Samoa Beach Resort

Roteiro de 7 Dias em Porto de Galinhas: Veja Como Aproveitar

Seguir um roteiro de 7 dias em Porto de Galinhas assegurará tranquilidade, excelente infraestrutura e piscinas dotadas de águas mornas, cristalinas e com vários tipos de peixinhos coloridos.

Portanto, elabore a sua programação para conhecer o destino turístico localizado na cidade de Ipojuca, em Pernambuco. Porto de Galinhas está situada a meros cinquenta quilômetros da capital do Estado. Confira!

Roteiro de 7 dias em Porto de Galinhas

As praias em Porto de Galinhas são continuamente premiadas com o título de melhores do Brasil pela imprensa especializada. Amplamente conhecida pelas suas piscinas naturais, o distrito oferece mar calmo e ótima estrutura para receber os turistas.

Similarmente, o mar nem sempre é calmo em Porto de Galinhas: existem praias ideais para quem viaja com crianças, com arrecifes que formam imensas piscinas naturais.

No entanto, você também encontrará praias com mar agitado, altamente recomendável à prática de surf.

No passado, a praia de Porto de Galinhas (ou “Praia da Vila”) era o mais importante ponto de comercialização de pessoas escravizadas na região nordeste.

Os navios aportavam escondidos, com indivíduos encobertos sob gaiolas que transportavam galinhas.

Desse modo, a chegada de escravizados ao porto passou a ser anunciada da seguinte forma “tem galinhas novas no porto!”. Com o passar do tempo, a então chamada “Praia de Porto Rico” passou a ser conhecida pelo nome “Porto de Galinhas”.

Vamos conferir o que fazer durante o seu roteiro de 7 dias em Porto de Galinhas?

Roteiro de 7 Dias em Porto de Galinhas – Dia 1

Manhã: Passeio de jangada

Passeio de jangada em Porto de Galinhas
Fonte: Parchen (Flickr)

Em Porto de Galinhas, os passeios de jangada são oportunidades imperdíveis!

Durante as maré baixa, você conseguirá usufruir as maravilhosas piscinas naturais de Porto de Galinhas compostas por águas cristalinas, observando os peixinhos coloridos e os corais.

Os valores dos passeios de jangada são tabelados e os ingressos devem ser adquiridos diretamente na cabine da Associação de Jangadeiros (o local fica no Centrinho).

Os passeios custam cerca de R$ 40 por pessoa, durando quase uma hora. Assim como em outros destinos turísticos, convém ficar atento: para usufruir do seu passeio, confira a tábua de marés.

Por analogia, os passeios só valem a pena quando são realizados durante o período de marés baixas.

Nessa época, a visibilidade das águas fica melhor. Por esse motivo, os horários mais indicados para a realização dos passeios são no início da manhã.

Estes passeios de jangada para as piscinas naturais, em Porto de Galinhas, são considerados experiências inesquecíveis e únicas.

Afinal, em apenas 1 hora você conhecerá as piscinas naturais, incluindo a célebre “Mapa do Brasil”, mergulhando ao lado dos peixinhos e da fauna marinha.

Caso prefira, você poderá contratar, ainda, serviços profissionais de filmagem e de fotografai, a fim de registrar esses momentos únicos, guardando-os para sempre!

Enfim, é a nossa primeira dica para você curtir assim que chegar em Porto de Galinhas.

Tarde: Passeio de buggy de ponta a ponta

Passeio de Buggy em Porto de Galinhas
Fonte: Carta sem Portador (Flickr)

Este passeio é outro clássico de Porto de Galinhas. Como tal, não pode ficar de fora do seu roteiro de 7 dias.

O chamado “Passeio de Buggy Ponta a Ponta” confere aos turistas uma oportunidade única: conhecer as mais diversas praias da região de uma só vez!

Os passeios duram em torno de seis horas e tendem a começar pela Praia de Muro Alto, passando pelo Pontal de Maracaípe, pela Praia de Maracaípe, pela Praia da Vila e pelo Cupe.

Para finalizar o seu passeio, a melhor dica é aproveitar o pôr do sol junto ao Pontal de Maracaípe. Essa experiência é simplesmente imperdível – um dos melhores horários para os passeios de buggy é feito à tarde.

Nesses passeios, os visitantes percorrem dezesseis quilômetros de praias por Porto de Galinhas, permitindo percorrer o que há de melhor no litoral sul do estado de Pernambuco.

