Quem olha de fora, pensa que é uma simples livraria em uma avenida movimentada de Buenos Aires! Engana-se.
A Livraria El Ateneo é a mais linda livraria da capital e, muitos dizem, até da América Latina.
Ela já foi considerada pelo jornal britânico “The Guardian” como a 2.ª livraria mais linda do mundo, perdendo apenas para a Boekhandel Selexyz Dominicanen, em Maastricht, Países Baixos.
Como diz o The Guardian: “o mundo inteiro é uma página no El Ateneo”. Não é exagero. Além da arquitetura, a livraria guarda em seu interior mais de 100 anos de história.
Este cantinho cultural na Recoleta já foi um teatro, que virou cinema, livraria e de uma livraria, virou uma atração turística.
A ideia é fazer um review sobre essa atração, para que você descubra se vale a pena ou não passar por lá.
Localização
🚗 Onde Fica
A livraria El Ateneo está localizada na avenida Santa Fe, 1860, em Recoleta.
📍 Lugares Próximos
- Teatro Colón (1,8 km)
- Museu Nacional de Belas Artes (2,9 km)
- Praça de Maio (3,4 km)
- Ponte de La Mujer (5 km)
O que esperar do passeio?
A história da livraria El Ateneo encontra com o belíssimo Teatro Grand Splendid no ano 2000, mas muito glamour passou pelo mais bonito endereço da Avenida Santa Fe.
O prédio foi construído em 1919 pelo austríaco Max Glücksmann. Depois de receber espetáculos de tango, o lugar passou a funcionar como cinema em 1926, e assim se manteve por longos 70 anos.
Em 2000, o Grand Splendid foi comprado pela rede de livrarias Yenni, que trocou as poltronas por milhares de livros, CDs e DVDs. O palco – onde até Carlos Gardel se apresentou – virou um café, com piano ao vivo.
Quem ama ler e mora em Buenos Aires, não tem o que reclamar. A cidade foi considerada a Capital do Livro pela Unesco. A Avenida Corrientes é um centro de livrarias. Em torno de 18 estão presentes nesta região.
É muito mais livraria do que muita cidade do Brasil.
Um pouco da estrutura do local
A livraria El Ateneo é grande. Possui cinco andares: o térreo, três galerias (como as de um teatro de ópera) e um subsolo, onde fica a seção infantil.
Mesmo quem não deseje comprar nada, deve conhecer o lugar (nem que seja para fotografar o afresco da cúpula, pintado pelo artista italiano Nazareno Orlandi e as peças esculpidas por Troiano Troian), ou para contar aos amigos que esteve na maior e mais linda livraria da Argentina.
O teatro tinha uma capacidade para acomodar 1050 espectadores e fez várias apresentações de artistas famosos, como Carlos Gardel, Francisco Canaro, Roberto Firpo e Ignacio Corsini.
O prédio é bem grande. Dá para passar horas vendos os livros e apreciando a arquitetura. Há diversas poltronas espalhadas ao longo da livraria, para que seu passeio seja confortável.
Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas circulam anualmente pelo prédio.
Cadeiras de praia são fornecidas em todo o edifício, incluindo os ainda camarotes do teatro (que ainda estão intactos), onde os clientes podem mergulhar nos livros.
Também há um café na parte de trás do que foi uma vez o palco. O teto, os entalhes, as cortinas de carmesim do auditório, a iluminação e muitos detalhes arquitetônicos permanecem.
Apesar das mudanças, o edifício ainda mantém a sensação de que foi um teatro, e se tornou uma atração turística imperdível da capital.
A Livraria El Ateneo é boa? Veja os Prós e Contras!
Estar na capital mais europeia da América Latina é fácil, complicado mesmo é escolher o que fazer quando sua viagem é curta.
Apresento aqui alguns pontos (que creio ser interessantes), para te ajudar a decidir se a livraria El Ateneo cabe no seu roteiro e é o que procura.
Pontos Positivos
- Se procura arquitetura, história, decoração, entretenimento e gastronomia (e tantas outras coisas mais), El Ateneo irá te proporcionar;
- É um passeio para família ou em casal;
- Para as crianças, tem uma seção inteirinha para elas;
- Não se cobra para entrar ou sentar. É curtir o momento e a visão que a arquitetura de mais de 100 anos oferece;
- É um ícone de Buenos Aires. Os portenhos têm orgulho do título de Capital do Livro e prezam por mantê-lo;
- Buenos Aires é uma cidade afeta à cultura. É sua essência! Além dos museus, conhecer a livraria fará enxergar melhor os hábitos e costumes deste país;
- É um passeio curto (só um “olá” e “até mais”) ou longo, vai depender da sua interação com o espaço;
Pontos Negativos
- Sinceramente, não vejo nenhum ponto negativo em visitar uma livraria. A gente sempre sai de lá com algo novo, seja uma visão ou um livro. Acredito que vale a pena sim visitá-la mesmo que sua viagem seja curta. Ela encaixa até em um passeio romântico de lua de mel.
- Pode até ser que se sua viagem for muito curta (em um fim de semana, por exemplo), você terá que encaixar outras prioridades, mas não deixe de visitá-la em algum momento.
Livraria El Ateneo vale a pena mesmo?
É uma atração turística que chama a atenção pela história e beleza.
A capital tem vários passeios interessantes e que dá para encaixar no seu roteiro. Por exemplo, a livraria fica no bairro de Recoleta.
Em um dia você conhece o bairro, os museus da região e a livraria El Ateneo. Bem, é um passeio que vale a pena, mesmo se você não goste de livros, pois o lugar é inspirador.