Cachoeira do Lajeado

Cachoeiras do Jalapão: 14 Cachoeiras Que Você Precisa Conhecer

O Jalapão, também chamado de Parque Estadual do Jalapão, guarda muitas das belezas de que a região Norte do Brasil mais pode se orgulhar. São dunas, cânions, rios cristalinos e fervedouros de águas azuis surreais. As cachoeiras do Jalapão também figuram entre os atrativos mais visitados no Tocantins, e é sobre elas que vamos falar aqui.

As cachoeiras do Jalapão são pontos turísticos muito desejados, com aquela água transparente que é marca registrada da região, em paisagens de tirar o fôlego.

Entre formações rochosas espetaculares e o verde exuberante da vegetação, existem cachoeiras para todos os gostos: das mais tímidas àquelas que, de tão majestosas, são comparáveis às cataratas.

Das mais baixinhas às que atingem alturas impressionantes. Mas uma coisa é comum a todas elas: cada uma é um encanto para os olhos.

Deixe o ar condicionado e o wi-fi das grandes cidades um pouco de lado. Siga com o Viagem Club nesta leitura para conhecer algumas das belezas do Jalapão!

Cachoeiras do Jalapão: as mais altas

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha no Jalapão
Fonte: Lélia Valduga (Flickr)

Definitivamente a maior cachoeira do Jalapão, a Cachoeira da Velha tem uma paisagem capaz de tirar o fôlego de seus visitantes.

É um verdadeiro mundaréu de água: sua surpreendente queda d’água de 20 metros de altura possui 100 metros de largura por onde passa um volume de água inacreditável.

A Cachoeira da Velha, pela força de sua correnteza, é inapropriada para o mergulho, mas para os fãs do turismo de aventura é possível praticar rafting em suas águas.

Quase toda a beleza da Cachoeira da Velha, que é formada por dois semicírculos, pode ser observada com conforto e segurança, a partir de uma passarela de madeira.

Infelizmente, um desses semicírculos não pode ser avistado da plataforma, mas calma: você poderá vê-lo de perto, numa experiência muito mais intensa se fizer o rafting, que tem corredeiras de nível 3 e 4, e vai até o véu da cachoeira, passando pelas pedras atrás da água.

Quem visita a Cachoeira da Velha diz que esse lado é o mais bonito!

A maior cachoeira do Jalapão é também um dos atrativos mais procurados da região, e nunca falha em encantar os turistas, e além de tudo isso, o passeio é gratuito!

Você só paga se quiser participar do rafting.

Com certeza você não pode deixar de visitar essa cachoeira durante sua viagem ao Jalapão.

Cachoeira da Roncadeira

Cachoeira da Roncadeira
Fonte: Fabrício Azevedo (Flickr)

Quase junto à Cachoeira do Escorrega Macaco, a Cachoeira da Roncadeira fica muito mais próxima de Palmas do que do Jalapão: apenas 38 km de distância.

Mas como o acesso a ambas fica na estrada que leva ao Jalapão, essa é comumente uma parada obrigatória para todos os turistas que vão ao Jalapão com uma agência de viagens.

Com uma queda de 70 metros de altura, a Cachoeira da Roncadeira, ou do Roncador, encanta pela delicadeza de seu véu d’água quase transparente.

Lugar perfeito para um banho delicioso, fica cercada por um gigantesco paredão de pedras.

Na Cachoeira da Roncadeira é oferecida uma atividade para os caçadores de aventura: é possível descer o paredão de rapel.

Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça
Fonte: MariaAlessandra07 (TripAdvisor)

Formada por duas grandes quedas, uma de 40 e outra de 18 metros, a Cachoeira da Fumaça não está no roteiro de nenhum dos pacotes oferecidos em agências de viagens, mas vale a pena dar um jeito de ir por conta própria só para ter a chance de ver esse lugar incrível com os próprios olhos.

Devido à força da corredeira, é perigoso mergulhar nela, mas ver o grande poder da natureza em ação e a cor de esmeralda do poço formado pela cachoeira é um presente para os visitantes do Jalapão.

Cachoeira do Rio Soninho Grande

O rio Soninho forma duas cachoeiras muito distintas, uma para atender aos viajantes que procuram esplendor e emoção, a outra para aqueles turistas que apenas desejam mergulhar e relaxar nas águas do Jalapão.

A Cachoeira do Soninho Grande possui uma queda de 30 metros de altura.

O curioso sobre essa cachoeira é que o enorme fluxo de água cai com uma força tão grande que o banho não é permitido, desaparece entre buracos e fendas na formação geológica do lugar, deixando os turistas confusos a se perguntar para onde toda aquela água foi.

