Se você não quer ter dores de cabeça ao chegar para curtir suas férias, é importante se preocupar com a voltagem em Buenos Aires (e também com o padrão das tomadas) antes de arrumar suas malas.
Viajar tem disso: a gente planeja cada detalhe, se preocupa com pormenores e tenta enxergar as diversas situações pelas quais vamos passar, mas sempre deixamos algo de lado.
Com certeza você vai levar para a sua viagem o celular e, além dele, se for o caso, notebook, câmera digital fotográfica, tablet, secador de cabelo e outros eletrônicos.
Você já parou para pensar na tomada? E na voltagem da rede elétrica?
Em termos de tomada, No Brasil, o formato de três pinos foi adotado em 2011, o que causou grandes mudanças em relação aos brasileiros com tantos aparelhos eletrônicos antigos. Agora imagine chegar em um país diferente e nenhuma tomada servir!
A Argentina tem o formato diferente, com três riscos para encaixe dos aparelhos, bem diferente dos modelos encontrados no Brasil.
Além disso, no Brasil, temos duas tensões: 110v e 220v. Será que isso também acontece na Argentina?
Não se preocupe. Vamos te ajudar a entender melhor como funcionam as tomadas e a voltagem em Buenos Aires.
A grande diferença do formato das tomadas brasileiras e argentinas
Você pode estar se perguntando se faz tanta diferença o formato das tomadas brasileiras e argentinas. A resposta é: sim.
No Brasil, o formato de três pinos é bem específico, não sendo adotado em muitos outros países. Enquanto isso, a Argentina adota o mesmo sistema de países da Oceania e também o mesmo padrão da China.
Na hora de curtir sua viagem, muita coisa pode ir por água abaixo se você não tiver uma tomada compatível.
Mas a solução para isso tudo é simples: basta comprar um adaptador de tomada para cada aparelho que precisar usar, ou somente um, se quiser.
O importante é tê-lo em mãos quando chegar em sua hospedagem, ou até mesmo no aeroporto de Buenos Aires, que também adota o mesmo padrão de tomadas, é claro.
Como encontrar o adaptador para usar as tomadas argentinas?
O adaptador universal pode ser facilmente encontrado tanto no Brasil, quanto na Argentina.
Se procurá-lo no Brasil, vá em uma loja de materiais de construção ou de equipamentos elétricos. Peça pelo adaptador de tomadas universal. O mais comum de ser encontrado é branco, com uma chavinha verde.
Se preferir comprar somente em seu destino, ou se você esqueceu de fazer isso antes de viajar, pode comprar na Argentina mesmo.
Vá a uma loja de ferragens ou eletrônicos, algo comum em Buenos Aires, e peça pelo item. Você também vai encontrá-lo facilmente em quiosques de rua, como no comércio ambulante do centro da cidade.
Os kioscos, espécies de loja com facilidades para o dia a dia, fáceis de serem encontrados na cidade, também vendem o adaptador universal.
Você pode estar se perguntando: “Não falo espanhol, e agora? Como peço um adaptador universal?”
Simples: a palavra “adaptador” é a mesma, tanto em português quanto em espanhol. Tomada pode ser traduzida em enchufe. Uma palavra diferente, mas muito fácil de se pronunciar.
Os vendedores já estão acostumados com turistas brasileiros que não sabem muito sobre a voltagem em Buenos Aires, então, não se preocupe com a perfeição do sotaque ou da pronúncia.
Como Funciona a Voltagem em Buenos Aires?
Enquanto a maioria das cidades brasileiras proporciona voltagem de 110 volts e 60 hz, outra parte oferece 220 volts, também por 60 hz. Os Hertz também são chamados de “ciclos de corrente alternada”.
Enfim, já estamos acostumados com 110v e 220v, por isso, grande parte dos aparelhos eletrônicos novos já tem adaptador embutido (o que chamamos de “bivolt”).
A troca de voltagem pode ser feita por uma chavinha ou então funcionar automaticamente, bastando conectar na tomada.
Contudo, muitos aparelhos brasileiros não são bivolt (geralmente suportando apenas a voltagem de 110 volts), portanto, para ligá-los em uma tomada de 220 volts, é necessário um transformador de tensão.
O que tudo isso tem a ver com a voltagem na Argentina? Bem, não existem tomadas 110v na Argentina, apenas 220v, com frequência de 50 hz, ou seja, 50 ciclos de corrente alternada.
Assim, para não queimar seus aparelhos 110v, você vai precisar de um transformador de tensão. Esse aparelho vai converter os 220 volts da tomada para os 110 volts aceitos pelo aparelho.
Então, resumidamente:
- Se o seu dispositivo eletrônico for bivolt ou 220v, você precisará apenas de um adaptador para os pinos da tomada;
- Se o seu dispositivo eletrônico for 110v, você precisará do adaptador de tomada e também de um transformador de tensão.
Atenção: alguns adaptadores de tomada vêm com transformador de tensão embutido. Pesquise sobre o modelo que pretende adquirir.
Além disso, sugerimos sempre contratar um seguro viagem ao visitar outro país. Nunca se sabe quando um imprevisto pode acontecer e você não quer que nada arruíne seus planos, não é mesmo?
Gostou de saber mais sobre as tomadas e voltagens em Buenos Aires? Se tiver dúvidas, mande um e-mail para nós!
Até breve e boa viagem.
Perguntas e Respostas
Qual é a voltagem de Buenos Aires?
A voltagem das tomadas em Buenos Aires é de 220 volts por 50 hz, ou seja, é diferente do Brasil, mesmo que a voltagem seja semelhante ao de muitas cidades.
Para usar com conforto e garantia de que o seu aparelho vai carregar ou ligar, use um adaptador.
Onde comprar adaptador de tomada para Argentina?
É muito simples comprar um adaptador universal de tomadas na Argentina. Vá a uma loja de ferragens ou de eletrônicos, e peça o seu adaptador de enchufe.
Os kioscos espalhadas pelo país, também o vendem.
Qual o padrão de tomada na Argentina?
Enquanto as tomadas brasileiras têm padrão de três pinos redondos, na Argentina você vai encontrar o mesmo modelo visto em países como Austrália e China. São três pinos achatados, dois em cima e um embaixo.