Carregando...

Salvador em Agosto: 5 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Diferente do que muitos pensam, viajar para Salvador em agosto pode ser uma excelente ideia. Apesar de ser inverno, não faz frio na cidade e você vai conseguir curtir muito o litoral baiano.

Anúncios

Quer saber como? Então, confira a seguir!

Anúncios



Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia de Itapuã
  • Lugar que serviu de inspiração para a música de Toquinho, com letra de Vinicius de Morais
  • O Farol da Praia de Itapuã é o mais belo cartão postal de Salvador
Ver Passeio →
Praia do Porto da Barra
  • Porto da Barra já foi eleito pelo The Guardian como a terceira melhor praia do mundo
  • Excelente opção de praia urbana, tranquila até nos fins de semana
Ver Passeio →
Zoológico de Salvador
  • Conta com espécies raras e ameaçadas de extinção
  • Mais de 700 mil metros quadrados, com cerca de 1500 animais
Ver Passeio →
Pituba
  • Município de maior variedade comercial de Salvador
  • São várias as atrações, desde Centro Histórico, praias e o Mercado Modelo
Ver Passeio →
Rio Vermelho
  • Um dos bairros mais movimentados da Bahia
  • Famoso por ser um excelente ponto gastronômico
Ver Passeio →
Praia das Neves
  • Melhor lugar de todos para apreciar o mar e pegar aquele bronzeado
  • Lugar ideal para quem gosta de tirar fotos maravilhosas
Ver Passeio →



Como aproveitar Salvador em agosto da melhor maneira possível?

Apesar de ser inverno, o clima em Salvador em agosto é quente para quem não está acostumado com o calor do nordeste brasileiro.

Segundo a média histórica, as temperaturas podem variar entre 22°C e 28°C. Também chove pouco nessa época do ano, com precipitação média de 95 mm e 11 dias de chuva.

Contudo, as chuvas em Salvador costumam ser rápidas, pois venta bastante.

De qualquer forma, é bom conferir a previsão de tempo quando for montar o seu roteiro de viagem.

A vantagem de viajar para Salvador em agosto é que a cidade está mais vazia, já que as férias escolares já acabaram e não há feriados nesse mês.

Por isso, os pontos turísticos estão mais tranquilos e os preços das passagens aéreas e hospedagens estão mais acessíveis.

Ficou animado para viajar para Salvador em agosto? Então, confira algumas dicas de atrações para curtir durante a viagem!

1. Festival da Cultura Japonesa

Festival da Cultura Japonesa em Salvador
Fonte: Bonodori Salvador (Flickr)

A cidade de Salvador tem festivais o ano inteiro. Em agosto, por exemplo, é realizado o Festival da Cultura Japonesa.

O evento acontece todos os anos desde de 2007, sempre no último final de semana de agosto. Segundo os organizadores do festival, o seu objetivo é divulgar a cultura japonesa na Bahia apresentando seus costumes e tradições.

O Festival da Cultura Japonesa possui uma programação cultural bastante interessante, com apresentações de música, ilusionismo, artes marciais, exposições e oficinas culturais.

Além disso, você também pode praticar algumas modalidades de artes marciais com mestres, como karatê, sumô e aikidô.

Outra atração do festival é a gastronomia japonesa. Atualmente, mais de 20 restaurantes participam do evento e servem os pratos mais tradicionais, como lamén, tempurá e sushi.

Ademais, você também pode comprar diversos artigos temáticos na área de compras.

Sem dúvida, esse é um ótimo passeio para fazer em família!

2. Rio Vermelho

Rio Vermelho
Fonte: wilphid (Flickr)

Embora Salvador em agosto seja mais tranquilo, você ainda pode encontrar um pouco mais de agitação no bairro Rio Vermelho.

Lá há vários restaurantes, bares e baladas. O bairro também é famoso por ser um dos melhores lugares da cidade para comer acarajé.

No Rio Vermelho está localizado o Ceasinha (Mercado do Rio Vermelho).

