Carregando...

Roteiro de 6 Dias em Foz do Iguaçu: Aproveite Cada Minuto da Viagem

Para elaborar um excelente roteiro de 6 dias em Foz do Iguaçu, você deve levar em consideração que o local tem muito mais a oferecer do que as célebres Cataratas.

Anúncios

Semelhantemente, dada as possibilidades de diversão, toda ajuda é bem-vinda para definir os passeios.

Anúncios

A cidade é o segundo destino turístico mais visitado em nosso país pelos estrangeiros, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Foz do Iguaçu conta com diversos atrativos naturais.

De tal modo, os empresários e administradores da região têm investido pesado na criação de atrações interessantes, como os complexos de parques Blue Park e Dream Land.

Vamos, então, conferir um roteiro de 6 dias em Foz do Iguaçu super completo e atrativo? Boa leitura!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Iguassu Secret Falls
  • Tour que percorre 10 lindas cachoeiras da região
  • Transporte em todos os pontos turísticos, além hidromassagens e paradas para almoço
Ver Passeio →
City Tour Foz do Iguaçu
  • Tour pelos principais pontos turísticos da região
  • Uma das principais atrações de Foz do Iguaçu
Ver Passeio →
Passeio Itaipu
  • Já recebeu mais de 20 milhões de turistas de todas as partes do mundo
  • O Complexo Turístico reserva várias atrações, como por exemplo o Parque Tecnológico
Ver Passeio →
Cataratas do Iguaçu
  • Vista deslumbrante e de tirar o fôlego
  • Trilhas de mais de 1 Km, e quedas que chegam até a 82 metros de altura
Ver Passeio →
Ciudad Del Este
  • Aproveite para fazer compras no país vizinho, a preços mais em conta
  • Vários shoppings para se visitar e lojas para conhecer
Ver Passeio →
Parque das Aves
  • Trilhas com 1,5 Km de extensão, para entrar em contato com a natureza
  • Ao todo o circuito inclui 5 viveiros, sendo possível conhecer até mesmo os bastidores do parque
Ver Passeio →



Roteiro de 6 dias em Foz do Iguaçu

É possível, com 6 dias, conhecer os pontos turísticos e atrações principais da cidade e, além disso, visitar a vizinha Argentina, a fim de conhecer o outro lado das Cataratas.

Evidentemente, este é um mero exemplo, pois além do roteiro proposto a seguir, você pode optar por outros passeios e/ou incluir as visitações que preferir.

Vamos lá?

Roteiro de 6 Dias em Foz do Iguaçu: Dia 1

Manhã: Parque das Aves

Parque das Aves
Fonte: Augusto08 (Flickr)

Este parque funciona como um centro para a conservação integrada das aves originárias da mata atlântica.

Além disso, o Parque das Aves é a segunda atração mais visitada em Foz do Iguaçu (perdendo, somente, para as Cataratas).

No local, os turistas podem entrar em contato direto com estas aves pertencentes à mata atlântica, mediante os viveiros de imersão, ao longo de caminhadas que articulam o conhecimento com a natureza.

Ademais, o Parque das Aves fica bem perto das Cataratas do Iguaçu – localizadas no Parque Nacional Iguaçu.

Dessa forma, é considerado um dos maiores e mais importantes parques de aves de todo o continente americano.

A principal atividade do Parque das Aves consiste na conservação de cerca de cento e vinte espécies da mata atlântica que, por um motivo ou outro, encontram-se em risco de extinção.

Dentre as espécies existentes junto ao Parque das Aves, destacam-se as corujas, as araras, os tucanos, os periquitos, os urubus, as harpias, as jacutingas, os mutuns, os flamingos e os papagaios, além das borboletas e dos répteis (como os jacarés, as jiboias e as sucuris).

Tarde: City Tour

City Tour Foz do Iguaçu
Fonte: City Tour Foz do Iguaçu (TripAdvisor)

Agora, a cidade de Foz do Iguaçu dispõe do famoso ônibus vermelho.

