Parque Barigui

O Que Fazer no Parque Barigui em Curitiba? Veja as Principais Dicas

O que fazer no Parque Barigui? Trouxemos, neste artigo, algumas dicas super incríveis de como aproveitar um dos principais pontos turísticos de Curitiba.

Como você bem deve saber, Curitiba não conta com nenhuma praia para chamar de sua, diferente de outros estados brasileiros, como o Rio de Janeiro, por exemplo.

Por isso, uma das melhores maneiras que os curitibanos encontraram de aproveitar os dias ensolarados da região e seu clima para lá de agradável, foi expandir seus passeios aos bosques e parques do local.

E qual melhor lugar para curtir um dia simplesmente perfeito do que o Parque Barigui, não é mesmo?

O parque é um dos maiores de Curitiba e possui um visual encantador. O Parque Barigui é o favorito dos curitibanos e dos turistas que eventualmente visitam a região. Lá, é possível encontrar diversos postos de lazer para toda a família.

Mas, afinal, o que fazer no Parque Barigui?

Nós, do Viagem Club, separamos algumas dicas incríveis de atividades que você precisa fazer durante sua visita ao parque mais famoso de Curitiba. Portanto, vamos deixar os elogios de lado e partir para o que importa!

O que fazer no Parque Barigui? Confira 9 dicas incríveis do que você deve fazer no parque mais famoso de Curitiba

Localizado na Avenida Cândido Hartmann, o Parque Barigui se beneficia de uma localização privilegiada, contando com boa proximidade de diversos pontos turísticos e do centro da capital paranaense.

Por conta disso, é possível expandir seu passeio para muitos outros pontos incríveis, além do Parque Barigui.

Pensando nisso, decidimos trazer 9 dicas incríveis de como aproveitar o Parque Barigui da melhor forma possível. Não é um parque de diversões, mas com certeza vai trazer muitos momentos bons para você!

Então, sem mais delongas, vamos à nossa super lista!

1. Pratique esportes nas canchas do Parque Barigui

Parque Barigui
Fonte: Rodrigo Vasconcellos (Flickr)

Com um espaço absurdamente amplo, já era de se esperar que o Parque Barigui possuísse uma área dedicada exclusivamente às práticas esportivas, não é mesmo?

Porém, mesmo quem esperava uma área dedicada às atividades de cunho esportivo, pode se surpreender com o número de canchas presentes no parque.

O parque, de cerca de 1.400.000 metros quadrados, conta com 6 canchas esportivas, sendo duas para futebol de areia, uma para futebol de saco, duas para vôlei e uma cancha poliesportiva.

Além das canchas esportivas, o parque também conta com duas pistas de corrida ou caminhada, uma medindo pouco mais de 5 km e a outra, que rodeia o belo lago do parque, medindo cerca de 3 km.

O Parque Barigui também conta com uma ciclovia e uma pista de uso misto, que é utilizada por skatistas e patinadores de plantão.

Caso você seja do tipo de pessoa que ama exercitar os músculos e não vive sem uma academia, saiba que o Parque Barigui também conta com uma série de equipamentos que o ajudarão a se manter em forma.

Entre os equipamentos de exercício presentes no local estão: dois conjuntos de barras em troncos, três conjuntos de barras inox e uma academia de ginástica ao ar livre.

2. Conheça o Museu do Automóvel

Museu do Automóvel de Curitiba
Fonte: Rafael Irala (Flickr)

Considerado como um dos museus mais incríveis de toda a capital do Estado do Paraná, o Museu do Automóvel é recheado de muita história e, é claro, belos modelos para contemplação.

Curitiba é recheada de museus incríveis. A cidade possui um grande acervo de cultura e história inseridas em cada uma dessas construções.

Por isso, não poderíamos deixar de citar um entre os muitos que ajudam a compor a história e a cultura da cidade.

O Museu do Automóvel, como o próprio nome sugere, é um museu especializado em veículos automotores, ou similares.

O local conta com um acervo riquíssimo de carros e outros objetos que ajudam a contar um pouco mais a história de um dos meios de transportes mais revolucionários da história.

Além dos veículos presentes, o museu também conta com uma área denominada Sala dos Campeões.

