Pensando em conhecer um dos locais mais incríveis da Argentina, nossa companheira da América Latina? Então, você precisa saber o que fazer em Villa la Angostura.
Localizada a apenas 80 km de Bariloche, Villa la Angostura é uma das cidades mais charmosas da Argentina. Ou seja, não é só Buenos Aires que merece destaque no “país dos hermanos”.
O lugar fica escondido mas, ao mesmo tempo, é a passagem de quem vai ao Chile, então há um quê de turismo e intimismo no local que chama a atenção.
Aliás, a cidade te convida a ficar por lá em cada esquina pela qual passar.
Pequena, charmosa e repleta de atividades, esta beleza é muitas vezes ofuscada por quem vai à Argentina em busca de neve, passando por ela apenas a caminho de Bariloche.
Quem conhece Villa la Angostura sabe que a cidade é muito mais do que uma passagem. É o lugar ideal para descansar e curtir a natureza em seu estado mais belo, seja no frio ou no calor.
CARACTERÍSTICA | PRODUTO | |
---|---|---|
Deslumbre visual
|
Parque Nacional Los Arrayanes
|
Ver Preço → |
Paisagens inesquecíveis
|
Rio Correntoso
|
Ver Preço → |
Lugar mágico e misteriorso
|
Lago Espejo
|
Ver Preço → |
Admirar por longas horas
|
Puerto Manzano
|
Ver Preço → |
Vista impressionante
|
Cerro Bayo
|
Ver Preço → |
O que fazer em Villa la Angostura?
Vou recomendar alguns passeios aqui, porém, como sempre deixo claro: são sugestões.
Vez ou outra, esquecemos de adicionar alguma informação, por isso, sua ajuda é fundamental. Se faltar alguma coisa, é só deixar um comentário abaixo.
Então, prepare-se: tome um café da manhã reforçado no hotel e vamos curtir muito!
1. O que comer e como saborear a comida patagônica
A gastronomia da Patagônia é uma das mais famosas da Argentina, pois ela mistura os ingredientes do campo ao agito e miscelânea de sabores da cidade.
O resultado é uma culinária acentuada em sabores, mas também generosa em sua concepção.
Carne de javali, pizzas, massas, empanadas e parrillas são as melhores pedidas de quem vai até a Villa la Angostura, pois os restaurantes tendem a trazer o ingrediente do campo argentino às influências italiana, alemã e até mesmo espanhola.
E, claro, para fechar com chave de ouro uma refeição com gosto, o vinho certo faz toda a diferença na hora se harmonizar a carne com a bebida. O vinho argentino tem sido um dos melhores do mundo.
Por isso, se quer comer bem na cidade, é preciso escolher o restaurante que te leve às raízes da região, mas que também lhe traga a experiência de uma sofisticada cozinha, algo que vai muito bem com o vinho de uvas malbec, por exemplo.
A parte da gastronomia e um bom restaurante são essenciais na lista do que fazer em Villa la Angostura.
2. Como se divertir no centro da cidade e fazer suas compras
O centro de Villa la Angostura é a avenida principal. Sim, a cidade é pequena a esse ponto.
Justamente por isso, é muito fácil bater perna por lá e descobrir os detalhes que a cidade esconde dos menos atentos.
Além dos restaurantes e das lojas de roupa, sendo estas especializadas em moda para o frio, há alguns pontos curiosos que merecem a sua visita.
Uma sorveteria caseira aqui, um chocolate quente ali. Tanto no verão quanto no inverno, há paradas obrigatórias para os turistas.
Como curiosidade, os turistas vão reparar na quantidade de caminhões que passam para cima e para baixo na avenida principal. Eles são constantes porque essa é a via que liga a Argentina, naquela região, ao Chile.
Apesar de os moradores não gostarem nem um pouco da interferência sonora, é curioso notar como até mesmo essa importância Villa la Angostura tem. O bom é que o comércio nunca fica desabastecido.
