Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Feira de Mataderos Vale a Pena? Prós & Contras em 2024
feira de mataderos

Feira de Mataderos Vale a Pena? Tudo o que você precisa saber sobre o passeio em Buenos Aires!

Um dos lugares mais interessantes que você poderá visitar em sua viagem à capital argentina é a Feira de Mataderos, no bairro de mesmo nome.

Buenos Aires não cansa de surpreender com sua cultura local. A cidade é cosmopolita, ou seja, recebe pessoas do mundo inteiro, assim como suas histórias, mas a raiz da Argentina está por toda a cidade.

A Feira de Mataderos na periferia da cidade, uma região tranquila, bastante histórica, cujos moradores se movimentam ao redor dessa feira.

Com mais de 300 barracas de comida, artesanatos, antiguidades e artigos culturais, você vai poder aproveitar, também, a animação dos dançarinos gaúchos e de tango que ficam pelo local.

É um passeio e tanto para curtir um lado diferente da cidade.

E então, vamos saber mais sobre essa atração?

Localização

🚗 Onde Fica

A Feira de Mataderos fica bem no cruzamento da Avenida Lisandro de La Torre e Avenida de Los Corrales.

📍 Lugares Próximos

  • Parque Centenario (10,8 km);
  • Museu Nacional de Belas Artes (18,9 km);
  • Rivadavia Park (10,6 km).

Como a periferia ganhou voz em um dos passeios mais autênticos da cidade?

A periferia de Buenos Aires nem sempre é reconhecida por ações culturais, sobretudo quando a região é pobre, o que costuma afastar os turistas pela falta de infraestrutura.

Um local que, há séculos, era utilizado como matadouro do gado se transformou em um dos mais divertidos passeios da cidade.

Tudo começou há quase quatro décadas, quando a região de Mataderos passava por grandes necessidades de infraestrutura, o que culminou na criação de um ponto de vendas de diversos artigos regionais.

Então, gradualmente foi atraindo turistas, o que se transformou no que é hoje: um ponto de encontro entre você e o regionalismo dentro de Buenos Aires.

Como aproveitar ao máximo a Feira de Mataderos e curtir o passeio?

Como sua história já é antiga, é muito fácil ouvir falar da Feira de Mataderos quando se está em Buenos Aires, pois em todos os domingos de março a dezembro ela ocorre religiosamente.

Por lá, você vai encontrar típicas comidas gaúchas. Mas não estamos falando dos gaúchos brasileiros, e sim da cultura gaúcha argentina. Há semelhanças, mas elas param no uso da brasa para queimar uma carne.

De choripán ao tatu assado, você vai encontrar várias comidas típicas por lá, dispostas em grelhas em meio à feira, como uma comida de rua deve ser.

Se resistir aos quitutes, saiba que também é um excelente lugar para fazer suas compras, sobretudo de artigos típicos, como couro, mates, bijuterias e outros produtos culturais, como artesanatos em madeira.

Além disso, há sempre shows ocorrendo durante o dia, como corridas de cavalo, danças gaúchas, casais empolgados com o complexo passo do tango e outros grupos musicais.

Apresentações folclóricas também são especialidades desta feira, cuja agitação tem tudo para te cativar.

Muitas pessoas ficam em dúvida se vale a pena conhecer a Feira de Mataderos ou a Feira de San Telmo (leia sobre ela aqui). Quem sabe não dá para curtir as duas?

Feira de Mataderos

Onde fica e qual é o horário de funcionamento?

A feira acontece no bairro de Mataderos, a noroeste do centro de Buenos Aires.

Você consegue chegar até lá de ônibus, com nada menos que 14 linhas que passam pela região.

Se preferir, vá de táxi ou Uber, sendo que o valor médio pode ser em torno de R$ 40 a ida.

Dependendo de onde estiver, também dá para ir de carro ou até mesmo a pé, basta ligar o Google Maps para poder se localizar e aproveitar o caminho.

A Feira de Mataderos só funciona aos domingos, de março a dezembro, das 11:00 às 20:00 horas. Em janeiro e fevereiro, ela não funciona.

Quanto custa e como comprar ingresso?

A Feira de Mataderos é um passeio gratuito, o que é ótimo para bater perna pela região e deixar para gastar com o transporte, alimentação e, se quiser, com suas compras por lá.

Para comer, você gastará cerca de R$ 15 por quitute, o que é o valor típico para uma comida de rua em local turístico.

A Feira de Mataderos é boa? Confira os Prós e Contras!

Para definir se um passeio merece entrar em seu roteiro de viagem, você precisa fazer algumas reflexões sobre quais atrações correspondem ao seu gosto.

Por isso, se quer saber se a Feira de Mataderos vale mesmo a pena ou não, você precisa fazer a sua lista de prós e contras.

Separamos os pontos negativos e positivos, de acordo com nosso ponto de vista, para te ajudar a definir se este passeio merece ser conferido.

Pontos positivos

  1. É uma feira completamente cultural e turística, então o seu gosto por esse passeio precisa ser grande, assim você aproveita os artistas que se apresentam na rua e as comidas típicas do evento;
  2. Há atrativos regionais, o que enriquece este passeio, como o trabalho em couro e em mate, além de outros artesanatos e antiguidades;
  3. A comida típica é uma delícia, mas vai muito do seu estômago. Você acha de tatu assado a empanadas fritas.

Pontos negativos

  1. É distante do centro da cidade, o que te obrigará a dedicar seu dia praticamente a ela. Desta forma, veja se o seu tempo se encaixa nesse passeio ou se não vale a pena se desviar do roteiro;
  2. Nem todo mundo curte comida de rua, então, se você é essa pessoa, saiba que maioria do que você encontrará para comer se enquadra nisso;
  3. O transporte até lá pode atrapalhar seus planos, pois apesar de haver 14 linhas de ônibus, pode ser que você prefira ir de carro. De Uber, que costuma ser mais em conta, pode ser caro o suficiente para você desistir.
Feira de Mataderos
Feira de Mataderos

Feira de Mataderos vale a pena mesmo?

A Feira de Mataderos é puro entretenimento. Se você gosta disso, aproveite ao máximo tudo o que ela tem a oferecer, pois há o que fazer para os olhos, ouvidos, estômago e, ainda por cima, levar para casa alguma coisa.

Se você não é tão fã de turismo em feiras regionais, ainda assim vale a pena, pois o passeio é divertido e agrega bastante informação para você conhecer mais sobre a cultura da Argentina.

Ou seja, a Feira de Mataderos vale a pena mesmo.

Só não se esqueça de planejar bem a sua viagem e o seu roteiro para que o passeio não atrapalhe as outras atrações e pontos turísticos que você deseja conhecer.

Perguntas e Respostas

Quais são os hotéis mais próximos da Feira de Mataderos?

Os hotéis mais próximos da Feira de Mataderos são: Cabañas Casagrande (2,3 km); Avellaneda Aparts e Suites (5,3 km) e Real Splendid Hotel (5,3 km).

Quais são os restaurantes mais próximos da Feira de Mataderos?

Os restaurantes mais próximos da Feira de Mataderos são: La Taba (0,1 km); Lo de Carmen (1,6 km) e Salomon Sabores Del Rei (1,6 km).