Antes de mais nada, tenha em mente que praias belíssimas como Maracaípe, Cupe e Muro Alto integram essa rota. Em Maracaípe, aliás, você poder conhecer o célebre Pontal, em que o rio se encontra com o mar.

Noite: Restaurante La Tratoria

La Tratoria
Fonte: La Tratoria (TripAdvisor)

Para desfrutar da sua primeira noite ao ficar em Porto de Galinhas, a nossa dica é o Restaurante La Tratoria. Conforme seu nome indica, este estabelecimento é especializado em massas, apresentando um variado cardápio, além de carnes e pizzas.

Uma boa sugestão para quem visita o Restaurante La Tratoria consiste em priorizar a escolha de uma deliciosa bebida de sua vasta carta de vinhos, a fim de acompanhar um jantar agradável e especial.

Em conclusão, a gastronomia italiana é uma opção excelente para os turistas.

À medida que estes pratos estão presentes em quase todo o mundo, você terá uma interessante garantia de que provará sabores já aprovados e conhecidos por todos.

Ainda mais importante: com o Restaurante La Tratoria, isso não é diferente. As preparações são baseadas em molhos ou massas, isto é, dificilmente você não vai apreciar a comida servida por lá.

Em todo caso, se não apreciar massas – o que é raro – terá à sua disposição diferentes tipos de pães, risotos e outras receitas deliciosas.

Roteiro de 7 Dias em Porto de Galinhas – Dia 2

Manhã: Praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros
Fonte: Andrei (Flickr)

Essa é a praia ideal para quem procura um local paradisíaco, dotado de águas cristalinas e mornas.

A Praia dos Carneiros é outro destino que não pode ficar de fora de seu roteiro em Porto de Galinhas. Afinal, trata-se de uma diversão garantida para a sua família!

Localizada na cidade de Tamandaré, região sul do estado de Pernambuco, a Praia dos Carneiros fica a cerca de uma hora em relação à Porto de Galinhas.

Contudo, há empresas turísticas que fornecem viagens de “bate e volta” que duram todo o dia e, de modo geral, incluem transfer, guia, passeio de catamarã e local de apoio (Restaurante Bora Bora).

Vale ressaltar que os passeios de catamarã costumam ter duas paradas: uma junto ao banco de areia na Praia de Guadalupe, permitindo que os visitantes usufruam do banho de mar.

A outra parada serve para tomar um delicioso e rejuvenescedor banho de argila.

Tarde: Maragogi

Maragogi
Fonte: Gi Gi (Flickr)

Localizada entre Maceió e Recife, esta praia fica a menos de noventa quilômetros em relação a Porto de Galinhas.

Maragogi já foi chamada de “Caribe Brasileiro” em função de suas águas calmas, cristalinas e azuis, dotadas de lindas piscinas naturais.

Por esse motivo, muitas agências turísticas comercializam passeios e viagens de “bate e volta” para que os visitantes aproveitem a Praia de Maragogi.

Nestes percursos, você poderá usufruir das célebres galés de Maragogi, isto é, piscinas naturais formadas a vários quilômetros da costa.

Ademais, você terá a chance de conhecer as incomparáveis praias de Antunes, Xaréu e Barra Grande.

Para visitar as piscinas naturais em Maragogi, um dos principais pontos de partida é praia central. Desta área, partem a maioria das embarcações rumo ao alto mar.

Dentre as piscinas naturais, as mais famosas são Taocas, Barra Grande e Galés.

À medida que existe um revezamento de visitas entre elas, a fim de controlar a quantidade de turistas e coibir a danificação dos corais, certamente você não escolherá qual delas conhecer em seu passeio.

Noite: Restaurante Barcaxeira

Barcaxeira
Fonte: Barcaxeira (TripAdvisor)

Se você aprecia frutos do mar, não pode deixar de ir ao Restaurante Barcaxeira, no distrito de Porto de Galinhas. A estrutura do estabelecimento é excelente e o seu ambiente é extremamente familiar.

Na realidade, são 2 ambientes, propiciando experiências únicas aos seus frequentadores. Igualmente, uma sugestão imperdível consiste em experimentar a macaxeira gratinada – uma especialidade muito saborosa deste restaurante.

Juntamente a isso, considere que o local fica nas proximidades da praia, sendo uma ótima escolha para comer após visitar o Projeto Hippocampus sem, para tanto, ter que se deparar com surpresas desagradáveis em sua conta.

