El Chaltén não é mais apenas um assentamento rural em uma longínqua região da Patagônia Argentina.
Há tempos atrás, era um local de difícil acesso, visitado apenas por mochileiros e profissionais de trekking.
Hoje a vila se tornou uma cidade, uma das mais novas cidades da Argentina, e cada dia mais recebe muitos turistas, a maioria, alucinados por aventura.
Agora com acesso facilitado, a cerca de duas horas do aeroporto de El Calafate, você também pode conhecer este local que conta com paisagens surpreendentes, figurando entre um dos locais mais bonitos do mundo.
O Que Fazer em El Chaltén?
Se você está se preparando para se aventurar por El Chaltén, vamos mostrar agora o que você vai encontrar neste local incrível.
A cidade é considerada o berço do trekking, todos em busca dos lagos de águas azuis, fauna riquíssima e também as montanhas mais difíceis de escalar do mundo
Não é fácil chegar ao pico das montanhas de El Chaltén, e nem é devido a sua altitude, mas sim pelas condições.
Portanto, só se arrisque se você for um profissional, mas mesmo que não resolva escalar, a trilha é surpreendente mesmo assim.
Confira agora boas opções do que fazer na linda cidade argentina.
1. Laguna de Los Três e base Fitz Roy
Uma das trilhas mais bonitas e preferidas pelos turistas.
Nesta caminhada em um trecho de 25 quilômetros, de ida e volta, não há trechos de muita elevação e dificuldade, apenas pequenas passagens com rochas soltas, mas sem nenhum grande perigo.
O caminho é até o Monte Fitz Roy, que fica bem na fronteira entre a Argentina e Chile, e conta com um visual incrível e único.
Ele conta com 3375 metros de altitude e só pode ser escalado por profissionais, já que a subida é de extrema dificuldade.
O grande prêmio da caminhada é a Laguna de Los Tres, localizada na base do Fitz Roy.
A altitude até a base do monte é de 1200 metros, o que não atrapalha na questão de oxigênio.
2. Laguna Torre
A trilha da Laguna Torre também é uma das preferidas, uma caminhada de 3 horas para ir, e três para voltar até El Chaltén.
O caminho é muito bonito, com incríveis vistas de lagos, vales, das montanhas ao fundo e também de muitos animais, como raposas, coelhos e, se der muita sorte, alguns pumas ao longe.
Vale dizer que é um caminho fácil, porém com muitas bifurcações, o ideal é sempre ir com a presença de um guia experiente.
O único período de dificuldade do passeio é na primeira hora, com uma subida cansativa, mas que vale a pena.
O passeio passa pelo acampamento da base D’Agostini e segue até o destino, a Laguna Torre.
É uma caminhada que vale cada minuto, pois a Lagoa é extensa, a coloração da água chama a atenção e também o visual ao redor.
Formada pelo degelo do Cerro Torre, que conta com 3100 metros de altura, vale a pena colocar a mão nas águas quase congelantes da Laguna.
Se você quer conhecer vistas lindas, vale a pena adicionar o passeio na lista do que fazer em El Chatén.
3. Miradores Los Cóndores e Las Águilas
É uma das trilhas mais fáceis e também mais curtas, mas não perde em beleza e também em aventura.
Começando em El Chaltén, ela conta com um caminho muito fácil de 6 quilômetros, que geralmente leva em torno de 3 horas para ir e voltar, contando paradas para fotos e caminhada.
O Mirante conta com uma vista privilegiada de toda a cidade de El Chaltén, além de contar com vistas para o Cerro Fitz Roy e Cerro Torre, se o tempo colaborar.
Depois de uma parada para fotos, o caminho segue até o mirante de Las Águilas, com vistas para a “Ruta 41”, estrada que vai até o Chile.
Apesar de contar com um desnível no começo, a maioria do passeio é plano, cansando menos.
