Carregando...

Vale a Pena Alugar Carro em Salvador? Saiba Tudo Aqui

Você está com tudo pronto para conhecer a capital da Bahia, mas ainda não sabe se vale a pena alugar carro em Salvador? Pois então veja nossas dicas, porque o Viagem Club tem a resposta certa para você!

Anúncios

A dúvida maior sobre o aluguel de carro em Salvador é se tem bom preço em relação ao táxi, por exemplo. Por outro lado, muitos viajantes temem a burocracia para conseguir alugar um carro.

Anúncios

Neste post, vamos mostrar dicas e tirar as principais dúvidas para descobrir se vale ou não a pena alugar um carro em Salvador. Confira!




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia de Itapuã
  • Lugar que serviu de inspiração para a música de Toquinho, com letra de Vinicius de Morais
  • O Farol da Praia de Itapuã é o mais belo cartão postal de Salvador
Ver Passeio →
Praia do Porto da Barra
  • Porto da Barra já foi eleito pelo The Guardian como a terceira melhor praia do mundo
  • Excelente opção de praia urbana, tranquila até nos fins de semana
Ver Passeio →
Zoológico de Salvador
  • Conta com espécies raras e ameaçadas de extinção
  • Mais de 700 mil metros quadrados, com cerca de 1500 animais
Ver Passeio →
Pituba
  • Município de maior variedade comercial de Salvador
  • São várias as atrações, desde Centro Histórico, praias e o Mercado Modelo
Ver Passeio →
Rio Vermelho
  • Um dos bairros mais movimentados da Bahia
  • Famoso por ser um excelente ponto gastronômico
Ver Passeio →
Praia das Neves
  • Melhor lugar de todos para apreciar o mar e pegar aquele bronzeado
  • Lugar ideal para quem gosta de tirar fotos maravilhosas
Ver Passeio →



Por que é melhor alugar um carro em Salvador?

Quem já viajou para Salvador sabe bem como a região é repleta de passeios por pontos turísticos, principalmente pelas praias paradisíacas.

É um dos melhores lugares do Brasil e do mundo para passar as férias.

A grande questão é que muitos desses pontos turísticos de Salvador são afastados um do outro, dependendo sempre de um táxi ou Uber.

Agora imagina gastar mais de R$100 para sair do aeroporto e seguir por 1h30 até a vila da Praia do Forte? Você acaba gastando mais do que planejou em um modesto roteiro de 3 dias, certo?

“Ah, mas eu poderia ir de transporte público, não?”

Se você tiver incluído estresse em seu roteiro de viagem, tudo bem, mas os transportes públicos da Bahia são aqueles detalhes que podem não agradar.

Fora que é muito mais fácil transitar entre as regiões afastadas de Salvador, como o bairro de Itapuã e Stella Maris, para conferir suas belíssimas praias (como a Praia do Flamengo) sem ter que pagar uma fortuna ao taxista.

Afinal, Salvador é um destino incrível demais e vale investir em um meio mais econômico para circular na capital, como alugar um carro.

O que você precisa saber sobre aluguel de carro em Salvador?

Alugar carro em Salvador
Fonte: Maurício Almeida (Flickr)

Antes de alugar um veículo em Salvador, é importante conhecer algumas dicas e, claro, algumas burocracias que podem salvar seu dia na cidade.

Portanto, ANTES de alugar um carro e fazer sua viagem acontecer, verifique o seguinte:

  • Documentação exigida;
  • Seguro de carro;
  • Valor caução;
  • Onde alugar;
  • Quilometragem ilimitada;
  • Pagar ou não pelo condutor adicional;
  • Cancelamento gratuito;
  • Vistoria do carro para aluguel;
  • Leis e sinalizações de trânsito.

Qual a documentação exigida para aluguel de carros em Salvador?

É claro que a primeira coisa que você pensou é sobre ter uma CNH válida, certo?

Mas, é importante verificar junto à locadora de veículos em Salvador se ela exige, no mínimo, dois anos de emissão ou não.

Além disso, algumas locadoras também exigem idade mínima de 21 anos, mas não é consenso, por isso, vai depender de cada empresa.

Além da CNH brasileira, o aluguel de veículo também exige:

  • Documento de identidade (RG e/ou CPF);
  • Cartão de crédito no nome de quem vai dirigir;
  • Comprovação da reserva do carro (caso tenha sido feito online).

Dica 01: faça tudo com antecedência

Faça sua reserva de carro com máxima antecedência e avise ao banco que você vai viajar.

Primeiro porque quanto mais cedo você reservar um veículo, mais barato você vai pagar por ele.

Segundo porque, normalmente, as agências bancárias desaprovam a retirada de grandes quantias ou compras maiores, por considerarem incomum para o comportamento do consumidor.

