Píer da Marina Badauê

Roteiro de 4 Dias em Natal: Veja Como Aproveitar Muito

Precisando de sugestões para fazer um roteiro de 4 dias em Natal? Temos algumas orientações que vão te ajudar!

O Rio Grande do Norte é um estado amplo, cheio de atrações para curtir. Por esse motivo, realmente é difícil escolher o que aproveitar em uma viagem, principalmente se você não tem nem uma semana para curtir Natal.

Nesse contexto, nosso roteiro tem o objetivo de reunir a maior quantidade de lugares e atrações para você visitar e sentir que extraiu de verdade o melhor da capital potiguar.

Nossos roteiros agrupam atrações próximas umas das outras e os maiores pontos turísticos da cidade.

Dito isso, confira em seguida o roteiro que pensamos para 4 dias de viagem em Natal, RN!

Os melhores passeios que você pode fazer em um roteiro de 4 dias em Natal, RN

Antes de começarmos a falar sobre as atrações, lembre-se que estamos pensando em um roteiro em que você tem 4 dias de viagem completos para curtir.

Assim, pressupõe-se que você chegará em Natal no dia anterior ao começo do roteiro e que vai embora no dia seguinte ao último dia.

Dia 1: Lagoas de Nísia Floresta e passeios de buggy com emoção

Algo que você precisa saber sobre uma viagem a Natal é que você raramente ficará em Natal durante a sua estadia na capital do Rio Grande do Norte.

Várias das atrações mais interessantes do estado estão distribuídas entre a capital e municípios próximos, como Nísia Floresta, Extremoz e Parnamirim.

Logo, não se assuste por logo no primeiro dia de viagem, enviarmos você a Nísia Floresta. A cidade, que fica a 40 km (aproximadamente 30 minutos) de Natal, guarda várias atrações imperdíveis, sobre as quais falaremos mais abaixo.

Manhã

Lagoa de Nísia Floresta
Fonte: Sergio Falcetti (Flickr)
Roteiro das Águas

Em Nísia Floresta, você passará o primeiro dia de viagem fazendo o Roteiro das Águas, que é um passeio pelas lagoas mais bonitas da região.

O Rio Grande do Norte é um estado famoso por oferecer lazer não só em praias, mas em suas muitas lagoas naturais cercadas por dunas de areia branquinha.

A presença das dunas, inclusive, favorece que o passeio pelas lagoas se torne ainda mais interessante, pois algumas delas só são acessíveis se você viajar com um veículo apropriado para isso, como um carro esportivo, buggy ou quadriciclo.

Dessa forma, além de tomar um banho gostoso nas águas cristalinas e quentinhas, você ainda faz um passeio emocionante pelas dunas.

Se você quiser fazer o passeio, precisará entrar em contato com um bugueiro especialista no percurso.

Não é difícil encontrar indicações no aeroporto e no local em que você vai se hospedar em Natal, principalmente se ficar em um hotel ou pousada.

O roteiro completo pelas lagoas do Roteiro das Águas costuma custar 100 reais por pessoa e passar por pelo menos estas 7 lagoas:

  • Redonda;
  • Arituba;
  • Alcaçuz;
  • Boágua;
  • Ferreira Grande;
  • Carcará;
  • Urubu.

Você não precisa passar por todas as lagoas se não quiser, até porque é difícil não querer passar um tempinho a mais em cada uma delas.

Independentemente da quantidade dos lugares que você for visitar, não deixe de reservar um dia inteiro para o passeio, pois além do traslado a Nísia Floresta, você precisa contabilizar quanto tempo passará em cada lagoa.

Tarde

Lagoa de Arituba
Fonte: Hilmário (Flickr)
Almoço na Lagoa de Arituba

Considerando que você vai tomar café da manhã na sua hospedagem e que sairá de lá aproximadamente entre 9 horas ou 10 horas, recomendamos que aproveite para almoçar logo na segunda lagoa que aparece no Roteiro das águas, que é a Lagoa de Arituba.

Ela é uma das lagoas que possui a melhor infraestrutura em termos de alimentação, com quiosques e restaurantes muito estruturados para receber turistas com conforto e pratos típicos da região.

