Vale a Pena Alugar Carro em Natal? Veja os Prós e Contras

Sempre que se viaja de férias, em especial acompanhado, surge aquela dúvida: alugo carro no destino, ou faço meus passeios de táxi ou de Uber? Vou gastar mais com um ou com outro? Pois se você está com viagem marcada para alguma das praias do Rio Grande do Norte, hoje vamos mostrar se vale a pena alugar carro em Natal (RN).

Anúncios

Claro que uma resposta direta para esta pergunta depende de muitos fatores. Os principais são o período que você irá ficar por lá, e as praias as quais pretende visitar. Afinal, é importante lembrar que algumas das atrações turísticas mais buscadas ficam às vezes a algumas dezenas de quilômetros para quem chega a Natal de avião.

Anúncios

Dito isso, e para não ficarmos em cima do muro, podemos dizer que vale a pena alugar carro em Natal se você pretende explorar o litoral potiguar e ir a alguma das praias mais afastadas. Se não, é melhor apostar nas opções de transporte disponíveis na cidade.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Visita à São Miguel do Gostoso
  • Várias praias maravilhosas para relaxar e curtir
  • Surk, Windsurf, Kitesurf e passeio de Buggy para quem procura atrações únicas
Ver Passeio →
Parrachos de Maracajaú
  • Considerado como o "Caribe brasileiro", por sua beleza
  • Pratique mergulho e diversos outros esportes aquáticos
Ver Passeio →
Praia de Pipa
  • Suas incríveis praias fazem de Pipa um dos principais pontos turísticos do Brasil
  • Sinta-se em um estúdio cinematográfico ao visitar o centro de Pipa
Ver Passeio →
Passeio de Buggy em Genipabu
  • Dirija seu buggy pelas principais dunas de Natal
  • Encontra no passeio águas quentes, lagoas tranquilas de água doce e brias suaves
Ver Passeio →
City Tour por Natal
  • Ideal para quem deseja conhecer a cidade com mais calma
  • O City Tour busca, e lhe leva de volta, até sua hospedagem
Ver Passeio →
Passeio à Barra do Cunhaú
  • Praias, piscinas naturais e passeios de barcos para quem ama ficar na água
  • Para quem gosta de esportes radicais, Windsurf e Kitesurf são as opções certas
Ver Passeio →



Por que vale a pena alugar carro em Natal

Trânsito em Natal
Fonte: Berg (Flickr)

O aluguel de carros traz como principal vantagem a comodidade. Ao alugar um carro logo que se chega ao destino, os viajantes ganham a liberdade para fazer os próprios horários e a opção de fazer o roteiro que bem quiserem, livre dos passeios agendados em grupos.

Quando se trata de uma viagem a Natal, isso é especialmente interessante. Isso porque o litoral do Rio Grande do Norte oferece muitas praias maravilhosas, que vale a pena conhecer – e vamos apresentar algumas delas mais adiante. A questão é que muitas delas ficam longe, e se o passeio depender de táxi poderá ficar bem caro.

A seguir, você confere os prós e contras sobre a locação de carros em Natal.

Pontos positivos

  • É mais cômodo. Você chega, escolhe um modelo de carro que melhor se adéqua às suas necessidades, liga o ar-condicionado e vai para o seu hotel. Na manhã seguinte, acorda quando bem entende e vai explorar as praias. E volta quando quiser;
  • Permite conhecer todo o litoral do Rio Grande do Norte. Ponta Negra, Maracajaú, Praia de Pipa, Pirangi… Só aí elencamos quatro praias imperdíveis que ficam no entorno de Natal ou, pelo menos, não muito distante. Alugando um carro, chegar a elas será muito fácil.
  • Fique uma noite em cada lugar. Ao alugar um carro, você abre a possibilidade de se hospedar em vários hotéis e pousadas, não importando o quanto estiver longe de Natal. Mais do que isso, é comum quem viaja à cidade querer dar um pulo até João Pessoa – a capital paraibana fica a cerca de duas horas de carro de distância.
  • Pode ser bem mais barato. Se você estiver viajando por apenas dois ou três dias, talvez os custos de alugar um veículo ou optar pelo transfer ou táxi acabem se equivalendo. Mas, se sua viagem a Natal for por vários dias ou se você estiver na companhia de mais de uma pessoa, certamente seus custos serão bem menores ao alugar um carro.

Pontos negativos

  • O que é uma vantagem, também pode ser uma desvantagem. Ao deixar de lado os transfers para optar pelo conforto de um carro, você deixa também de contar com as dicas dos guias e corre o risco de deixar passar algum ponto turístico.
  • Talvez você não possa curtir as praias do jeito que pretendia. Você sabe: se for beber, não poderá dirigir. Então aquele drink ou cervejinha à beira-mar vai ter que ficar para outro momento. Responsabilidade é tudo! Sem contar que a fiscalização em Natal é rigorosa nesse quesito.

