Rua do Mucugê: Vale a Pena? 7 Formas de Curtir o Local

Conhecida como a “rua mais charmosa do Brasil”, a Rua do Mucugê conta com uma excelente localização e com estabelecimentos que propiciam um clima inigualável.

O termo “mucugê”, aliás, é de origem indígena, sendo originalmente utilizado para designar uma fruta encontrada nas margens dos rios que integram a Chapada Diamantina.

No local, surgiu uma fazenda de mesmo nome e que, posteriormente, atraiu diversas pessoas em função de suas jazidas de diamantes, desenvolvendo-se como um município.

Considerando o destino turístico de Arraial d’Ajuda em Porto Seguro, a Rua do Mucugê concentra a maioria das lojas, restaurantes e outras atrações comerciais para os visitantes.

Como fica no centro da cidade, a rua entra no roteiro de muitos turistas.

O que fazer na Rua do Mucugê?

A Rua do Mucugê é, praticamente, uma parada obrigatória para quem visita Arraial d’Ajuda.

Além de disponibilizar várias lojas, bares e restaurantes dos diferentes tipos, ela dá acesso direto à celebre praia do Mucugê.

De fato, o local evoca um charme especial, principalmente, no período noturno, repleto de muita música, alegria e arte, sendo altamente recomendável para um passeio à noite.

Então, não perca a oportunidade de passar momentos inesquecíveis em meio a um clima festivo incomparável!

Dentre as principais atrações da Rua do Mucugê, destacam-se:

1. Pubs e barzinhos

Rua Mucugê
Fonte: mospital (Flickr)

Existem, adicionalmente, pubs e barzinhos que tocam boas músicas para que os encontros entre amigos estejam bem animados.

Esses locais na Rua do Mucugê são excelentes para a paquera, atraindo muitas solteiras e solteiros que estão aproveitando as suas férias em Arraial d’Ajuda.

2. Música ao vivo

As atividades culturais representam um dos motivos centrais para que a Rua do Mucugê tenha se tornado tão conhecida em Arraial d’Ajuda.

Há um palco aberto no qual os artistas podem se apresentar sempre que desejarem.

Essa facilidade estimula a criatividade das pessoas, abrindo espaço para as mais distintas formas de expressão cultural.

3. Lojinhas

Rua Mucugê
Fonte: Helloá Passos (Flickr)

Ao visitar a Rua do Mucugê pela primeira vez, você ficará agradavelmente surpreendido pela quantidade de lojinhas que comercializam artesanatos e produtos típicos do estado da Bahia.

É possível encontrar artigos e roupas de praia capazes de deixar a sua viagem ainda mais completa.

Há, também, muitos itens de recordação da natureza e das praias de Arraial d’Ajuda.

Desse modo, você terá ótimas opções para presentear algum familiar, amiga ou amigo especial.

4. Morocha Club

O Morocha Club foi inaugurado, em Arraial d’Ajuda, no segundo semestre de 2001, como um bar dotado de sete bancos e quatro mesinhas, originalmente denominado de “La Morocha Cocktail Bar”, proporcionando, todas as noites, shows ao vivo, com muito alto astral e drinks diferenciados.

Na atualidade, o Morocha Club é um estabelecimento que comporta pouco menos que mil pessoas e continua apresentando os shows musicais, porém, com o mesmo alto astral e mais drinks.

Um aspecto evidenciado em qualquer visita à casa noturna da Rua Mucugê é a vontade que seus proprietários demonstram de sempre crescer e melhorar.

De tal sorte que os turistas encontram, no local, toda a sofisticação da gastronomia contemporânea, bandas ao vivo, um clima aconchegante e DJs convidados.

Todas essas atrações fazem do Morocha Club o destino ideal para quem aprecia tanto a boa mesa quanto as experiências divertidas com os amigos, familiares ou paqueras.

Não se esqueça de que a caso abre todas as noites, durante a alta temporada, a partir de 18h30.

No período de baixa temporada, permanece fechada somente aos domingos.

5. Beco das Cores

Beco das Cores
Fonte: Helena (Flickr)

Prestar atenção às galerias é uma boa dica para quem visita a Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda. Afinal, dada a sua disposição ao longo da via, elas podem passar despercebidas por muitas pessoas.

Entre essas galerias, a mais famosa, certamente, é a chamada de “Beco das Cores”.

No local, existem alguns restaurantes excelentes. O caminho termina diante de um condomínio formado por casinhas charmosas pintadas em várias tonalidades.

Tenha em mente, porém, que há outras galerias que valem a pena serem visitadas. Por exemplo, outra via bastante conhecida por quem passeia pela Rua do Mucugê é a Rua Broadway.

Ela leva até o magnífico Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda. Ao longo de toda a Rua do Mucugê você encontrará, também, distintas lojas de decoração, artesanato, roupas de banho, vestuário, calçados e, inclusive, franquias famosas e caras.

Uma das mais interessantes particularidades do local pode ser encontrada no fato de que muitos estabelecimentos comerciais ficam fechados na segunda-feira ou na terça-feira – dias altamente recomendáveis para descansar nas cidades turísticas.

6. Mercado das Artes

O Mercado das Artes é um espaço elegante, oferecendo exposições periódicas de artesãos e artistas locais.

Trata-se, em suma, de uma versão moderna e chique do velho mercado hippie.

Nos dias atuais, é um ótimo local para encontrar souvenires originais ou presentes especiais em Arraial d’Ajuda.

Cumpre ressaltar, por fim, que a gastronomia é, sem dúvidas, um dos pontos mais fortes da Rua do Mucugê.

Com efeito, há restaurantes das mais diversas especialidades, oferecendo, consequentemente, os mais distintos sabores.

Portanto, caso esteja em busca de uma recordação ou, inclusive, de artigos que sigam as últimas tendências de moda praia, terá à sua disposição dezenas de lojas – que vão desde as mais glamourosas até as mais simples – que, diariamente, expõem tudo o que os visitantes precisam.

7. Praça Caminho do Mar

Praça Caminho do Mar
Fonte: Michelle B (Flickr)

A Praça Caminho do Mar é um ambiente único (capaz de integrar arquitetura e natureza) e extremamente convidativo para um convívio harmonioso entre os eventos culturais, a boa música, a cultura, a arte e uma formidável amostra da culinária local, ótimos serviços, banco 24 horas e oportunidades de compras.

Assim, a praça ocupa o espaço da antiga pousada chamada de “Caminho do Mar”.

Tendo sido inaugurada no ano de 2013, reúne lojas de conveniência e de artesanato, lanchonetes, creperias, choperias, restaurantes e bares.

Posts Relacionados

A Rua do Mucugê é um excelente local para curtir!

Como se não bastasse, há uma plêiade de pousadas aconchegantes, pitorescas, simples, luxuosas, com excelentes opções de conforto que, similarmente, podem ser encontradas diretamente junto à Rua do Mucugê.

Em outras palavras, a Rua do Mucugê propicia, ainda, os mais distintos serviços de conveniência, tais como caixas eletrônicos, casas de câmbio, locadoras de veículos, agências de turismo, farmácias, dentre outros.

E aí, gostou do artigo? Então, acompanhe os nossos conteúdos e mantenha-se sempre bem-informado acerca das melhores dicas de viagem!