Passeio Volta a Ilha

Passeio Volta a Ilha (Morro de SP): Preços, Dicas e Como Curtir

Se você planeja uma viagem ao Morro de São Paulo, na Bahia, provavelmente já deve ter ouvido falar de uma atração que é quase uma unanimidade por lá. Trata-se do passeio Volta a Ilha (Morro de SP), feito a bordo de lanchas e que leva os turistas a terem uma verdadeira imersão nas belezas naturais daquele arquipélago.

A atração parte da Terceira Praia pela manhã e leva os visitantes a cinco locais ao longo do dia.

O tour inclui mergulho em piscinas naturais, como na Praia de Moreré, visita à Praia de Cueira e Praia Boca da Barra, na Ilha de Boipeba, e oportunidade de degustar lagosta e outros frutos do mar servidos em barracas à beira-mar ou em bares flutuantes.

Na parte final do passeio, você conhecerá a simpatia do povoado de Canavieiras e aprenderá um pouco mais sobre a cultura e a história da região no Convento de Santo Antônio, em Cairu.

Para finalizar com chave de ouro, será brindado comum pôr-do-sol único a bordo de um barco. Não parece pra lá de convidativo?

Neste artigo vamos dar detalhes de como é o passeio Volta à Ilha Morro de São Paulo.

Mostraremos as atrações em cada parada e daremos dicas de como aproveitar ao máximo.

Localização

Onde fica?

O Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé e é um distrito da cidade de Cairu. O local fica a cerca de 63 km da capital da Bahia, Salvador.

Lugares próximos

  • Valença (17 km);
  • Ilha de Boipeba (27 km);
  • Salvador (63 km).

Como funciona o passeio Volta à Ilha do Morro de São Paulo?

Passeio Volta a Ilha
Fonte: Persona Turismo (Flickr)

O passeio Volta a Ilha (Morro de SP) é o mais completo dessa atração turística na Ilha de Tinharé – e, também, o mais procurado. Por isso, lá vai a primeira dica: reserve-o com antecedência!

Isso porque, ainda que se possa conseguir fazer o passeio chegando diretamente no dia que se desejar, corre-se o risco de não haver mais vagas.

Aliás, isso é especialmente comum em épocas de altíssima temporada, como nos meses de janeiro e fevereiro.

A atração é oferecida por vários operadores de lancha, mas a proposta é basicamente a mesma.

O roteiro inicia pela manhã e se prolonga até o fim da tarde, com passagem e paradas por cinco pontos do Morro de São Paulo.

Eventualmente, essas cinco paradas podem se tornar apenas quatro – vai depender da maré que forma as piscinas naturais. Assim, torça pela maré baixa!

Piscinas naturais de Garapuá

Praia de Garapuá
Fonte: Ian Duffield (Flickr)

A primeira parada do passeio Volta à Ilha é na praia vizinha ao Morro de São Paulo. Se a maré ajudar, é lá que você irá tomar banho nas piscinas naturais de Garapuá.

A sugestão é levar consigo snorkel e óculos de banho para poder fazer um mergulho.

Isso porque, mais do que se refrescar nas águas calmas e cristalinas, trata-se de um momento único para apreciar a vida marinha. Há uma variedade imensa de peixinhos coloridos.

O snorkel e o óculos de mergulho podem ser alugados, mas é preciso fazer isso ainda em terra firme, antes do embarque na lancha.

Além disso, nas piscinas naturais de Garapuá você encontrará ainda um bar flutuante!

A parada nessa atração da volta a ilha dura em média 50 minutos.

Piscinas naturais de Moreré

Se a maré estiver alta e o passeio não incluir as piscinas de Garapuá, não fique (muito) chateado. Afinal, a sequência do tour é pelas piscinas naturais de Moreré – e essa você poderá aproveitar com certeza.

Próxima à Ilha de Boipeba, na Praia de Moreré, essa piscina natural em alto mar apresenta características semelhantes à primeira.

Águas cristalinas, de temperatura agradável e convidativa para um mergulho de snorkel e óculos de banho.

No bar flutuante – sim, há um também por lá -, os turistas encontram uma variedade de drinks e petiscos para aproveitar.

