Se você chegou até aqui, é porque está buscando conhecer mais sobre as melhores feiras em Buenos Aires – e é exatamente esse o assunto do nosso artigo.
Uma das grandes vantagens de fazer turismo é conhecer o seu destino batendo perna pela cidade. Você vai aprender a valorizar detalhes que somente os moradores sabem.
Em Buenos Aires, além de a cidade abraçar o turista e estimular seus passeios a pé, há um detalhe que faz toda a diferença para que sua viagem se torne ainda mais especial: as feiras ao ar livre.
São esses eventos com diversos quiosques ou barracas que tomam conta da cidade, seja aos finais de semana ou não, com artigos antigos, de decoração, artesanato, comidas, bebidas e muita história boa para ouvir.
Para te ajudar a conhecer os detalhes, preparamos uma lista com as 9 mais famosas feiras em Buenos Aires – não faltarão opções para passear.
CARACTERÍSTICA | PRODUTO | |
---|---|---|
A mais famosa da cidade
|
Feira de San Telmo
|
Ver Mais→ |
Com cultura gaudéria
|
Feira de Mataderos
|
Ver Mais→ |
No bairro La Boca
|
Feira de Caminito
|
Ver Mais→ |
Feira da Recoleta
|
Feira de Artesanatos da Plaza Francia
|
Ver Local→ |
Em Palermo Soho
|
Feira da Plaza Serrano
|
Ver Local→ |
Ponto de encontro na região
|
Feira do Parque Centenário
|
Ver Local→ |
Para colecionadores de plantão
|
Feira do Parque Rivadavia
|
Ver Local→ |
Feiras ao ar livre em Buenos Aires
1. Feira de San Telmo
Esta é simplesmente a feira mais famosa de Buenos Aires, além de ser uma das mais antigas. Localizada no bairro que lhe dá nome, San Telmo, ela começou suas atividades na década de 70.
Desde então, seus feirantes comercializam artigos de antiguidade, os quais precisam ter, no mínimo, 70 anos para estarem à disposição do público. Além disso, é possível encontrar pinturas, roupas, porcelanas e objetos decorativos e mobiliário.
Você vai se surpreender com a quantidade de itens que ficam à disposição tanto para serem comprados quanto para serem admirados e, juntos de seus donos, curtir suas histórias, sempre muito envolventes.
A feira de San Telmo funciona aos domingos, das 10:00 às 17:00 horas.
Ela ocorre oficialmente na rua Defensa, mas acaba se estendendo até a Praça Dorrego e a rua Humberto I.
2. Feira de Mataderos
Inaugurada em 1986, a alegria dos gaúchos, sejam eles argentinos ou brasileiros, está em um único lugar: na Feira de Mataderos.
Essa feira, que é uma das melhores feiras em Buenos Aires, vai garantir que você encontre uma série de artigos especiais, que evidenciam essa cultura e tornam seu passeio tão interessante quanto saboroso.
Das comidas típicas aos artigos de couro, passando pelas bijuterias e pelo rico artesanato feito especialmente para essa feira, tudo está disposto em centenas de barracas e bancas.
Além disso, na Feira de Mataderos você também vai encontrar corridas e domas de cavalo, com shows e músicas folclóricas para animar o seu dia.
Funciona aos domingos, das 11:00 às 20:00 horas.
Fica na Av. Lisandro de la Torre e na Av. de los Corrales.
3. Feira de Caminito
Não há como ir a Buenos Aires e não conhecer a grande atração do bairro La Boca, o Caminito. Com suas construções coloridas, ele chama a atenção dos turistas pela variedade de acontecimentos simultâneos.
O que vale mesmo a pena, além das comidas típicas, são as feiras que você encontra na rua, em meio ao artesanato em madeira e metais, cerâmicas e artigos feitos em couro.
Na rua, os artistas entoam suas músicas, apresentações teatrais, tango e danças para chamar a sua atenção. É realmente muito difícil de ignorar, tendo em vista a quantidade e a qualidade de grande parte deles.
Funciona todos os dias, das 11:00 às 18:00 horas durante o inverno, e até as 20:00 horas no verão.
4. Feira de Artesanatos da Plaza Francia (Feira da Recoleta)
Esta feira fica no bairro Recoleta (próxima, inclusive, do Cemitério da Recoleta) e foi crescendo gradualmente desde a década de 70.
