Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Day Use na Fazenda San Francisco Vale a Pena? Descubra Aqui
Fazenda San Francisco

Day Use na Fazenda San Francisco Vale a Pena? Um Belo Passeio Entre Pantanal e Bonito

Se você quer saber se o day use na Fazenda San Francisco vale a pena, já podemos adiantar que a resposta é positiva!

Considerada pelos turistas como uma das localidades pantaneiras mais populares, esta fazenda pode ser descrita como um empreendimento turístico de muito sucesso.

A Fazenda San Francisco é administrada, há várias gerações, pela mesma família.

Vale destacar que ela está localizada a menos de 170 quilômetros de Bonito/MS, 90 quilômetros de Bodoquena e, ainda, mais de 207 quilômetros de Campo Grande, a capital do estado do Mato Grosso do Sul.

Desse modo, é altamente recomendável aproveitar sua visita ao Pantanal para fazer um roteiro turístico pela maior planície inundável de todo o planeta!

Para tanto, bastará reservar um tempo em sua programação para se dedicar à Fazenda San Francisco.

Mas, para saber se, de fato, um day use na Fazenda San Francisco vale a pena para você, precisamos avaliar mais alguns aspectos. É isso o que faremos a partir de agora. Boa leitura!

O que é o “day use”?

Antes de compreender os detalhes, convém mencionar que o termo “day use” (tipo de serviço também chamado, em inglês, de “hotel by day” ou “microstay”) se refere a uma hospedagem diurna, com “diária” que começa pela manhã e termina à tarde.

Em termos práticos, o objetivo principal dessa contratação – bastante diferente em comparação ao tradicional “pernoite” – consiste no atendimento aos turistas que almejam usufruir das comodidades de um hotel por pouco tempo, geralmente, para descansar entre viagens ou guardar as suas bagagens.

Para a obtenção desse serviço, basta que você entre em contato com a empresa desejada para a sua hospedagem.

De modo geral, é sempre possível encontrar um day use no Pantanal com bons descontos e valores atraentes em relação às diárias completas.

Características do roteiro de day use na Fazenda San Francisco Vale a Pena

Fazenda San Francisco
Fonte: Cida (Flickr)

O roteiro do day use na Fazenda San Francisco pode ser considerado completo, tendo sido planejado para propiciar momentos inesquecíveis com tudo o que existe de mais incrível na flora e na fauna da região.

Contudo, ao confirmar esta atividade, você terá que saber, de antemão, da necessidade de acordar bem cedinho, à medida que uma das normas mais importantes da atração consiste em chegar até, no máximo, às 8h na sede da Fazenda.

Desse modo, se você estiver viajando com o próprio automóvel, é indicado sair do município de Bonito às 5h da manhã.

Em relação à duração do passeio, os turistas passam o dia todo no Pantanal.

Ou seja, a atração pode ser recomendada tanto a crianças quanto a adultos, pois, a localidade é avaliada, pelos especialistas, como excelente para quem deseja observar a vida silvestre.

São mais de trezentas espécies oficialmente registradas, incluindo, aves, felinos e, evidentemente, o belo Cervo do Pantanal.

Principais atividades turísticas

As principais atividades no day use da Fazenda San Francisco são encontradas no passeio de chalana (que ocorre junto ao Corixo São Domingos) e no Safári Fotográfico (destinado à observação de animais do Pantanal).

Vale lembrar que as atividades, no day use, começam por volta das 8h30. Mas, pode ficar tranquilo: o ordenamento das atividades será informado assim que você chegar à Fazenda San Francisco.

Ainda mais relevante, além destes passeios (que são os mais conhecidos do roteiro), as programações incluem, também, caminhadas pela curta trilha na mata ciliar adjacente ao Rio Miranda.

Os turistas podem, caso desejem, realizar pescarias de piranhas nos barrancos (com varas de bambu), que ocorrem exclusivamente em certos períodos do ano – em função da piracema.

Dentre estas atividades há, no horário do almoço, intervalo para o descanso e para repor as energias dos turistas com um delicioso almoço pantaneiro.

Por fim, os almoços são servidos na Cantina Pantaneira, que oferece preparações típicas da gastronomia local e da culinária caseira.

Os passeios terminam, no fim de tarde, até às 17h. Na despedida, para que os visitantes levem consigo um gostinho adicional da cultura pantaneira, todos podem experimentar o saboroso caldo de piranha!

Passeio de chalana

Para quem não conhece a chalana, trata-se de um tipo de barco dotado de um fundo chato que é utilizado, tradicionalmente, para transportar pessoas e mercadorias através do Pantanal.

O passeio de chalana é feito, na fazenda, pelas águas do belo Corixo São Domingos, que é um dos afluentes principais do Rio Miranda.

Ocasionalmente, os turistas avistam diversas aves durante o trajeto, incluindo o tuiuiú (ave que simboliza o Pantanal), os socós, os biguás, as garças, os gaviões, o martim-pescador e muito mais.

Outra ocorrência frequente é a proximidade dos visitantes com as lontras, com os jacarés e, até mesmo, com as ariranhas.

Essas possibilidades de contato íntimo com a fauna local fazem com que o passeio de chalana na Fazenda San Francisco seja, de fato, uma experiência marcante e inesquecível!

Trilha do Carandá

Um dos aspectos mais interessantes da Trilha do Carandá reside nos materiais utilizados na construção de sua estrutura e assoalho: a madeira de piúva. Para o corrimão, a madeira utilizada foi a itaúba.