3. O Parque Nacional Los Arrayanes é um deslumbre visual
Dentro do Parque Nacional Los Arrayanes está a última reserva da árvore Arrayán do mundo.
De tom alaranjado, elas são assim porque o tronco aparenta estar descoberto. Por isso são raras e, neste local, milenares.
Caminhar por entre essas árvores vai te incentivar a valorizar mais o meio ambiente, algo cada vez menos cuidado, mas que ainda conta com lugares tão importantes historicamente quanto para a região.
Por 1.100 pesos argentinos, você embarca no porto de Villa la Angostura e chega ao local.
Se tiver pernas boas, pode contornar a cidade e caminhar 24 km até o local, que não tem acesso de carro.
Acredite: é uma visita que, principalmente nos meses mais quentes, vale a pena contemplar. Significa que a América do Sul tem vistas tão belas quanto ainda escondidas.
Como se não bastasse o Bosque de Arrayanes, o mesmo parque conta com mirantes inesquecíveis, como é o caso da Bahía Mansa, uma praia à beira da água doce.
Para entrar no parque, são 400 pesos argentinos.
Se gosta de natureza, ou quer ver paisagens como se fossem filmes, o parque Arrayanes precisa entrar na lista do que fazer em Villa la Angostura.
4. Rio Correntoso, Lago Correntoso e uma das praias mais gostosas de se conhecer
Por falar em paisagens inesquecíveis, este é outro passeio que vai te provar o quanto Villa la Angostura é um lugar especial que merece a sua atenção – e sua hospedagem por lá, é claro.
O Rio Correntoso é o mais curto da Argentina.
Ele fica entre o Lago Correntoso e o Lago Nahuel Huapi. Para atravessar de um ponto a outro do rio, porém, você precisa passar por uma ponte.
É aqui que está parte da magia dessa região.
A ponte vai te mostrar que a paisagem mais parece ser feita em computação gráfica. O intenso azul dos lagos e do rio refletem perfeitamente o céu, e o verde ao seu redor é cheio de árvores misteriosas.
É como se você chegasse ao meio do paraíso, pois fica escondido, completamente rodeado pela natureza e, se for fora de época, ele ainda por cima é discreto.
À beira do Lago Correntoso, estão diversas pequenas praias, como a própria Praia do Lago Correntoso, ideais para passar algumas horas relaxando ao som da natureza e encontrar a verdadeira paz do mundo.
5. Praia de Água Doce? Conheça mais sobre o Lago Espejo
À beira do Lago Espejo estão algumas pequenas praias de água doce.
Localizado na Ruta dos 7 Lagos, este lugar é tão mágico quanto misterioso, pois seu entorno esconde o silêncio que é quebrado apenas pelo vento nas folhas das árvores.
Caso você vá no verão, saiba que as praias estarão repletas de banhistas corajosos, pois o lago é formado pela água que descongela e, apesar de estar em uma estação teoricamente quente, a temperatura dali ainda é gelada.
Se quiser passar um tempo no Lago Espejo, há um quiosque com quitutes, sanitários e local para fazer piquenique. Se preferir apenas admirar, saiba que o nome deste lugar nasceu justamente pelo espelho das águas.
Durante o dia a água está de uma cor, ao entardecer ela já mudou e, à noite, apesar de no verão demorar para a luz do dia ir embora, o lago fica negro. Ele reflete o céu como um espelho, por isso Lago Espejo.
6. A obra de arte ao ar livre de Puerto Manzano
Puerto Manzano é o lugar que você vai para apenas admirar por longas horas.
Não, isso não soa chato de jeito nenhum. Ali, a apenas 7 km de Villa la Angostura, está uma península que encontrou na beleza natural sua razão de existir.
Em seu entorno, casas luxuosas compõem o cenário, o qual é completado por lojas de grife e restaurantes luxuosos, todos à disposição das águas doces locais.