Almoçando por lá, além de aproveitar para tomar banho e praticar esportes aquáticos em um local belíssimo, você já tem o seu primeiro contato com a culinária potiguar.

Noite

Lagoa do Carcará
Fonte: Jailton Costa (Flickr)
Pôr do sol na Lagoa do Carcará

Se você fizer o Roteiro das águas até o final, prefira assistir o sol se pôr em uma das últimas lagoas do percurso: a Lagoa de Carcará.

Por lá, assim como nas outras lagoas, você pode tomar banho, praticar esportes aquáticos ou apenas relaxar desfrutando de quitutes e drinks saborosos.

No entanto, além disso, pode encerrar o seu primeiro dia do roteiro de 4 dias em Natal com um belíssimo pôr do sol.

Como a lagoa é extensa, quem está sentado na areia tem uma visão espetacular que não é atrapalhada por dunas altas demais. Você praticamente vê o sol se pôr nas águas.

Dia 2: Praias e atividades esportivas em Natal (RN)

Para o segundo dia de viagem, planejamos um roteiro que contempla algumas das principais praias de Natal e atividades que você pode fazer por lá. Confira!

Manhã

natal em abril - praia de ponta negra
Créditos de Imagem: Grace Abelha (TripAdvisor)
Banho de mar na Praia de Ponta Negra

Pela manhã, inicie o roteiro tomando um banho de mar refrescante na Praia de Ponta Negra.

Aproveite que pela manhã o sol ainda não está muito quente para tomar banho e pegar uma cor de forma saudável.

Além disso, durante as manhãs as praias costumam estar um pouco mais vazias, o que é bom para quem quer encontrar um lugar bom na areia.

No caso da Praia de Ponta Negra, o ideal é pegar um lugar com vista para o Morro do Careca, um dos principais pontos turísticos de Natal.

Prática de esportes aquáticos diversos

Aproveite a manhã para praticar algum esporte aquático também, nem que seja pela primeira vez.

Natal não é diferente de outras praias e lagoas do Rio Grande do Norte. Por isso, é fácil encontrar alguma barraca alugando equipamentos para a prática de esportes como surf, stand up paddle, parasail, kitesurf e mergulho.

Além dos equipamentos, você também encontrará instrutores que ajudarão você a se ambientar com a prática.

Passeio de jangalancha pelo Morro do Careca até a Praia do Alagamar

Caso os esportes aquáticos não pareçam interessantes para você, recomendamos uma segunda atividade para a manhã do segundo dia em Natal: faça um passeio de jangalancha pelo Morro do Careca!

A jangalancha é uma espécie de mistura entre “lancha” e “jangada”. Ela parece com um trem ou ônibus turístico apoiado sobre dois flutuadores.

O passeio de jangalancha é o único que faz o contorno do Morro do Careca, que a maioria dos turistas vê apenas do lado que fica visível para a Praia de Ponta Negra.

Quem faz o passeio, contorna o Morro e vai até a Praia do Alagamar, que fica na parte de trás.

Essa é uma das praias em que é possível ver tartarugas marinhas e, de vez em quando, até golfinhos. Logo, o passeio é uma grande sensação entre turistas de todas as idades.

Tarde

aproveitar a praia é o que fazer na praia de ponta negra
Créditos de imagem: Grace Abelha(TripAdvisor)
Almoço em Ponta Negra

Ponta Negra é o bairro com a melhor infraestrutura de Natal. Por esse motivo, é lá que ficam alguns dos melhores restaurantes da cidade, distribuídos entre os mais variados tipos de gastronomia.

Em Ponta Negra, você vai encontrar restaurantes que servem pratos típicos, mas encontrará também churrascarias, casas de gastronomia oriental e espaços que oferecem rodízios variados.

Logo, se estiver com saudade de uma comida específica ou quiser se aprofundar na culinária local, está no lugar certo para isso!

Feira de Artesanato de Ponta Negra

Depois do almoço, recomendamos que você faça um passeio tranquilo pela Feira de Artesanato de Ponta Negra.

Essa é uma atração interessante não só para conhecer os trabalhos dos artesãos, mas para comprar lembrancinhas especiais.

Na feira, você encontrará tanto lembranças simples como ímãs de geladeira e pequenos souvenirs quanto belas obras de arte para compor a decoração da sua casa ou dar de presente.

