Parque Bacacheri

Melhores Parques de Curitiba: 10 Melhores Parques Para Ir

Vai visitar a capital do Paraná e quer saber quais são os melhores parques de Curitiba? Pois saiba que é exatamente sobre isso que falaremos hoje!

Curitiba é conhecida como uma cidade verde, uma vez que conta com muitas áreas verdes, parques, bosques e lagos. É sinônimo de qualidade de vida.

Dessa forma, visitar a capital do Paraná é sinônimo de conhecer pelo menos alguns dos parques da região.

Portanto, listamos para você os melhores parques de Curitiba, de modo que você consiga montar o seu roteiro, incluindo uma bela vista no seu dia, ar puro, história e bastante relaxamento.

Preparado?

Conheça os melhores parques de Curitiba

Curitiba é uma das cidades com o maior número de opções de parques e bosques para se visitar.

Seja para fazer um piquenique, uma visita de cunho histórico ou até mesmo praticar alguma atividade física, a busca por visitá-los é frequente entre os moradores da cidade e, claro, entre os turistas.

Mas se engana quem acha que a cidade está limitada aos jardins e à estufa do Jardim Botânico, pois há muito mais para se conhecer.

Vamos lá?

1. Jardim Botânico de Curitiba

Estufa do Jardim Botânico de Curitiba
Fonte: Eduardo PA (Flickr)

Nossa visita pelos parques de Curitiba começa com o mais famoso e, também, cartão postal da cidade, o Jardim Botânico Francisca Richbieter.

Com uma extensa área verde, a perder de vista do turista e dos moradores da região, o Jardim Botânico tem inspiração francesa, na art-noveau, construindo  m belíssimo desenho com as calçadas que se unem aos jardins repleto de flores.

A experiência de passear pelo local te transporta para uma cena de filme.

Mas o que mais impressiona a todos é a estufa.

A estrutura de metal, composta por 3 grandes abóbadas, abriga centenas de exemplares da fauna que compõem a Mata Atlântica. Por isso, o local é foco de cientistas que vêm de variadas partes do mundo para estudar os espécimes disponíveis.

Além dos cientistas, inúmeros turistas são atraídos para visitar o parque graças à construção, baseada no Palácio de Cristal, presente em Londres.

Mas se engana quem acredita que com “apenas” essas duas partes visitadas o passeio já acabou.

O local ainda abriga o Museu Botânico Municipal que conta com um herbário de mais de 400 mil exemplares de plantas catalogadas.

Ainda, na área do Jardim Botânico, podemos encontrar o Jardim das Sensações, um convite para experimentar o parque de uma maneira diferente.

A visita a esta atração pode ser realizada utilizando uma venda, e o visitante é desafiado a descobrir a planta com a qual interage utilizando as mãos e o olfato.

É uma experiência incrível e divertida para todas as idades.

A visita ao Jardim das Sensações ocorre de terça a domingo, das 9h às 17h.

Já o Jardim Botânico pode ser visitado diariamente das 6h às 20h durante o verão, e das 6h às 19h30 no inverno.

  • Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n°

2. Parque Barigui

Parque Barigui
Fonte: Mario Duran-Ortiz (Flickr)

O Parque Barigui surpreende os visitantes pela sua extensão, uma vez que é um dos maiores parques na cidade de Curitiba, com uma extensão de mais de um milhão de metros quadrados.

Nessa enorme área, é possível desfrutar de:

  • Pista de caminhada e corrida;
  • Espaço para exposição;
  • Bares;
  • Restaurantes;
  • Lanchonetes;
  • Pista para bicicleta e patins;
  • Quadra poliesportiva;
  • Parquinho do Parque Barigui;
  • Museu do Automóvel;
  • Bosque do Barigui.

Dessa forma, o Parque Barigui consegue atrair e satisfazer a todos os gostos e idades.

Claro que, além das diversas atrações, a área natural é estonteante e atrai o olhar de todos.

O parque é atravessado pelo Rio Barigui, que dá nome ao local, e tem a formação de alguns lagos onde é possível observar as capivaras se refrescando e, com um pouco de sorte, o jacaré-de-papo-amarelo, que é um dos moradores do local.

Além disso, existe a presença abundante de pássaros que arrancam suspiros pelo canto e pela beleza das espécies.

No Museu do Automóvel, o visitante é convidado a observar 80 dos 150 carros antigos que o acervo comporta, mas que são rotativos, uma experiência interessante para os amantes do automobilismo.

E, se você quer se aventurar um pouco mais, no local é possível contratar um passeio de helicóptero que te leva para sobrevoar toda a cidade de Curitiba por cerca de 10 minutos. Sem dúvida, um passeio inusitado.

