Flutuação no Rio da Prata

Nascente Azul ou Rio da Prata em Bonito: Qual Passeio Escolher?

Quer conhecer os passeios e flutuações em Bonito e tem dúvidas sobre qual é o melhor: Nascente Azul ou Rio da Prata?

Não se preocupe, pois o conteúdo de hoje vai tratar exatamente sobre isso e trazer várias dicas para você fazer a escolha que mais combina com o seu perfil.

Bonito, no Mato Grosso do Sul, fica a cerca de 297 km da capital Campo Grande e é conhecido pelo Brasil todo como a capital do ecoturismo.

Cercado por uma infinidade de áreas com bastante natureza e com o clima cultural pantaneiro, o município possui diversas atrações turísticas e passeios encantadores.

E entre todos esses atrativos, as flutuações em rios, lagos e lagoas costumam ser bastante apreciados por quem já experimentou e desperta bastante curiosidade para quem vai fazer o passeio pela primeira vez.

Desse modo, com tantas opções disponíveis, é normal e compreensível que tenhamos dúvidas. Afinal, qual o melhor passeio: Nascente Azul ou Rio da Prata?

Continue com a gente, pois iremos ajudá-lo a decidir.

Nascente Azul ou Rio da Prata: confira os destaques, prós e contras de cada atração

Nascente Azul e Rio da Prata são alguns dos passeios mais populares de Bonito, principalmente pela ótima oportunidade que proporcionam de praticar a flutuação.

Sendo assim, a seguir detalharemos como funciona cada tipo de passeio, bem como seus prós e contras, para que fique mais fácil para você decidir qual vale mais a pena conferir: Nascente Azul ou Rio da Prata.

Nascente Azul

Balneário Nascente Azul
Fonte: Transmundi Operadora (Flickr)

Vamos começar nossa comparação entre os passeios falando da Nascente Azul.

Portanto, se você pretende fazer um passeio de flutuação em Bonito/MS pela primeira vez e não tem experiência nenhuma com esse tipo de atividade, a Nascente Azul pode ser uma boa opção para começar.

Um dos principais motivos é devido ao tempo curto de duração e fácil acesso para qualquer pessoa menos experiente em atividades de flutuação, o que inclui também crianças e idosos.

Além disso, a Nascente Azul possui outro ponto a se destacar entre as flutuações de Bonito.

Afinal, de todas as opções de flutuação que podem ser encontradas no município, essa é a única em que se pode fazer a apneia.

Em outras palavras, na Nascente Azul é possível entrar na água sem precisar fazer uso do snorkel ou qualquer outro tipo de equipamento para mergulho.

Como já foi dito anteriormente, a flutuação na Nascente Azul é a mais curta em Bonito, com duração média de 30 minutos.

Isso pode ser tanto uma vantagem, quanto uma desvantagem para o visitante, dependendo do seu grau de experiência com a atividade ou o quanto ele gosta de aproveitar a mesma.

O nome do passeio Nascente Azul tem sua origem pelo fato da flutuação ser feita na nascente do Rio Bonito, um lugar bastante conhecido no município e que possui 7 metros de profundidade.

Inclusive, durante a flutuação e devido à alta transparência das águas, é possível ver o buraco conhecido como a nascente do rio, que fica bem ao fundo.

Aliás, os turistas mais corajosos ou com maior experiência podem optar por retirar os coletes salva-vidas e descer até o buraco da nascente, com a ajuda de uma corda.

Durante a flutuação, que é feita nesse belíssimo lugar de águas com tons em azul turquesa, não existe a presença de barcos de apoio.

Mas isso não é motivo de preocupação, visto que não há necessidade, devido à tranquilidade das águas na Nascente Azul.

Durante a flutuação, você irá se deparar com diversos tipos de peixes, de várias espécies, tamanhos e portes.

A flutuação na Nascente Azul pode ser feita por adultos e crianças a partir dos 3 anos completos.

