Trancoso com Chuva: Veja Como Aproveitar o Local Mesmo Chovendo

Preparamos um guia completo sobre a região para você deixar a sua viagem ainda mais completa. O download estará disponível no final. Boa leitura.

Anúncios

Quer viajar para Trancoso, mas teme que a chuva arruíne seus planos? Não se preocupe, pois vamos mostrar que dá, sim, para curtir Trancoso com chuva.

Anúncios

Trancoso é um pequeno distrito presente no município de Porto Seguro, localizado na Costa do Descobrimento.

O município da região sul do litoral baiano é um dos maiores polos turísticos do Brasil, recebendo um número enorme de turistas durante todo o ano.

Apesar do planejamento prévio e dos preparativos, sempre há uma chance de encontrar alguns empecilhos durante a sua viagem. Assim, um desses empecilhos é a chuva, que é muito comum entre Dezembro e Abril.

Mesmo que a meteorologia local lhe garanta um tempo firme durante boa parte do dia, nunca deixe de sair com um guarda-chuva, afinal, esse fenômeno natural pode ser bastante imprevisível.

Mas o que exatamente você pode aproveitar em Trancoso durante um período de chuva? Isso é o que nós iremos te falar agora. Então, vamos à nossa lista!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia do Rio Verde
  • Trilha com muita vegetação, além de uma faixa de areia com caráter ecológico
  • Mas pra quem ama surfar, as águas do mar ficam mais agitadas em certas épocas do ano
Ver Passeio →
Praia dos Coqueiros
  • Uma das maiores praias da região, com ótima infraestrutura
  • O passeio de banana boat, além de super divertido, ajuda a conhecer as águas cristalinas da região
Ver Passeio →
Praia da Pitinga
  • Considerada uma das praias mais bonitas do litoral baiano
  • Na maré baixa se formam piscinas naturais, ideais para banhos
Ver Passeio →
Praia do Parracho
  • Várias barracas famosas que complementam a curtição do local
  • Aproveite para praticar esportes radicais na água, ou jogar futevôlei na areia
Ver Passeio →
Borboletário de Porto Seguro
  • Centenas de borboletas de várias espécias, espalhadas por 3 estufas
  • Você ainda pode acompanhar os 4 estágios da vida de uma borboleta: ovo - larva - casulo - borboleta
Ver Passeio →
Passarela do Álcool
  • São vários restaurantes, bares, cafeterias e drinks de todos os tipos
  • Passeio noturno obrigatório para todos os que visitam Porto Seguro
Ver Passeio →



O que fazer em Trancoso com chuva?

Fazer uma visita ao Quadrado de Trancoso

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

O Quadrado de Trancoso é, sem dúvidas, o principal ponto turístico do distrito de Porto Seguro, portanto, é de caráter obrigatório fazer uma visitação ao local.

Rodeado por casinhas coloridas que se transformam em botecos, restaurantes e ateliers de artesanatos à noite, o Quadrado consegue passar uma atmosfera quase mágica ao visitante, que é surpreendido positivamente pela tranquilidade do local durante o dia e sua agitação contagiante durante a noite.

Se isso não fosse o suficiente, é surpreendentemente encantador receber as chuvas mais leves em seu rosto durante sua visita ao local.

Ademais, o tempo cinza também consegue criar um contraste bastante interessante com a vivacidade das cores das casinhas do Quadrado, criando uma perfeita união entre a monotonia do céu e a vibração das cores.

Conhecer a Igreja do Quadrado

Igreja do Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

A Igreja de São João Batista, popularmente conhecida como a Igreja do Quadrado, é a construção mais robusta e imponente do centro histórico de Trancoso.

Assim, ganha uma aura atemporal devido à sua estética, remetendo o visitante a outras épocas.

A igrejinha é um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas, que muitas vezes até a utilizam como cenário para o seu próprio casamento.

E se o clima apaixonante não for o suficiente para surpreender você, a igreja igualmente conta com um mirante com vista para as duas principais praias da região, a Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos.

Apesar de não ser uma experiência tão empolgante quanto vê-las em um cenário ensolarado, o panorama das praias em tempos chuvosos ainda é encantador e surpreendente, valendo super a pena.

Fazer uma caminhada pelas praias de Trancoso

Praia dos Nativos
Fonte: Hayner Nascimento (Flickr)

Trancoso é um local recheado de praias e isso se deve à sua localização litorânea. Portanto, é comum achar um número quase infinito de praias no distrito.