O que é necessário para alugar carro em Natal?

Para os brasileiros, os requisitos básicos para locação de um carro são os mesmos em Natal, São Paulo, Rio de Janeiro ou qualquer outra cidade. E é tudo bastante simples.

Em primeiro lugar, o fundamental: você precisa ter sua carteira de habilitação válida. Somente apresentando ela você conseguirá sair com o carro.

A locadora de veículos também exigirá um documento de identificação com foto, mas muito provavelmente isso já estará resolvido ao apresentar a CNH.

Muito importante: você precisará ter consigo um cartão de crédito. E esse cartão necessariamente precisa estar no nome do condutor.

Isso é exigido no momento da locação como forma de assegurar um depósito-caução na eventualidade de acontecer algo com o veículo no período em que ele estiver com você.

Por fim, caso você tenha feito a reserva do carro de forma online, recomendamos levar junto o comprovante.

Posso alugar carros em Natal assim que chegar à cidade?

Pode sim, há muitas agências de aluguel de carros em Natal. Dessa forma, você consegue alugar um veículo no próprio saguão do aeroporto, quanto em locadores pela cidade em qualquer momento de sua viagem.

Mas a nossa recomendação é fazer a reserva de forma antecipada.

Ainda que existam variadas opções de lugares para se pegar um carro, muitas vezes – e em especial em períodos de alta-temporada – os melhores modelos ou aqueles com preço mais em conta já estão alugados. Nesse caso, você corre o risco de ter de desembolsar mais, ou de precisar se contentar com um carro que não seja o ideal para a sua viagem.

Quanto custa o aluguel de carros em Natal?

Esta é a melhor notícia que você irá ler hoje: alugar um carro em Natal é muito barato! Pesquisando bem, você consegue modelos gastando pouco mais de R$ 50 por dia – além, é claro, do combustível que irá utilizar.

Há, porém, algumas coisas a se considerar antes de alugar um veículo.

Foque no que Realmente Importa e Deixe Todo Resto Conosco…

Preparamos um guia completo, atualizado e 100% gratuito para você viajar com tranquilidade e não deixar passar nenhum detalhe. mockup natal
O que você encontrará no nosso Guia Completo de Viagem – NATAL/RN:

✅ A época ideal para realizar sua viagem
✅ Os melhores meios de locomoção
✅ Os principais eventos
✅ Passeios imperdíveis
✅ Atrações indispensáveis
✅ Seleção especial com os principais restaurante

Nós já fizemos todo trabalho por você…

Faça o download gratuito do material e planeje a sua viagem com muito mais facilidade e segurança

Em primeiro lugar, preste atenção a todas as condições e o que está incluso no preço.

Muitas vezes o preço baixo da tabela esconde uma pegadinha: limitação de quilometragem. Isso impede que você guie à vontade, sob pena de pagar taxas bem caras no momento de devolução do automóvel. Assim, opte sempre por alugar um carro que ofereça quilometragem ilimitada.

Outro fator fundamental é você fazer sempre o aluguel de carros que já venha com o seguro básico incluído. Ele irá proteger você em caso de acidentes.

Sobre isso, aqui vai outra dica: não aceite a inclusão de seguro adicional! As locadoras muitas vezes oferecem serviço de proteção extra, cujo valor aumenta consideravelmente a diária. E a cobertura não compensa sob nenhum aspecto.

Vale a pena alugar carro em Natal com direito a condutor adicional?

Não vale. E já vamos explicar o por quê.

A menos que você pretenda viajar por vários estados do nordeste, os percursos serão curtos. Suas viagens pela costa ou mesmo pelo interior do Rio Grande dificilmente irão durar mais do que duas horas. Nem dá tempo de cansar o motorista…

A questão é que as taxas cobradas pelas locadoras para incluir um condutor extra encarecem muito o aluguel de carros. Por isso, não vale a pena incluir essa opção para o seu passeio.

É fácil encontrar uma agência de locação em Natal?

Sim. Alugar um carro em Natal, sem dúvidas, é uma tarefa bastante simples.

Somente no aeroporto você encontra pelo menos quatro locadoras de veículos, sendo que a maioria delas funciona 24 horas por dia. Assim, mesmo que você chegue num voo de madrugada, não terá dificuldades em conseguir um veículo.

Como já sugerimos, contudo, procure alugar com antecedência e proceda na chegada apenas com os trâmites de retirada.

Além das empresas que oferecem aluguel no aeroporto, você consegue pegar um carro em agências espalhadas pela cidade.