4. Chorrillo Del Salto
Um roteiro que pode ser incluído facilmente entre outra trilha, como a dos Miradores Los Cóndores e Las Águilas, já que é curta e leva a metade de um dia.
Não só pela facilidade, a Chorrillo Del Salto é uma linda cachoeira localizada no Parque Nacional Los Glaciares, que conta com 20 metros de altura e desemboca no Río de las Vueltas.
O caminho até a cachoeira desde a rua San Martín, principal via de El Chaltén, é de apenas 4 quilômetros, por um caminho lindo entre o bosque.
Se você for durante o inverno, vai ter a sorte de contemplar uma das maravilhas da natureza, a cachoeira com sua água congelada.
Não é permitido tomar banho na cachoeira e, mesmo que fosse, apenas os mais corajosos topariam, pois, a água é congelante.
Antes de começar a caminhada, não se esqueça de se agasalhar bastante, já que os ventos são muito fortes.
Item indispensável no roteiro do que fazer em El Chaltén.
5. Laguna Capri
A caminhada até a Laguna Capri é uma das mais demoradas, já que conta com um caminho mais longo e com diversas paradas.
O roteiro começa em El Chaltén com direção ao primeiro mirante, que conta com uma linda vista do Cerro Fitz Roy.
Torça para que o tempo esteja aberto para poder ver o pico.
Depois do primeiro mirante, a caminhada conta com uma parte difícil, que é uma subida de praticamente uma hora.
Não se preocupe, pois, os guias fazem diversas paradas, para fotos, contemplar a vista para o vale do Rio las Vueltas e também do famoso Fitz Roy.
Depois de mais 45 minutos de passeio com muitas vistas lindas e também muito vento, dependendo da estação, é possível ter uma vista mais emblemática do Fitz Roy, antes de fazer uma parada em um parque de campismo, bem no meio de uma floresta.
A seguir, basta caminhar mais um pouco até chegar a linda Laguna Capri, que também conta com um parque de campismo, sempre com visitantes de diversas partes do mundo e, claro, muitos brasileiros.
É uma trilha que exige um pouco mais do condicionamento físico, mas não é um caminho difícil. Vale a pena demais ter essa experiência.
Perguntas e Respostas
Quanto levar de dinheiro para El Chaltén?
Os passeios e trekkings pela área, com guias especializados, custam por volta de 1000 a 4000 pesos argentinos, o equivalente a 200/800 reais.
Com custos de estadia e alimentação, dependendo da quantidade de passeios você quer fazer, o ideal é levar de 1500 a 2500 reais.
Uma dica importante: leve peso argentino em espécie para os passeios, pois a maioria não aceita cartões de crédito e nem reais.
O que é mais recomendado para aproveitar em 1 dia?
El Chaltén conta com três trilhas ideias para se aproveitar em até um dia cada uma: Miradores Los Cóndores e Las Águilas (6 km), Laguna Capri (Até 10 km) e Laguna Torre (24 km).
Outra dica de trekking ideal para se fazer em um dia é da Laguna de Los Três e base Fitz Roy.
Qual a melhor época para visitar El Chaltén?
Durante a primavera e verão, os melhores meses são de outubro a março, onde o clima é mais favorável, não neva e as vistas são privilegiadas com o tempo aberto.
Como é El Chaltén no inverno?
É praticamente impossível aproveitar a cidade no inverno, pois a maioria das hospedagens não funciona devido ao frio que é bastante intenso.
Evite El Chaltén entre maio e setembro.
Quantos dias ficar em El Chaltén?
Existem passeios que você consegue fazer em um dia, outros que duram apenas um dia. O ideal é ficar pelo menos 3 dias em El Chaltén.
Onde ficar em El Chaltén?
A cidade conta com alguns albergues simples e um hotel mais luxuoso, o ou00a0Chalten Suites Hotel, o qual recomendamos, já que ele conta com café da manhã, suítes confortáveis e um supermercado próximo.