Assim é a Feira de Artesanatos da Plaza Francia (que fica no cruzamento das avenidas Pueyrredon e Del Libertador), que chama a atenção pela quantidade de artigos expostos.
Aliás, não tem como falar sobre as melhores feiras em Buenos Aires sem mencioná-la.
São mais de 100 artesãos e artistas, todos com peças produzidas em couro, cerâmica, madeira, pinturas e outras artes plásticas.
Como se trata de uma praça, você pode curtir o momento descansando no gramado e até mesmo lanchando na região, enquanto observa o movimento e se decide por qual arte gostou mais.
A feira acontece aos sábados e domingos, das 11:00 às 20:00 horas.
5. Feira da Plaza Serrano e Feira de Artesanato Palermo Viejo
Que tal dois em um? Assim é a Feira da Plaza Serrano (que fica no cruzamento das ruas Jorge Luis Borges e Honduras) e a Feira de Artesanatos Palermo Viejo, ambas em Palermo Soho, região alternativa de um dos bairros mais famosos de Buenos Aires.
Na primeira, há incrível quantidade, qualidade e originalidade de artigos de moda, que vão desde peças antigas, resgatadas e muitas vezes restauradas, até produtos de estilistas da região.
É perfeito para você conhecer não só parte da moda na cidade, como também a inclusão de seus designers e estilistas independentes, que aproveitam para expor seu trabalho.
Já segunda feira contém artesanatos belíssimos, como peças de decoração em madeira e cerâmica, todas também feitas por moradores da região.
De quebra, o entorno de ambas as feiras abriga diversos restaurantes e bares, o que dá uma ideia original e divertida de passar uma tarde por ali.
Funciona aos sábados, domingos e feriados, das 10:00 às 20:00 horas.
6. Feira do Parque Centenário
Diferente das demais feiras em Buenos Aires apresentadas até então, a Feira do Parque Centenário serve como excelente ponto de encontro de quem quer curtir a região, além de suas outras atrações.
Livros, revistas e discos usados estão à disposição, como em um gigantesco sebo ao ar livre aberto, enquanto a beleza da praça pode te levar, por exemplo, ao Jardim Botânico ou o Museu Evita.
De tempos em tempos, há shows ocorrendo pela região, os quais chamam ainda mais a atenção dos turistas, que podem curtir a boa energia de uma área repleta de cultura.
Funciona todos os dias, das 10:00 às 22:00 horas.
7. Feira do Parque Rivadavia
Eis uma feira dedicada aos colecionadores de plantão, por isso, também merece destaque nessa lista de feiras em Buenos Aires.
No Parque Rivadavia, há a Feira del Ombú, na qual há pessoas de diversas tribos trocando figurinhas.
Selos, moedas, cartões telefônicos e outros artigos de coleção são vendidos e trocados, além de abrigar, na mesma região, a venda de livros. Ou seja, é o passeio para se fazer com calma.
Mesmo que você não vá para trocar ou comprar nada, é divertido visitar o local e ver como as pessoas se portam em uma espécie de evento como esse.
Funciona aos domingos, das 09:30 às 14:30 horas.
8. Feira da Praça General Manuel Belgrano
A Praça General Manuel Belgrano é uma homenagem ao criador da bandeira da Argentina, o que por si só já é motivo suficiente para conhecê-la, mesmo que seja apenas por curiosidade.
No mesmo local, também ocorre uma feira de artesanato, algo forte e comum em diversos lugares de Buenos Aires. Aqui a diferença está no público que participa, mais novo, como uma forma de estimular os jovens às artes plásticas.
As obras costumam ficar expostas, assim como os artigos feitos à mão, e caso você se interesse por algo lembre-se de que estará estimulando a cultura em uma geração não tão próxima assim.
Funciona aos sábados, domingos e feriados, o dia inteiro.
9. Feira do Parque Lezama
Quem disse que é apenas de artesanatos que vivem as feiras em Buenos Aires?
No Parque Lezama, em San Telmo, funciona a feira de mesmo nome, cujo conteúdo é bastante parecido com o das feiras livres do Brasil: frutas, verduras, legumes e comidas de rua.
A graça está em observar as diferenças do que você encontra e comparar a qualidade, assim como a variedade, com o que é encontrado em solo verde e amarelo.
E então, gostou das nossas recomendações? Compartilhe suas opiniões nos comentários abaixo ou então envie um e-mail para o Viagem Club.
Até a próxima!