bosques de palermo

Bosques de Palermo: As 5 Maravilhas Naturais de Buenos Aires

Se você chegou até aqui porque quer saber mais sobre os Bosques de Palermo, saiba que é exatamente esse o assunto de hoje.

Passear por Buenos Aires pode te proporcionar dias incríveis, cheios de motivos para voltar à cidade e, é claro, fotos memoráveis.

A capital da Argentina é repleta de bairros históricos, que trazem imagens relacionadas a arte, cultura e lazer. Tem um deles que é especial por ter tudo isso e mais um pouco: Palermo.

Tradicional bairro do nordeste da cidade, Palermo carrega consigo a responsabilidade de levar os moradores e os turistas de Buenos Aires a um passeio pela natureza.

Por isso, há uma parte do bairro na qual há uma área gigantesca de 25 hectares de natureza abundante e muito programa imperdível por lá.

Essa área é chamada de Bosques de Palermo.

Bosques de Palermo: como tudo começou em uma área tão visitada pelos argentinos

O nome oficial dos Bosques de Palermo é Parque Tres de Febrero, por conta da batalha de Caseros, travada em 3 de fevereiro de 1852, quando o governador Rosas foi derrotado.

De lá para cá muita coisa mudou na Argentina e a região, que foi inaugurada em 1875, hoje é um dos pontos mais visitados de Buenos Aires, além de proporcionar excelente qualidade de vida aos moradores de Palermo.

Como se isso não bastasse, o parque não abriga somente uma área verde enorme, mas também pontos importantes para a astronomia, esporte, ciência e, é claro, botânica locais.

A partir de agora, então, vamos te levar aos Bosques de Palermo, compostos por cinco espaços imperdíveis que, com certeza, farão parte de sua viagem a Buenos Aires.

1. Jardim Botânico

Jardim Botanico Palermo
Jardim Botânico Palermo

A história da botânica está em um dos cantos do Parque Tres de Febrero, cujo espaço ocupa 5 hectares de toda a área verde e que traz consigo a responsabilidade de apresentar plantas de todo o mundo ao visitante.

São mais de 5500 espécies de plantas, representadas em estufas e enormes áreas verdes, o que por si só já é um motivo e tanto para visitar o local e curtir a natureza em sua máxima concepção.

O respeito pelo meio ambiente está nas plantas e flores de tantas espécies, cujas companhias umas das outras só têm a agregar a você.

Além disso, há uma biblioteca com mais de 1000 livros e 10.000 documentos sobre o assunto, o que é incrível para os estudantes da área ou para quem simplesmente gosta de botânica.

Para complementar a beleza, há 30 esculturas de bustos de artistas fundamentais à arte, literatura e filosofia.

O Jardim Botânico foi inaugurado em 1898. Entre 1892 e 1913, o arquiteto paisagista francês Carlos Thays auxiliou na modernização e ampliação do local.

Desde então, se tornou referência não somente na cidade de Buenos Aires, mas em toda a América do Sul.

2. Planetário Galileo Galilei

planetário galileo galilei
Planetário Galileo Galilei

Inaugurado em 1962, é o único de Buenos Aires e o mais importante da Argentina. Com esse título, o planetário Galileo Galilei conta com uma sala com cerca de 20 metros de diâmetro, na qual sua abóbada fica exposta a todos.

Há lugar para 360 pessoas, as quais se maravilham com o show de luzes feito por um enorme aparelho de 5 metros e 2,5 toneladas, ou seja, é o espetáculo que cativa tanta gente a compreender a importância da astronomia.

Seu formato, na parte exterior, foi feito para combinar a arquitetura futurista às luzes de Saturno. Além disso, tem um museu que, além de toda a história, conta com meteoritos caídos em solo argentino e uma pedra lunar!

O Planetário Galileu Galilei vale muito a pena por permitir acesso a informações tão importantes de forma divertida e interativa. Então, vale a visita quando você for à Argentina.

3. Hipódromo

Hipódromo Palermo
Hipódromo Palermo

Em meio aos Bosques de Palermo, o gigantesco Hipódromo de Palermo ocupa uma área colossal. É grande o suficiente para caber 100.000 espectadores.

As corridas de cavalo, que acontecem há mais de 100 anos no país, sobretudo neste local, fazem parte dos eventos mais importantes da Argentina. Os argentinos realmente torcem muito para diversos esportes, e dentre eles está a corrida de cavalos.

Por isso, quando passar pela cidade e conhecer os Bosques de Palermo, não deixe de lado uma visita ao hipódromo, pois sua história data de 1876, logo após a inauguração do parque.

Nesse local antigo, mas muito bem estruturado, as corridas podem ser acompanhadas quase sempre. Para isso, consulte o calendário da cidade, para, quem sabe, você apostar no azarão e levar uma bolada para casa.

Como se não bastasse a diversão do hipódromo, há um cassino no mesmo local, além de restaurantes e cafeterias, todos à sua disposição para apostar, degustar, jogar e curtir a cidade ao máximo.

4. El Rosedal

Elrosedal
El Rosedal

Este é um cenário de conto de fadas. El Rosedal é um espaço no qual há 18.000 roseirais, sendo mais de 1000 espécies da flor, distribuídas de forma brilhante. O resultado é o visual espetacular que cobre todo o chão.

São 34 mil metros quadrados de rosas espalhadas por todas as direções que você olhar, o que permanece dessa forma por boa parte do ano, até que seja época da poda, em julho. Se você estiver por lá, com certeza vai receber uma flor.

Há bustos e esculturas de poetas e outros artistas famosos mundialmente, como Shakespeare, além de um belo lago artificial, cuja construção foi feita após a remoção de terra para edificar uma rodovia.

Desta forma, você pode andar de barco pelo lago ou simplesmente atravessar uma de suas pontes, que te levam aos contos de fadas. É, definitivamente, um passeio romântico.

5. Jardim Japonês

paisagem do jardim japonês
Paisagem no Jardim Japonês

Por último, mas não menos importante, o Jardim Japonês de Palermo é uma homenagem ao imperador do Japão, que visitou a capital argentina em 1967 e, desta forma, recebeu esse presente visual.

Seu lago verde, reflexo das diversas árvores milimetricamente plantadas, assim como arbustos e flores, também reflete a belíssima ponte vermelha, tornando evidente a homenagem ao país do sol nascente, em seu formato circular.

Há, ainda, cachoeiras, riachos e uma discreta biblioteca, tudo para cativar o imperador e todos que por ali passaram e passam desde então.

É um dos passeios mais bonitos disponíveis nos Bosques de Palermo.

Não deixe de incluir os Bosques de Palermo no seu roteiro

Sabemos que há muitas belezas e muita coisa para fazer na Argentina, especialmente em Buenos Aires, mas garantimos que vale a pena incluir os Bosques de Palermo no seu roteiro.

O bairro de Palermo, que é subdividido em três regiões (Palermo Chico, Palermo Soho e Palermo Hollywood), vai surpreender você!

Gostou desse conteúdo? Tem dicas ou sugestões sobre o assunto? Envie um e-mail pra gente. Até a próxima!