Apesar de muitos considerarem a ideia de ir à praia durante a chuva um verdadeiro absurdo, curtir um dia chuvoso na praia pode ser um dos momentos mais tranquilos que você irá experimentar na sua vida.

Uma dica interessante é aproveitar sua visita ao Quadrado de Trancoso para fazer uma bela caminhada que se inicia na Praia dos Nativos e vai até a Praia dos Coqueiros, levando cerca de 20 minutos para ser concluída.

Curtir um passeio pelas belíssimas Praia do Espelho, Praia de Itapororoca e Praia do Rio Verde (saiba mais) também pode ser uma experiência encantadora.

Afinal, é sempre bom apreciar uma boa caminhada à beira-mar.

Curtir uma noite animada: O Centro Music Bar Trancoso

Centro Music Bar
Fonte: Ricardo C (TripAdvisor)

Considerado um dos melhores estabelecimentos para curtir a noite em Trancoso, O Centro Music Bar é uma das maiores atrações de Trancoso/Bahia.

Com muita música, ótimos petiscos e pratos da gastronomia local e drinks incríveis, o bar recebe diversos jovens que desejam passar um fim de noite badalado ao lado dos amigos ou da família.

O Centro Music Bar abre às oito horas da noite e ganha lotação máxima mesmo em dias chuvosos. Portanto, se quer boa música, cervejas geladas e sentir na pele a agitação do distrito, não há lugar melhor para se visitar durante sua viagem.

Aproveitar a energia da alta temporada no Café de La Musique

Café de La Musique
Fonte: FernandaAmorimBH (TripAdvisor)

Aberto apenas nas festividades de fim e início de ano, como o Natal, o Ano Novo e o Carnaval, o Café de La Musique é, inegavelmente, o evento mais agitado de Trancoso.

Desse modo, atrai uma quantidade absurda de jovens que adoram um ambiente mais badalado.

Como dito acima, o estabelecimento de origem paulista só abre em festas de fim de ano ou em fins de semana prolongados, entretanto, a energia exalada do local é sem igual.

Sem dúvida, o Café de La Musique contagia a todos com a batida das músicas eletrônicas tocadas por DJ’s nacionais e internacionais.

Aliás, é bem capaz de você esquecer a chuva que cai sobre sua cabeça ao ser levado pela animação do ambiente e o balanço de suas músicas!

Conhecer o Teatro L’Occitane

Teatro L'Occitane
Fonte: Marcelo Nacinovic (Flickr)

Reconhecido internacionalmente, o Teatro L’Occitane é um dos projetos arquitetônicos mais ambiciosos do Brasil.

Assim, dividindo espaço com a vegetação local do alto das majestosas falésias de Trancoso, o teatro se ergue imponente, com design contemporâneo que emula um movimento singular.

O espaço serve de palco para grandes eventos, como shows, palestras, apresentações teatrais ou mesmo para uma reunião amistosa.

Sem dúvida, é uma das construções mais belas erguidas em solo nacional.

Fazer uma pequena viagem à Arraial d’Ajuda

Arraial D'Ajuda à noite
Fonte: Rômulo Ferreira (Flickr)

Que Trancoso é um distrito belíssimo, já sabemos. Entretanto, não há qualquer necessidade de limitar sua experiência apenas ao local, que conta com distritos vizinhos tão interessantes quanto. E esse é justamente o caso de Arraial d’Ajuda.

Ficando a uma distância de 30 quilômetros, aproximadamente, o distrito conta com uma energia ainda mais vibrante que a de Trancoso, fazendo valer a pena a viagem de 44 minutos (quando se está de carro).

Além da energia extra, o local também apresenta um panorama tão belo quanto o do distrito vizinho.

Assim, conta com praias paradisíacas recheadas de piscinas naturais, falésias em tons de vermelho e marrom terrosos e uma vegetação encantadora.

Conhecer e aproveitar as festividades de Trancoso

Assim como qualquer ponto turístico, Trancoso conta com algumas festas bem interessantes e divertidas de se acompanhar e conhecer.

Portanto, se deseja experimentar o que há de melhor na cultura do distrito, faça seu planejamento para conhecer as tradicionais festas da região se estiver em Trancoso com chuva.

A primeira delas é comemorada no mês de janeiro.

Assim, a Festa de São Sebastião é celebrada no Quadrado há algum tempo, tendo uma missa em homenagem ao santo que é realizada na Igreja de São João Batista às 19h.