Nele, é realizado um City Tour imprescindível para os destinos turísticos desse porte.

Foque no que Realmente Importa e Deixe Todo Resto Conosco…

Preparamos um guia completo, atualizado e 100% gratuito para você viajar com tranquilidade e não deixar passar nenhum detalhe. mockup foz
O que você encontrará no nosso Guia Completo de Viagem – FOZ DO IGUAÇU:

✅ A época ideal para realizar sua viagem
✅ Os melhores meios de locomoção
✅ Os principais eventos
✅ Passeios imperdíveis
✅ Atrações indispensáveis
✅ Seleção especial com os principais restaurante

Nós já fizemos todo trabalho por você…

Faça o download gratuito do material e planeje a sua viagem com muito mais facilidade e segurança

Levando cerca de três horas, o passeio (também chamado de “Sightseeing”) conta com 3 paradas: o Templo Budista, a Mesquita Islâmica e o Marco das 3 Fronteiras.

Além disso, o City Tour atravessa mais de trinta pontos de interesse ao longo de seu percurso.

Os visitantes, acompanhados por guias especializados, passam pelos atrativos considerados o “lado B” de Foz do Iguaçu – importantes na formação cultural e histórica da região.

Tudo começa na Avenida Brasil. Deste ponto, os turistas conhecem a história de algumas localidades relevantes na área central da cidade, tais como o tradicional hotel “Cassino”, nas proximidades da Marinha.

O ônibus vermelho parte, do centro, até a zona sul de Foz do Iguaçu, junto ao Porto Meira.

Ali, é feita a primeira parada do City Tour, no Marco das 3 Fronteiras. Após alguns minutos para tirar fotos, o trajeto continua até a Mesquita Islâmica e as demais localidades.

Noite: Empório com Arte

Empório com Arte
Fonte: Daniel C (TripAdvisor)

O Empório com Arte é uma pequena casa de madeira rústica, repleta de obras de arte, atendimento especial e culinária maravilhosa.

Com toda a certeza, este restaurante merece integrar o seu roteiro de 6 dias em Foz do Iguaçu.

Os visitantes que procuram por locais diferentes e bastante especiais para usufruir um belo jantar, encontrarão no local um ambiente encantador, amplo e luxuoso, dotado, ainda, de detalhes que transmitem acolhimento e carinho.

Sérgio, o proprietário do Empório com Arte, é natural de Ouro Preto, Minas Gerais, tendo deixado a carreira de farmacêutico para seguir o sonho de inaugurar uma galeria artística.

Ao se mudar para a cidade de Foz do Iguaçu, adquiriu uma das mais antigas casas do local para transformar o seu desejo em realidade.

Roteiro de 6 Dias em Foz do Iguaçu: Dia 2

Manhã: Compras no Paraguai

Compras no Paraguai
Fonte: MARCOS SOUZA (Flickr)

Quase todos os turistas de Foz do Iguaçu não perdem a oportunidade de reservar um dia para fazer um tour voltado a compras no Paraguai.

Por esse motivo, é essencial incluir essa atividade em sua programação de viagens.

O local preferido para as compras – Ciudad del Este – é uma das maiores zonas francas de comércio de todo o mundo, perdendo somente para Miami e Hong Kong.

Na prática, você disporá de uma ampla gama de opções, incluindo maquiagens, bebidas, perfumes, eletrônicos e algumas das marcas mais famosas do mundo.

Tarde: Cataratas Brasileiras

Passeio de barco nas Cataratas do Iguaçu
Fonte: silene andrade (Flickr)

Desde uma perspectiva de sua extensão, as célebres Cataratas do Iguaçu representam o maior conjunto de quedas d’água em todo o mundo.

O local é visitado, anualmente, por milhões de pessoas, sendo 1 das Novas 7 Maravilhas da Natureza.

As Cataratas se localizam em Foz do Iguaçu (estado do Paraná), na região de fronteira com a cidade argentina de Puerto Iguazú.