Por estar localizada em um balneário, ao optar pela flutuação na Nascente Azul, você poderá contar com toda a infraestrutura presente no local. Ou seja, além das atividades de flutuação, é possível passar o resto do dia por lá.

Algumas das atividades que podem ser feitas de forma complementar ao passeio são:

  • Piscina ecológica;
  • Passeio pelas pontes suspensas;
  • Mergulho com cilindro;
  • Conhecer a capela ecumênica dedicada à Mãe Natureza;
  • Cascata massagem;
  • Restaurante em sistema buffet;
  • Área infantil.

O valor do ingresso para o passeio de flutuação inclui o equipamento completo para a atividade, assim como o guia especializado e o day use no balneário.

Distância de Bonito

O passeio pelo Balneário Nascente Azul está localizado a 32 km do centro de Bonito.

Duração

A flutuação na Nascente Azul dura cerca de 30 minutos.

Valor

O passeio de flutuação na Nascente Azul custa a partir de R$ 170,00 por pessoa.

Prós

  • A fazenda do receptivo possui uma das melhores infraestruturas de Bonito;
  • É o único passeio de flutuação que possui opção de fazer apneia;
  • A flutuação é acessível e não exige credencial para mergulho de batismo;
  • Não é necessário que você saiba nadar para fazer a flutuação;
  • É um passeio acessível para cadeirantes.

Contras

  • Algumas das atividades complementares são pagas, incluindo o almoço no balneário;
  • É a flutuação mais curta de Bonito, com cerca de 30 minutos de duração.

Flutuação que não pode faltar no roteiro
Flutuação na Nascente Azul

O passeio é feito a partir da nascente do Rio Bonit, por meio de uma trilha de cerca de 300 metros que te leva até o local de se equipar para realizar a flutuação. Depois do passeio curta um delicioso almoço e aproveitar a estrutura do Balneário Nascente Azul.

Ver PasseioFalar com Especialista

Rio da Prata

Flutuação no Rio da Prata
Fonte: Josue Limeira da Silva Junior (Flickr)

Bonito possui diversos passeios que incluem a flutuação, mas o Rio da Prata, com certeza, é um dos mais conhecidos na região, sendo também o mais requisitado pelas pessoas que apreciam esse tipo de atividade.

O passeio de flutuação, que dura cerca de 3 horas, é também o mais longo em Bonito.

O Recanto Rio da Prata, que é o local onde acontece a flutuação, na verdade fica no município de Jardim/MS, mas que é bem próximo de Bonito, a cerca de 70 km ou 55 minutos de carro.

Curiosamente, apesar do nome da atração se referir exclusivamente ao Rio da Prata, a maior parte do passeio é feito flutuando pelas águas do Rio Olho d’Água.

O Rio da Prata, propriamente dito, só é incluído na parte final do trecho de flutuação, bem próximo à conclusão da atividade.

Assim como o passeio de flutuação na Nascente Azul, em Rio da Prata também há diversos tipos de peixes que podem ser observados e apreciados.

Dentre eles é comum ter encontros com cascudos, piraputangas, curimbatás, piaus e dourados.

Há também outros aspectos da vida marinha que são encantadores, tais como toda a diversidade da flora existente no fundo e ao redor do rio.

Outra curiosidade é que no Rio da Prata podem ser encontrados alguns dos maiores peixes da região.

O principal passeio de flutuação pelo Rio da Prata pode ser feito por adultos e crianças. Porém, para os pequenos, a idade mínima para curtir a flutuação é a partir de 6 anos.

Mas é preciso estar atento quanto a essa idade, pois o trecho de flutuação é longo e dura muitas horas, o que pode se tornar um pouco cansativo para os pequenos.

Semelhantemente ao que acontece durante a flutuação na Nascente Azul, o Rio da Prata também não conta com o auxílio de barcos de apoio, apesar de que a maioria dos trechos da flutuação é feita no leito de águas bem rasas.

