Terceira Praia, no Morro de São Paulo: Vale a Pena? Como Curtir?

O nordeste do Brasil é um dos destinos preferidos de quem está atrás de mar de água quente, ondas calmas e visual estonteante, não é mesmo? E o litoral da Bahia oferece inúmeras opções com essas características. Uma das mais conhecidas é o Morro de São Paulo, e hoje vamos abordar mais uma parte dele: a Terceira Praia.

Localizado na Ilha de Tinharé, na região conhecida como Costa do Dendê, a 64 quilômetros da capital, Salvador, o Morro de São Paulo é composto por seis praias.

A maioria delas é conhecida por sua localização – a Primeira, a Segunda, a Terceira e assim por diante.

Pequenas e passíveis de cruzar a pé, elas guardam características bem próprias.

Como mostraremos a seguir, a Terceira Praia se destaca pelas ótimas opções de hospedagem e por uma das principais atrações do Morro: os passeios de caiaque pelas ilhas que formam a região.

Neste artigo, vamos dar dicas e informações sobre o que aproveitar nesta área. São 800 metros de extensão que ficam entre a Segunda e a Quarta Praia.

Ela é marcada por mar calmo, belos corais, bons restaurantes e um visual sereno de frente para ilhotas.

Localização

Onde fica?

A Terceira Praia fica na Ilha de Tinharé e integra o Morro de São Paulo.

Lugares próximos

  • Pista de pouso (no local);
  • Segunda Praia (800 metros);
  • Quarta Praia (800 metros);
  • Município de Valença (45 minutos de barco).

Posts Relacionados

Terceira Praia: ao lado da Ilha da Saudade, de frente para a Ilha de Caitá

Terceira Praia
Fonte: Alun W (Flickr)

Com 800 metros de orla, a Terceira Praia do Morro de São Paulo é a maior entre as primeiras que compõem este lado da Bahia, no nordeste do Brasil, e fica num meio-termo no quesito badalação.

Enquanto a sua vizinha, Segunda Praia, é o point dos bares e festas, e a Primeira Praia é mais movimentada por ficar próxima ao centrinho do Morro de São Paulo, a Terceira se destaca pelos hotéis de luxo e pousadas de diferentes preços.

Ou seja, é um dos locais mais democráticos na hora de escolher onde ficar.

Nela, o mar é tranquilo e de águas cristalinas. Assim como sua vizinha, quando a maré baixa os corais ficam à mostra e o mar forma verdadeiras piscinas naturais, ótimas para aquele mergulho relaxante em meio aos peixes.

Um dos principais atrativos da Terceira Praia é a chamada “Volta à Ilha”.

Com a maré baixa e a bordo de um caiaque, o passeio consiste numa volta pelo entorno da Ilha de Tinharé.

O tour também pode ser feito separadamente – alugando um caiaque a beira-mar -, ou mesmo nadando até a Ilha de Caitá.

Essa ilha ficar em frente à Terceira Praia. Com muitos corais no entorno, ele propicia mergulhos inesquecíveis.

Quais são os prós e contras da Terceira Praia?

Terceira Praia
Fonte: Alun W (Flickr)

Entre todas as praias que formam o Morro de São Paulo, a Terceira Praia tem algo que não se encontra em nenhuma outra delas: uma pista de pouso. Ela fica ao lado da Pousada Fazenda Caeira. Uma empresa de táxi aéreo faz a sua operação.

Além disso, é também nesta parte do Morro de São Paulo que fica um heliponto. Como você pode perceber, se optar chegar até lá por via aérea, provavelmente irá descer na Terceira Ilha.

A faixa de areia é maior se comparada às duas primeiras. Apesar disso, os 800 metros de extensão tem pontos bastante estreitos. Em alguns deles, quando a maré sobe, a faixa de areia acaba totalmente encoberta.

Talvez a grande vantagem da Terceira Praia resida na comodidade. Ela não tem o agito da Segunda, mas é muito fácil chegar até lá.

Além disso, tem boas opções de hospedagem e possui mercadinho, bares e restaurantes.

Em outras palavras, tem tudo o que os visitantes precisam para ter uma experiência no Morro de São Paulo sem maiores preocupações.

Como ponto contrário está a área estreita de areia. Se você quiser ficar na praia, terá de esperar a maré baixar.

Vale a pena ficar na Terceira Praia no Morro de São Paulo?

Terceira Praia
Fonte: Thales Moura (Flickr)

Vale do ponto de vista da hospedagem. Bem localizada, com hotéis e pousadas de todos os tamanhos e para os diferentes tipos de bolso, a Terceira Praia é o lugar ideal para descanso.

Além disso, na hora de se divertir, basta uma caminhada de poucos minutos até a Segunda Praia. É lá que fica concentrada a curtição!

Outro ponto legal da Terceira Praia é que dela que partem os passeios pelas ilhas do entorno do Morro de São Paulo. Em suma, comodidade é o que você irá encontrar por lá!

Quer conhecer um pouco mais sobre o Morro de São Paulo e a Bahia? Então, continue navegando conosco no viagemclub.com.br e descubra todos os encantos!