Trata-se de duzentos e setenta e cinco saltos dos mais distintos tamanhos: o maior deles conta com oitenta metros de altura, nomeado “Garganta do Diabo”.

Noite: La Máfia Trattoria

La Mafia Trattoria
Fonte: La Mafia Trattoria (TripAdvisor)

No Restaurante La Máfia Trattoria você experimentará todo o sabor da tradicional gastronomia italiana preparada com o máximo carinho.

Nesse estabelecimento, é possível optar entre as melhores carnes e massas, acompanhadas de excelentes vinhos internacionais e nacionais.

Ainda assim, o Restaurante La Máfia Trattoria se destaca pela decoração exclusiva e pelo fato de contar com massas frescas diariamente preparadas, além de uma incrível seleção de vinhos!

A casa oferece serviços de transportes aos seus clientes (levam e buscam no hotel): basta ligar para agendar.

O mais indicado é combinar tudo no dia anterior para chegar ao ambiente inspirando no célebre longa metragem “O Poderoso Chefão”.

Um dos preparos mais famosos do La Máfia Trattoria é o seu inigualável bife à milanesa, contudo os pratos são bem servidos, isto é, caso você coma pouco, vale a pena dividir com a sua acompanhante.

Roteiro de 6 Dias em Foz do Iguaçu: Dia 3

Manhã: Macuco Safári

Macuco Safari
Fonte: Elias Rovielo (Flickr)

O Macuco Safári é tido como um dos melhores passeios pela cidade de Foz do Iguaçu.

Em outras palavras, essa aventura de barco proporciona muita adrenalina aos turistas pelas corredeiras no Rio Iguaçu, terminando em um excelente banho nas cachoeiras das Cataratas do Iguaçu.

O passeio começa dentro do Parque Nacional Iguaçu, de tal forma que se consolidou como um dos atrativos adicionais ofertadas aos visitantes que se destinam às Cataratas.

No total, o passeio do Macuco Safári demora duas horas, sendo dividido em 3 etapas.

A primeira parte pode ser descrita como um trajeto – realizado em veículo elétrico. Nele, um guia explica acerca da flora e da fauna no Parque Nacional.

A visita no Macuco Safári prossegue com caminhada por uma trilha de seiscentos metros, de madeira, até chegar no deck, em que os visitantes recebem coletes salva vidas e entram nos barcos bimotores para subirem o rio, atravessando as famosas Cataratas do Iguaçu.

Tarde: Cataratas Argentinas

Cataratas lado argentino
Fonte: Raúl Alejandro Rodríguez (Flickr)

Em geral, os passeios que são associados às populares Cataratas Argentinas tendem a envolver propostas com mais aventuras aos turistas, propiciando experiências repletas de adrenalina, sobretudo, em comparação ao lado brasileiro.

Ao partir de Sandero Verde, basta tomar um pequeno trajeto que chega à chamada “Estação Cataratas”, 3 linhas centrais conduzem o visitante aos pontos mais procurados na região.

Nesse sentido, o “Circuito Inferior” permite conferir uma vista, a partir de baixo, das impressionantes cataratas.

Por seu turno, o circuito superior oferece uma vista superior das Cataratas.

Outro ponto de interesse é a “Garganta do Diabo” – ela pode ser avistada, também, do lado brasileiro.

Contudo, é possível, do lado argentino, chegar mais perto para sentir a força incrível da queda de água.

Até a cachoeira, um trem ecológico tem o seu ponto de embarque na Estação Cataratas.

Os passeios de trem por essas trilhas são muito agradáveis, a partir de uma vista privilegia da natureza local e suas cachoeiras.

Além dos trajetos e das caminhadas pelas trilhas, você deve considerar o passeio de barco – que deve ser pago à parte.

Um bom exemplo disso pode ser encontrado no Passeio Ecológico: destino recomendável para todos os membros da família que, em cerca de meia hora, aprenderá bastante sobre a flora e a fauna local.

