Trancoso ou Arraial d’Ajuda: Escolha o Melhor Destino

Você está em dúvida se deve fazer uma viagem para Trancoso ou Arraial d’Ajuda?

Aparentemente trivial, essa é uma dúvida que não deve ser ignorada já que a escolha entre uma praia e outra pode melhorar ou piorar a sua experiência de viagem, considerando as expectativas que cada turista tem sobre como quer viver um período de descanso.

No verão, principalmente no final do ano, Trancoso, Arraial d’Ajuda e outras praias do nordeste brasileiro se tornam foco de milhares e milhares de turistas.

O litoral diferenciado, a receptividade baiana e o clima quente e fresco tornam a Bahia e Porto Seguro um destino de férias óbvio, entretanto, como já apontamos, escolher entre as praias e cidades paradisíacas não é tão trivial, principalmente quando há pouco tempo para aproveitar os encantos de dois distritos do litoral Sul da Bahia.

Pensando nessa que é uma indecisão comum a muitas pessoas, preparamos 5 motivos para escolher Trancoso e 5 motivos para escolher Arraial d’Ajuda.

A depender dos seus objetivos ao visitar Porto Seguro, será mais fácil fazer uma escolha da qual não se arrependerá.

Pretende conhecer Porto Seguro (BA)? Arraial d’Ajuda e Trancoso estão entre os destinos mais recomendados

Conforme apontamos mais acima, focamos nossas justificativas no tipo de experiência que você pode julgar importante em uma viagem.

Enquanto algumas pessoas estão buscando por esportes radicais para praticar em seu momento de lazer, outras desejam caminhadas tranquilas na praia; há aqueles que viajam pensando nas baladas para curtir à noite, enquanto há quem prefira provar do melhor que a culinária local tem a oferecer.

Caso já saiba o que esperar de dias no Nordeste, confira a nossa lista de motivos para visitar Arraial d’Ajuda ou Trancoso.

No entanto, caso não saiba bem o que esperar desses locais, as atrações que selecionamos darão uma boa perspectiva sobre os pontos altos de cada viagem.

Vamos lá?

Posts Relacionados

5 motivos para escolher Trancoso

Começamos nossa lista com o distrito de Trancoso, que fica na cidade de Porto Seguro, no Sul da Bahia.

A região litorânea tem ganhado cada vez mais destaque entre turistas nacionais e internacionais.

Estes, por sua vez, com o avanço das redes sociais, têm divulgado as belezas do local, atraindo pessoas em proporções cada vez mais elevadas.

De modo geral, o litoral baiano já é atrativo por si só, com belas faixas de areia branca, águas mornas e uma vegetação local diferenciada. O que não é comum são as atrações culturais e a estrutura de cada local.

Dito isso, confira o que há para se encantar especificamente quando fizer uma viagem à Trancoso, em Porto Seguro!

1 – Patrimônio histórico do Quadrado de Trancoso

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

O Quadrado de Trancoso é composto por fileiras de casinhas coloridas que ficam no topo de uma falésia no distrito.

As casas são simples, mas a preservação de sua estrutura e de suas cores encanta.

A união entre a simplicidade rústica das casas e a natureza abundante que circunda o Quadrado de Trancoso dá ao espaço ares de cenário de novela ou longa-metragem, seja pela manhã ou à noite, quando a iluminação das árvores e estabelecimentos deixa tudo ainda mais bonito.

É importante destacar que as casas não estão ali como um mero fator decorativo.

A vida do distrito se concentra nesse lugar, com lojas em que você pode comprar produtos artesanais e restaurantes  para fazer ótimas refeições, como indicaremos mais adiante.

Para quem gosta de conhecer ambientes rústicos, mas com uma beleza única, Trancoso é um ótimo destino de viagem e o Quadrado é um ponto que confirma essa afirmação.

2 – Gastronomia local

Trancoso é um dos distritos baianos que mais se destaca em termos de culinária e alta gastronomia. Isso significa que, se você for à Bahia, provará alguns dos melhores pratos da culinária local em Trancoso.

A gastronomia local se manifesta em diferentes locais e momentos do dia em Trancoso.

Não importa se você vai tomar o seu café da manhã, almoçar, lanchar ou jantar. Há pratos típicos que te farão experimentar a Bahia em sua melhor versão em qualquer momento.

Para curtir bem a culinária da região, você não precisa se hospedar em resorts famosos ou almoçar em restaurantes caros.

