Carregando...

Salvador em Dezembro: 4 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Com a chegada do verão e das festas de fim de ano, Salvador em dezembro volta a ficar movimentada.

Anúncios

Nesse mês, a cidade recebe uma decoração especial para o Natal e diversos eventos e festivais para comemorar a virada do ano.

Anúncios

Confira a seguir algumas opções de atrações para curtir o mês!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia de Itapuã
  • Lugar que serviu de inspiração para a música de Toquinho, com letra de Vinicius de Morais
  • O Farol da Praia de Itapuã é o mais belo cartão postal de Salvador
Ver Passeio →
Praia do Porto da Barra
  • Porto da Barra já foi eleito pelo The Guardian como a terceira melhor praia do mundo
  • Excelente opção de praia urbana, tranquila até nos fins de semana
Ver Passeio →
Zoológico de Salvador
  • Conta com espécies raras e ameaçadas de extinção
  • Mais de 700 mil metros quadrados, com cerca de 1500 animais
Ver Passeio →
Pituba
  • Município de maior variedade comercial de Salvador
  • São várias as atrações, desde Centro Histórico, praias e o Mercado Modelo
Ver Passeio →
Rio Vermelho
  • Um dos bairros mais movimentados da Bahia
  • Famoso por ser um excelente ponto gastronômico
Ver Passeio →
Praia das Neves
  • Melhor lugar de todos para apreciar o mar e pegar aquele bronzeado
  • Lugar ideal para quem gosta de tirar fotos maravilhosas
Ver Passeio →



Como aproveitar Salvador em dezembro da melhor maneira possível?

Apesar do verão começar por volta do dia 21, faz calor o mês inteiro em Salvador em dezembro. Em média, as temperaturas variam entre 24°C e 30°C.

Além disso, esse é o mês que menos chove na capital baiana, com precipitação média de apenas 51 mm e cerca 5 dias de chuva. Ou seja, o mês de dezembro é um dos melhores para viajar para Salvador.

Entretanto, a cidade costuma ficar muito movimentada durante esse mês por causa das festas de fim de ano.

Atualmente, o Réveillon de Salvador é o segundo mais procurado do Brasil, com média de lotação de 100% dos hotéis.

Então, prepare-se para encontrar os principais pontos turísticos lotados e não se esqueça de fazer suas reservas com antecedência.

Vamos começar a programar a viagem? Confira a seguir algumas dicas de atrações para você aproveitar Salvador em dezembro!

1. Natal em Salvador

Natal em Salvador
Fonte: Ariadne Batista (Flickr)

Durante o mês de dezembro, a cidade de Salvador fica ainda mais charmosa por causa do Natal.

A partir do dia 5, os concertos natalinos começam a ser realizados na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, e a programação segue intensa até o dia 6 de janeiro.

O Centro Histórico de Salvador é um dos lugares que recebe o maior número de eventos e decorações de natal encantadoras.

Já na Praça Municipal é montada a Vila do Noel, onde fica a Casa do Papai Noel, uma árvore de Natal decorada de 15 metros de altura e, é claro, o famoso bom velhinho para as crianças tirarem fotos e fazerem seus pedidos.

Outro lugar que vale a pena visitar no Natal de Salvador é a Praça Tomé de Souza e o Farol da Barra. Nessa época eles ganham uma decoração de natal especial e uma estrutura para apresentações musicais e concertos natalinos.

Vale a pena conferir a programação!

Por outro lado, se você quiser comemorar o Natal de uma forma menos tradicional, há diversas casas noturnas de Salvador que promovem baladas temáticas durante o mês de dezembro.

A mais famosa é a festa Natal do Harém, que começa no dia 24 e dura a madrugada inteira.

Além disso, outras baladas bastante procuradas para as comemorações de Natal são: Zen, Pink Elephant (site), Alavontê, San Sebastian e a Éden Music.

2. Festival da Virada de Salvador

Festival da Virada Salvador
Fonte: Malcon Robert (Flickr)

Todos os anos, o Festival da Virada de Salvador recebe mais de 2 milhões de pessoas nos 5 dias de evento.

Essa é simplesmente a maior festa de Ano Novo do Brasil, com mais de 70 horas de música e 300 artistas envolvidos.

Normalmente, o Festival da Virada de Salvador acontece na Arena Daniela Mercury, no bairro Boca do Rio. A festa começa no dia  28 dezembro, às 18h, e vai até o dia 01 janeiro.

Embora seja um evento gigante, ele tem uma boa estrutura, com banheiros, bicicletário, bombeiros, polícia civil e militar, salvaguarda, food trucks e vila gastronômica.

Além disso, dependendo do tipo de ingresso que você comprar, é possível ter mais conforto.

De qualquer forma, como esse é um evento muito grande e que recebe muitos turistas, é importante tomar algumas medidas de segurança. Afinal de contas, é comum que ocorram furtos.

Então, fique atento e evite levar itens de valor.

3. Réveillon em Salvador

Réveillon em Salvador
Fonte: Prefeitura do Salvador (Flickr)

Além do Festival da Virada, ocorrem várias festas da virada em Salvador.

Confira as mais procuradas pelos turistas:

  • Luau da Virada: a festa acontece em uma escuna de luxo na Baía de Todos os Santos. O evento conta com música ao vivo, petiscos e bebidas;
  • Réveillon 7 Mares: é uma das principais festas da virada de Salvador, realizada na Vila Jardim dos Namorados. Além das atrações musicais, o evento possui serviço open bar premium;
  • Réveillon Praia do Forte: a festa dura 5 dias e conta com as apresentações de artistas famosos, como Léo Santana, Bell Marques e Gustavo Lima; além de serviço all inclusive e uma ótima estrutura;
  • Réveillon Além do Carmo: a festa da virada acontece na Chácara Baluarte, com vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos, e conta com dois tipos de serviço: open bar e all inclusive;
  • Réveillon Amar: é realizado no centro de lazer Bahia Marina, no lado leste da Baía de Todos os Santos. O evento possui dois espaços (mesa e lounge) e oferece serviço all inclusive e open bar.

Além disso, várias festas públicas e gratuitas acontecem nas praias de Salvador, com queima de fogos em vários pontos da cidade.

4. Festival de Verão de Salvador

Festival de Verão de Salvador
Fonte: O Rappa (Flickr)

Outro evento muito aguardado em Salvador é o Festival de Verão de Salvador. Como o próprio nome diz, esse evento é realizado no verão, nos meses de dezembro, janeiro ou fevereiro, dependendo do ano.

Atualmente, o Festival de Verão de Salvador é um dos maiores festivais de música do país. Ele acontece desde 1999 e já recebeu grandes nomes da música brasileira.

Nas edições anteriores, o evento foi realizado na Arena Fonte Nova e contou com três setores (pista, frontstage e camarote), dois palcos principais, onde ocorreram 25 apresentações e apenas dois dias de evento, e um palco no estacionamento dedicado a bandas que estão no início de suas carreiras.

Além dos shows, o Festival de Verão de Salvador oferece outras atrações, como área coberta dedicada para games, praça de alimentação e pista de skate.

Sem dúvida, você não vai se arrepender de programar sua viagem a Salvador em dezembro para um dos dias desse evento.

De fato, Salvador em dezembro é o destino certo para quem busca agitação. Durante o mês todo você encontrará ótimos eventos para comemorar as festas de fim de ano.

Então, na hora de montar seu roteiro de viagem, não se esqueça de conferir a programação dos festivais de natal e ano novo.

Continue acompanhando o Viagem Club para receber as melhores dicas de viagem!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Salvador