Noite: Armazém Restaurante

O Armazém Restaurante está instalado em um casarão confortável, tendo um cardápio variado que reúne, por exemplo, rodízio com frutos do mar, sequência de bacalhau (acompanhado de Zé do Pipo, à portuguesa, à espanhola e à batata salsa), paletas (de cabrito e de cordeiro) e bife de chorizo.

O ambiente do Armazém Restaurante articula conforto, rusticidade e requinte, oferecendo preparações exclusivas em Foz do Iguaçu, incluindo chopps gelados e um menu completo (tanto pratos frios quanto quentes), petiscos exóticos e carnes nobres.

Todas essas características permitem que os visitantes deliciem os sabores incomuns da gastronomia brasileira.

Vale ressaltar que a história do estabelecimento vem sendo construída há oito anos.

Neste período, o Armazém restaurante tem se reinventado, sempre em busca da excelência e da qualidade da culinária e do atendimento.

Aliás, o cardápio é totalmente ousado e inovador, oferecendo experiências únicas aos clientes.

Lembre-se de que o Armazém Restaurante é um ambiente requintado e diferenciado, em comparação aos demais estabelecimentos de Foz do Iguaçu, inclusive, por ter muitos pratos premiados nos Festivais Gastronômicos da região.

Roteiro de 6 Dias em Foz do Iguaçu: Dia 4

Manhã: Marco das 3 Fronteiras

Tríplice fronteira
Fonte: Camila Maiara (Flickr)

Apenas Foz do Iguaçu pode proporcionar uma visão inigualável do belo pôr do sol entre 3 nações diferentes: Paraguai, Argentina e Brasil.

Principalmente, o Marco das 3 Fronteiras pode ser tido como um obelisco construído em pedra, sendo pintado com as cores de nosso país em um impressionante cenário.

No local, se encontram as águas dos Rios Paraná e Iguaçu. Tal cena emociona os visitantes que, assim, podem visualizar o Paraguai, a Argentina e o Brasil tão próximos uns dos outros.

O marco argentino se encontra nas margens do Rio Iguaçu, enquanto o marco paraguaio está na margem direita do vasto Rio Paraná.

Um triângulo equilátero é formado, fixando os limites territoriais e as soberanias de cada país. O mais interessante é que todos os pontos estão abertos à visitação.

Em relação ao marco brasileiro, em Foz do Iguaçu, você encontrará, além do mirante de observação, estacionamento, lanchonetes, playgrounds e lojas de artesanatos. Vale lembrar a Vila Cenográfica é uma homenagem póstuma às Missões Jesuíticas.

Tarde: Liberty Duty Free

Duty Free
Fonte: Silvio Pereira Costa (Flickr)

A Loja Liberty Duty Free é uma nova atração do Shopping Center Cataratas JL. Afinal, todos os turistas amam fazer compras, não é mesmo? Nesse caso, vale tudo: desde perfumes a eletrônicos e bebidas.

Felizmente, na Loja Liberty Duty Free você encontra esses itens e muito mais! Adicionalmente, os preços são completamente acessíveis a todos os consumidores, à medida que não existe a incidência de impostos.

Esse tipo de estabelecimento, qual seja, a loja franca, tende a ser encontrada nos aeroportos. Mas, na cidade de Foz do Iguaçu, o primeiro centro do tipo foi inaugurado no interior de um dos melhores Shopping Centers da região.

A localização é excelente, pois o próprio Shopping Cataratas JL está situado na Avenida Costa e Silva, número 185, junto ao Parque Pres. 1. Antes de mais nada, em certos países, esse tipo de loja fica espalhado pelas cidades, a exemplo do que ocorre no Uruguai e na Argentina.

Noite: Dreams Ice Bar

Dreams Ice Bar
Fonte: Fabiana S (TripAdvisor)

O Dreams Ice Bar oferece uma aventura congelante em Foz do Iguaçu.

Na cidade, as altas temperatura caíram a partir da inauguração do estabelecimento – o maior bar desse tipo no mundo, contanto mais de trezentos metros quadrado.

Ao lado da sensação de adentrar uma caverna inteiramente feita de gelo, com a temperatura inferior aos 11 °C, você se surpreenderá com a decoração e com os móveis.