Ademais, em Trancoso há barracas de praia, pequenos restaurantes e locais simples que oferecem ótimas experiências.

3 – Vida noturna agitada de Trancoso

Noite em Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Já mencionamos o Quadrado de Trancoso como um local que oferece boas experiências no quesito ‘vida noturna’.

Vale destacar que, em Trancoso, esse conceito diz respeito principalmente a uma boa noite regada a comida gostosa e apimentada, bebidas deliciosas e música de fundo.

Para quem é chegado em uma noite boêmia, a experiência em Trancoso é uma excelente pedida.

Seja pelo conforto dos estabelecimentos locais, seja pela qualidade da vista, da gastronomia e dos serviços, o local não decepciona.

4 – Proximidade à Praia do Espelho

Praia do Espelho
Fonte: Nailton Barbosa (Flickr)

Falando mais especificamente sobre as praias de Trancoso, você não deve deixar de conhecer a Praia do Espelho.

Em uma viagem de carro de aproximadamente 50 minutos, você poderá conhecer um paraíso de água cristalina.

Além disso, também verá belas palmeiras e coqueiros, bem como uma longa faixa de areia branca e macia para desfrutar de dias de praia gloriosos.

Como essa praia fica entre Trancoso e Caraíva, é rápido chegar lá.

Essa proximidade dá um destaque especial para quem precisa escolher entre Trancoso e Arraial d’Ajuda, já que essa praia é um destino turístico relevante na Bahia e em Porto Seguro por si só.

5 – Ótimas praias locais em Trancoso

Praia dos Nativos
Fonte: Hayner Nascimento (Flickr)

Um ponto final a destacar se você está com dificuldades para escolher entre Trancoso e Arraial d’Ajuda é o fato de que Trancoso tem muito o que oferecer em termos de praia.

Você não precisa se deslocar até a Praia do Espelho se quiser nadar, mergulhar ou tomar sol.

Como o Quadrado é um dos cartões postais da região, muitos turistas tendem a achar que Trancoso se resume a ele quando, na verdade, há praias belíssimas por perto e que devem ser curtidas.

Entre as principais estão a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, que ficam próximas do Quadrado.

Além delas, mas um pouco mais distantes, ficam a Praia de Taípe, a Praia do Rio da Barra, a Praia de Itapororoca e a Praia do Rio Verde.

Todas são bem estruturadas, apesar da distância da região central e mais famosa de Trancoso.

5 motivos para escolher Arraial d’Ajuda

Trazendo a discussão para as vantagens de escolher Arraial d’Ajuda ao invés de Trancoso, vale destacar alguns pontos gerais sobre o local.

Para começo de conversa, assim como Trancoso, Arraial é um distrito da cidade de Porto Seguro.

Na realidade, a distância entre os dois lugares não é muito expressiva.

Você leva menos de uma hora para se deslocar de Trancoso para Arraial d’Ajuda, o que é uma boa notícia para quem tem carro e tempo para curtir o que há de melhor nos dois locais.

Infelizmente, nem todos os turistas dispõem desses recursos, logo, precisam escolher entre um local e outro.

Arraial d’Ajuda, assim como Trancoso, recebe um grande destaque midiático como escolha de destino para passar as férias ou o final de ano.

Ainda que Trancoso receba uma certa publicidade devido à divulgação frequente de celebridades, Arraial também é um destino altamente recomendável e querido por quem já conhece a cidade com ares de interior.

Confira abaixo algumas das razões para conhecer Arraial d’Ajuda!

1 – Praia e Rua Mucugê

Praia Mucugê
Fonte: Kime Aftari (Flickr)

Sem dúvidas um dos cartões postais mais relevantes de Arraial d’Ajuda são as praias e a  Rua do Mucugê.

Mucugê é o nome dado a alguns pontos turísticos importantes de Arraial.

Em primeiro lugar, há uma que leva esse nome. Ela é amplamente conhecida como um dos lugares mais charmosos não só da Bahia como do Brasil.

Essa fama se deve à beleza e praticidade de uma rua que reúne excelentes experiências em gastronomia e prestação de serviços, tudo isso somado a um ambiente cheio de charme, romantismo e agito.

Assim como em Trancoso, encontramos em Arraial d‘Ajuda casinhas coloridas, adornadas com luzes, flores e outros itens que fazem uma referência óbvia ao que há de especial e singular em um centro histórico da Bahia.

