Finalmente chegou a primavera e as temperaturas voltaram a subir. Então, que tal se refrescar no sul da Bahia? Confira algumas dicas do que fazer em Porto Seguro em outubro!
Como aproveitar Porto Seguro em outubro da melhor maneira possível?
Com a chegada da primavera, volta a fazer mais calor em Porto Seguro em outubro.
Em média, as temperaturas variam entre 22°C e 27°C e a água fica em torno dos 25°C, o que é bastante agradável.
Além disso, a probabilidade de chuva aumenta um pouco durante o mês de outubro, mas ainda não é tão alta como no verão.
Ou seja, esse é um dos meses com o melhor clima para visitar Porto Seguro!
Entretanto, o mês de outubro também é um dos mais agitados em Porto Seguro. Entre os dias 12 e 15 desse mês os estudantes comemoram a “Semana do Saco Cheio”, considerado último descanso antes do vestibular.
Como Porto Seguro é um dos principais destinos, a cidade fica cheia e bastante agitada e os preços sobem.
Veja algumas atrações para aproveitar o mês de outubro da melhor forma possível!
1. Observação das baleias jubarte
As duas últimas semanas de outubro são a última chance que temos para observar as baleias jubarte.
Todos os anos, no inverno, esses animais migram da Antártica para o sul da Bahia para acasalar e se reproduzir.
Durante esse período é possível vê-las saltando nas águas, nadando com os filhotes, esguichando água e até ouvir o seu canto por meio de um equipamento chamado hidrofone.
A excursão para observar as baleias jubarte é realizada de lancha.
No início, um biólogo dá uma palestra sobre as baleias, explicando seus hábitos e o processo de migração, e passa algumas instruções de segurança e dicas de navegação.
Ao todo, o passeio dura mais ou menos quatro horas, sendo que uma hora é apenas para observação.
Se você for viajar para Porto Seguro nas primeiras semanas de outubro, não deixe de apreciar esse espetáculo da natureza!
2. Farol de Porto Seguro
O Farol de Porto Seguro fica no Centro Histórico da cidade. Ele é composto por um farol e uma galeria de 12 metros de altura.
Além da vista privilegiada para o mar, o farol é um elemento importante da história do Brasil.
Ele está localizado na “Rota do Descobrimento”, onde os primeiros portugueses desembarcaram pela primeira vez a mais de 500 anos atrás. Por isso, visitar o Farol de Porto Seguro é como viajar no tempo sem sair do lugar.
Na realidade, todo o Centro Histórico de Porto Seguro possui monumentos históricos, como marco do descobrimento, o museu de Porto Seguro e a Igreja da Nossa Senhora da Misericórdia, a primeira igreja construída no Brasil.
Por ser um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, o Centro Histórico pode ficar cheio em outubro.
Mesmo assim, vale a pena passar por lá para conhecer de perto a história do nosso país.
3. Borboletário Asas Mágicas
O Borboletário Asas Mágicas é o maior da Bahia e um dos maiores do Brasil. Ele possui mil metros quadrados de estufas que abrigam diversas espécies de borboletas.
Cada uma das três estufas do borboletário possui uma climatização diferente, pois cada espécie de borboleta tem uma planta hospedeira e precisa de condições climáticas específicas para se desenvolver bem.
A visita ao Borboletário Asas Mágicas dura aproximadamente 1h30 e é guiado por profissionais da comunidade local.
O percurso inclui a visita às três estufas e ao laboratório.
Então, você poderá interagir com as borboletas e acompanhar todo o seu ciclo de vida, desde o nascimento até os casulos.
Depois do tour pelos laboratórios e pelas estufas, você também poderá fazer uma trilha ecológica em meio à Mata Atlântica que o levará para duas lagoas.
Além disso, você pode conhecer o Beco do Beija-flor, um espaço repleto de flores e bebedouros, criado especialmente para atrair o beija-flor.
Por fim, se sentir fome, o Borboletário Asas Mágicas possui um café que serve comida francesa, terra natal da dona do borboletário.
Sem dúvida, esse passeio é uma ótima alternativa para fugir do movimento intenso das praias na Semana do Saco Cheio.
4. Praia Guaiú
Se você vai viajar para Porto Seguro em outubro no feriado, mas quer fugir da muvuca das principais praias, uma boa opção pode ser a Praia Guaiú.
Ela fica a 16 km da vila de Santo André, em Santa Cruz Cabrália.
Para chegar até a Praia Guaiú a partir de Porto Seguro é preciso pegar uma balsa até Santo André, e depois um jipe para ir até a vila de pescadores Guaiú.
Por ser uma praia de difícil acesso, ela é praticamente deserta. Contudo, o esforço vale a pena!
A Praia Guaiú tem areia clara e fofa e mar tranquilo em um lindo tom esverdeado. Além disso, o Rio Guaiú se encontra com o mar, deixando a paisagem ainda mais bonita.
Quando a maré está baixa, algumas piscinas naturais se formam entre os recifes, transformando a praia no lugar perfeito para praticar snorkel e observar a vida marinha.
Você não vai se arrepender de visitar a Praia Guaiú!
5. Praia do Mucugê
Por outro lado, se você gosta de praias agitadas e movimentadas, a Praia do Mucugê pode ser uma opção para você conhecer em Porto Seguro em outubro.
Ela fica em Arraial d’Ajuda, bem em frente ao centro. Por isso, ela é uma das mais movimentadas da região.
Embora seja muito frequentada, a Praia do Mucugê é grande e bem conservada, com diversas árvores. Assim, mesmo em alta temporada não é difícil encontrar um bom lugar na areia.
O mar nessa região é tranquilo e a água é morna, perfeito para banho. Além disso, como na maioria das praias de Porto Seguro, várias piscinas naturais se formam na maré baixa.
Por esse motivo, existem várias opções de esportes aquáticos para praticar por lá, como stand up paddle, caiaque, snorkel e esportes de vela.
Ou seja, essa é uma praia com ótima estrutura para passar o dia!
Gostou das nossas dicas do que fazer em Porto Seguro em outubro? Então, continue acompanhando o Viagem Club!