Via de regra, os preços por lá são melhores do que nos demais pontos turísticos de Salvador. Além disso, dependendo do dia, o local oferece música ao vivo na Praça Gourmet, exposições e atividades lúdicas.

Outro ponto turístico para visitar no Rio Vermelho é o museu Casa do Rio Vermelho, a antiga residência de Jorge Amado e Zélia Gattai.

Durante a visita você terá acesso a mais de 30 horas de conteúdo sobre esses ilustres escritores baianos, além de documentos e relatos sobre o espaço que abrigou o casal por anos.

Por fim, para completar o tour pelo bairro Rio Vermelho vale a pena visitar a Praia do Buracão.

Apesar de ser uma praia urbana, ela é bem reservada. Além disso, quando a maré está baixa, várias piscinas naturais se formam, criando um clima muito relaxante.

Então, não deixe de passar pelo Rio Vermelho quando estiver em Salvador em agosto!

3. Casa do Carnaval

Casa do Carnaval
Fonte: wilphid (Flickr)

A Casa do Carnaval é um dos museus mais novos de Salvador, inaugurado em 2018. Ele fica no Centro Histórico, ao lado da Catedral Basílica de São Salvador, e é o primeiro museu de Carnaval do Brasil.

Nos 4 pavimentos da Casa do Carnaval (térreo, primeiro andar, terraço e subsolo) você vai conhecer a história da maior festa do mundo de forma interativa e com muita tecnologia.

O museu também possui um grande acervo de fotos e documentos históricos, maquetes, instrumentos e roupas emprestadas de artistas da festa.

Além disso, no subsolo do museu há disponível um conteúdo digital para pesquisas sobre o Carnaval e, no terraço, onde acontecem alguns pequenos shows acústicos, é possível ter uma vista incrível da Baía de Todos os Santos.

4. Museu da Gastronomia Baiana

Museu da Gastronomia Baiana
Fonte: Tristao Da Cunha (Flickr)

Se você der o azar de pegar um dia de chuva em agosto, uma boa opção de passeio é visitar o Museu da Gastronomia Baiana, no Largo do Pelourinho.

Lá você tem a oportunidade de conhecer a comida baiana e seus vários contextos.

A exposição de longa duração, o primeiro espaço que visitamos no circuito do museu, tem como foco principal a comida baiana, sua variedade de ingredientes e de culturas.

Na segunda galeria da exposição de longa duração está instalada a Vitrine Homenagens, uma exposição temporária dedicada a homenagear pessoas, cardápios, receitas, ingredientes e outros aspectos da comida baiana.

Em seguida, o circuito de visitação do Museu da Gastronomia Baiana nos leva até o Restaurante Museu Escola. Lá você pode experimentar diversos pratos doces e salgados de todas as partes do estado da Bahia.

Esse é um passeio delicioso para fazer em Salvador em agosto em um dia chuvoso, mas que também vale a pena em dias de sol. Afinal de contas, a gastronomia baiana é única!

5. Ilha dos Frades

Ilha dos Frades
Fonte: Raoni Coriolano (Flickr)

A Ilha dos Frades fica a 25 km de distância de Salvador, na Baía de Todos os Santos.

Embora seja uma ilha pequena, com apenas 8 km de extensão, lá você encontra praias incríveis, com águas mornas e calmas, paisagens exuberantes e com boa infraestrutura.

Por exemplo, a Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe é uma das melhores da região.

Ela está entre as poucas do Brasil que possui a Bandeira Azul, o que mostra que a praia cuida dos ambientes costeiros, marinhos e interiores com respeito à natureza, além de possuir uma boa qualidade da água e oferecer uma boa infraestrutura para banhistas.

Perto da Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe fica a Praia da Viração. Ela é bem vazia e não tem nenhuma barraca ou bar por perto. Por isso, esse é o destino certo para quem quer relaxar!

Além das praias, a Ilha dos Frades também possui mirantes com vistas incríveis. Se você estiver disposto a andar, é possível conhecer a ilha toda em um dia.

Gostou das nossas dicas do que fazer em Salvador em agosto? Então, continue acompanhando o Viagem Club!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Salvador