Por isso, melhor avisar para não passar aperto na cidade.

Vale a pena alugar um carro com seguro em Salvador?

Estrada Salvador
Fonte: Lígia Crispino (Flickr)

Sim! Não só para alugar veículo em Salvador, mas também para quem usa o próprio carro em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Afinal, pensa só no prejuízo se houver uma batida na estrada, um amassado no estacionamento, ou mesmo um furto? Dor de cabeça, despesas e férias frustradas, com certeza!

Você pode contratar um seguro de carro usando um cartão de crédito ou direto pela locadora, mas sempre preste atenção ao contratar um seguro.

Dica 02: escolha a opção que atenda suas necessidades

É importante verificar as condições do aluguel das locadoras e não se deixar levar apenas pelo preço mais barato: o seguro precisa atender suas necessidades, mas, principalmente, cobrir despesas contra terceiros.

Escolha a opção que couber no bolso, mas que garanta sua satisfação.

Quanto custa o valor caução do aluguel de carros?

O valor caução pode depender do preço do aluguel de carros, tempo de aluguel e tipo de veículo – fora que é uma forma de evitar pegadinhas.

Isso porque há pessoas que, infelizmente, não pagam as devidas despesas, então as locadoras precisam tomar suas precauções.

E essa precaução é um valor retirado no cartão de crédito, mas devolvido após a devolução do carro.

Por isso, não precisa se preocupar caso o preço seja alto, a menos que haja um problema na sua locação em Salvador.

Dica 03: tenha um limite maior no cartão de crédito

Tenha sempre um valor a mais para ser usado no cartão de crédito para essas eventualidades. Lembre-se que viagens podem trazer surpresinhas, então é melhor prevenir do que remediar.

Onde alugar carros em Salvador: aeroporto ou cidade?

Se você quer comodidade, a dica é alugar um carro no aeroporto de Salvador, mas caso prefira uma locadora, calcule a distância até o centro para saber se é vantagem fazer o percurso.

A princípio, os preços das locadoras são bem mais em conta em cidades nas viagens ao exterior. Já nos aeroportos podem sair baratos se a viagem for nacional, devido à concorrência entre as locadoras.

De todo modo, faça os cálculos sobre ida e volta até o centro de Salvador, assim você vai saber a melhor opção para você.

Dica 04: use um comparador de preços

Existem alguns sites que comparam preços do aluguel de carro e que podem ajudar a descobrir a média de valores cobrados em Salvador.

Quilometragem ilimitada X limite de km para rodar

Ao alugar um carro em Salvador, vale a pena prestar atenção nas condições da locadora.

Pode acontecer de você garantir um preço bacana por um aluguel de carro online, mas depois ser induzido a pagar por um seguro completo ou, até mesmo, descobrir que há limite de km para rodar.

O que acontece é que eles podem justificar o aluguel de carro barato pelos km fechados, já que são mais econômicos mesmo.

Porém, Salvador é uma cidade cheia de belezas e lugares para visitar, então, quem garante que você vai conseguir rodar tudo dentro do limite preestabelecido?

Por isso, é mais vantajoso alugar um carro em Salvador com quilometragem ilimitada, do que pagar mais caro por ultrapassar o limite dos km fechados.

Dica 05: cuidado com os upgrades no aluguel de carros em Salvador

Pode acontecer da locadora em Salvador não dispor do carro na categoria escolhida no site, mas a equipe pode oferecer um upgrade de carro.

O problema é quando o upgrade é adicionado no valor final antes mesmo de avisarem que o carro não está mais disponível.

Sendo assim, recuse pagar um preço alto já com upgrades.

Pagar ou não por um condutor adicional?

A resposta curta e direta é não. Isso porque quanto mais condutores, mais cara será a locação. Isso acontece porque aumenta a responsabilidade quando o carro possui 2 ou mais condutores para dirigir.

Para você ter uma ideia, se um turista resolver deixar o amigo ou parente dirigir seu carro, na informalidade, isto é, sem registrar no contrato da locadora, é possível perder até o seguro em caso de acidente e ainda ser responsabilizado civil e criminalmente por isso.

Dica 06: escolha um condutor adicional apenas se a viagem for longa

Algumas locadoras oferecem um condutor adicional grátis; outras, informam em cima da hora que você pode pagar por um condutor extra.

No entanto, se a sua viagem é a trabalho e você não pretende circular pela cidade, não é vantajoso pagar por um condutor adicional.

Alugar carros com ou sem cancelamento gratuito?

Toda viagem precisa ser bem planejada para evitar imprevistos e despesas desnecessárias, mas ninguém está livre de contratempos, não é?