Os principais materiais utilizados no artesanato potiguar são:

  • sementes;
  • bambu;
  • barro
  • penas de aves;
  • conchas;
  • palha de milho;
  • planta da juta;
  • entre muitos outros.

Entre os produtos mais famosos estão as garrafas de areia colorida do Tibau, as rendas de renascença, as rendas de bilros, a arte esculpida do Seridó, os bordados de Timbaúba dos Artistas e a cerâmica de São Gonçalo do Amarante.

Ainda que esses artesanatos sejam típicos de outras cidades do estado, eles estão disponíveis nas principais feiras de Natal. Por isso, é possível encontrá-los em Ponta Negra.

Noite

Pôr do sol na Pedra do Rosário
Fonte: Marcus Vinícius (Flickr)
Pôr do sol na praia

À noite, não podemos deixar de recomendar que você aproveite o horário do pôr do sol na praia.

O Rio Grande do Norte possui uma série de locais em que assistir o sol se pôr é uma verdadeira atração. Por essa razão, sempre indicaremos espaços para que esse horário do dia seja especial para você.

Jantar e forró pé de serra na Rastapé

Para encerrar o dia em Ponta Negra, que tal uma imersão profunda na cultura potiguar?

Jante no bairro, em um restaurante de sua escolha. No entanto, logo após o jantar, vá até a Rastapé Casa de Forró para tomar alguns drinks locais e desfrutar de um forró pé de serra legítimo.

A sua noite será muito animada e as suas lembranças desse dia, as melhores.

Dia 3: Um dia em Extremoz

No terceiro dia do nosso roteiro de 4 dias em Natal, você sairá da capital novamente.

Entretanto, o município de Extremoz fica tão perto que você nem sentirá que saiu da cidade. A distância de Natal é de aproximadamente 20 km, o que corresponde a uma viagem de carro de 30 minutos.

Garantimos que a viagem vai compensar o esforço. É em Extremoz que fica localizado o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, que contém dunas, uma lagoa e uma área de preservação ambiental.

Confira o que fazer por lá!

Manhã

Roteiro de 7 dias em Natal - Praia de Genipabu
Créditos de Imagem: Nailton Barbosa (Flickr)
Praia de Genipabu

É em Extremoz que fica a Praia de Genipabu, uma das mais belas de Natal.

Suas águas azuis e cristalinas, cercadas por coqueiros e uma abundância de dunas branquinhas são responsáveis pelo carinho que o espaço tem pelos moradores do RN, fora os turistas.

Além disso, a Praia de Genipabu é a praia com as dunas mais altas de todo o Brasil, você sabia disso?

Ela fica localizada perto do parque ecológico e, por isso, ir a Extremoz já é um passeio completo para um dia inteiro.

É um local realmente bonito e especial. Por essa razão, não poderia deixar de fazer parte do seu roteiro de viagem.

Esquibunda e aerobunda nas dunas de Genipabu

Para além do banho de mar e dos esportes aquáticos presentes em praias e lagoas de Natal, as Dunas de Genipabu oferecem duas alternativas de atividade diferentes: o esquibunda e o aerobunda.

No esquibunda, você desliza pelas dunas apoiado em um pedaço de madeira, similar à uma prancha de snowboard.

No aerobunda, as pessoas descem uma tirolesa sentadas, com a “bunda para o ar”.

Ambos os passeios são muito divertidos e, como as dunas são bastante altas, a emoção acompanha todo o trajeto de descida.

Tarde

natal em agosto - passeio de buggy nas dunas de genipabu
Créditos de Imagem: Karol Moreira (Flickr)
Almoço com frutos do mar e pratos típicos

À tarde, almoce na região da praia. A estrutura é aconchegante e muito competente para servir pratos típicos da região e pratos com frutos do mar, de modo geral.

Quiosques e restaurantes com vista para o mar costumam ser os mais gostosos, já que a visão harmoniza com o sabor da culinária local.

Passeio de buggy nas Dunas de Genipabu

Depois de descansar, que tal um passeio de buggy pelas dunas?

É importante descansar bem mesmo após o almoço, pois os passeios costumam ser bastante “emocionantes”.