O visual na Cachoeira do Soninho Grande é espetacular. Vale a pena conferir e tirar fotos belíssimas!

Cachoeira do Prata

Apesar de não ser uma das cachoeiras mais altas do Jalapão, a força de suas corredeiras garante o lugar da Cachoeira do Prata nessa parte da lista.

A força da água nessa cachoeira de 4 metros de altura, aliada às pedras pontiagudas que estão presentes no poço, tornam o acesso para banho proibido na Cachoeira do Prata, mas vale a pena visitar e se encantar com a beleza do local.

A área para banho no Prata fica um pouco mais acima, sendo acessada por uma trilha de 155 metros.

O atrativo é gratuito e fica a 30 km de São Félix do Tocantins, no Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Cachoeira do Lajeado

Cachoeira do Lajeado
Fonte: Cachoeira do Lajeado (TripAdvisor)

O leito cristalino do rio desce por pedras avermelhadas que formam uma escada. Visual único que rende fotos de viagem geniais.

Essa linda escadaria termina em uma queda de 15 metros que forma uma piscina natural perfeita para banho, por sua temperatura extremamente agradável.

A Cachoeira do Lajeado fica em Ponte Alta do Tocantins e seu acesso é feito por uma estrada de 3 km em condições precárias que pedem um veículo com tração 4×4.

Cachoeira do Evilson

Cachoeira do Evilson
Fonte: Sílvia do Nascimento (Flickr)

Tida por muitos como uma das mais belas cachoeiras do Jalapão, a Cachoeira do Evilson possui uma queda de 25 metros.

Localizada no município de Taquaruçu, ela fica bem no comecinho do Parque Estadual do Jalapão.

É por esse motivo que as pessoas que visitam o Jalapão colocam a visita à Cachoeira do Evilson bem no comecinho ou no finalzinho da viagem.

A profundidade da piscina natural abaixo da queda tem medidas diferentes entre um ponto e outro, o que torna o mergulho uma delícia tanto para quem prefere ficar na parte mais rasa, como para quem prefere mergulhos mais profundos.

O paredão que cerca a cachoeira cria o cenário perfeito para a prática de rapel.

Cachoeiras do Jalapão: as mais modestas, mas não menos encantadoras

Cachoeira do Formiga

Cachoeira do Formiga
Fonte: Josadaik Alcântara Marques (Flickr)

A água aqui tem aquele tom esverdeado incrível, estilo mar do Caribe mesmo, sabe? A vantagem de visitar esse paraíso é que, além de ficar em meio à exuberante flora do Tocantins, a Cachoeira do Formiga fica bem aqui no nosso Brasil!

Diferentemente do que sempre se espera de um banho de cachoeira, a água na piscina natural da Cachoeira do Formiga não é tão gelada, proporcionando uma experiência de mergulho ainda mais gostosa.

De tão limpa e transparente que é a água, a areia de calcário do fundo pode ser vista nitidamente. Ao lado da Cachoeira do Rio Formiga, mais uma piscina natural se forma, menor e sem correntes, ideal para quem não sabe nadar.

Se depois do mergulho nessa cachoeira incrível você não estiver preparado para ir embora, não tem problema: existe uma área para camping na mesma propriedade onde a cachoeira fica, e os valores – tanto de entrada como de estadia – são baratinhos.

Cachoeira das Araras

Cachoeira das Araras
Fonte: Gilberto Rodrigues (Flickr)

Cercada por um grande muro de pedras em formato de semicírculo, a Cachoeira das Araras parece um recanto protegido, um pedacinho de paraíso afastado do mundo real. E talvez seja mesmo.

O volume de água é modesto, mas a experiência é encantadora.

Parada super recomendada para o último dia do seu roteiro, porque seu acesso fica logo no começo da estrada entre São Félix do Tocantins e Palmas.

Você pode relaxar e aplacar o calor do Jalapão nadando em suas águas plácidas, e ainda almoçar muito bem antes de seguir viagem.

Uma despedida perfeita para fechar sua viagem, que vai te deixar com aquela vontade enorme de voltar ao Jalapão o quanto antes.

Cachoeira do Escorrega Macaco

Cachoeira do Escorrega Macaco
Fonte: jadantas9 (TripAdvisor)

A Cachoeira do Escorrega Macaco é uma pequena queda d’água, que apesar de muito bonita, é fechada aos turistas devido às suas pedras altamente escorregadias que já provocaram acidentes.

Além disso, ela fica em propriedade privada.

Portanto, a Cachoeira do Escorrega Macaco é ideal para ver e tirar muitas fotografias.

Cachoeira do Poço Encantado

Essa pequena cachoeira com duas quedas, que fica no Parque Encantado, é simplesmente uma delícia.