Elas são feitas com gelo cristalino, além das mais belas esculturas. Os visitantes encontrarão um bar, pinguins golfinhos, esculpido em gelo.

Todavia, as decorações podem ser renovadas a qualquer momento, uma vez que o atrativo adquiriu uma máquina especificamente projetada para fabricar as suas próprias esculturas.

O funcionamento do Dreams Ice Bar é diário, entre as 8h e 23h. Enquanto são servidos coquetéis para os adultos, as crianças podem se deliciar com chocolates gelados.

Ambos, no entanto, recebem vestimentas especiais, a fim de poderem usufruir com tranquilidade e segurança da divertida pista de dança do Dreams Ice Bar.

Como o bar integra o Complexo Dream Land, você estará perto de outras atrações imperdíveis, como o Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros, Museu de Cera, entre outros.

Roteiro de 6 Dias em Foz do Iguaçu: Dia 5

Manhã: Minas de Wanda

Minas de Wanda
Fonte: Luis E (Flickr)

As indescritíveis belezas existentes nas Minas de Wanda são bastante acessíveis: ficam a menos de cinquenta quilômetros da cidade de Foz do Iguaçu!

Essas jazidas surgiram a partir das quedas de lava vulcânica – um evento geológico ocorrido há milhares de anos.

Antes que assumissem o aspecto atual, a lave fervente deu origem a bolas de ar sobre as rochas que, ao se cristalizarem, geraram as amplas variedades de cores e de pedras que os visitantes tanto admiram.

Ao todo, são 5 minas que os turistas podem acessar durante os passeios. Nas Minas de Wanda, você encontrará água-marinha, cristal de Vênus, cristais de rochas rosadas, topázios (marrons, azuis, amarelos), ágatas, ametistas, rubis, esmeraldas, dentre outras espécies.

Considerando o conjunto apresentado pelas Minas de Wanda, você conhecerá nada menos do que cinquenta e duas variedades!

Segundo a programação turística, você poderá acompanhar as extrações realizadas em cavernas a céu aberto.

Em muitos casos, as atividades levam mais de 1 ano para se completarem, pois, o manuseio artesanal demanda extremo cuidado com as fragilidades desses verdadeiros tesouros.

Tarde: Bela Vista Refúgio Biológico

Refúgio Biológico Bela Vista
Fonte: Jonas de Carvalho (Flickr)

Tendo quase quarenta anos de história, o Bela Vista Refúgio Biológico, de Itaipu, consolidou-se como uma verdadeira referência na conservação da flora e da fauna, principalmente, para outras organizações que atuam no setor elétrico.

Essa unidade de conservação ambiental ocupa uma área consideravelmente grande: são cerca de dois mil hectares!

Na atualidade, o Bela Vista Refúgio Biológico é amplamente reconhecido, integrando um posto avançado para a RBMA (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica).

Ele compõe, também, o Corredor da Diversidade no Rio Paraná, conectando o Parque Nacional Iguaçu às regiões protegidas de Itaipu e ao Parque Nacional Ilha Grande.

Aliás, a maior parte da vegetação contemporânea foi recomposta pela Usina de Itaipu, com gramíneas e áreas de pastagens.

Uma das principais atrações é o zoológico Roberto Ribas Lange, incluindo na maioria dos roteiros de visitação ao Bela Vista Refúgio Biológico, abrigando cento e setenta e dois animais de cinquenta espécies – quarenta e sete são anfíbios e répteis, sessenta são mamíferas e sessenta e cinco são aves.

Noite: La Rueda

La Rueda
Fonte: La Rueda (TripAdvisor)

O restaurante La Rueda é um dos ambientes mais tradicionais de Puerto Iguazu, na Argentina. Em sua decoração rústica há uma interessante articulação com a música contemporânea, deixando o ambiente intimista e agradável.

Dessa forma, o local é altamente recomendável para reuniões de negócios, ocasiões especiais ou jantares em família. Juntamente a isso, o cardápio oferece ampla variedade de massas, saladas e entradas.