Rios, montanhas, bosques e águas repletas de trutas, com trilhas ao redor nas quais há possibilidade de realizar longas caminhadas e até cavalgar.
Assim é a obra de arte ao ar livre de Puerto Manzano.
Um ugar que vale uma visita, mesmo que você não consuma nada por ali, mas que o transforma em belíssimas fotografias para seus olhos.
7. Estação de esqui Cerro Bayo e sua vista impressionante
A cerca de 14 km de Villa la Angostura, Cerro Bayo é o destino perfeito para você conhecer uma estação de esqui e admirar uma das paisagens mais bonitas da região – e olha que são muitas!
Se for de carro ou de transporte turístico, será muito melhor para aproveitar as atividades disponíveis ali, como o seu centro de esqui, que conta com 30 pistas e 4 níveis de dificuldade.
Além disso, há nada menos que 16 teleféricos para você curtir a vista indo de um ponto a outro, se aventurando em meio à neve ou, se for no verão, admirando das alturas as lagoas formadas pelo gelo derretido.
Ainda contando sobre como é a região no verão, ao invés de esquiar você poderá ir floresta adentro para fazer as trilhas, escaladas e rapel.
Vale mencionar que, embora Cerro Bayo seja bem menor quando comparado a outros locais da Patagônia Argentina, tal como Cerro Castor (Ushuaia) ou Cerro Catedral (Bariloche), ainda assim atende muito bem aos visitantes e proporciona excelentes momentos de diversão e contato com a natureza gelada típica da região.
Tem muito mais o que fazer em Villa la Angostura
Para os viajantes mais exigentes, com mais tempo de viagem ou que, ainda, não encontraram exatamente aquilo que buscam nas opções acima, temos algumas dicas extras para você curtir a cidade de Villa la Angostura e seus arredores. Confira em seguida:
- Percorrer a Rota dos 7 Lagos, que liga a Villa la Angostura à San Martín de Los Andes;
- Visitar a praia Península de Quetrihue;
- Passar um tempo admirando a Cascada Rio Bonito, com seus 36 metros de altura;
- Ir até a Villa Traful, localizada a cerca de 57 km de carro da Villa la Angostura, em um percurso com duração média de uma hora e vinte minutos.
Como chegar em Villa la Angostura?
Villa la Angostura fica a cerca de 82 km de Bariloche.
Embora haja um terminal de ônibus no Aeroporto de Bariloche com veículos que partem para Villa la Angostura, o modo mais rápido e prático de chegar à cidade é de avião.
E então, já decidiu o que fazer em Villa la Angostura?
Bem, essas foram as nossas principais recomendações sobre o que fazer em Villa la Angostura, mas é claro que você pode procurar muitas outras atrações tanto na própria cidade quanto nos arredores.
De fato, o local atrai cada vez mais visitantes e, com certeza, é uma excelente opção de passeio para você curtir sozinho, em casal, com a família ou com os amigos.
Esperamos que tenha gostado! Se tiver alguma dúvida ou sugestão para contribuir com esse post, envie um e-mail para nós, do Viagem Club. Vamos adorar conversar com você.
Boa viagem e até a próxima!
Perguntas e Respostas
Quantos dias é o ideal ficar Villa La Angostura?
Villa la Angostura é uma cidade pequena, bem menor do que Bariloche e também menos turística.
Isso não quer dizer que não tenha atividades o suficiente para fazer por lá.
É recomendável que você passe de 2 a 3 noites, pois assim consegue conhecer o centro, o seu entorno e as diversas atrações turísticas e naturais que te farão entrar em contato diretamente com a natureza.
Quando tem neve em Villa La Angostura?
Desde que começou a se desenvolver como uma alternativa a Bariloche, no início de 2000, Villa la Angostura é a opção perfeita para quem quer curtir estações de esqui em um lugar que não fique lotado na alta temporada.
Por isso, você vai poder encontrar neve e mais conforto na alta temporada, entre os meses de julho e agosto, quando o inverno é mais rigoroso.