Sabe aquela sensação de paraíso que tanto se busca numa viagem a um lugar desses? Pois é justamente isso!

Ilha de Boipeba

Ilha de Boipeba
Fonte: Nailton Barbosa (Flickr)

Um início de roteiro como esse serve, ao mesmo tempo, para tirar o fôlego e dar mostras de que o restante do passeio Volta a Ilha Morro de São Paulo certamente promete.

Afinal, iniciar o dia mergulhando em piscinas naturais mar adentro é uma experiência para poucos.

Pois a continuação do passeio é igualmente pra lá de agradável.

Na sequência, a lancha irá parar na Ilha de Boipeba. O desembarque pode ocorrer tanto na praia de Cueira quanto na Boca da Barra.

O visual na praia de Cueira é de fazer brilhar os olhos. Os turistas se deparam com o mar azul e a areia clara emoldurados por um imenso coqueiral.

Além disso, por lá e na Praia da Boca da Barra, a estrutura oferecida é na medida certa. Diversas barracas em estilo rústico oferecem diferentes tipos de comidas e petiscos – ótimos para o horário do almoço.

Entre os pratos à disposição estão lagostas, moquecas, peixes e diferentes frutos do mar.

Pelo fato de a parada na Ilha de Boipeba se dar próximo ao almoço, o tempo para ficar por lá é maior. Assim, quem quiser pode aproveitar para ir da Praia da Cueira para a Boca da Barra caminhando.

O trajeto é feito através de uma trilha pelo meio da mata e inclui passagem pela praia de Tassimirim.

O tempo de travessia é de cerca de 20 minutos, e quem quiser pode fazê-lo na companhia de um guia – pago à parte.

Canavieiras

 

Depois do almoço, por volta das 14h30, o passeio Volta à Ilha prossegue. O barco atravessa o famoso Rio do Inferno – um canal entre as ilhas de Boipeba e Tinharé – em direção ao povoado de Canavieiras.

Por lá, você irá aproveitar mais um bar flutuante. A diferença é que saem as águas cristalinas das piscinas naturais e chegam as águas escuras dos manguezais.

Mas, não se preocupe! Elas são límpidas e garantem mais um banho refrescante.

A parada por lá dura cerca de meia hora. Se você não comeu até cansar na Ilha de Boipeba, a dica é degustar ostras e caranguejos retirados na hora.

Sem dúvida, uma experiência gastronômica que irá agradar seu paladar.

Ilha Cairu

Ilha Cairu
Fonte: Ronaldo Vieira de Carvalho (Flickr)

A última das paradas do passeio Volta à Ilha é no município de Cairu, sede administrativa da Ilha de Tinharé. Por lá, uma visita é obrigatória: o Convento de Santo Antônio.

O Convento de Santo Antônio abriga vasto patrimônio histórico. Ele conta com peças do período colonial.

Assim, esse é o trecho do passeio dedicado a conhecer um pouco mais da história dessa parte tão importante do Brasil.

Já no fim da tarde, depois de conhecer todos as atrações turísticas que o passeio Volta à Ilha oferece, chegou a hora de retornar ao Morro de São Paulo.

Mas é claro que não se trata de uma simples viagem de retorno.

Enquanto o barco cruza as águas do Rio do Inferno, os turistas aproveitam para observar o lindo pôr-do-sol que a região oferece.

Onde ocorre o embarque para o passeio Volta à Ilha?

O embarque do passeio Volta à Ilha do Morro de São Paulo é feito na Terceira Praia.

Como dissemos, o ideal é que você o reserve com antecedência, já que nem sempre se consegue vaga na hora.

O passeio sai do local de embarque por volta das 9h, e o tour completo dura cerca de oito horas.

Algumas dicas são fundamentais. Talvez a principal seja: leve protetor solar! Afinal, serão horas e mais horas de banho de mar e praia sob o sol do litoral baiano.

Avalie também alugar um snorkel e óculos de mergulho no momento do embarque. Não se trata de algo obrigatório, mas é uma oportunidade de aproveitar ainda mais os mergulhos nas piscinas naturais.

Com eles, você terá uma visão ainda mais intensa da flora e da fauna marinha.

Quais são os prós e contras da Volta à Ilha?