Vale destacar as preparações tipicamente argentinas, tais como o Bife de Chorizo e o Surubi recheado com camarões – a especialidade do chef.

Entretanto, ao lado da gastronomia refinada, o estabelecimento dispõe de uma adega própria, com mais de setecentos rótulos de diversas regiões vinícolas, sobretudo, argentinas.

Portanto, os clientes podem aproveitar as dicas para a harmonização oferecidas pelo sommelier da casa, a fim de garantir uma experiência gastronômica única e inesquecível.

Porém, os turistas que, porventura, consideram que a culinária argentina se resume aos pratos que têm as carnes como elemento central, se surpreenderão no restaurante La Rueda.

Uma vez que a região é rica em peixes, a casa disponibiliza excelentes opções de surubi, dourados e outros peixes muito saborosos.

Roteiro de 6 Dias em Foz do Iguaçu: Dia 6

Manhã: Itaipu (Circuito Especial)

Itaipu Binacional
Fonte: Marcelo Costa (Flickr)

O passeio pelo Circuito Especial da Usina Hidrelétrica de Itaipu oferece, ainda, um atendimento diferenciado, com guias trilíngues preparados para relatar sobre as curiosidades e a história do local, além de ônibus especial e a possibilidade de fotografar e filmar livremente a visitação.

Portanto, o Complexo Turístico Itaipu propicia, por meio do Circuito Especial, a oportunidade de conhecer atrações fantásticas, como a Barragem de Itaipu, o Vertedouro, o Mirante Central, o Homem de Aço, os Condutos Forçados, o Interior da Usina, a Sala de Controle, a Galeria dos Geradores, dentre outros espaços interessantes.

Tarde: Expedição Aguaray

Aguaray Eco Esportes
Fonte: Aguaray Eco Esportes (TripAdvisor)

A Expedição Aguaray tem início por uma caminhada (a trilha é de menos de 1,5 km) até a base do Rio Iguaçu.

Desse modo, a célebre “Trilha do Índio” atravessa a mata atlântica, com rica flora e fauna, lindas árvores e uma região habitada, majoritariamente, por quatis, macacos e os mais variados pássaros.

Porém, toda a diversidade existente no Parque Nacional que propicia a Expedição Aguaray é surpreendente.

Em média, as caminhadas duram cerca de quarenta e cinco minutos – em um ritmo leve para que possamos apreciar a exuberante beleza do caminho.

Ao chegar na base do rio, os visitantes recebem equipamentos e instruções, para que depois embarquem no Stand Up Paddle (SUP) ou caiaque.

Após todos embarcarem, as atividades na água se iniciam.

Os turistas passam a remar durante uma hora, em um raio total de dois quilômetros no Rio Iguaçu – uma região de exuberante beleza.

Este é o lugar ideal para ter momentos agradáveis, conhecendo a natureza verdadeira do Iguaçu.

Noite: El Quincho del Tío Querido

El Quincho Del Tio Querido
Fonte: Caroline Kim (Flickr)

No Restaurante “El Quincho del Tío Querido” você terá a chance de provar uma genuína parrilla argentina.

Esse estabelecimento, localizado nas proximidades da fronteira com o Brasil, é o mais famoso e tradicional para experimentar essa maravilha gastronômica.

Com um ambiente aconchegante e decoração rústica, o restaurante “El Quincho de Tío Querido” possui 2 andares, uma capacidade para quatrocentas pessoas e, ainda, um palco para apresentações de música latina e tango que ocorrem todas as noites.

Em sua parte externa, você encontrará um quiosque dotado de grelha à lenha, a partir do qual saem as amplas porções que são servidas sob o sistema conhecido a la carte.

Dentre as pedidas principais, encontra-se a parrilha completa, na qual é possível experimentar vários tipos de carne, tais como morcilla (que são linguiças feitas a partir do sangue de porco), molleja (pescoço), fraldinha, chorizos (linguiças) e costela.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Foz do Iguaçu