restaurante Mergulhão (uma opção econômica), que fica nas proximidades, ou seguir para a Praia do Meio.
Lá você poderá almoçar no Bar do Meio, que fica próximo do seu local.
Após almoçar, o roteiro continua e você conhecerá 2 praias de uma vez: a Praia do Cachorro e a Praia do Meio. Na Praia do Cachorro, você pode desfrutar do Buraco do Galego, uma piscina natural criada através de formações rochosas naturais.
Próximo às praias estão o Forte Nossa Senhora dos Remédios, a Vila dos Remédios e a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, locais que guardam grande parte histórica da ilha e que vale a visita.
O pôr do sol no Forte é encantador. Aproveite as praias do mar de dentro.
Noite
Chegamos ao fim do penúltimo dia de viagem, com destinos incríveis e lugares de beleza exuberante. Esse é o momento perfeito para finalizar a noite com mais uma gastronomia local.
A dica de hoje é conhecer o Restaurante Cacimba Bistrô ou, se preferir, voltar para aproveitar outras opções do cardápio do Restaurante Xica da Silva.
Aproveite a noite, pois o próximo dia será o último do roteiro de Noronha e ele vai começar muito cedo.
Alternativas
Uma alternativa para o dia de hoje é aproveitar para escolher um dos lados da ilha e fazer um tour. Você pode alugar um buggy ou ir de táxi e escolher um dos lados da ilha para conhecer.
Outra opção é fazer um tour gastronômico pelo centro. Uma dica é conhecer o Restaurante Varanda, com ênfase na culinária nordestina.
Além disso, pode-se investir nos mergulhos pelas praias e aproveitar para fazer um tour relaxante (se quiser algo com mais emoção, o mergulho com cilindro é muito bom).
Roteiro de 4 dias em Fernando de Noronha – DIA 04: chegando ao fim
Para o último dos 4 dias de viagem, a ideia é misturar adrenalina, descanso e contemplação. Aqui vamos de trilha, praias e vislumbrar não só o pôr do sol, mas também o nascer do sol.
Aproveite bastante o fim da sua viagem, pois Noronha é apaixonante.
Manhã
O último dia vai começar antes do sol nascer. Acorde muito cedo e não perca essa oportunidade, pois o show da natureza é incrível. Agende com um guia e aproveite o nascer do sol em uma canoa havaiana.
O passeio inicia na Praia do Porto e passa pela Praia do Cachorro e Praia do Meio, até chegar ao Portinho, onde você verá o sol nascer.
Além do espetáculo da natureza, você terá a chance de mergulhar e ver o naufrágio do Porto e ainda remar com os golfinhos bem de perto. Tudo termina na Praia do Porto.
A sua manhã está apenas começando, então, chegou a hora de conhecer a Trilha dos Abreus. A trilha é uma das mais famosas da ilha e começa na Praia do Sueste. Depois de 20 minutos, você chegará às piscinas naturais dos Abreus, uma piscina perfeita para snorkel e flutuação.
A trilha, no total, gira em torno de 40 minutos a 1 hora de percurso.
Se ainda tiver energia, indica-se passear pela Praia do Sueste, onde se inicia a trilha, e também pela Praia do Leão. É impossível ficar sem ter o que fazer em Fernando de Noronha!
Tarde
Na hora do almoço, você pode aproveitar o paraíso como vista e escolher o Bar do Cachorro. Já que estará na Praia do Cachorro, aproveite e pratique mergulho, pois o local é incrível para isso.
Depois de aproveitar todas essas praias e atividades, chegou a hora de ver o pôr do sol e não poderia ser diferente: a Praia da Conceição tem uma visão magnífica desse momento.
Não esqueça da câmera e registre todos os momentos. Dicas assim fazem toda a diferença.
Noite
Para finalizar sua última noite, relaxe. Curta o momento e jante no Restaurante Flamboyant ou no Xica da Silva. Passeie pelas lojas de lembrancinhas e observe todo esse paraíso natural à noite.
A vida marinha de Noronha é magnífica. Caminhe pelas ruas, vá até o Mirante do Boldró e contemple tudo à sua volta. Acrescente essas dicas aos seus roteiros de viagem e não perca nada do que a ilha pode oferecer.
Alternativas
Como alternativa para o seu último dia, a dica é fazer um tour pelo maior número de praias possível: alugar um carro e sair mochilando pela ilha.
Você pode visitar a Baia dos Porcos, o Forte Nossa Senhora dos Remédios, a Vila do Boldró, caminhar pela Vila dos Remédios.
Talvez fazer hoje o Ilha Tour que adiou no primeiro dia seja uma boa ideia. Visite o Morro do Pico, a Praia do Bode, o Mirante Dois Irmãos, entre diversos outros destinos.
Além disso, também é uma boa ideia apostar na Praia do Sancho, eleita por 5 anos consecutivos a melhor praia do mundo.
Noronha possui algumas ilhas e muitas praias com belezas fenomenais. Vale muito a pena separar um dia somente para conhecer a ilha com calma.
Fernando de Noronha: o paraíso é aqui!
Bem, chegamos ao fim. Agora, você já sabe como aproveitar o roteiro de 4 dias em Fernando de Noronha.
Afinal, 4 dias de roteiro com tudo o que a ilha, queridinha do mundo tem a oferecer. Com tantos lugares, paisagens surreais e biodiversidade, é impossível não curtir o passeio.
A sensação ao visitar Noronha é de, realmente, entrar no Paraíso e vivenciar tudo o que o mundo é capaz. Aproveite o roteiro de 4 dias em Fernando de Noronha e tudo o que puder. Divirta-se e boa viagem!