O passeio Volta a Ilha Morro de SP é uma atração muito procurada por quem viaja à região.

Ele permite ter uma experiência bem completa em relação aos principais atrativos deste famoso destino turístico da Bahia.

Além de permitir que se conheça o arquipélago de Tinharé com mais detalhes, o passeio ainda é uma forma de se divertir de uma forma diferente.

A atração, claro, também tem suas ressalvas. A seguir, destacamos os principais aspectos positivos e negativos.

Pontos positivos

  • Uma experiência diferente: por mais que o Morro de São Paulo e suas praias já sejam, por si só, atrações capazes de tornar a viagem inesquecível, sair de barco para conhecer mais a fundo as belezas naturais é algo único;
  • Diversidade de atrativos: você vai tomar banho em piscinas naturais, comer peixes e frutos do mar preparados à moda da região, parar em uma ilha paradisíaca, conhecer um pouco mais da história do morro e ainda apreciar um lindo pôr do sol;
  • Há diversas empresas que operam as lanchas que fazem o passeio, e todas elas são bem avaliadas pelos turistas. Além disso, como o roteiro é o mesmo (quase), não há riscos de seu tour não ser legal.

Pontos negativos

  • Você precisa avaliar se está disposto a entregar um dia de sua viagem ao Morro de São Paulo. Afinal, o passeio Volta à Ilha tem duração de oito horas;
  • Muitos turistas não curtem a ideia de fazer roteiros fechados, e este é exatamente o caso;
  • O roteiro completo prevê cinco paradas, mas elas podem se tornar quatro se a maré estiver alta. O problema é que isso é imprevisível, então não há como saber qual dia apostar para curtir a atração.
  • O preço. O passeio tem valores em torno de R$ 250, e como dificilmente alguém faz essa viagem sozinho, é possível que pese no orçamento.

Vale a pena fazer o passeio Volta à Ilha do Morro de São Paulo?

Passeio Volta a Ilha
Fonte: nara gomes (Flickr)

Sem medo de errar na resposta: sim, vale muito a pena!

Podemos ir além e dizer que esse é um daqueles passeios obrigatórios, que você não pode deixar de fazer mesmo que sua estada pelo Morro de São Paulo seja de apenas três dias.

Não é à toa que o tour pela ilha é uma das atrações mais procuradas pelos turistas.

Ainda que a duração de praticamente um dia inteiro possa assustar aqueles que não gostam de passeios “dentro da caixinha”, os pontos turísticos são os mais diversos e nem um pouco monótonos.

Quem, afinal, não curtiria um refrescante banho em uma piscina natural em alto mar? E se isso for estendido a dois pontos de águas calmas e cristalinas, com um mergulho em meio à farta vida marinha?

Além dos bares flutuantes que se encontram em todas as paradas, os pratos à base de peixe e frutos do mar oferecidos na hora do almoço na Ilha de Boipeba ajudam a complementar o atrativo.

Aos inquietos, há ainda a possibilidade de se fazer um percurso de trilha em meio à mata cruzando a ilha.

Por fim, o pôr-do-sol visto de dentro de um barco cruzando o Rio do Inferno no fim de tarde tornam o passeio Volta a Ilha Morro de SP uma experiência turística completa.

Sobre o Morro de São Paulo

Localizado na Ilha de Tinharé, na Costa do Dendê, o Morro de São Paulo fica a 64 quilômetros da capital da Bahia, Salvador.

Formado por diferentes praias, cada uma com características bem próprias, esse destino turístico é capaz de agradar a diferentes públicos.

Seja para uma viagem de casal, seja entre amigos ou com a família, as peculiaridades do local se adéquam aos diferentes públicos.

A ilha é bem servida de opções de hospedagem e de bares e restaurantes. Alguns pontos transmitem bastante sossego, enquanto outros combinam com quem curte um pouco mais de agito.

Agora que você já fez o passeio Passeio Volta a Ilha (Morro de SP) conosco, quer saber mais sobre o que lhe espera no Morro de São Paulo?

Nós temos muitas dicas para oferecer!

Continue navegando pelo viagemclub.com.br e saiba tudo o que o litoral da Bahia tem para oferecer.