Trânsito em Foz do Iguaçu

Vale a Pena Alugar Carro em Foz do Iguaçu? Tire Todas as suas Dúvidas

Por conta da praticidade e da total autonomia, muitas pessoas acabam preferindo alugar carros durante suas viagens. Isso quando os turistas não realizam suas viagens de carro, é claro. Mas será que vale a pena alugar carro em Foz do Iguaçu? Para descobrir a resposta para essa questão e o motivo dela, confira abaixo em nosso artigo.

Foz do Iguaçu é um dos lugares mais belos de todo o território nacional.

Apesar de ser constantemente resumido às belíssimas Cataratas do Iguaçu e o Marco das Três Fronteiras, a verdade é que Foz reserva uma infinidade de belezas que podem ser contempladas por todos os viajantes que ali chegam.

Contudo, é necessário entender que, para visitar todos esses lugares incríveis, é necessário possuir um meio de transporte bastante eficiente. E é justamente aí onde o aluguel de um veículo entra.

Devido a toda a liberdade que acompanha o ato, alugar um carro é sempre a primeira opção quando pensamos em locomoção.

O fato de podermos nos deslocar por longos percursos e tomar as decisões de rota, tornam o passeio muito mais interessante e prazeroso.

Além disso, os aluguéis não costumam ser tão caros, e alguns deles até oferecem uma boa relação custo-benefício.

Porém, para uma alternativa ser escolhida, as demais devem ser analisadas. Sendo assim, surge a pergunta: será que alugar um carro realmente vale a pena em Foz do Iguaçu?

Vale a pena alugar um carro em Foz do Iguaçu? Confira agora o que achamos da ideia

Centro de Foz do Iguaçu
Fonte: variação (Flickr)

Depois de citarmos alguns pontos super importantes que levam os viajantes a alugarem carros durante sua viagem, é bem possível que você esteja super tentado a seguir por esse caminho, assumindo que essa de fato é a escolha correta.

Mas será que isso é verdade?

A verdade é que a resposta para essa pergunta não é tão simples quanto parece.

Para explicarmos nosso ponto, primeiro devemos falar um pouco sobre como é dirigir em Foz do Iguaçu.

As ruas da cidade de Foz do Iguaçu são bastante gostosas de se dirigir. Mantendo uma boa regularidade e espaçamento bastante seguro, muitas pessoas se sentem muito à vontade circulando pela cidade paranaense.

Visitar os pontos turísticos do local é uma tarefa bastante fácil e você se verá fazendo isso constantemente.

Porém, as coisas começam a se complicar quando tentamos expandir nosso roteiro para locais mais distantes.

Ao contrário das ruas de Foz do Iguaçu, circular pela Ciudad del Este, no Paraguai, é algo simplesmente impossível.

Isso se dá graças às inúmeras barraquinhas expostas nas ruas.

Mas esse não é o maior problema de se alugar um carro em Foz.

Na verdade, os problemas surgem com as inúmeras taxas que são cobradas pelas empresas locadoras da região, que tornam a experiência do cliente algo bastante conturbado.

Por conta destes poucos, mas pertinentes problemas, recomendamos que você conheça as demais opções para saber se, de fato, vale a pana alugar carro em Foz do Iguaçu.

Principais meios de transporte de Foz do Iguaçu: qual é a melhor opção para se locomover pela cidade?

Trânsito em Foz do Iguaçu
Fonte: Tiago Camargo (Flickr)

Para saber se vale a pena alugar um carro em Foz do Iguaçu, primeiramente, é preciso avaliar as demais alternativas presentes no local.

Para isso, falaremos dos principais meios de transporte presentes em Foz do Iguaçu, desde o transporte público até os carros por aplicativo.

Sendo assim, vamos descobrir se alugar um carro é, de fato, a melhor alternativa para você.

Táxi

Uma das alternativas mais buscadas por quem desembarca em Foz do Iguaçu é pegar um táxi até o seu hotel ou pousada.

Porém, como você já deve imaginar, pegar um táxi não é uma, nem de longe, o meio de transporte mais barato do mundo.

Essa triste realidade também se faz presente na cidade paranaense, onde é muito comum ter de desembolsar quantias exageradamente elevadas para conhecer apenas UM ponto turístico que seja.

Por conta disso, é cada vez mais comum ver pessoas migrando para os aplicativos como Uber e outros disponíveis.

Além de todos esses pontos destacados para a locomoção na cidade, podemos dizer que expandir seu destino para os países vizinhos, como Argentina e Paraguai, é basicamente inviável.

Afinal de contas, você teria de desembolsar cerca de R$ 150,00 apenas para ir.

É meio difícil defendermos os táxis quando suas empresas fazem de tudo para nos extorquir. Sendo assim, não é difícil enxergar uma vantagem em se alugar um carro aqui, não é mesmo?

Uber

Empresas de carro por aplicativo, como a Uber, estão crescendo gradativamente, tornando-se uma verdadeira febre entre os usuários.

