São Tomé de Paripé

São Tomé de Paripe, em Salvador: Saiba Tudo Sobre o Local

São Tomé de Paripe, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador (Estado da Bahia), impressiona os turistas por sua beleza, pelas águas serenas e mornas, com origem na Baía de Todos-os-Santos.

Está situado bem ao extremo sul do litoral de Salvador.

O mar ameno e raso é perfeito para crianças e para os praticantes de esportes náuticos, como esqui aquático.

Além disso, São Tomé de Paripe ainda oferece diversas outras atrações turísticas dignas de visitação e apreciação.

Por exemplo: barzinhos, chácaras, manguezais e até quilombos indígenas que são característicos da região e têm grande valor histórico e cultural para a localidade.

É possível conhecer um pouco mais sobre a história do local descobrindo o que fazer no Centro Histórico de Salvador.

Dessa forma, trouxemos um guia completo para você conhecer esse lugar repleto de opções para passeio no Brasil.

Então, vamos lá?

Serviços, praias e passeios em São Tomé de Paripe (Salvador)

São Tomé de Paripé
Fonte: Marco Monteiro (Flickr)

Em São Tomé de Paripe, ficar à toa é um prejuízo diante de tanta experiência que pode ser adquirida e de uma lista de incontáveis atrações no local.

Ou seja, São Tomé de Paripe é perfeita para quem deseja ter acesso ao meio ambiente, restaurantes, praias, entre outros pontos que podem ser visitados no local.

Contudo, não existem muitas vagas de estacionamento gratuito em São Tomé de Paripe.

Portanto, se você quer economizar, é necessário chegar cedo nos principais pontos do local.

Caso não seja possível, é possível conseguir um bom lugar para estacionar com diárias de aproximadamente R$15,00.

Já para quem não dispõe de carro, é possível tranquilamente estar em movimento na localidade pelo transporte público, que conta com uma grande frota de ônibus graças à Base Naval.

Aliás, vale conferir os oito melhores restaurantes de Salvador antes de chegar ao destino.o.

Informações, locais e pontos importantes em São Tomé de Paripe

São Tomé de Paripé
Fonte: Marco Monteiro (Flickr)

Praia de São Tomé de Paripe: calmaria e beleza

No principal ponto turístico em São Tomé de Paripe, visitar a praia é recompensador.

Sem dúvida, a Praia de São Tomé de Paripe proporciona uma experiência incrível por diversos fatores, como o mar calmo, quase uma piscina natural, sua coloração singular com variação entre tons de verde e azul.

Isso confere aos turistas que visitam São Tomé de Paripe uma sensação de praia quase paradisíaca.

Além disso, a praia de São Tomé de Paripe possui, em suas circunscrições outros pontos de grande valor turísticos, histórico e cultural para a localidade.

Por exemplo: a lha dos Frades, o Pelourinho, a Casa do Rio Vermelho, a Praia do Flamengo, Praia do Forte, a Praia Farol da Barra, a Praia do Porto da Barra e a Igreja e Convento de São Francisco.

Subúrbio Ferroviário de Salvador

O Subúrbio Ferroviário de Salvador é o nome concedido a um conjunto de bairros da cidade, onde moram cerca de 286 mil pessoas.

Estes são distribuídos em 22 bairros de uma região periférica de Salvador, conhecida principalmente pela sua linha ferroviária que liga o todos os bairros do local, até chegar no mais conhecido, São Tomé de Paripe.

A zona político-administrativa desse local é uma das 18 regiões administrativas e fica localizada no noroeste de Salvador, abrangendo os bairros desde Plataforma a São Tomé de Paripe e Base Naval.

Além disso, limita-se também com a Enseada do Cabrito, a Baía de Todos os Santos, a Baía de Aratu em Simões Filho, entre outros.

Base Naval de Aratu

A Base Naval de Aratu é uma base militar da Marinha do Brasil que fica localizada na península do Paripe, em São Tomé de Paripe.

Além disso, é importante destacar que a baía de Aratu, no município de Salvador, se liga à baía de Todos os Santos pelo rio Cotegipe. Este é de grande importância estratégica, pela sua posição geográfica no litoral do país.

Esse ponto histórico foi utilizado na Segunda Guerra Mundial pelos Estados Unidos como base aeronaval e transformada e ampliada no pós-guerra, correspondendo à atual base que passou a funcionar em 1 de janeiro de 1970.

Esportes náuticos

Ao visitar São Tomé de Paripe, os turistas, além das diversas atrações turísticas do local e do banho de mar com experiência divina, têm a possibilidade de praticar diversas modalidades de esportes náuticos.

Certamente, esses esportes são muito populares nos locais e atraem desde turistas, até os próprios moradores da região.

Dentre as diversas modalidades que estão disponíveis, podemos citar o Esqui Aquático, o Wakeboard, o Wakesurf e a Pesca Esportiva.

Todos são conhecidos na região e praticados pelos próprios moradores, desde crianças, até adultos e idosos.

BA-528

A BA-528, ou Estrada do Derba, como é popularmente conhecida, é a estrada da Base Naval e Estrada Paripe-Base Naval.

Ou seja, uma estrada estadual que fica situada na Região Metropolitana de Salvador e liga a BR-324 à Base Naval de Aratu. Além disso, a estrada também passa por diversos bairros de Salvador, desde Águas Claras até chegar em São José de Paripe.

Durante seu percurso, além de todos os possíveis pontos de parada para uma foto, existem diversos locais como fábricas de concreto e manilhas, comércios, vila militar da Marinha do Brasil (principal acesso ao Moinho Dias Branco), além do acesso ao recém-construído Hospital do Subúrbio de Salvador.

Monitoramento do INEMA

Por fim, é importante destacar que São Tomé de Paripe é fiscalizada pelo INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) por meio da Diretoria de Fiscalização e Monitoramento Ambiental (DIFIM), que realiza a fiscalização ambiental das atividades que parcial ou totalmente interferem na qualidade do meio ambiente e recursos hídricos no Estado da Bahia.

Suas principais atribuições são o exercício do poder de polícia ambiental, as ações de políticas estaduais e o monitoramento e o controle dos recursos hídricos.

Além disso, o INEMA promove o levantamento, organização e manutenção do Cadastro Ambiental das pessoas físicas e jurídicas que direta ou indiretamente utilizam os produtos e subprodutos da fauna e flora local.