Ainda que pareça assustador, não deixe de dar uma chance a essa atração. Estamos falando de um local que também é um parque ecológico que preserva a vegetação local e que conta com vistas incríveis da lagoa e do mar.

As chances de encontrar um passeio tão especial assim em outros locais, sem emoção, são mínimas. Aproveite!

Noite

Praia da Redinha
Fonte: HENRIQUE CESAR (Flickr)
Pôr do sol na Praia da Redinha com vista para a Ponte Newton Navarro

Para encerrar, o dia, volte para Natal. Especificamente, recomendamos que você vá até a Praia da Redinha, que fica a 20 minutos de distância da Praia de Genipabu.

De lá, você consegue visualizar bem um dos cartões-postais de Natal, que é a Ponte Newton Navarro.

O pôr do sol visto dali também é muito bonito e você encontrará locais bacanas para jantar fora se você e seus acompanhantes não estiverem cansados demais.

Dia 4: Imersão em Pirangi do Norte

No último dia do nosso roteiro de 4 dias em Natal, você visitará Parnamirim.

O município abriga a Praia de Pirangi do Norte, que fica a apenas 25 km da capital.

A viagem até lá dura aproximadamente 40 minutos e vale a pena porque além de curtir seu último dia de praia, também verá outro entre os maiores pontos turísticos do estado.

Confira qual é logo abaixo!

Manhã

Praia de Pirangi
Fonte: Luís Lopes (Flickr)
Praia de Pirangi do Norte

Após o café da manhã, pegue a estrada e vá à Praia de Pirangi do Norte, que fica em Paranamirim.

Aproveite a manhã para curtir a praia, que é muito bonita e conta com vários quiosques e barracas à beira-mar onde comprar quitutes.

Por lá, é possível tanto tomar aquele banho gostoso de mar quanto praticar esportes ou fazer passeios de lancha e mergulhar.

Tarde

Maior Cajueiro do Mundo
Fonte: Juliana Baiocchi (Flickr)
Almoço na praia

Nesses mesmos quiosques e barracas, você pode pedir o seu almoço. Assim, aproveite o seu último dia na região de Natal para ficar na praia ao máximo!

Cajueiro de Pirangi (o maior cajueiro do mundo)

Depois do almoço, visite o último ponto turístico do nosso roteiro: o maior cajueiro do mundo, que é o Cajueiro de Pirangi.

Ele cobre uma extensão de 9.000 metros quadrados e seus ramos frondosos compõem uma visão muito bonita para quem deseja tirar fotos para lembrar da viagem à Natal.

Para entrar, é necessário desembolsar apenas 8 reais, que podem ser pagos em dinheiro, cartão de crédito, débito ou pix.

Por fim, crianças, idosos e estudantes pagam meia-entrada apresentando documentos que comprovem a idade e a matrícula em instituição de ensino!

Noite

Píer da Marina Badauê
Fonte: Rebeca (TripAdvisor)
Pôr do sol na Marina Badauê

Para encerrar o roteiro e a viagem, recomendamos um último pôr do sol. Volte à Praia de Pirangi do Norte e veja o espetáculo do píer da Marina Badauê.

Como todo pôr do sol, esse espetáculo é completamente de graça.

E então, gostou do nosso roteiro de 4 dias em Natal:?

Esperamos que nossas indicações sejam úteis ao planejamento da sua viagem.

Veja que reunimos os pontos turísticos em locais próximos.

Fizemos isso pensando tanto nos turistas que viajarão de carro, para que não se cansem no volante, quanto naqueles que precisarão de uma forma de transporte alternativa para viajar, como ônibus, táxi e transfer.

Nosso objetivo é apresentar roteiros que façam sentido, concentrando a maior quantidade de atrações e locais relevantes em um mesmo espaço.

Assim, evitamos muitas horas de transporte, o que garante mais economia para o seu bolso e menos cansaço na hora de curtir a viagem!

Assim como esse roteiro de 4 dias em Natal (RN), há vários outros conteúdos no Viagem Club com dicas de roteiro para destinos nacionais e internacionais, ou para passar mais tempo em Natal, como este roteiro de 7 dias em Natal.

Então, boa viagem e até a próxima!

Confira: Roteiro de 5 Dias em Natal.