Se você vai viajar para o estado do Mato Grosso e ainda não sabe se vale a pena conhecer a Cachoeira do Tombador em Nobres, não se preocupe, pois o artigo de hoje vem para te explicar tudinho sobre o assunto e tirar qualquer dúvida que você ainda possa ter sobre o atrativo.
Já é bastante notável que Nobres/MT é uma região conhecida por suas belezas naturais e tem sido o destino de viagens que saem do Brasil todo, além das viagens internacionais que também são bastante frequentes.
Portanto, se durante sua estadia no município você ficar curioso e quiser saber se a Cachoeira do Tombador é um bom lugar para conhecer, continue com o Viagem Club e confira agora as características do passeio, bem como todos os prós e contras que você deve analisar para fazer sua escolha.
Localização
Para iniciar, vamos te indicar onde fica a Cachoeira do Tombador, e já adiantamos que o atrativo está bem próximo de Nobres, Mato Grosso, caso você esteja hospedado nessa cidade.
Onde fica?
A Cachoeira do Tombador está localizada próximo a BR-101, a 7 km de Nobres e 110 km de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso.
Lugares próximos
- Aquário Encantado (1,2 km)
- Lagoa das Araras (2 km)
- Refúgio Água Azul (1,2 km)
Como chegar?
O acesso à Cachoeira do Tombador, se feito a pé, traz um pouco de dificuldade.
A estrutura de acesso não é das melhores de Nobres/MT, e além disso não existe um estacionamento apropriado para carros.
Portanto, caso você decida seguir de carro, será necessário andar algum trecho para se chegar à entrada, depois que se atingir certo ponto do caminho.
Partindo da entrada, são 1,5 km até que o turista possa atingir o melhor ponto para curtir a cachoeira e toda a paisagem que circunda o lugar.
Cachoeira do Tombador Nobres/MT: como é o passeio?
A Cachoeira do Tombador é um local bastante tranquilo, que traz paz ao espírito e possui diversos cenários para se admirar.
O contato com o atrativo já foi descrito por alguns visitantes como algo “místico”, e a experiência imersiva em meio à Cachoeira do Tombador pode ser algo inesquecível para o visitante.
O local possui águas cristalinas e uma enorme variedade de peixes, que costuma nadar junto aos turistas que decidem se banhar no local.
A cachoeira conta com 2 poços e uma queda de 12 metros.
Porém, é necessário que se tenha um certo cuidado caso você queira entrar no poço para se banhar em suas águas.
O motivo do alerta é porque o fundo é formado por pedras lisas, que podem machucar ou causar algum acidente.
A trilha que precisa ser feita é uma ótima opção de passeio para quem curte viver aventuras.
Porém, a descida pela escadaria é opcional, uma vez que o turista pode optar por descer através da tirolesa instalada na Cachoeira do Tombador.
Outro destaque relativo a esse atrativo é a sua enorme importância histórica para a região. Sua história é rica e única, além de ser um dos pontos turísticos mais significativos do município.
Ao lado da escadaria que serve de acesso até a cachoeira podem ser vistas algumas casas de caráter histórico, que antigamente serviam de moradia para os ex-funcionários de uma importante usina que funcionava ali perto e era parte fundamental da economia de Nobres/MT e região.
Sendo assim, a cachoeira acabou sendo reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade em dezembro de 2014, dada essa sua importância para Nobres e para o estado do Mato Grosso em geral.
Para concluir as informações sobre o atrativo Cachoeira do Tombador, saiba que a melhor época para visitar o local é entre maio e setembro.
Durante esses meses existe um risco menor de ocorrerem chuvas nessa região, o que significa que o percurso fica menos perigoso e pode ser aproveitado melhor.
Quanto custa?
As visitas à Cachoeira do Tombador são gratuitas.
Isso se deve ao fato de que, ao contrário da maioria das atrações de Nobres estarem localizadas em propriedade particular, a Cachoeira do Tombador está aberta ao público sem tarifas a serem cobradas.
Cachoeira do Tombador Nobres, no Mato Grosso: prós e contras
Agora que você conhece as características e curiosidades sobre a Cachoeira do Tombador em Nobres, chegou a hora de pesar os prós e contras do atrativo.
Prós
- A cachoeira é linda;
- O lugar é zen e tranquilo;
- Trilhas que trazem imersão em meio a natureza;
- Opção para descer a trilha de tirolesa;
- Não é necessário pagar nenhuma taxa ou ingresso para conhecer.
Contras
- Acesso restringido, não está aberto para turismo;
- Pode ser um pouco perigoso devido às pedras que existem no local, ainda mais durante épocas de chuva;
- Não são oferecidos equipamentos de segurança ou guias de acompanhamento.
Cachoeira do Tombador em Nobres vale a pena?
Como vimos, a Cachoeira do Tombador possui inúmeros prós e contras, que sempre devem ser considerados no momento de decisão ao avaliar se o atrativo é realmente o tipo de passeio que combina com o seu perfil.
Devido ao fato de que a Cachoeira não está aberta oficialmente ao turismo e nem pertença a nenhuma propriedade particular, a estrutura que o local oferece deixa um pouco a desejar, quando comparada a outras atrações de Nobres/MT.
Por outro lado, essa é uma das cachoeiras mais lindas da região de Nobres/MT, e todas as pessoas que tiveram contato com o atrativo dizem que vale muito a pena enfrentar os percalços para desfrutar desse momento de lazer e paz em meio a natureza.
Seja como for, conhecer a Cachoeira do Tombador pode ser um passeio que vale a pena, desde que seguindo algumas indicações, como escolher épocas com menos possibilidades de chuva, ou evitar levar crianças ao local.
Sendo assim, encerramos aqui mais um conteúdo e esperamos que tenha sido bastante útil para auxiliar na sua escolha final, e que você possa aproveitar não apenas a Cachoeira do Tombador, mas também as diversas atrações naturais que Nobres/MT pode oferecer aos seus visitantes durante a viagem.
Se você tem dúvidas ou sugestões, mande um e-mail pra gente.
Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!