O cardápio traz diversas opções. No entanto, as macaxeiras gratinadas – disponibilizadas em 3 tamanhos – figuram entre os pratos mais pedidos. Com vários sabores, as macaxeiras chegam frescas e quentinhas às mesas!

Roteiro de 7 Dias em Porto de Galinhas – Dia 3

Manhã: Samoa Beach Resort

Samoa Beach Resort
Fonte: Samoa Beach Resort (TripAdvisor)

O terceiro dia de seu roteiro em Porto de Galinhas será destinado ao relaxamento, focando em aproveitar momentos de diversão e descanso junto ao Samoa Beach Resort!

Ao contrário de outros estabelecimentos do ramo, o Samoa Beach Resort está situado na beira do mar, precisamente, do mais bonito e interessante trecho de praia (Muro Alto).

Diante dos hóspedes, estende-se um mar de águas mansas e cheio de piscinas naturais.

Por exemplo, uma boa dica é aproveitar para acordar no horário que você quiser e, depois, tomar um saboroso café da manhã tendo uma indescritível vista para este mar.

Posteriormente, é altamente recomendável ficar, simplesmente, à toa, banhando-se nas águas calmas e mornas do mar ou, se preferir, na piscina do Samoa Beach Resort, deliciando-se com água de coco.

Por último, os quartos do Samoa Beach Resort cativam os turistas pelo seu conforto e ambientação: as decorações enfatizam os elementos relacionados à região e, também, às ilhas do Oceano Pacífico.

Essas referências são articuladas, de forma elegante e sutil, com tonalidades serenas, evidenciando a beleza inerente às madeiras brasileiras nos mobiliários – um toque especial dado pelos talentosos artesãos da região de Porto de Galinhas.

Tarde: Piscinas Naturais

Piscina Natural de Porto de Galinhas
Fonte: Carlos Vasconcelos (Flickr)

As piscinas naturais representam, com toda a certeza, um dos mais famosos cartões postais do Brasil. De fato, elas são um dos principais pontos turísticos em Porto de Galinhas.

Bem como estão situados a poucos metros das faixas de areia, essas piscinas são compostas por corais que sempre emergem durante os períodos de marés baixas.

Além disso, para chegar até elas, os turistas devem realizar um passeio excitante de jangada (com uma duração média de dez minutos).

Então, as piscinas mais relevantes para os seus dias Porto de Galinhas, estão localizadas na chamada “Praia da Vila”, isto é, na badalada praia do Centrinho do distrito.

Para acessá-la, a forma mais usada pelos visitantes é o tradicional e divertido passeio de jangada.

Os ingressos são comercializados nas cabines pertencentes à Associação de Jangadeiros, situada junto a beira da praia. Para não se perder, basta lembrar que fica pertinho do letreiro com os dizeres “Porto de Galinhas”.

Os valores giram a partir de R$ 40 por pessoa. Conforme mencionado, em menos de 15 minutos você chegará nas piscinas e poderá usufruir dessas maravilhas naturais por, pelo menos, uma hora!

Noite: Restaurante Beijupirá

Beijupirá
Fonte: Ricardo B (TripAdvisor)

Na sua terceira noite em Porto de Galinhas, não deixe de ir até um dos melhores restaurantes do destino.

O Beijupirá proporciona pratos autorais de grande elegância, fazendo a alegria de seus frequentadores, sobretudo, aqueles que são apreciadores de frutos do mar.

Acerca dos serviços oferecidos e do atendimento, saiba que o Restaurante Beijupirá é reconhecidamente destacado nesses quesitos, mantendo um clima sempre excelente e cordial.

Um dos pontos mais interessantes do Restaurante Beijupirá pode ser encontrado em sua colorida decoração, tornando o estabelecimento ainda mais agradável. De modo geral, todos os aspectos são muito satisfatórios.

Nesse meio tempo, considere que, de acordo com a tradição indígena, o Beijupirá é uma espécie de rei dos peixes. O animal não vive em cardumes e, tampouco, pode ser pescado em grandes quantidades.

Roteiro de 7 Dias em Porto de Galinhas – Dia 4

Manhã: Praia da Vila

Praia da Vila
Fonte: adrianasaito (Flickr)

Esta á mais estruturada e movimentada praia da região, portanto, um dos melhores passeios em Porto de Galinhas.

De fato, é dela que partem as célebres jangadas para as piscinas. A Praia da Vila concentra, também, a maior parte dos bares e restaurantes do destino.

