Cremonini Ristorante

Restaurantes Italianos em Salvador: 10 Locais para Conhecer

Está na capital baiana e bateu aquela vontade de comer uma boa comida italiana? Então, confira a seguir os melhores restaurantes italianos de Salvador!

Quais são os melhores restaurantes italianos em Salvador?

Por ser uma cidade turística e a capital do estado da Bahia, Salvador possui uma grande variedade de restaurantes com gastronomia local e internacional.

Atualmente, segundo a Abrasel-BA, há mais de 12 mil bares e restaurantes apenas em Salvador. Ou seja, não faltam opções de lugares para comer.

Mas, quando o assunto é gastronomia italiana, a cidade não decepciona os amantes de massa. Lá você encontra uma infinidade de pizzarias, rotisseries e restaurantes especializados.

Mas quais os melhores restaurantes italianos em Salvador? Confira em seguida nossa lista de indicações!

1. Bella Napoli, o principal restaurante do cenário gastronômico italiano da Bahia

Bella Napoli
Fonte: Bella Napoli (TripAdvisor)

O restaurante italiano Bella Napoli é o mais antigo de Salvador. Ele foi inaugurado em 1962 e conta com um cardápio repleto de receitas exclusivas da família Sciarretta Angelino.

O menu do restaurante é bastante variado, com pratos típicos de todas as regiões da Itália. Ou seja, lá você encontra desde massas até frutos do mar.

Ao todo, o cardápio possui mais de 45 opções entre entradas e pratos principais. Além disso, o restaurante tem uma cartela de vinhos com mais de 200 rótulos, que você pode pedir na mesa ou comprar na loja instalada na entrada do restaurante.

O grande diferencial do Bella Napoli é que todas as suas massas são artesanais, de fabricação própria. Por isso, todos os ingredientes de são de excelente qualidade.

Endereço: Alameda das Espatódeas, 491 — Caminho das Árvores.

2. Pasta em Casa possui molho de tomate e serviço impecáveis

Pasta em Casa
Fonte: Pasta em Casa (TripAdvisor)

O restaurante italiano Pasta em Casa também faz bastante sucesso em Salvador. Além da comida ser saborosa, o atendimento é impecável.

O chef, Celso Vieira, é formado pelo Senac SP e pelo ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners), no Piemonte, Itália. Além disso, ele também atua como professor do curso de Gastronomia da UFBA e como tradutor de livros de gastronomia.

O cardápio do Pasta em Casa é bastante variado. Durante o almoço, por exemplo, há uma ilha de massas onde você pode repetir à vontade três variedades de massas.

Embora as opções mudem de tempos em tempos, quase sempre é servido o ravioli verde de mussarela de búfala com um delicioso molho de tomate fresco, fettuccini ao molho pesto e lasanha a bolonhesa.

No jantar, a pizza com mussarela de búfala, presunto cru, cogumelos e coração de alcachofra é uma das favoritas dos visitantes. Não tem como não se apaixonar!

O melhor é que você pode levar as delícias do Pasta em Casa para sua casa, pois eles possuem uma rotisserie. Lá você encontra massas recheadas congeladas, massas secas e molhos congelados — tudo feito artesanalmente.

Endereço: Rua Professora Almerinda Dultra, 67 — Rio Vermelho.

3. Cremonini Ristorante

Cremonini Ristorante
Fonte: Cremonini Ristorante (Flickr)

O Cremonini Ristorante é um projeto do chef italiano Massimo Cremonini, que também já comandou outras cozinhas em Salvador, como o La Lupa e o Zafferano.

Diferente dos demais restaurantes de gastronomia italiana, a proposta do Cremonini é fazer uma comida autêntica.

Alguns dos pratos mais pedidos são o tradicional espaguete à carbonara, o risoto com queijo brie, cogumelos frescos, filé mignon e azeite trufado e a entrada de stake de tartare de filé mignon com parmesão e rúcula.

Por fim, para a sobremesa, a torta de maçã acompanhada com sorvete de creme (torta di mele), que segue a receita da família de Massimo, também faz bastante sucesso.

Endereço: Rua Alexandre Herculano, 18 — Pituba.

4. La Pasta Gialla

La Pasta Gialla
Fonte: La Pasta Gialla (Flickr)

O La Pasta Gialla é uma rede de restaurantes especializados em gastronomia italiana presente em diversos estados brasileiros. Em Salvador, a rede possui duas unidades, uma em Pituba e outra na Praça Castro Alves.

O chef Sergio Arno criou o cardápio do La Pasta Gialla. Embora seja uma rede, os pratos do restaurante são feitos com massas artesanais. Além disso, sua cartela de vinhos possui mais de 70 rótulos. Como a própria empresa diz: “Tão italiano quanto a Itália”.

Os pratos mais famosos do restaurante italiano são o tagliatelle com grana padano e a porção de bruschetta de tomate confitado e pesto. Para encerrar a refeição com chave de ouro, o restaurante serve um delicioso e tradicional tiramisù.

Endereço: Rua São Paulo, 488 — Pituba / Praça Castro Alves, nº 5 Loja 1 — Centro.

5. Di Liana

Di Liana
Fonte: Di Liana (TripAdvisor)

O restaurante Di Liana é conhecido por oferecer a mais alta qualidade da categoria. O restaurante foi fundado pela veneziana Liliana Morelli Allegro em 1981. Até hoje o estabelecimento mantém sua proposta inicial de um local aconchegante e familiar.