Por conta disso, os turistas são obrigados a cancelar seus planos, mas isso pode ser um problema, caso o contrato não contemple um cancelamento gratuito.

Além disso, a taxa de cancelamento pode ser muito alta ou não haver uma reserva reembolsável (em caso de pagamento antecipado).

Isso acaba com o dia de qualquer um.

Dica 07: leia o contrato!

A dica é ler o contrato do aluguel de carro e saber exatamente seus direitos e as obrigações da locadora.

Não tenha pressa em ler as letras miúdas, pois quase sempre estão nelas as partes mais importantes das cláusulas do aluguel de veículos.

Os carros para aluguel passam por vistoria?

Seria o ideal, mas essa parte fica a cargo do locatário. Por mais cansaço e pressa em chegar nas regiões preferidas, não dá para dispensar a checagem no veículo antes de sair com ele do pátio da locadora.

Verifique, portanto, se o carro não tem um amassado, riscos ou se não está faltando algum item, como macaco e chaves de roda.

Se você perceber alguma coisa danificada ou em falta depois de sair do pátio, quem vai sofrer o risco de arcar com os gastos é você.

Além disso, verifique as comodidades, como porta-malas, pois dependendo do número de pessoas que estarão na viagem, pode não comportar tudo.

Dica 08: se puder, filme o veículo antes de sair com ele

Use a tecnologia a seu favor e garanta que não terá prejuízos durante sua viagem se descobrir falhas quando já estiver na estrada.

Caso a locadora não veja problema, tire fotos ou filme o carro ainda no pátio.

Sobre as leis e sinalizações de trânsito

Para saber vale a pena alugar carro em Salvador é preciso, antes de tudo, saber que o aluguel de carro não anula as regras que o condutor deve seguir.

Com a exceção de acidentes que podem ser cobertos por um seguro, há casos que acarretam despesas extras, mas podem ser evitadas, tais como: ultrapassar os limites de velocidade ou o sinal vermelho.

Isso também vale para viagens ao exterior, uma vez que você precisa conhecer as leis de trânsito do país de destino.

Coisas que as pessoas fazem com o carro aqui podem dar cadeia em outros países.

Mais dicas sobre aluguel de carros em Salvador

Para completar nosso rol de dicas para você alugar um carro em Salvador, veja abaixo o que mais considerar antes de assinar contrato:

Alugar carro com ou sem GPS

Muitos carros já vêm com GPS integrado, então, não seria motivo de preocupação.

Mas pode acontecer de a empresa dispor dessa tecnologia mediante o pagamento de uma taxa adicional.

No entanto, você já possui um GPS em seu celular, isso sem contar os mapas que você pode baixar e usar offline.

Se você ainda fizer questão do GPS do carro, ainda assim, não deixe de investir no mapa offline.

Usar ou não a cadeirinha para criança

A cadeirinha para criança é um acessório obrigatório e seu descumprimento leva a multa de mais de R$200.

Mesmo após a nova lei de trânsito de 2021, as crianças de 1 a 4 anos (pesando entre 9 a 18 kg) devem ser transportadas em cadeirinhas.

Enquanto que crianças de até 1 ano (até 13 kg) precisam estar no Bebê Conforto, e crianças de 4 a 7 anos, no assento de elevação.

Se você vai alugar um veículo em Salvador com crianças, verifique se o carro tem a cadeirinha, assim, evita-se multas.

Vale a pena alugar carro em Salvador: para ir da Praia do Forte ao Morro de São Paulo

Morro de São Paulo
Fonte: CuchoGOL (Flickr)

Se considerar os altos preços de outros transportes, sim, vale a pena alugar um carro em Salvador.

Compensa demais para quem fez um roteiro de 4 dias ou mais e pretende conhecer vários pontos da cidade. Porém, há algumas ressalvas.

Por exemplo, é mais vantajoso alugar um carro se a viagem for longa e se você pretender transitar entre algumas regiões de Salvador.

Contudo, áreas urbanas podem ser melhor visitadas de Uber ou táxi, como o Elevador Lacerda, local que leva ao Mercado Modelo e Cidade Baixa, além de ter o Pelourinho e o Centro Histórico de Salvador, também chamado de Cidade Alta.

Isso também vale para épocas festivas, como o carnaval, pois as ruas ficam lotadas, sendo mais fácil chamar um carro de aplicativo.

Contudo, alugar carros pode ser uma ótima alternativa para fazer alguns passeios como, por exemplo, praias como Praia do Forte, Porto da Barra e Morro de São Paulo, uma ilha que pertence ao arquipélago de Cairu.

Quer conhecer mais Salvador para curtir a capital de carro alugado? Conheça 5 lugares próximos a Salvador para visitar!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Salvador