Relaxante e delicada, aqui é possível ficar atrás do véu de água e olhar através dele.

O interessante é que ela fica dentro de uma área com toda a estrutura para receber bem o turista, com outras áreas para banho, como a famosa Lagoa Misteriosa do Jalapão, que também leva o nome de Poço Encantado e tem águas muito profundas.

O Parque Encantado também conta com restaurante e área de camping, sendo mais uma opção muito legal para sua viagem ao Jalapão.

Cachoeira do Brejo da Cama

A Cachoeira do Brejo da Cama tem um visual semelhante ao da Cachoeira do Lajeado. A queda é bem baixinha, com pedras que formam degraus, que aqui terminam diretamente numa piscina natural rasa e cristalina.

Fica a 47 km de Ponte Alta do Tocantins, dentro de um buraco em uma planície.

Cachoeira do Rio Soninho Pequena

Um pouco mais para cima na trilha que leva à grandiosa Cachoeira do Soninho Grande está a Cachoeira do Soninho Pequena.

Com baixa profundidade e quedas que criam o efeito de uma hidromassagem natural, a Cachoeira do Soninho Pequena é o lugar perfeito para se refrescar e relaxar em meio à natureza do Jalapão.

Cachoeira dos Desejos no Cânion Sussuapara

Cânion do Sussuapara
Fonte: Diego dos Santos (Flickr)

O Cânion do Sussuapara fica a só 12 km de Ponte Alta do Tocantins.

O pequeno Cânion possui paredes de pedra de 12 metros de altura e a beleza de suas formações rochosas de milhares de anos acabam sendo uma atração maior do que a pequena cascata em seu interior.

A cascata da Cachoeira dos Desejos é uma bênção para os turistas que querem se livrar do calor, especialmente depois de terem passado algumas horas no carro ou ônibus fazendo o longo trajeto entre Palmas e Ponte Alta.

Onde fica o Jalapão?

O Jalapão é uma região turística localizada na região nordeste do Brasil, mais precisamente no estado do Tocantins, a 350 km de Palmas.

Outros passeios que você não pode perder

Pedra Furada

A Pedra Furada é uma formação rochosa singular em pleno Cerrado brasileiro.

A grande rocha de arenito possui furos que dão a ela uma aparência interessante e digna de ótimas fotos, mas o que faz da Pedra Furada um passeio realmente imperdível é o pôr do Sol.

O pôr do Sol no Cerrado, especialmente no período de seca, quando o céu mais límpido confere ainda mais brilho ao cenário, já é um sonho em qualquer lugar, mas na Pedra Furada, esse show da natureza adquire ainda mais charme.

Olhando pelo ângulo certo, é possível ver o Sol se pondo através do maior furo da pedra.

Um lugar que vai ficar para sempre na memória!

Dunas do Jalapão

Dunas do Jalapão
Fonte: Camila Spielmann (Flickr)

Como explicar o esplendor das Dunas do Jalapão?

As dunas em pleno Cerrado, formação única no Brasil, não são de areia da praia como em algumas praias do Nordeste. Provêm da erosão do arenito, e são depositadas ali pelo vento.

Do alto da duna, a ampla visão que se tem do Cerrado é uma maravilha.

E durante o pôr do Sol, tudo fica tão dourado que a sensação é de caminhar sobre ouro em pó.

As Dunas do Jalapão, mais do que um destino, são uma experiência que não pode ficar de fora da sua viagem.

Qual dessas cachoeiras do Jalapão você vai visitar?

Prainha do Rio Novo, Serra do Espírito Santo, Fervedouro Bela Vista… Muitos são os nomes de locais e atrações que vêm à mente quando pensamos em fazer uma viagem ao Jalapão.

No entanto, hoje focamos nas lindas cachoeiras da região, que podem ser ótimas para aquele banho refrescante, para relaxar ou para tirar fotos.

E aí? Já escolheu quais cachoeiras você não pode deixar de conhecer quando estiver no Jalapão? Não pode esquecer de levar a câmera e o óculos de sol, hein?

Lembre-se de ficar de olho no blog do Viagem Club para saber tudo sobre o Jalapão e ficar por dentro das dicas de viagem mais maneiras sobre esse e outros destinos.

Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário ou envie um e-mail pra nós.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

FAQ

Quantas cachoeiras tem no Jalapão?

O Parque Estadual do Jalapão se estende por 34 mil kmu00b2, abrangendo várias cidades. Por ser uma região tão grande, não é possível precisar quantas cachoeiras existem no Jalapão, pois a região ainda não foi completamente explorada. Além das cachoeiras, ainda não se sabe também o número exato de fervedouros que o Jalapão abriga.