Muitas pessoas a conhecem como “Praia de Porto de Galinhas”, uma vez que é a principal do distrito e, como tal, não pode faltar em seu roteiro de 7 dias.

O local fica cheio de turistas, sobretudo, aos finais de semana e no verão, tornando os espaços na areia bastante concorridos.

Tarde: Maracaípe

Praia de Maracaípe
Fonte: Sergio Falcetti (Flickr)

Maracaípe é amplamente procurada pelos surfistas, possuindo ondas perfeitas para quem pratica o esporte. Eventualmente, o local serve de palco para campeonatos importantes da modalidade.

Cercada por maravilhosos coqueirais, a praia de Maracaípe conta com poucos quilômetros em sua extensão, assim como determinadas áreas nas quais o mar é bem mais calmo.

As areias são finas e fofas. Desde já, considere que não existem grandes elementos estruturais em Maracaípe.

Mesmo assim, ela é uma ótima alternativa para os visitantes que priorizam o sossego ou apreciam praticar o surf.

O badalado “Bar do Marcão” é o point de Maracaípe, situado nas proximidades do palanque – locam em que muitos surfistas se concentram para pegar ondas.

De modo geral, a praia é deserta em alguns pontos, merecendo cuidados adicionais para quem entra no mar – devido à força de suas ondas.

Noite: Restaurante Farofa Fina

Farofa Fina
Fonte: Juliana Ribeiro (TripAdvisor)

Para quarta noite dos seus 7 dias em Porto de Galinhas, recomendamos o Restaurante Farofa Fina. Este estabelecimento figura entre os mais tradicionais do destino.

Dotado de um agradável ambiente, música de qualidade e preços justos, corresponde integralmente às expectativas dos mais variados perfis de frequentadores: casais em lua de mel, famílias, encontros de amigos, idosos, jovens e muito mais.

A maioria dos turistas recomendam o Restaurante Farofa Fina, em grande medida, devido às delícias da gastronomia brasileira que são servidas no local.

Certamente, você ficará encantado com a fascinante moqueca, a saborosa farofa ou a ótima carne de sol.

Primeiramente, comer boas queijadas é uma das experiências únicas proporcionadas pelo Restaurante Farofa Fina. A seguir, uma boa dica é provar uma deliciosa cachaça artesanal.

Então, aproveite essa oportunidade e experimente, ainda, ótimos cortados, saborosas limonadas e excelentes caipirinhas.

Atualmente, muitos frequentadores reportam, nas redes sociais, a extrema qualidade do atendimento e a simpatia dos funcionários do Restaurante Farofa Fina.

Roteiro de 7 Dias em Porto de Galinhas – Dia 5

Manhã: Pontal de Maracaípe

Pontal de Maracaípe
Fonte: Eduardo Trotte (Flickr)

O Pontal de Maracaípe é o lugar em que ocorre o encontro das águas provenientes do rio e do mar.

Depois que se acostumar com a beleza deste fenômeno natural, você notará que se trata de um dos mais tranquilos locais para passar os dias em Porto de Galinhas.

Esta região oferece, também, passeios de jangada, com paradas estratégicas para que os visitantes possam observar os cenários formados pelos cavalos marinhos e pelo manguezal.

Tarde: Projeto Hippocampus

Projeto Hippocampus
Fonte: Decarona (TripAdvisor)

Que tal passar a tarde do seu quinto dia, encontrando o que fazer em Porto de Galinhas fora do circuito de belezas naturais e praias? O distrito possui, também, passeios educativos muito interessantes.

Um bom exemplo disso é o Projeto Hippocampus: um centro ambiental dedicado à proteção e pesquisa das espécies de cavalos marinhos que habitam a região. Em contrapartida, o acesso ao local é bem fácil.

O Projeto Hippocampus está localizado na região central da Vila de Porto de Galinhas: Rua da Esperança, número 700.

Este escritório está aberto à visitação entre terça-feira e sexta-feira, em dois horários: de 9 h até 12 h 50 e, depois, de 14 h 30 até 16h 50.

Noite: Centrinho de Porto de Galinhas

Centro de Porto de Galinhas
Fonte: Pernambuco é Aqui (Flickr)

Passar a noite do seu quinto dia no Centrinho de Porto de Galinhas é uma excelente opção. O local oferece várias lojinhas, bares e restaurantes.

De acordo com as características de cada visitante, este passeio noturno pode surpreender positivamente, principalmente, depois de um dia de praia.