O foco do cardápio do Di Liana são as receitas do norte da Itália. Atualmente, o prato mais pedido é o filetto del doge, um delicioso fettuccine verde aos quatro queijos com cebola agridoce acompanhado de filé mignon grelhado.

Além disso, o pappardelle ai funghi, composto por massa larga com molho de shiitake, leite de trufas brancas, amêndoas laminadas e cogumelo paris, também muito pedido.

Além da comida saborosa, o serviço encanta os clientes. Para muitos, esse é o melhor restaurante italiano de Salvador!

Outro diferencial do Di Liana é que eles não cobram a taxa de rolha. Então, você pode levar seu próprio vinho (embora a cartela de vinhos da casa combine muito com as receitas).

Endereço: Rua Macapá, 314 — Ondina.

6. Così Pizzeria Napoletana

Così Pizzeria Napoletana
Fonte: Così Pizzeria Napoletana (Flickr)

Se você é apaixonado por pizza, você precisa conhecer o Così Pizzeria Napoletana. Além de ser um lugar perfeito para passar uma noite romântica em casal, ou um momento especial com a família, com vista para o mar, a pizzaria tem uma das melhores pizzas de Salvador.

As massas da Così Pizzeria Napoletana são feitas com a farinha italiana Caputo, que é considerada a melhor para esse tipo de receita. O resultado é uma pizza com massa leve, fina e suculenta. Além disso, eles oferecem deliciosas cervejas artesanais.

Atualmente, a Così Pizzeria Napoletana possui duas unidades em Salvador. A sede do bairro Rio Vermelho fica de frente para o mar da Praia da Paciência e possui dois andares. Por outro lado, a sede do bairro nobre de Pituba divide espaço com a Proa Cervejaria.

Endereço: R. da Paciência, 223 – Rio Vermelho / Rua das Hortênsias, 288 – Pituba.

7. Isola dei Sapori Cucina Italiana

Isola dei Sapori
Fonte: Isola dei Sapori (TripAdvisor)

A princípio o Isola dei Sapori era uma sorveteria. Contudo, com o tempo o cardápio foi ampliado e ele se tornou um restaurante italiano.

Os donos do estabelecimento são irmãos, originários da Sardenha. Por isso, todo o cardápio é inspirado na ilha.

Por exemplo, um dos pratos mais famosos do restaurante é o malloreddus, uma massa feita com sêmola de açafrão ao molho de tomate e linguiça artesanal.

Outro que faz sucesso é o espaguete com mexilhões e bottargas. Além disso, a casa possui um excelente vinho, o Cabernet Sauvignon Isola dei Sapori.

Sem dúvida, esse é um dos restaurantes italianos em Salvador de melhor custo-benefício.

Endereço: Rua Guedes Cabral, 123 — Rio Vermelho.

8. Alfredo

Alfredo
Fonte: Alfredo (Flickr)

O restaurante Alfredo, comandado pelo chef Givaldo Paz, é um dos mais tradicionais de Salvador. Embora o cardápio possua apenas pratos individuais, eles são muito bem servidos.

Os ingredientes usados nas receitas também são de ótima qualidade, como as massas artesanais e a mussarela de búfala que compõem os pratos mais famosos do estabelecimento, o Augusto Imperatore e o fettuccine Alfredo com camarão.

Se quiser levar seu próprio vinho, aproveite para fazer uma visita ao Alfredo de segunda a quinta-feira, pois nesses dias eles não cobram taxa de rolha. Por outro lado, se quiser economizar, aproveite para pedir o menu executivo de segunda a sábado.

O menu muda todos os meses, mas sempre conta com opções deliciosas.

Por fim, também não podemos deixar de comentar sobre o ambiente aconchegante e o atendimento de alta qualidade do restaurante Alfredo. Vale a pena conhecer!

Endereço: Avenida Oceânica, 2004 — Ondina.

9. Pepo

Pepo
Fonte: Luana Caribé (TripAdvisor)

O Pepo é um restaurante de culinária contemporânea com influência italiana. De fato, quando visitamos o restaurante é fácil perceber essa mistura, tanto no ambiente como no cardápio.

Segundo o chef, Peu Mesquita, a ideia do Pepo é trabalhar de forma mais moderna com a gastronomia italiana, trazendo algumas releituras dos pratos típicos da cozinha italiana.

O restaurante é pequeno, com capacidade para apenas 55 pessoas. Mas o ambiente é lindo e muito aconchegante. Não deixe de conhecer!

Endereço: Rua Amazonas, 1111 — Pituba.

10. Bottino Ristorante Italiano

Bottino Ristorante
Fonte: Maiana Freitas (TripAdvisor)

Por fim, o Bottino Ristorante Italiano, do chef Cláudio Bottino, também merece uma visita.

Dependendo da época em que você viajar para Salvador, você pode conhecer as delícias do restaurante por um preço mais acessível, pois ele participa do festival gastronômico Menu Comer & Beber e do Restaurant Week Salvador. Aliás, sempre se destaca como um dos melhores do festival.

Os pratos que fazem mais sucesso no Bonitto são o filé a parmegiana e a lasanha de camarão com molho de queijo brie.

Além disso, de segunda a sábado, no almoço, acontece um festival que custa um pouco menos de R$ 60,00. Ele inclui entrada, prato principal e sobremesa. Vale a pena!

Endereço: Praça Brigadeiro Faria Rocha, 2D — Rio Vermelho.

Gostou de conhecer os melhores restaurantes italianos em Salvador? Então, confira a nossa opinião sobre o Prime Gourmet!

Vale a pena: Conheça também a Cantina Montanari.