Se você já marcou sua viagem, comprou suas passagens, fez as malas, reservou o hotel, mas ainda não sabe o que fazer na Patagônia, as melhores dicas estão aqui!
Com uma área de 1.043.000 quilômetros quadrados, a Patagônia é um destino turístico tão grande que abrange 5 províncias argentinas e o lado leste da Terra do Fogo.
Ela também engloba 4 regiões no vizinho Chile, além de um sítio arqueológico de Monte Verde e a Ilha Chiloé, a oeste da Terra de Fogo.
É um local surpreendente, sobretudo pelas lindas paisagens de lagos, geleiras e da cordilheira dos andes.
Além do bonito cenário, prepara-se também para encontros incríveis com leões marinhos, pinguins, baleias e lobos-marinhos.
O Que Fazer na Patagônia?
Será que vale a pena conhecer a Patagônia, um lugar tão inóspito e longínquo na América do Sul?
A viagem é mesmo longa, é um pouco mais cara do que outras viagens pelas cidades argentinas, mas, quer saber?
Vale cada centavo, pois é um destino imperdível que quem faz uma vez, sempre quer voltar.
Faça trilha pelas geleiras, montanhas, pontos quase que desconhecidos pelo homem entre dois lindos países, e com a Cordilheira dos Andes como “backdrop”.
Conheça agora um pouco mais das atrações e veja por que você precisa conhecer a Patagônia.
1. Parque Nacional Los Glaciares
Situado a sudoeste da Província de Santa Cruz, o Parque Nacional Los Glaciares conta com um exuberante lago argentino, rodeado pelos glaciares Perito Moreno, Spegazzini, Upsala e Onelli.
É um dos passeios favoritos para quem quer conhecer uma geleira de perto e registrar belas fotos, e um dos parques nacionais mais belos da América do Sul.
A natureza ao redor do parque também chama a atenção, pela flora e pela fauna, que conta com condores, cervos andinos, touro selvagem, o puma, entre diversas outras espécies.
As coníferas da Patagônia também são grandes destaques do local.
O passeio pode ser feito por qualquer idade, apenas é recomendado ir na primavera ou verão, já que o inverno é bastante rigoroso.
2. Cerro Fitz Roy
O Monte Fiz Roy é uma das montanhas mais deslumbrantes, localizada bem na fronteira entre argentina e Chile.
O monte conta com uma altitude de 3375 metros, com um visual incrível e, em sua base, a Laguna de Los Tres, um lindo lago de cor azulada.
Até a base do monte Fitz Roy, é uma caminhada até 1200 metros de atitude, e a escalada do pico é recomendada apenas para profissionais.
O Fitz Roy é uma das montanhas mais difíceis do mundo para a prática da escalada.
3. Parque Nacional Los Arrayanes
Outro passeio perfeito é através do Parque Nacional Los Arrayanes, na Patagônia Argentina, e que fica a 25 quilômetros de Bariloche.
Muitos turistas brasileiros chegam até o parque através de catamarãs, que saem de Bariloche até a Península de Quetrihue.
O local, inclusive, conta com uma história inusitada, já que todos os guias contam que o personagem Bambi foi inspirado neste bosque, depois de uma visita de Walt Disney à Argentina.
Você deve adicionar o local na lista do que fazer na Patagônia, para aproveitar com a família, sobretudo, com os filhos.
4. El Calafate
El Calafate é uma cidade pequena, porém muito acolhedora da Patagônia Argentina, que conta com muitas atrações de lazer, bem no meio da natureza.
Além de contar com o Parque Nacional Los Glaciares, o número um da nossa lista, a cidade também conta com a Laguna Nimez, uma reserva natural conhecida pelo seu santuário de aves.
Outro destaque fica por conta do Punta Gualicho, um prato cheio para os arqueólogos de plantão, já que lá estão presentes cavernas com diversas pinturas rupestres de milhares de anos.
Não deixe de fazer um passeio também pela Glacial Upsala, uma aventura de barco ou iate próximo aos icebergs.
5. Península Valdés
Se você já sonhou em ver de perto uma baleia, golfinhos, pinguins e outros animais provenientes do sul, você precisa conhecer a Península Valdés, na Patagônia Argentina.