Essa mistura perfeita de um interior delicado e colorido com experiências marcantes e serviços excelentes marca demais os turistas, fazendo com que desejem voltar para aproveitar novos momentos no local.

Quando falamos em prestação de serviços e excelência gastronômica, queremos enfatizar o quanto as pessoas estão bem servidas de pratos típicos, lojas de artesanato e estabelecimentos que cobrem as necessidades de quem viaja à Arraial d’Ajuda.

Além das praticidades da Rua do Mucugê, os visitantes da região podem curtir uma excelente praia: a Praia do Mucugê.

Há muitas barracas à beira-mar para escolher sem pressão e considerando o seu orçamento.

Ademais, quando está com maré baixa, você pode desfrutar das águas calmas e mornas de Arraial d’Ajuda em piscinas naturais que se formam na Praia do Mucugê.

A água é uma delícia e a vista é arrebatadora. Certamente, isso torna a ida à Rua do Mucugê e à Praia do Mucugê um passeio excelente.

2 – Prática de esportes radicais em Arraial d’Ajuda

Praia da Pitinga
Fonte: Carlos Reis (Flickr)

Para os fãs de esportes radicais, a ida à Arraial d’Ajuda é uma boa pedida.

Em muitas das praias da região é possível andar de quadriciclo, além de praticar parapente, paragliding, mergulho e ainda fazer excursões e trilhas.

Além disso, as praias de Arraial d’Ajuda são ricas e exuberantes, o que oferece aos turistas espaço o suficiente para aproveitar tanto a extensão de areia quanto a vegetação ao redor das praias e o próprio mar.

De modo geral, a Praia da Pitinga, a Praia de Taípe, a Praia do Mucugê e a Praia do Parracho são as mais escolhidas para este fim.

3 – Baladas do Parracho

Praia do Parracho
Foto de pé na areia Fonte: Felipe Dorneles (Flickr)

Falando na Praia do Parracho, precisamos destacar que Arraial d’Ajuda é uma ótima pedida para quem quer curtir as férias sem abandonar a vida de balada.

É na Praia do Parracho que se concentra uma famosa casa noturna. Ela agita a noite local principalmente na temporada de férias, quando grandes festas são promovidas.

Durante o dia também há música e prática de atividades esportivas por lá.

4 – Inúmeras praias calmas e bonitas de Arraial d’Ajuda

Praia da Lagoa Azul
Fonte: Carlos Alberto Novelino de Amorim (Flickr)

Assim como Trancoso, Arraial D’Ajuda também conta com excelentes praias locais. Há, no entanto, algumas diferenças que vale a pena destacar.

Enquanto Trancoso conta com praias para amantes da boemia e do romantismo leve e livre de grandes agitos, Arraial d’Ajuda é mais atrativa para quem está procurando uma boemia mais jovem, agitada e musical.

Por essa razão, destacamos as baladas e as praias em que se costuma praticar esportes radicais.

Nesse contexto, então, é possível que a ideia de visitar Arraial d’Ajuda não pareça atraente para quem deseja conhecer as praias do distrito evitando o excesso de agito.

Quanto a isso, informamos que em Arraial d’Ajuda há praias locais em que a beleza e a calma são diferenciais. A Praia da Lagoa Azul e a Praia do Apaga-Fogo são bons exemplos.

5 – Excelente estrutura hoteleira de Arraial d’Ajuda

Por fim, destacamos a estrutura hoteleira de Arraial D’Ajuda como um diferencial.

Ainda que o local tenha ares de cidade pequena do interior, ele é muito bem estruturado para receber turistas com muita classe, charme e aconchego, considerando públicos com orçamentos diferentes.

Considerações finais

Esperamos que esses contrapontos entre Arraial d’Ajuda, Trancoso e outros locais de Porto Seguro ajude você a fazer uma boa escolha para a próxima viagem à Bahia e Porto Seguro!

Esteja você vindo de São Paulo, do Rio de Janeiro ou de qualquer outro lugar do Brasil, após decidir onde ficar (em Arraial d’Ajuda ou Trancoso), é só escolher sua hospedagem favorita e aproveitar a viagem.

Ponta do Corumbau, Praia dos Pescadores, Praia da Barra, Praia do Satu, Arraial d’Ajuda Eco Resort, Rua Broadway, Largo da Ajuda, Praça Caminho do Mar… certamente, há uma infinidade de opções para sua viagem.

Para conhecer outras dicas, não deixe de conferir outros de nossos artigos!