O Centro de Porto de Galinhas é completamente enfeitado com as célebres galinhas – marca registrada do distrito – concentrando, em seu entorno, o que há de melhor na vida noturna da região.

Roteiro de 7 Dias em Porto de Galinhas – Dia 6

Manhã: Praia do Cupe

Praia do Cupe
Fonte: Guilherme Fonseca (Flickr)

Na Praia do Cupe, você encontrará uma faixa de areia ladeada por resorts, hotéis de luxo e coqueirais.

Embora conte com um mar violento e atraia uma alta quantidade de visitantes, há uma área específica, com corais espalhados.

Isso permite que o mar fique mais calmo e, consequentemente, apareçam pequenas piscinas, justamente, na área que é denominada “Pontal do Cupe”. Com certeza, vale a pena conhecer!

Tarde: Praia de Serrambi

Praia de Serrambi
Fonte: Sergio Falcetti (Flickr)

Na Praia de Serrambi você encontrará águas calmas, mornas e claras. Durante os períodos de marés baixas, são formadas piscinas na beira da praia, sendo possível atingi-las a nado.

Agora, para chegar à Praia de Serrambi, você terá que entrar pela estrada Porto de Galinhas – Serrambi.

Após chegar ao Centrinho de Porto de Galinhas, basta procurar pelo condomínio chamado de “Ponta de Serrambi”.

Noite: Bar da Praia

Bar da Praia Pontal do Cupe
Fonte: Bar da Praia Pontal do Cupe (TripAdvisor)

O Bar da Praia (que também é um excelente restaurante) fica no Pontal do Cupe.

O estabelecimento propicia uma vista para os arrecifes e corais da região, com infraestrutura dotada de áreas para cadeira ao pé da areia e no piso superior, além de banheiros climatizados.

Logo depois, a culinária local merece um destaque à parte: uma das especialidades do Bar da Praia é a cioba servida com molho de camarão.

Este prato vem acompanhado de batatas fritas, vinagrete e arroz.

Ao mesmo tempo, o peixe cioba custa cerca de R$ 180, pesando quase dois quilos. No Bar da Praia, ele sempre é servido fresquinho e em porções que servem até três pessoas adultas.

Roteiro de 7 Dias em Porto de Galinhas – Dia 7

Manhã: Ateliê Gilberto Carcará

Ateliê Gilberto Carcará
Fonte: Ateliê Gilberto Carcará (TripAdvisor)

Gilberto Carcará é um dos escultores mais famosos do país, tendo como uma de suas marcas registradas as galinhas que entalha diretamente nos troncos dos coqueiros.

Natural de Olinda, o artista encontrou um meio, em seu trabalho, de representar Porto de Galinhas usando matérias primas da região.

Logo após cada criação, Carcará expõe as obras em todos os pontos de Porto de Galinhas.

Contudo, bem na frente da popular feirinha de artesanato (nas proximidades do Centro de Informações aos Turistas), você poderá admirar algumas de suas peças que visam homenagear grandes personalidades brasileiras e internacionais.

Tarde: Praia de Muro Alto

Praia de Muro Alto
Fonte: Nina Maia (Flickr)

A Praia de Muro Alto é perfeita para as crianças. O destino tem esse nome devido ao fato de abrigar um gigantesco banco de corais, formando uma enorme piscina natural durante os períodos de marés baixas.

À primeira vista, a praia é uma das mais populares para ter o que fazer em Porto de Galinhas, de tal sorte que o local é cercado por diversos hotéis charmosos e pousadas bastante requintadas.

Noite: Café da Moeda

Café da Moeda
Fonte: Café da Moeda (TripAdvisor)

No passado, o Café da Moeda ficava junto à Rua das Sombrinhas, a cerca de cinquenta metros das famosas piscinas de Porto de Galinhas.

Na atualidade, o estabelecimento está situado nas proximidades da área de comercialização de ingressos para os passeios de jangadas.

No Café da Moeda, você encontrará aspectos interessantes da história do Brasil e, também, uma infinidade de sobremesas deliciosas. Uma das mais pedidas pelos frequentadores é a preparação culinária chamada de “Cartola”.

O prato custa menos de R$ 20, contendo manteiga, queijo, sorvete, banana e, a depender do gosto do cliente, canela em pó.

O bolo de rolo é, também, outra pedida comum dos visitantes do Café da Moeda. Ele pode ser acompanhado de sorvete custando algo em torno de R$ 15.

Chegamos ao fim das nossas dicas! E então, o que você achou? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver dúvida. Até a próxima!