  • Endereço: Avenida General Mário Tourinho, s/n (Campina do Siqueira), Avenida Cândido Hartmann (Santo Inácio) e Avenida Manoel Ribas (Santa Felicidade)

3. Parque São Lourenço

Parque São Lourenço
Fonte: Eduardo PA (Flickr)

O Parque São Lourenço foi inaugurado dois anos após o infortúnio do rompimento da barragem de São Lourenço, que gerou sérios danos à fábrica de cola que ficava nas proximidades.

Contudo, o local foi ressignificado e o que antes era a fábrica se tornou o Centro de Criatividade, que conta com oficinas e exposições de artes plásticas.

Nos mais de duzentos mil metros de área verde, o parque oferece espaço de sobra para aqueles que pretendem curtir um dia de sol sentado na grama observando as araucárias.

Além disso, estão disponíveis inúmeras pistas para a prática esportiva, como correr, andar de bicicleta e, até mesmo, uma pista destinada exclusivamente aos carrinhos de rolimã.

O playground, churrasqueira, aparelhos para ginástica, Casa Museu Erbo Stenzel e o Teatro Cleon Jacques também fazem parte da composição do parque, deixando-o ainda mais completo.

  • Endereço: R. Mateus Leme, 4700

4. Parque Tanguá

Parque Tanguá
Fonte: M.Mantovani (Flickr)

O Parque Tanguá é um dos melhores parques em Curitiba e um dos mais visitados da região.

O motivo? É o melhor lugar da cidade para se apreciar o pôr-do-sol.

O parque conta com uma região mais alta e uma mais baixa, onde é possível aproveitar todas as suas belezas dos mais diversos ângulos.

Além disso, tem estacionamentos disponíveis, facilitando para que pessoas com dificuldades de mobilidade e acesso possam aproveitar sua passagem pelo local, ou seja, um passeio para toda família.

Assim como o Jardim Botânico, a arquitetura do lugar segue inspiração francesa, logo, seu enorme pátio tem lindos chafarizes e amplo espaço verde, além de um belíssimo lago em frente à antiga pedreira.

Na parte de baixo do parque, temos à disposição um deck em frente ao lago, com uma queda d’água que, apesar de artificial, embeleza muito o local.

Na parte superior do Parque Tanguá, os turistas podem visitar o jardim em homenagem a Poty Lazzarotto, um artista plástico curitibano.

Mas um dos grandes atrativos é o mirante, que conta com 65 metros de altura e permite que o visitante veja toda a área do Parque Tanguá de cima, tendo uma vista privilegiada do sol se pondo.

Quem diria que um local que era destinado a ser um ponto de reciclagem de lixo industrial poderia se tornar um dos melhores parques de Curitiba, não é mesmo?

  •  Endereço:  Rua Oswaldo Maciel, s/n°

5. Parque Tingui

Parque Tingui
Fonte: Eduardo PA (Flickr)

O Parque Tingui é um dos parques de Curitiba que podem ser aproveitados por aqueles que querem fazer um passeio em família, piquenique e ainda realizar uma visita histórica.

O nome do local é uma homenagem à tribo tingui, que habitava a região, e é possível avistar uma estátua do Cacique Tindiquera assim que chegamos ao local.

Em sua estrutura, encontramos pistas de caminhada e corrida, churrasqueira, parquinho para as crianças brincarem e também o Memorial Ucraniano.

O memorial é construído de acordo com a arquitetura ucraniana e apresenta aos turistas um pouco mais da cultura desse povo.

Ao final da visita, a lojinha de artesanatos convida você a comprar lembrancinhas e produtos típicos.

O funcionamento do Memorial Ucraniano é de terça a domingo, das 10h às 18h. No entanto, o Parque Tingui fica aberto 24h/dia.

  • Endereço: Avenida Fredolin Wolf, 1870

6. Parque Bacacheri

Parque Bacacheri
Fonte: Alex Deivid Silva (Flickr)

O Parque Bacacheri é um dos melhores parques em Curitiba, com bastante área verde para curtir, se divertir e relaxar na capital paranaense.

O parque conta com mais de 150 mil metros quadrados e a presença de um lago onde as aves da região podem ser avistadas.

Além disso, tem churrasqueiras para um descontraído churrasco no final de semana, e parquinho para as crianças brincarem enquanto isso.

As pistas de caminhada e corrida também estão presentes, assim como nos outros parques em Curitiba.

Contudo, para incrementar o passeio, no local temos o Museu Egípcio (ou Museu da Múmia) e o Rosacruz Tutankhamon. Ambos locais contam com peças e arquitetura que remetem ao Egito.