A segunda festa ocorre entre os dias 2 e 3 de fevereiro.

A Festa de São Brás é uma das mais tradicionais e animadas festividades da região, contando sempre com shows de Elba Ramalho, a moradora mais famosa de Trancoso.

Durante o período da festividade, são colocados dois mastros personalizados na frente da igreja por volta das 5h da manhã.

Os mastros são produzidos por um artista plástico local chamado Valquito e são repaginados a cada ano que passa, ganhando novas cores e desenhos a cada festa.

Se deliciar com a culinária do restaurante El Gordo

El Gordo
Fonte: El Gordo (TripAdvisor)

A bela pousada de El Gordo é um dos ambientes mais aconchegantes de Trancoso. Conta com uma ótima infraestrutura, capaz de acomodar muito bem seus hóspedes, e uma cozinha para lá de extraordinária.

Assim, El Gordo oferece uma variedade incrível de iguarias locais e pratos de gastronomia internacional.

O restaurante da hospedagem é extremamente aclamado pelos moradores do local e pelos visitantes que decidem experimentar uma verdadeira viagem gastronômica de altíssima qualidade.

Certamente não há lugar mais incrível para se visitar durante um período chuvoso do que um restaurante, não é mesmo?

Curtir um período relaxante em sua hospedagem

Na correria e desespero de encontrarmos ótimos pontos turísticos para se visitar em Trancoso com chuva, esquecemos que aproveitar um momento mais tranquilo em seu quarto de hotel ou pousada pode ser uma das melhores alternativas a se escolher.

Partindo da premissa de que a intensidade das chuvas pode levar seus planos de passeio por água abaixo (sem trocadilhos), a melhor alternativa seria aproveitar um momento de paz e tranquilidade em sua estalagem.

Ou seja, curtir o conforto do seu quarto e planejar melhor seus próximos passos durante o seu período de estadia em Trancoso pode oferecer grandes benefícios a você.

Sem dúvida, você terá mais energia e foco, enquanto aguarda a oportunidade de desbravar a bela região que se estende para o lado de fora da pousada.

Dicas importantes para driblar a chuva durante sua viagem a Trancoso

Trancoso
Fonte: Tabajara (Flickr)

Depois de vermos a infinidade de coisas que podemos fazer em Trancoso durante as chuvas, percebemos que o pequeno distrito de Porto Seguro pode ser muito mais maleável do que pensávamos.

Afinal, oferece um grande número de pontos turísticos que podem ser aproveitados mesmo durante as chuvas na região.

Porém, apesar de toda a versatilidade, certamente você não deseja visitar o local durante as épocas mais úmidas da região, afinal, que graça teria visitar um local composto por praias paradisíacas sem a ilustre presença do sol?

Sendo assim, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a contornar os períodos pluviais de Trancoso e garantir uma experiência melhor em sua estadia.

Entenda o clima de Trancoso

Entender o clima de Trancoso faz toda a diferença na hora de comprar suas passagens aéreas.

Fazendo algumas pesquisas na Internet, é possível identificar os meses mais chuvosos e os menos chuvosos.

Entre os mais chuvosos estão os meses de novembro a abril, que marcam o período mais úmido do local e, consequentemente, com temperaturas mais elevadas.

Sendo assim, se você pretende visitar a região de Porto Seguro durante a alta temporada, saiba que a possibilidade de pegar chuvas é muito grande.

Faça uma pesquisa sobre o tempo 14 dias antes da viagem

Contar apenas com o conhecimento do clima da região não será o suficiente para livrá-lo da chuva, pois todos nós sabemos que, mesmo com a baixa probabilidade, as chances ainda existem.

Devido a isso, é de extrema importância que você pesquise sobre a previsão do tempo no destino cerca de 14 dias antes da sua viagem.

Assim, você não será pego de surpresa e poderá curtir a sua viagem sem qualquer tipo de problema.

Sim, dá para curtir Trancoso com chuva!

Noite em Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Trancoso é um daqueles lugares que contam com uma adaptabilidade incrível, passando completa tranquilidade aos visitantes.

Você pode visitar suas belas praias e espaços em qualquer época do ano, basta fazer um bom planejamento para poder curtir tudo o que a região da Costa do Descobrimento tem a oferecer.

E para saber mais sobre Trancoso e outras regiões incríveis espalhadas pelo Brasil, não deixe de acompanhar outros artigos aqui no Viagem Club. Boa viagem!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Trancoso