Com uma área de cerca de 4 mil quilômetros quadrados, ela foi considerada Patrimônio Mundial no ano de 1999.
Além de baleias, golfinhos e pinguins, é possível avistar também leões-marinhos e diversas aves de migração.
É um passeio muito recomendado para se fazer em família, especialmente para aqueles que gostam de animais marinhos.
6. El Chaltén
El Chaltén é uma das mais novas cidades da Argentina, muito procurada por aficionados por trekking.
A cidade conta com paisagens surpreendentes e é o ponto de partida para diversos lagos, montanhas e trilhas desafiadores.
El Chatén é ponto de partida para destinos incríveis como a Laguna de Los Três e base Fitz Roy, Laguna Torre, Miradores Los Cóndores e Las Águilas, Chorrillo Del Salto e Laguna Capri.
Se procura aventura, precisa adicionar a cidade na lista do que fazer na Patagônia.
7. Parque Nacional Torres del Paine
Localizado na Patagônia do lado Chileno, o Parque Nacional Torres del Paine conta com atrações como lindas montanhas, geleiras e icebergs.
As Torres del Paine são destaque: 3 torres de granitos icônicas, que deram nome ao Parque.
Outro destaque fica por conta dos picos em formato de chifre, chamados de Cuernos del Paine.
Claro, a fauna do local também é exuberante, com destaque para os guanacos, animais andinos parecidos com as famosas lhamas.
Que tal caminhar com pinguins no Canal de Beagle? Também dá!
8. Parque Nacional Vicente Pérez Rosales
Também localizado na Patagônia Chilena, o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales está na província de Llanquihue, e foi criado no ano de 1926, sendo o mais antigo do Chile.
Em uma área de mais de 250 mil metros quadrados, o local é caracterizado pela cascata em um canyon, onde diversas atividades aquáticas são praticadas.
Caique, pesca esportiva, montanhismo e escalada, rafting e trekking são as opções que você vai encontrar no Parque Nacional.
É um passeio indicado para toda a família, mas tem que gostar de aventura.
9. Ushuaia
Uma das cidades mais conhecidas e mais visitadas da Argentina, que conta com diversos nomes: Terra do Fogo, Fim do Mundo, Cidade Austral, entre tantos outros.
Para descrever a beleza de Ushuaia, só é preciso uma palavra: magistral.
Além de uma das mais bonitas, também é a cidade mais fria da Argentina, o que favorece diversas espécies de animais como pinguins e leões marinhos.
Se você gosta de esportes radicais como canoagem e esqui, Ushuaia conta com diversas estações, todas elas com lojas e restaurantes.
A rede hoteleira de Ushuaia também oferece boas opções, desde os populares albergues até os hotéis mais luxuosos.
10. Pucón
Você pensou que vai encontrar apenas frio na Patagônia?
A cidade de Pucón no lado chileno é considerada a capital da aventura do país, além de contar com diversas águas termais, para fugir do frio vindo da Cordilheira.
A cidade é muito visitada durante o verão, sobretudo as praias do lago, para um bom mergulho e também para a prática de canoagem.
Durante o inverno, o trekking e o esqui são as melhores opções.
Nas trilhas, é possível acompanhar a bela fauna da cidade, que conta com raposas, veados e também pumas.
Localizada a 15 quilômetros do vulcão Villarica, Pucón é uma ótima opção para adicionar na lista do que fazer na Patagônia, seja no frio ou no calor.
Veja também: Qual é a Melhor Época para ir a Patagônia?
Perguntas e Respostas
Quantos dias é o ideal para Patagônia?
Para poder aproveitar todas as atrações da Patagônia na Argentina, o indicado é de 4 a 7 dias. Para roteiros maiores, passando pelo Sul do Chile, o indicado é de 7 a 15 dias.
Onde está localizada a Patagônia?
A Patagônia está localizada na Argentina e no Chile, bem ao sul da Cordilheira dos Andes. u00a0
O território argentino conta com desertos e vegetação árida, enquanto a parte chilena conta com florestas temperadas e fiordes glaciais.
Quanto custa uma viagem para Patagônia?
A viagem de avião para a Patagônia saindo do Brasil, com conexão em Buenos Aires, custa em torno de 2 mil reais por pessoa, somente ida.