Nesse pavilhão, é possível encontrar diversos troféus e premiações emblemáticas do automobilismo.

Além disso, também é possível avistar alguns dos macacões e capacetes mais marcantes das pistas.

Mas é claro que as atrações principais da sala são os ilustres Aurora 122, um carro genuinamente brasileiro, e o icônico McLaren 23, carro de Fórmula 1 pilotado pelo exímio Emerson Fittipaldi.

3. Divirta-se com as crianças no parquinho do Parque Barigui

Parque Barigui
Fonte: The Cities (Flickr)

O Parque Barigui é o tipo de lugar que consegue acomodar muito bem qualquer pessoa que queira passar um dia agradável no local, e é claro que isso também inclui as crianças.

Toda a extensão do Parque Barigui é um convite a todo tipo de brincadeira que ronda o imaginário infantil, porém, é no parquinho do local que as crianças podem, de fato, se soltarem e se divertirem de forma totalmente descompromissada.

No parquinho, é possível encontrar todo o tipo de brinquedo, como balanços, escorregas, gangorras e muitos outros.

O local também é ideal para que os pais deixem seus filhos brincando por horas a fio, livre de qualquer preocupação. Afinal, o parquinho fica na área mais tranquila e serena do Parque Barigui.

4. Aprecie a companhia das capivaras do local

Parque Barigui
Fonte: Mario Duran-Ortiz (Flickr)

Que o Parque Barigui é um show de tranquilidade e comodidade, isso nós já sabemos. Contudo, vale lembrar que nós, seres humanos, não somos a única espécie a aproveitar aquilo que o parque tem de melhor a oferecer.

As capivaras dão o ar de sua graça em boa parte do tempo e melhoram ainda mais a tarde no parque curitibano.

A alegria de toda a família é feita quando os animais decidem saudar os visitantes.

Afinal de contas, o mascote oficial de Curitiba não pode, simplesmente, ficar de fora desse passeio tão incrível, não é mesmo?

Mas se engana quem pensa que as capivaras são os únicos animais a aparecerem no Parque Barigui.

Além dos nossos pequenos amiguinhos peludos, existe uma grande variedade de animais que decidem curtir o ambiente junto com os turistas e curitibanos. Entre eles estão: o gavião carcará, a graça, a cutia, os tico-ticos e muitos outros.

5. Faça um passeio de helicóptero no Parque Barigui

Curitiba é um local de incontáveis belezas, isso não podemos negar. Pensando nisso, por que não curtir um delicioso vôo panorâmico no Parque Barigui? Temos certeza de que você não irá se arrepender!

Fazer um passeio de helicóptero no Parque Barigui pode lhe render momentos únicos em sua vida. A vista panorâmica da cidade é algo de encher os olhos e aquecer o coração, já que tais imagens ficarão registradas em sua mente durante toda a vida.

Durante o passeio, o visitante poderá sobrevoar um ponto turístico de cada vez, mantendo um bom dinamismo e abrindo uma ampla possibilidade de aproveitamento do passeio.

Entre os pontos turísticos visitados estão: o Rio Barigui (rio que dá nome ao parque), o Memorial de Imigração Ucraniana (também conhecido como Igreja de São Miguel Arcanjo), o Parque Tanguá, Ópera de Arame e muito mais.

O passeio dura cerca de 6 minutos e custa R$ 120,00. É claro que, caso você queira realizar um investimento maior, poderá aproveitar o passeio por mais tempo.

O passeio é incrível e todos que desejam visitar o Parque Barigui devem realizá-lo. E isso também vale para você.

6. Aprecie a companhia de um bom livro na Casa da Leitura

Casa da Leitura
Fonte: FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA (Flickr)

Considerado um dos melhores espaços para aqueles que desejam adquirir uma boa dose de conhecimento e cultura durante seu passeio, a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam conta com um grande acervo pessoal do dramaturgo catarinense.

Criada em 2006, a Casa da Leitura serviu como uma bela homenagem a um dos escritores mais influentes do Estado do Paraná.

Apesar de não ser curitibano, Manoel Carlos Karam teve papel fundamental na dramaturgia da cidade, já que passou boa parte de sua vida residindo na capital.

