Rio Salobra

Flutuação no Rio Salobra em Nobres: Como Funciona? Vale a Pena?

A flutuação no Rio Salobra em Nobres é um dos atrativos para quem viaja para o estado do Mato Grosso, na Vila Bom Jardim.

Aliado ao passeio no Aquário Encantado, o Rio Salobra é um convite para quem ama curtir a natureza com as suas belas águas cristalinas, repletas de peixes e plantas.

Mesmo não sendo tão explorada quanto Bonito/MS, a região de Nobres é perfeita para quem busca refúgio “no meio do nada”, visto que é um lugar para quem quer realmente se isolar.

Contudo, será que vale a pena fazer a flutuação no Rio Salobra?

É isso que vamos descobrir na nossa viagem de hoje.

Acompanhe!

Localização

🚗 Onde fica?

O Rio Salobra fica localizado em Nobres/MT, a 12 km da Vila de Bom Jardim e a mais ou menos 150 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Como chegar?

Para chegar lá, você pode pegar a estrada via MT-241 com destino a Nobres, ou seguir direto para o Bom Jardim, pegando a rodovia em direção ao reservatório de Manso.

📍 Lugares Próximos

  • Mirante do Cerrado (6,7 km);
  • Aquário Encantado (6,8 km);
  • Vale das Águas (9,3 km);
  • Lagoa das Araras (11,1 km);
  • Balneário Estivado (11,6 km).

Como funciona o passeio de flutuação no Rio Salobra, Bom Jardim, a partir do Aquário Encantado?

Rio Salobra
Fonte: Fabiano Arndt (Flickr)

A flutuação Rio Salobra em Nobres pode ser feita a partir do Aquário Encantado, uma vez que esse rio é o mesmo para os dois passeios.

Todos os viajantes devem chegar no horário combinado pela agência de turismo e, de preferência, chegar cedo para o caso de alguém tiver interesse em alugar a câmera subaquática.

A propósito, não deixe de tirar fotos da flutuação, pois durante o mergulho há muitas belezas no fundo d’água esperando por um clique.

Depois que todos são encaminhados para se equipar com snorkel, calçado, máscara e colete salva-vidas, o grupo de 10 pessoas parte para a aventura.

O trajeto é feito a bordo de um trator com carreta onde os turistas vão sentados e em segurança. A jornada não dura nem 2 km pela mata e assim que os viajantes chegam em uma área de mata fechada, o guia passa algumas instruções.

Por exemplo, ainda que seja tentador, ninguém pode tocar nos animais que encontram pelo caminho nem falar alto para não incomodá-los.

Além disso, é proibido pisar no fundo do Rio Salobra em Nobres – por isso que o passeio é de flutuação –, sob pena de ver as águas turvas devido à areia pisada.

“Ops, na minha vez a água estava turva, alguém descumpriu a regra.”

Sim, é muito provável que quem o descumpriu foi um grupo de antas que atravessam o rio. Se você tiver o azar de realizar a atividade justo na hora que elas também estiverem por lá, só resta ter paciência.

Mas se tudo der certo, você e seu grupo vão caminhar por 400 metros em uma trilha de madeira no meio da mata. O divertido são as plaquinhas no meio do percurso pedindo silêncio para quem o atravessa.

Assim que o turista se depara com as águas cristalinas, a expressão é uma só: admiração.

A água lembra, de fato, um aquário de tão límpida que é e você pode permanecer no local por 40 minutos.

Quando se cansar de flutuar, use os troncos que atravessam o rio para caminhar “sobre as águas”.

Ah, o Aquário Encantado possui seis metros de profundidade de pura beleza, só aguardando um mergulho em superfície para apreciar o atrativo.

Como funciona o passeio no Rio Salobra em Bom Jardim, Nobres?

Independente de qual percurso você vai fazer primeiro, alguns visitantes preferem ir ao Aquário Encantado para depois descer o Rio Salobra.

O trajeto é feito dentro do Reino Encantado (assim como o Aquário Encantado, um nome perfeito para o local) a mais ou menos 1000 metros, em um rio formado por muitas nascentes de água doce.

Aqui, o número de peixes que aparecem para acompanhar o passeio é ainda maior do que o realizado a partir do Aquário Encantado.

Além de uma boa estrutura, a flutuação em Nobres é um atrativo perfeito até para quem não sabe nadar, já que além do monitoramento do guia, o percurso conta com boia e uma boa correnteza que arrasta todo mundo.

O que levar na flutuação no Rio Salobra?

Para fazer a flutuação no Rio Salobra, o turista pode levar lanche, toalha e câmera fotográfica à prova d’água, principalmente no Aquário Encantado, onde não há estrutura para guardar objetos.

Os equipamentos de mergulho são fornecidos na recepção, então não tem como esquecer.

Sobre o que NÃO levar no passeio, evite o protetor solar e o repelente durante a flutuação, pois esses produtos podem contaminar o rio.

Dicas de passeios na flutuação do Aquário Encantado e Rio Salobra

Nada como boas dicas antes de montar seu roteiro de viagem em Nobres/MT e curtir as belezas no distrito de Bom Jardim, não é?

Então, veja como aproveitar os passeios de flutuação no Rio Salobra e no Aquário Encantado:

  • Os peixes costumam marcar presença a partir das 10h;
  • Os melhores horários para mergulho é a partir de 11h30 às 13h30;
  • Evite usar filtro solar e repelente durante a flutuação;
  • Se for usar um protetor solar durante a caminhada, prefira a versão biodegradável;
  • Leve lanche e água;
  • Cuidado para não deixar restos de comida cair na mata ou no rio;
  • Tire muitas fotos, porque o cenário merece esse registro.

E então, vale a pena fazer a flutuação no Rio Salobra em Nobres?

Rio Salobra
Fonte: Secomm UFMT (Flickr)

Ainda que seja um lugar de pouca infraestrutura, para quem está em busca de refúgio, relaxamento e de belezas naturais, a flutuação no Rio Salobra em Nobres/MT vale a pena, sim!

Além da viagem até a região do Mato Grosso ser muito contemplativa, a flutuação no rio é um atrativo que não pode ficar de fora do seu roteiro.

O lugar esbanja encantamento, seja pela água azul do Aquário Encantado, seja pela abundância de peixes no ponto mais alto do Rio Salobra.

Esse, inclusive, é um dos passeios com boas avaliações no TripAdvisor, o que motiva muita gente a conferir de perto todo o potencial de um lugar chamado Reino Encantado.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a flutuação no Rio Salobra?

A gente tem muito mais conteúdo e informações sobre essa região do Mato Grosso aqui no Viagem Club.

Se você tem dúvidas ou sugestões, mande um e-mail pra gente.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!