É difícil apontar qual a melhor locadora, porque em geral os serviços se equivalem. Se pudermos dar uma dica, porém, opte por empresas maiores e que já são consolidadas no Brasil. Entre elas estão a Alamo, a Localiza, a Movida, a National, a Hertz, a Dollar, a Budget e Avis, além da Serra Dourada, que você encontra no próprio aeroporto.

Quais os melhores carros para alugar no Rio Grande do Norte?

Escolher o veículo é uma tarefa relativamente simples, mas que exige muita atenção.

Em primeiro lugar, você precisa considerar como pretende utilizá-lo. A ideia é deixar as malas no hotel e passar os dias guiando o carro apenas com quem estiver com você, ou você precisará levar suas malas de um lado para outro?

Se você estiver em até três pessoas, um modelo básico tende a ser suficiente – mas a gente indica pelo menos o aluguel de um carro com ar-condicionado.

Viagens a partir de quatro pessoas demandam um automóvel um pouco maior. Afinal, considere que mesmo que caibam quatro pessoas confortavelmente sentadas, sempre haverá a necessidade de transportar a bagagem delas. Quatro pessoas utilizam pelo menos quatro malas. E será que toda essa bagagem cabe no porta-malas de um compacto?

Além disso, algumas pessoas também não abrem mão de um carro mais confortável ou com motor mais potente. A maioria das grandes locadoras oferece modelos melhores, em alguns casos até de luxo.

Distâncias de Natal para os principais atrativos turísticos da região

Como dissemos no início deste artigo, a locação de veículos compensa muito se você optar por conhecer diversos lugares da região. A seguir, listamos alguns dos principais atrativos turísticos e a sua distância para a capital.

Praia de Ponta Negra

praia de ponta negra em natal em agosto
Créditos de Imagem: Bárbara F Luiz (Flickr)

A Praia de Ponta Negra é uma das mais famosas de Natal, mesmo sendo uma das mais urbanas.

A região costuma ser uma das mais procuradas pelos turistas que vão à cidade. E isso se dá devido à conjunção de dois fatores: ótima infraestrutura e beleza do local.

Quem decide ficar em Ponta Negra encontra uma boa praia para banho e ótimos locais para se hospedar e se divertir.

Ela não fica tão distante do aeroporto de Natal – são cerca de 35 quilômetros. Nesse caso, o aluguel de carros só irá valer a pena se você decidir viajar para outros pontos do estado. Se não, os preços praticados pelo Uber ou táxi se tornam mais atrativos.

Praia de Pipa

Roteiro de 7 Dias em Natal - praia da pipa
Créditos de Imagem: Francielle Campos (Flickr)

A Praia de Pipa é um verdadeiro paraíso. E, apesar do nome no singular, na verdade ela é formada por várias, com destaque para a Praia do Centro, a Praia do Amor, a Baía dos Golfinhos, a Praia do Madeiro e Cacimbinhas.

Mesmo sendo bastante frequentada por turistas, a Praia de Pipa conserva um aspecto clássico de lugar com sombra e água fresca.

O mar é calmo, a paisagem é deslumbrante, e a infraestrutura à beira-mar não deixa nada a desejar.

Por causa disso tudo, é super comum para quem está em Natal alugar um carro e fazer um passeio para aquela região.

A distância da capital para a Praia da Pipa é de 85 quilômetros.

Maracajaú

natal em novembro - maracajau
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

Conhecida como o ‘Caribe Brasileiro’, a praia de Maracajaú fica a 65 quilômetros de Natal, na cidade de Maxaranguape.

Suas águas límpidas e calmas fazem dessa parte do litoral potiguar um dos pontos turísticos mais famosos quando o assunto é a prática do mergulho.

Isso porque a maré baixa oferece 15 quilômetros de piscinas naturais, formadas sete quilômetros mar adentro. E toda essa calmaria acontece em meio a muita vida marinha e à beleza dos parrachos, como são chamados os corais.

Pirangi do Norte

Praia de Pirangi
Fonte: Luís Lopes (Flickr)

A Praia de Pirangi é talvez a mais famosa do Rio Grande do Norte. Ela fica no município de Parnamirim, a cerca de 25 quilômetros de Natal.

A distância é relativamente curta, de modo que um transfer local é mais em conta do que o aluguel de um carro. Mas, se a proposta é aproveitar mais da costa do estado, opte pela locação.

A região conta com muitas belezas naturais e áreas de preservação. É lá, também, que fica Cajueiro de Pirangi, que detém o título de maior cajueiro do mundo!

João Pessoa

Natal por si só é maravilhosa, mas quem faz turismo por vários dias por lá em geral também opta por fazer um passeio por João Pessoa.

A capital da Paraíba fica a cerca de 190 quilômetros de distância. Esse trajeto é ainda mais curto para quem decide dar uma passadinha na paradisíaca Praia de Pipa. E é justamente por isso que vale a pena alugar carro em Natal.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Natal