No museu, encontra-se o único exemplar de múmia em solo brasileiro, portanto, pode valer a sua visita.

O funcionamento do museu é de terça a domingo das 10h às 16h30. Já o parque está aberto ao público todos os dias, sem restrição de horário.

  • Endereço: Rua Rodrigo de Freitas, 277

7. Bosque Alemão

Bosque do Alemão
Fonte: Enilton Kirchhof (Flickr)

O Bosque Alemão é mais uma atração ao ar livre na cidade e que homenageia os alemães.

O local era uma propriedade da Família Schaffer e se transformou em um bosque com bastante apelo às crianças.

No Bosque Alemão, assim que chegamos, avistamos uma construção que remete à arquitetura da Alemanha.

Contudo, ao se aventurar pelo bosque é que podemos nos divertir, com as crianças, revivendo a história de João e Maria, que é contada por meio de ícones pela passagem.

Ao final da trilha, chegamos à casa da bruxa, que na verdade é uma biblioteca infantil e conta, inclusive, com horários de contação de história.

Mas, depois de reviver o conto de João e Maria, os adultos também podem visitar a Torre dos Filósofos, com uma vista panorâmica para a parte do centro de Curitiba.

Além disso, temos o Oratório Bach, uma construção de igreja utilizada para apresentações musicais.

Para participar das atrações culturais, é necessário estar atento ao cronograma de atividades, uma vez que não há horários fixos.

O Bosque fica aberto todos os dias das 08h às 20h.

  • Endereço: Rua Francisco Schaffer, s/n

8. Bosque do Papa João Paulo II

Bosque do Papa
Fonte: …your local connection (Flickr)

No Bosque do Papa João Paulo II, ou apenas Bosque do Papa, podemos perceber mais uma vez a homenagem aos diferentes povos na cidade de Curitiba.

Se no Parque Tingui você visitou o Memorial Ucraniano, aqui vamos visitar o Museu da Imigração Polonesa.

Os poloneses são homenageados por meio do museu e, também, das construções de casas típicas da região, que consistem em peças de pinheiro encaixadas.

As 7 casas foram transportadas das regiões periféricas da cidade e levadas ao bosque, que recebeu esse nome e uma missa do Papa João Paulo II em 1980.

O Museu da Imigração pode ser visitado de terça a domingo das 9h às 18h. Já o bosque está aberto diariamente das 8 às 18h.

Ademais, você pode aproveitar a visita ao bosque e estendê-la para o Museu Oscar Niemeyer, que se encontra a cinco minutos de distância.

  • Endereço: Rua Mateus Leme, s/n

9. Bosque Zaninelli

Bosque Zaninelli
Fonte: Caio Mauriciovitch (Flickr)

Dentre os inúmeros bosques que compõem a capital do estado, o Bosque Zaninelli é um dos mais importantes e menos conhecidos da região.

A área abriga a Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente, uma iniciativa que leva educação ambiental para a sociedade curitibana por meio de treinamentos e programas com esse foco.

O espaço está em meio a uma mata mais fechada, com espaço para trilha que leva a um delicioso e silencioso lago próximo a uma pedreira. O ar puro enche os pulmões dos visitantes.

No local também se encontra um mirante que pode ser acessado por uma rampa de madeira. O mais interessante, no entanto, é que conforme você sobe, vai encontrando as salas de aula da Universidade Livre do Meio Ambiente.

É um local realmente interessante e diferente dos demais.

O bosque está aberto todos os dias das 08h às 19h.

Já a Unilivre tem seu próprio horário de funcionamento e vale a pena conferir antes de visitar.

  • Endereço: Rua Victor Benato, 210

10. Passeio Público

Passeio Público de Curitiba
Fonte: Eduardo PA (Flickr)

O Passeio Público é o parque mais antigo da cidade, já que foi o primeiro a ser inaugurado. Logo, tem bastante história para contar e já foi o zoológico de Curitiba.

Contudo, com a inauguração do novo zoo, hoje ele abriga apenas algumas espécies de animais, mas que ainda podem ser visitados.

O parque conta com uma interessante área verde, um lago e uma ponte para atravessá-lo, além de restaurantes e pistas para realização de atividade física, como caminhada e pedalinhos.

Portanto, a visita garante diversão para toda família.

  • Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n°

Agora é só escolher seu favorito dentre os melhores parques de Curitiba!

Parque São Lourenço, Parque Tanguá, Parque Barigui, Bosque do Papa e Jardim Botânico de Curitiba… quais deles estarão no seu roteiro?

Agora que você já conhece os melhores parques de Curitiba, é hora de escolher os que se encaixam melhor no seu roteiro e no seu perfil.

Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe.

Até a próxima e boa viagem!