O Canion Sussuapara, Jalapão, é considerado a principal porta de entrada para o Parque Estadual do Jalapão.
Afinal, o atrativo fica na cidade de Ponta Alta do Tocantins, que está no acesso por Palmas, sendo um dos primeiros municípios visitados pelos turistas.
O cânion é um ponto turístico belíssimo, que permite uma visualização completa do seu interior, através de uma caminhada simples.
Então, se você quer saber mais sobre o Canion Sussuapara do Jalapão, basta continuar a leitura deste material que o Viagem Club preparou!
Localização
🚗 Onde fica?
O Canion Sussuapara, Jalapão, está localizado na zona rural de Ponte Alta do Tocantins, a 15 km de distância do centro da cidade.
Seu acesso acontece pela TO-255, que liga o município a Mateiros, no coração do Jalapão.
📍 Lugares próximos
- Cachoeira do Lajeado;
- Pedra Furada do Jalapão;
- Lagoa do Japonês.
🚗 Como chegar?
Saindo de Ponte Alta do Tocantins, basta pegar a TO-255 e seguir por 15 km sentido Mateiros. A entrada fica em um posto de controle do atrativo, onde os carros são estacionados.
Depois disso, resta apenas adquirir o ingresso, seguir por uma pequena trilha (100 metros) e entrar no cânion pela escadaria de madeira que leva até o fundo do local.
Conheça o Canion Sussuapara – Jalapão
O Canion Sussuapara, Jalapão, que também é muito conhecido por Cachoeira do Sussuapara, é um atrativo da cidade de Ponte Alta do Tocantins.
Ele se destaca por seus paredões de rocha belíssimos e também por ser um dos locais mais refrescantes do Jalapão, perfeitos para fugir do calor do Tocantins.
No local, as paredes contam com cerca de 15 metros de altura, sendo repletas de raízes, samambaias e musgos, tornando o cenário bastante selvagem.
Além disso, a água escorre a todo momento pelos paredões, e como o sol não atinge o solo, na grande maioria do percurso do cânion, esse é um paraíso para se refugiar do calor da região.
O passeio acontece dentro do próprio cânion, como uma pequena trilha. Afinal, embora o fluxo de água fosse maior há décadas atrás, atualmente é possível fazer todo o trajeto tranquilamente entre as paredes.
Como bônus, ao fim da caminhada, chega-se ainda em uma pequena cascata, sendo um ponto perfeito para banhos. O cenário é perfeito também para fotografias, embora a iluminação do lugar não seja das melhores.
A explicação do nome Sussuapara
A título de curiosidade, o Canion Sussuapara, Jalapão, recebeu esse nome graças aos veados-galheiros que habitam a região.
Na língua tupi, o nome desses bichos é “suçuapara”, e como eles buscavam o local para se refrescar, os índios acabaram nomeando o cânion com seu nome. Infelizmente, hoje em dia é bem difícil encontrar essa espécie pela região.
Local perfeito para banhos
Além da própria contemplação do cenário, que é um dos mais belos e selvagens do Jalapão, que visita o Canion Sussuapara tem a oportunidade de tomar banhos refrescantes.
Isso porque, além da cascata ao final do passeio – conhecida como Cachoeira dos Desejos -, há também diversos pontos com pequenas piscinas naturais ao longo do percurso.
A água do lugar é mais fria, devido à falta de uma incisão direta da luz solar. Mas o corpo se acostuma rapidamente à temperatura e até agradece a refrescância.
Cachoeira dos Desejos
Esse é um brinde especial do cânion e que possui esse nome graças à lenda local de que ela tem a capacidade de realizar desejos. Para isso, basta entrar debaixo da pequena queda d’água e desejar algo.
Capacidade do atrativo
Para que o local permaneça preservado ao longo do tempo, há um limite máximo de visitantes por vez. Assim, apenas 30 pessoas podem seguir até o cânion em um mesmo período.
Quanto ao tempo de visitação, tudo vai depender da lotação do lugar. Caso haja muitos turistas para conhecer o atrativo, o tempo limite de permanência é de 30 minutos, sendo preciso liberar o local para que os demais visitantes possam entrar.
Vale lembrar, é claro, que a entrada no cânion é paga, sendo preciso desembolsar R$ 20,00 pelo ingresso, pago no posto de controle do atrativo, onde os carros são deixados.
O que levar para o Canion Sussuapara, Jalapão?
A caminhada até o Cânion do Sussuapara no Jalapão, a partir do momento da parada dos carros, é bem curta. São pouco mais de 100 metros de distância até a entrada do local.
No entanto, dentro do cânion, como não poderia ser diferente, há um pequeno caminho de água somado a pontos mais enxutos.
Por isso, é importante contar com sapatos apropriados para o ambiente, preferencialmente que sejam impermeáveis, facilitando os banhos nas piscinas e na cachoeira.
Prós e contras do Cânion Sussuapara
Pontos positivos
Como pontos positivos, o Cânion Sussuapara, Jalapão, se apresenta como uma opção de ambiente selvagem para conhecer.
Afinal, os paredões são cobertos por musgos, raízes e outras plantas, criando um cenário belíssimo e que se destaca pela rusticidade.
A água dessa área de proteção ambiental é ideal para o clima do Tocantins e conta ainda com uma vegetação incrível ao redor.
É a oportunidade perfeita para uma imersão na natureza, sendo um dos passeios mais incríveis e únicos do Jalapão.
Pontos negativos
Embora tenha outros atrativos mais famosos no Jalapão, o Cânion Sussuapara também recebe muitos visitantes ao longo do ano.
E como há um limite de visitantes por vez (30), na alta temporada, é comum que seja preciso esperar ao menos 30 minutos para conseguir conhecer o local.
O Canion Sussuapara – Jalapão vale a pena?
Assim como outros atrativos do parque, o Canion Sussuapara, Jalapão, é um passeio incrível e que vale a pena conhecer.
Afinal, é uma oportunidade única de ter um contato intenso com a natureza e desfrutar do melhor que ela tem a oferecer.
Como o fluxo de água do lugar é curto, é a chance de conhecer um cânion por dentro, mesmo caminhando.
Além disso, dá para se refrescar bastante nas piscinas naturais e na cascata localizada no atrativo.
Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog para conferir mais conteúdo relacionado e prepare-se para essa viagem inesquecível!
Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.
Até a próxima.