Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Cachoeira do Tombador em Nobres: Saiba Tudo Sobre o Local
Cachoeira do Tombador

Cachoeira do Tombador em Nobres: Saiba Tudo Sobre o Local

Se você vai viajar para o estado do Mato Grosso e ainda não sabe se vale a pena conhecer a Cachoeira do Tombador em Nobres, não se preocupe, pois o artigo de hoje vem para te explicar tudinho sobre o assunto e tirar qualquer dúvida que você ainda possa ter sobre o atrativo.

Já é bastante notável que Nobres/MT é uma região conhecida por suas belezas naturais e tem sido o destino de viagens que saem do Brasil todo, além das viagens internacionais que também são bastante frequentes.

Portanto, se durante sua estadia no município você ficar curioso  e quiser saber se a Cachoeira do Tombador é um bom lugar para conhecer, continue com o Viagem Club e confira agora as características do passeio, bem como todos os prós e contras que você deve analisar para fazer sua escolha.

Localização

Para iniciar, vamos te indicar onde fica a Cachoeira do Tombador, e já adiantamos que o atrativo está bem próximo de Nobres, Mato Grosso, caso você esteja hospedado nessa cidade.

Onde fica?

A Cachoeira do Tombador está localizada próximo a BR-101, a 7 km de Nobres e 110 km de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso.

Lugares próximos

  • Aquário Encantado (1,2 km)
  • Lagoa das Araras (2 km)
  • Refúgio Água Azul (1,2 km)

Como chegar?

O acesso à Cachoeira do Tombador, se feito a pé, traz um pouco de dificuldade.

A estrutura de acesso não é das melhores de Nobres/MT, e além disso não existe um estacionamento apropriado para carros.

Portanto, caso você decida seguir de carro, será necessário andar algum trecho para se chegar à entrada, depois que se atingir certo ponto do caminho.

Partindo da entrada, são 1,5 km até que o turista possa atingir o melhor ponto para curtir a cachoeira e toda a paisagem que circunda o lugar.

Cachoeira do Tombador Nobres/MT: como é o passeio?

Cachoeira do Tombador
Fonte: Eder Doré (Flickr)

A Cachoeira do Tombador é um local bastante tranquilo, que traz paz ao espírito e possui diversos cenários para se admirar.

O contato com o atrativo já foi descrito por alguns visitantes como algo “místico”, e a experiência imersiva em meio à Cachoeira do Tombador pode ser algo inesquecível para o visitante.

O local possui águas cristalinas e uma enorme variedade de peixes, que costuma nadar junto aos turistas que decidem se banhar no local.

A cachoeira conta com 2 poços e uma queda de 12 metros.

Porém, é necessário que se tenha um certo cuidado caso você queira entrar no poço para se banhar em suas águas.

O motivo do alerta é porque o fundo é formado por pedras lisas, que podem machucar ou causar algum acidente.

A trilha que precisa ser feita é uma ótima opção de passeio  para quem curte viver aventuras.

Porém, a descida pela escadaria é opcional, uma vez que o turista pode optar por descer através da tirolesa instalada na Cachoeira do Tombador.

Outro destaque relativo a esse atrativo é a sua enorme importância histórica para a região. Sua história é rica e única, além de ser um dos pontos turísticos mais significativos do município.

Ao lado da escadaria que serve de acesso até a cachoeira podem ser vistas algumas casas de caráter histórico, que antigamente serviam de moradia para os ex-funcionários de uma importante usina que funcionava ali perto e era parte fundamental da economia de Nobres/MT e região.

Sendo assim, a cachoeira acabou sendo reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade em dezembro de 2014, dada essa sua importância para Nobres e para o estado do Mato Grosso em geral.

Para concluir as informações sobre o atrativo Cachoeira do Tombador, saiba que a melhor época para visitar o local é entre maio e setembro.

Durante esses meses existe um risco menor de ocorrerem chuvas nessa região, o que significa que o percurso fica menos perigoso e pode ser aproveitado melhor.

Quanto custa?

As visitas à Cachoeira do Tombador são gratuitas.

Isso se deve ao fato de que, ao contrário da maioria das atrações de Nobres estarem localizadas em propriedade particular, a Cachoeira do Tombador está aberta ao público sem tarifas a serem cobradas.

Cachoeira do Tombador Nobres, no Mato Grosso: prós e contras

Agora que você conhece as características e curiosidades sobre a Cachoeira do Tombador em Nobres, chegou a hora de pesar os prós e contras do atrativo.

Prós

  • A cachoeira é linda;
  • O lugar é zen e tranquilo;
  • Trilhas que trazem imersão em meio a natureza;
  • Opção para descer a trilha de tirolesa;
  • Não é necessário pagar nenhuma taxa ou ingresso para conhecer.

Contras

  • Acesso restringido, não está aberto para turismo;
  • Pode ser um pouco perigoso devido às pedras que existem no local, ainda mais durante épocas de chuva;
  • Não são oferecidos equipamentos de segurança ou guias de acompanhamento.

Cachoeira do Tombador em Nobres vale a pena?

Como vimos, a Cachoeira do Tombador possui inúmeros prós e contras, que sempre devem ser considerados no momento de decisão ao avaliar se o atrativo é realmente o tipo de passeio que combina com o seu perfil.

Devido ao fato de que a Cachoeira não está aberta oficialmente ao turismo e nem pertença a nenhuma propriedade particular, a estrutura que o local oferece deixa um pouco a desejar, quando comparada a outras atrações de Nobres/MT.

Por outro lado, essa é uma das cachoeiras mais lindas da região de Nobres/MT, e todas as pessoas que tiveram contato com o atrativo dizem que vale muito a pena enfrentar os percalços para desfrutar desse momento de lazer e paz em meio a natureza.

Seja como for, conhecer a Cachoeira do Tombador pode ser um passeio que vale a pena, desde que seguindo algumas indicações, como escolher épocas com menos possibilidades de chuva, ou evitar levar crianças ao local.

Sendo assim, encerramos aqui mais um conteúdo e esperamos que tenha sido bastante útil para auxiliar na sua escolha final, e que você possa aproveitar não apenas a Cachoeira do Tombador, mas também as diversas atrações naturais que Nobres/MT pode oferecer aos seus visitantes durante a viagem.

Se você tem dúvidas ou sugestões, mande um e-mail pra gente.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!