Vai conhecer a Argentina e quer saber se a visita a Casa Rosada vale a pena? Pois é exatamente sobre isso que vamos falar hoje.
Por ser carregado de história e poder, os lugares onde os presidentes e reis residiram (e residem) são um atrativo e tanto para os passeios de turismo.
Assim é com a Casa Branca, o Palácio de Buckingham e também a Casa Rosada, em Buenos Aires.
A Casa Rosada é a casa do Governo Argentino, a sede do Poder Executivo. É aqui que o presidente da república despacha e realiza as diversas atividades do seu cargo.
Não é o lugar onde reside. Na verdade, só um presidente morou na Casa, que foi Sáenz Peña, entre 1910 e 1914.
Em 1942, ela foi declarada Patrimônio Histórico Nacional.
Mesmo que não faça a visita guiada, andar pela redondeza é bem agradável, pois ela fica perto de diversos pontos turísticos.
O prédio está em uma região estratégica na Praça de Maio, onde é possível se observar o Obelisco da Av. 9 de Julho e a Catedral Metropolitana.
A Casa Rosada ocupa o espaço onde já foi o Forte de Buenos Aires, construída a mando de Don Juan de Garay no ano de 1580.
Vamos descobrir se visitar a Casa Rosada vale a pena ou não!
Localização
🚗 Onde Fica
O palácio fica na Praça de Maio, Balcarce 50, C1064 CABA, Argentina.
📍 Lugares Próximos
- Plaza de Mayo (950 m)
- Catedral Metropolitana (1,1 km)
- Obelisco (2,8 km)
- Teatro Colón (2,9 km)
Por que Casa Rosada?
O que tem de mais curioso no Palácio é a origem da cor que leva o seu nome. Não há uma explicação certa, porém são duas as versões encontradas que tentam responder essa questão:
- Na época, era comum pintar os edifícios com mistura de cal e sangue animal, o que resultava em um tom rosado.
- Em um contexto político, a outra versão afirma que a intenção foi unir, como símbolo de paz, as cores que representavam os dois grupos locais que se enfrentaram durante anos em guerras civis: os unitários (branco) e os federais (vermelho).
Quais são as atrações da Casa Rosada?
Basicamente, as atrações se resumem à visita guiada à Casa Rosada e ao Museu que fica na parte de trás do palácio. O bom é que ambos são gratuitos.
Se você não quiser entrar na Casa Rosada, recomendo o tour gratuito oferecido pela Civitatis, que faz um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade.
Visita Guiada
Para conhecer por dentro da Casa Rosada, as visitas guiadas acontecem somente aos sábados, das 10h às 18h e são gratuitas. O tour em inglês é realizado às 12h30 (também gratuito).
É imprescindível reservar a visita, pois o passeio é bem procurado. Será necessário preencher um formulário e enviar por e-mail com um prazo máximo de 15 dias antes da viagem.
Se for realizar visitas institucionais, o programa poderá ser feito entre segunda e sexta, porém deverá reservar por e-mail ou telefone.
Museu da Casa Rosada (Museu do Bicentenário)
O Museu Casa Rosada foi inaugurado originalmente em 1957.
Em 2011, foi reinaugurado e está localizado nas ruínas da Nova Alfândega, junto aos restos do antigo Forte de Buenos Aires, e fica atrás do palácio.
Há uma coleção com mais de 11.000 peças de diversas naturezas e inclui objetos pessoais dos presidentes argentinos, além de bens históricos e obras de arte.
O objetivo do museu é preservar 200 anos de história, desde a Revolução de Maio até os dias atuais. Importante ressaltar que a ênfase é a vida e obra dos presidentes argentinos.
No museu você irá se deparar com mostras permanentes, temporárias, mural de Siqueiros e uma exposição fotográfica com os ícones Argentinos, como Astor Piazzolla e Rosita Quiroga (cantores de tango).
As visitas poderão ser feitas aos feriados e de quarta a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria funciona até às 17h30 no local (é para retirar o ticket, pois a entrada é gratuita).
- Endereço: Av. Paseo Colón 100, Ciudad Autónoma de Buenos Aires
- Telefone: 4344-3802
- E-mail: museo@presidencia.gov.ar
A visita à Casa Rosada é boa? Veja os prós e contras!
É um entretenimento histórico, mas não deixa de traduzir a realidade do país. Diante de tantas atrações em Buenos Aires, a Casa Rosada é um local que não pode faltar no seu roteiro.
De qualquer forma, separei alguns pontos para identificar se a visita à casa Rosada vale a pena ou não, de acordo com o que você espera para a sua viagem.
Pontos Positivos
- A visita guiada é gratuita.
- Fácil acesso de Metrô (linha A) e Uber.
- Próximo a outras atrações turísticas.
- Mesmo se não visitar internamente, vale o passeio nas redondezas.
- A arquitetura é belíssima, sendo o Salão Branco a sala mais bonita da Casa Rosada, com destaque também para a Sala de Eva Perón.
- Será cenário de fotos históricas.
- O museu é rico em portfólio, com mais de 11 mil objetos.
Pontos Negativos
- A visita só é feita aos sábados, mas pode reservar com 15 dias de antecedência.
- O agendamento só é feito por e-mail.
- Pode não ser o passeio mais legal para quem não gosta de política ou história.
Casa Rosada Vale a pena mesmo?
Se for sua primeira visita em Buenos Aires, a visita à Casa Rosada vale a pena, para conhecer um pouco mais dessa cidade portenha que para nós, brasileiros, é um tanto misteriosa.
Caso já tenha visitado, nem adianta ir, pois não há tanta alteração na programação, a não ser pelas mostras temporárias. Neste caso, poderá conferir o calendário no site do Museu.
A Casa Rosada é um ícone para os argentinos, assim como Brasília é para nós, brasileiros. Mescla a história e a modernidade em um mesmo capítulo. Mais do que conhecer, é sobre valorizar a história.
Mas, reafirmamos: se você gosta de política/história, a Casa Rosada não é o melhor passeio para você.