Anteriormente, o local fora selecionado para viabilizar uma vista panorâmica do Pantanal alagado junto à área de mata ciliar, no Rio Miranda.

Desde um ponto de vista ambiental, é o desembocador das vazantes dos campos alagáveis na área da fazenda que é classificada como Reserva Florestal.

Essas áreas servem, dentre outras funções, como um verdadeiro “berçário” para os peixes, atraindo sucuris, ariranhas e jacarés, que se alimentam quando as águas baixam, ficando presos nas lagoas e nas baias.

Acima de tudo, a Trilha do Carandá não é recomendada para quem deseja contemplar a fauna, mas para os turistas que amam a natureza e se encantam com o barulho das aves, os sons da água, o cheiro do mato, as plantas, as flores e o contraste nas tonalidades dos raios de sol ao penetrarem as lâminas de água.

Informações exclusivas

Você poderá, durante a sua estadia na fazenda, avistar facilmente os felinos típicos da região pantaneira. Por exemplo, a onça-pintada, que é uma espécie de destaque entre todos os biomas brasileiros, possui hábitos noturnos.

Caso opte, posteriormente, pelo pernoite na pousada, bastará adicionar a opcional “focagem noturna” em seu pacote. Desse modo, as possibilidades de ter esse encontro certamente aumentarão.

Considere que a fazenda San Francisco fica a cerca de 100 quilômetros de distância em relação ao “Buraco das Piranhas” – nome do trevo que confere o acesso até a Estrada Parque Pantanal.

Esta, por sua vez, é uma trilha que foi aberta pelo célebre Marechal Rondon, ainda no século XIX, servindo para ligar as cidades de Miranda e Corumbá.

Na atualidade, é oficialmente classificada como “Unidade de Preservação Ambiental”, atraindo turistas de todas as partes do mundo.

Muitos visitantes avaliam que os monitores responsáveis pelos passeios devem ser incluídos entre os destaques principais da propriedade, pois são sempre muito solícitos e competentes.

Do mesmo modo, quem conhece o Pantanal a partir do olhar desses profissionais – completamente apaixonados pelo local, realizando seu trabalho com dedicação – vivencia uma experiência inesquecível.

Dica extra: não perca a oportunidade de contemplar o pôr do sol: a beleza é, simplesmente, indescritível.

Qual é o melhor momento para ir?

A nossa recomendação de day use nesta fazenda é para quem passou, ao menos, quatro dias inteiros na cidade de Bonito.

Dessa forma, em um quinto dia de viagem, após realizar flutuações, visitar a Gruta Azul ou se refrescar nas magníficas cachoeiras e balneários, a ida será muito interessante para variar o seu roteiro.

Além disso, para quem estiver em viagem com a família, o dia nesta localidade é fortemente indicado.

Afinal, as atividades proporcionadas pelo day use são de natureza contemplativa, exigindo poucos esforços físicos, de tal forma que são usufruídas por indivíduos de todas as faixas etárias!

Desde o ponto de vista das crianças, a possibilidade de chegar bem perto de alguns animais – que já estão habituados à presença dos turistas, vale ressaltar – é algo marcante e especial.

Entretanto, se você planeja viajar para o Pantanal, leve em consideração que este day use não é o suficiente para dar a região por vista.

Dito de outra forma, dada a exiguidade do tempo, ficam faltando, ao menos, 2 experiências pantaneiras cruciais: a focagem noturna dos animais e as cavalgadas pelas terras alagadas.

Principais benefícios que comprovam que o day use na Fazenda San Francisco vale a pena

Fazenda San Francisco
Fonte: Adrian Egloff (Flickr)

Você poderá passar o dia na hospedagem

Optar pelo day use é algo amplamente indicado pelos especialistas a todos os turistas que desejam passar somente algumas horas na hospedagem.

O serviço tende a representar uma excelente oportunidade aos visitantes que fazem o popular “bate e volta”.

Assim, você conseguirá descansar o corpo e aproveitar um atrativo fantástico no Pantanal, pois, ao visitarem a Fazenda San Francisco, todos guardam lembranças positivas, usufruem de experiências valiosas e retornam assim que possível.

Você poderá economizar

Um dos principais benefícios – e que podem convencer você a optar pelo day use na Fazenda San Francisco – pode ser encontrado em seu bolso.

Com essa alternativa, ficará mais fácil encontrar preços atrativos e relaxar, na Fazenda San Francisco, com a melhor infraestrutura turística da região.

Você poderá descansar e aproveitar tudo

Conforme mencionado, se você pode ficar apenas um dia no destino turístico, a melhor alternativa, de fato, é contratar um day use.

Esse tende a ser o principal motivo dos turistas que buscam esse serviço, tanto no Pantanal Sul quanto no Pantanal Norte.

Ou seja, o crescimento do day use, em todo o país, se justifica pela vantagem de garantir que os visitantes gastem menos, conheçam atrações interessantes e, sobretudo, possam descansar entre uma e outra viagem.

Enfim, agora que você já tem certeza que o day use na Fazenda San Francisco vale a pena, é só comprar suas passagens aéreas, pegar o protetor solar, reservar seus outros passeios e curtir muito!

E então, gostou das dicas? Tem algum comentário, dúvida ou sugestão? Mande um e-mail pra nossa equipe!

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença.

Até mais!