Isso se dá por conta de todo o conforto e segurança que seus carros e motoristas oferecem. Além disso, outros pontos que se destacam entre os usuários é a praticidade de conseguir um carro apenas com o uso do smartphone e, é claro, os preços convidativos.

Porém, nós sabemos que esses pontos nem sempre se configuram dessa maneira. Na verdade, pegar um Uber em Foz do Iguaçu pode ser sinônimo de dor de cabeça.

Um dos motivos pelos quais falamos isso é a limitação que os motoristas têm pela região.

Alguns estão limitados por uma certa área, já outros procuram constantemente estender o percurso, para que a corrida possa ser reavaliada e, consequentemente, ter um aumento em seu valor.

Contudo, não é necessário que os motoristas sempre usem esse recurso para valorizarem suas viagens, já que boa parte das viagens, principalmente para os mais famosos pontos turísticos da região, possuem valores bastante salgados.

Por conta desses motivos, é impossível considerar o Uber uma alternativa viável.

Transporte público

Para algumas pessoas, principalmente para aqueles que vivem em regiões metropolitanas de constante movimentação, como Rio de Janeiro ou São Paulo, considerar o transporte público, como os ônibus, nesse caso, é uma verdadeira piada.

Contudo, vale destacar que isso não acontece em Foz do Iguaçu.

O transporte público de Foz do Iguaçu é bastante competente.

De ônibus, é possível visitar todos os principais pontos turísticos da cidade paranaense, como o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves e diversas outras atrações, como o próprio lado argentino das Cataratas, por exemplo.

Além disso, é possível também fazer um pequeno tour pela cidade, já que sua rede é bastante ampla. Isso sem contar a boa comodidade presente nos veículos.

Sabemos que isso tudo parece ser bom demais para ser verdade, porém, a situação é ainda melhor.

Isso se dá graças aos valores super convidativos cobrados pelas empresas, fazendo do transporte público uma escolha super acertada.

Portanto, se você tiver algum tipo de preconceito em andar de ônibus, é melhor repensar suas escolhas.

Transfer

Considerado como o meio de transporte mais viável de Foz do Iguaçu, os transfers são extremamente versáteis e o levarão para onde você quiser.

Diversas empresas trabalham com transfers, como a Loumar, por exemplo. Isso faz com que garantir uma viagem bastante confortável e segura seja extremamente fácil e intuitiva.

Além disso, os transfers possuem uma grande vantagem em cima de seus demais concorrentes, eles não conhecem fronteiras.

Diferente dos Ubers, que não são autorizados a cruzar a fronteira do país, e quando o fazem cobram uma verdadeira fortuna, os transfers possuem acesso a ambos os países vizinhos, podendo circular tranquilamente por cada um deles.

E se todos esses pontos não fossem o suficiente para fazer a escolha valer a pena, os transfers também contam com outra carta na manga: seus preços convidativos.

Mesmo com todo o conforto e segurança proporcionado, os transfers também possuem uma tabela de preço bastante justa, possuindo uma das melhores relações custo-benefício de Foz do Iguaçu.

É possível cruzar a fronteira com um carro alugado?

O aluguel de um carro é algo consideravelmente simples de se fazer.

Afinal, não existem dificuldades que possam impedi-lo de sair da agência com uma chave em mãos. Porém, as coisas se complicam quando colocamos os países vizinhos na jogada.

Apesar de muitos considerarem a Carta Verde a única medida necessária para cruzar a fronteira argentina, por exemplo, é preciso saber que as coisas não são tão simples assim.

O motivo disso são as diversas taxas cobradas pelas empresas de aluguel de carros.

No final, você até poderá cruzar as fronteiras vizinhas, porém, será necessário arcar com isso – financeiramente falando, é claro.

Esse é um dos principais fatores que podem comprometer, e muito, a escolha em alugar um carro em Foz do Iguaçu.

Veredito: Vale a Pena Alugar Carro em Foz do Iguaçu?

Vale a pena alugar carro em Foz do Iguacu?
Fonte: Gabriel Leonel (Flickr)

Diferente de outros destinos que vimos aqui no Viagem Club, alugar um carro em Foz do Iguaçu pode não ser a melhor das opções para você.

As taxas abusivas e o seguro Carta Verde, necessários para se fazer o cruzamento das fronteiras, tornam-se empecilhos bastante incômodos, fazendo com que a autonomia e flexibilidade tão buscada pelos turistas sejam deixadas de lado.

Em outras palavras, todos os pontos positivos de se alugar um carro deixam de fazer sentido com essas barreiras.

Contudo, se você não tiver a pretensão de conhecer os países vizinhos, e preferir por sua autonomia ao invés de utilizar o transporte público da cidade, é perfeitamente recomendável realizar o aluguel de um carro.

As estradas de Foz são extremamente convidativas para aqueles que amam sentir a dirigibilidade passando por suas mãos.