O autor compôs diversas obras altamente aclamadas pelos curitibanos, exercendo sua influência até os dias de hoje.

É praticamente impossível não se sentir atraído por uma obra em meio a tantos livros incríveis presentes na livraria.

Aliás, também é possível realizar a sua leitura cercado pela paisagem verdejante e pela tranquilidade do Parque Barigui.

Além da livraria localizada em meio às majestosas árvores do parque, é possível encontrar mais 17 Casas da Leitura espalhadas por toda a capital, já que a democratização da leitura é algo que se leva bastante a sério na cidade.

Portanto, se você quer viver um momento ainda mais fantástico no Parque Barigui, não deixe de conhecer a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam.

7. Faça uma boquinha em um dos incríveis restaurantes presentes no Parque Barigui

Casa Amarela
Fonte: Luiz Guilherme Molina (Flickr)

Curtir tantas atividades divertidas e conhecer lugares tão fantásticos que parecem terem saído de um livro de fantasias pode dar uma fome e tanto.

Por isso, nada melhor do que aproveitar para fazer uma boquinha em algum dos incríveis restaurantes presentes no Parque Barigui.

Sabemos que a gastronomia é uma das características mais exaltadas de Curitiba. Não é à toa que o turismo gastronômico da região tenha crescido tanto e tão rápido.

Por isso, é sempre bom relembrar que, durante sua visita ao Parque Barigui, opções de estabelecimento não irão lhe faltar.

No parque, é possível conhecer a Casa Amarela, uma das lanchonetes mais aclamadas do local.

Dirigida pela Fundação de Ação Social, a lanchonete conta com opções bem interessantes para aqueles que desejam desfrutar de coisas mais leves, como alguns aperitivos e sanduíches naturais, água de coco, cerveja e, é claro, um delicioso caldo de cana.

Contudo, caso você prefira se alimentar com uma refeição mais completinha, é bem provável que você tenha uma queda pelo Restaurante Maggiore, um dos mais renomados restaurantes da região.

O restaurante serve almoços de dar água na boca, oferecendo um cardápio variado aos seus clientes. Contudo, vale lembrar que o restaurante só funciona de segunda a terça e também aos finais de semana.

8. Visite o novo Expo Renault Barigui

Expo Renault Barigui
Fonte: Eduardo PA (Flickr)

O Parque Barigui contou com diversas revitalizações nos últimos anos. O parque ganhou novas pistas de corrida e teve sua estrutura melhorada.

Contudo, nenhum ponto recebeu tanta atenção e melhorias significativas quanto o Expo Renault Barigui.

Reinaugurado no ano de 2012, o Expo Renault Barigui permanece no exato local onde funcionava o antigo pavilhão dedicado a eventos, datado de 1975.

A nova roupagem do Expo Barigui foi o suficiente para encantar, não só os curitibanos, mas a todos os visitantes que entram em contato com a nova construção.

É impossível não se impressionar com a elegância e robustez da arquitetura moderna do edifício.

Toda a imponência do lugar foi imediatamente sentida, afinal, o espaço foi inaugurado com a agenda lotada de eventos para serem realizados durante seu primeiro dia.

Hoje, o Expo Barigui continua sendo um dos pontos mais requisitados por quem visita o Parque Barigui.

Mas, não se preocupe: o espaço pode ser contemplado mesmo que você não queira presenciar um evento no local.

9. Curta uma boa churrascada no fim de semana

Um clima frio, porém, agradável, e um panorama de encher os olhos formam uma combinação quase perfeita. Afinal, tudo fica perfeito com um bom churrasco.

O Parque Barigui é um dos melhores espaços públicos para se queimar uma carne ao lado dos amigos e da família, já que a estrutura do lugar dispõe de diversas churrasqueiras ao ar livre.

Além disso, as construções também são acompanhadas de belas mesas e banquinhos bastante cômodos.

Aos fins de semana, é possível curtir toda a magia e tranquilidade do local.

Além disso, é simplesmente impossível imaginar outra atividade ainda mais prazerosa do que fazer um delicioso churrasco ao lado de pessoas tão importantes, não é mesmo?

Boa viagem!