Praia de Piatã

Salvador em Setembro: 7 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Como sabemos, as praias do litoral baiano são únicas, com mar calmo e cristalino, bem como paisagens paradisíacas. O melhor de tudo é que você pode aproveitá-las em qualquer época do ano, inclusive no inverno. Confira a seguir o que fazer em Salvador em setembro, o último mês do inverno!

Como aproveitar Salvador em setembro da melhor maneira possível?

O clima em Salvador em setembro é bastante agradável. Embora seja inverno, faz calor. Em média, as temperaturas variam entre 23°C e 28°C. Além disso, como a época de chuvas já passou, o tempo fica mais firme.

Apesar do clima de verão, Salvador em setembro é baixa temporada. Por isso, se você quer aproveitar as praias baianas, mas não curte a agitação do carnaval, esse é um dos melhores meses para conhecer a cidade.

Embora seja um mês mais tranquilo, em setembro ainda tem alguns eventos interessantes que você pode participar.

Confira a seguir!

1. Festival da Primavera

Festival da Primavera em Salvador
Fonte: Marcelo Gandra (Flickr)

Embora a folia de Carnaval esteja distante, ocorrem vários eventos musicais no mês de setembro em Salvador. Por exemplo, nos últimos finais de semana do mês, quando começa a primavera no Brasil, acontece o Festival de Primavera.

Essa festa marca o início da primavera e do período de alta temporada de turismo na capital baiana com eventos de rua e shows abertos ao público, além de atividades de lazer, gastronomia e esporte.

Durante o festival, os restaurantes associados elaboram receitas especiais para os dias dos eventos e para os maratonistas. Além disso, diversos espaços são montados na cidade.

Por exemplo, a Feira Criativa, geralmente instalada na Praça da Inglaterra, conta com stands de artesanato, cultura pop, bem-estar e gastronomia.

Contudo, a maior concentração de atrações do Festival da Primavera fica na Avenida da França.

Lá você encontra uma super exposição de carros, jogos de salão ao ar livre, circuito de minibikes, cinema a céu aberto e pistas e rampas de skates.

Outras atrações esportivas do Festival da primavera são:

  • Maratona Salvador;
  • Passeio Ciclístico da Primavera;
  • Hero Salvador;
  • Barra Paddle Sup Race.

Vale a pena conferir!

2. Salvador Weekend

Gran Hotel Stella Maris
Fonte: Gran Hotel Stella Maris (TripAdvisor)

Outro evento que acontece em Salvador em setembro é o Salvador Weekend. Ele é realizado no Gran Hotel Stella Maris e dura três dias.

Durante o festival, os participantes podem aproveitar as dependências do hotel e curtir vários shows de artistas nacionais famosos.

Por exemplo, em edições anteriores, o Salvador Weekend contou com a presença de Léo Santana, Tico, Dilsinho, É o Tchan, Matheus Fernandes e Raí Saia Rodada.

Além disso, o hotel que sedia o evento está localizado em frente à Praia de Stella Maris, uma das mais bonitas de Salvador. Então, além dos shows, você pode tomar um delicioso banho de mar para se refrescar!

3. Salvador Fest

Salvador Fest
Fonte: Rafa Mattei (Flickr)

O Salvador Fest é uma das maiores e mais esperadas festas da capital baiana. Ela acontece no Parque de Exposições e reúne cerca de 60 mil pessoas todos os anos.

Desde sua primeira edição, o Salvador Fest já recebeu diversos artistas importantes da música brasileira, como Harmonia do Samba, Ivete Sangalo, Sorriso Maroto, Timbalada, Aviões do Forró, Saulo e Wesley Safadão (site), por exemplo.

A principal característica desse festival é a mistura de ritmos, como samba, forró, pagode, axé, e sertanejo.

Se você gosta desses estilos musicais, com certeza você vai gostar do Salvador Fest.

4. Dia de Cosme e Damião

Dia de Cosme e Damião
Fonte: Here and Now and Then. (Flickr)

O dia de Cosme e Damião (27 de setembro) é uma data importante em Salvador. Por lá a festa é quase tão importante quanto o Natal.

Por isso, é normal a distribuição de balas e doces para as crianças, uma vez que os gêmeos são considerados os protetores dos pequenos.

Se você tiver amigos ou família em Salvador, é bem provável que eles convidem você para comer caruru, um prato baiano de origem africana.

Então, aproveite a oportunidade para participar de uma das tradições mais gostosas da Bahia.

5. Lagoa do Abaeté

Lagoa do Abaeté
Fonte: Vitor D’Agnoluzzo (Flickr)

A Lagoa do Abaeté está localizada no bairro de Itapuã, em uma área de proteção ambiental do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté.

Ela possui 6 mil metros quadrados e é cercada de dunas e uma enorme área verde repleta de coqueiros.

A água da Lagoa do Abaeté é doce e de coloração escura. Por outro lado, as dunas que a cercam têm areia branca, criando um lindo contraste.

Além da sua beleza natural, o local também possui várias opções de restaurantes e bares, além de parques infantis e um centro de cultura, o Museu da Casa da Música.

Normalmente, a Lagoa do Abaeté é movimentada no verão, mas em setembro a região fica mais tranquila. Vale a pena fazer uma visita!

6. Praia de Piatã

Praia de Piatã
Fonte: José Luís Silva (Flickr)

Não tem como visitar Salvador em setembro e não visitar uma praia, não é verdade?

Então, que tal aproveitar a baixa temporada para conhecer a Praia de Piatã, localizada a apenas 17 km do centro da cidade?

A Praia de Piatã é uma praia de mar aberto. Por isso, ela possui o mar mais agitado, ótimo para a prática de surf e windsurf. Contudo, se você prefere um mar mais calmo, o melhor é visitar a praia quando a maré estiver baixa.

Mesmo que você não queira entrar no mar, você pode aproveitar a faixa de areia larga da Praia de Piatã para relaxar e pegar um bronze.

Além disso, na orla há muitas barracas para você experimentar as delícias da Bahia.

Na verdade, essa é uma das praias mais estruturadas de Salvador. Então, você sempre vai encontrar alguma coisa legal para fazer por lá!

7. Praia de Ondina

Praia de Ondina
Fonte: Antônio Falcão (Flickr)

Por fim, a Praia de Ondina está localizada a 7 km de distância do centro de Salvador, em um bairro nobre da cidade. Lá você encontra águas cristalinas e quentes.

O melhor é que o mar da Praia de Ondina agrada a todo mundo.

No lado sul, há uma barreira de corais, que torna o mar mais brando. Além disso, quando a maré baixa, algumas piscinas naturais se formam.

Já no lado norte, as ondas são mais fortes, ótimas para quem gosta de surfar.

Então, não deixe de visitar a Praia de Ondina durante sua viagem para Salvador em setembro!

Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o Viagem Club!