Além disso, por ser a flutuação mais longa de Bonito, muitas pessoas podem se sentir cansadas durante o passeio. Por esse motivo, o passeio não é recomendado para crianças muito pequenas ou idosos, por exemplo.

Porém, em relação aos idosos e crianças muito pequenas, existe um roteiro alternativo e diferenciado, que busca adaptar a atividade de flutuação justamente para esse público-alvo. O roteiro alternativo tem duração e extensão percorrida menor que o passeio principal.

Devido à duração do passeio, o mais indicado é que você reserve um dia inteiro na cidade, para conseguir aproveitar melhor e com mais tranquilidade.

Assim será possível aproveitar o dia inteiro na flutuação do Rio da Prata, ou combinar com outros passeios que ficam próximos na região, como o Buraco das Araras ou o mergulho na Lagoa Misteriosa.

Quanto aos pacotes para o passeio Rio da Prata, saiba que:

  • Inclui almoço em sistema de buffet, feito de forma semelhante à Estância Mimosa. A refeição é produzida na própria fazenda;
  • Equipamentos completos, como a roupa neoprene, máscara e snorkel, já estão inclusos no valor;
  • Guia especializado também está incluso;
  • Existe a opção de contratar, junto ao pacote principal, um passeio a cavalo.

Distância de Bonito

O passeio de flutuação no Rio da Prata está localizado a cerca de 45 km de Bonito.

Duração

O passeio de flutuação Rio da Prata possui 3 horas de duração.

Valor

O passeio de flutuação no Rio da Prata custa a partir de R$ 330,00 por pessoa.

Prós

  • Boa estrutura do receptivo;
  • Profundidade e visibilidade das águas são perfeitas para observar a vida marinha;
  • Não necessita de certificação para fazer as atividades de flutuação;
  • O almoço é um dos melhores entre os passeios de Bonito e permite conhecer melhor a gastronomia de Bonito.

Contras

  • Ausência de acessibilidade para o público especial;
  • O valor do ingresso para o passeio de flutuação é mais alto que a Nascente Azul;
  • Não há diferença entre o valor cobrado para adultos e crianças, o que faz com que a viagem em família possa sair mais cara.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

Outras opções de flutuação em Bonito

  • Flutuação no Rio Sucuri;
  • Aquário Natural de Bonito;
  • Rio do Peixe;
  • Lagoa Misteriosa;
  • Rio Formoso;
  • Gruta do Mimoso.

Nascente Azul ou Rio da Prata: o que devo saber antes de escolher um passeio de flutuação em Bonito?

Flutuação na Nascente Azull
Fonte: Renata Mussano (Flickr)

Os passeios de flutuação Bonito são muito tradicionais entre os visitantes e parada obrigatória para quem gosta de contemplar a vida marinha.

Porém, existem algumas características em comum entre esses passeios, e a melhor coisa para o turista que opta pela atividade é conhecer essas características previamente, pois com certeza irá pesar na decisão final se vale a pena ou não realizar o passeio.

Em primeiro lugar, as flutuações em Bonito são atividades que ocorrem em propriedades particulares que possuem acesso aos rios da região, portanto, são esses proprietários que se responsabilizam pela estrutura e segurança dos atrativos.

Outra informação importante a ser passada é que, nos preços das atividades de flutuação que ocorrem no município de Bonito, já estão incluídos o aluguel dos armários individuais ou coletivos nos vestiários, bem como o aluguel dos equipamentos necessários para o passeio.

Por fim, os passeios de flutuação são sempre feitos em pequenos grupos, com o máximo de 9 pessoas por vez, e pisar nos fundos dos rios é proibido. Também não se pode usar protetor solar ou repelente.

Todas essas recomendações foram promovidas no intuito de proteger tanto os locais em que são feitas as atividades de flutuação, como o todo o ambiente ao redor e que faz parte do cenário natural desses locais.

Dito isso, é hora de avaliarmos qual passeio vale mais a pena: Nascente Azul ou Rio da Prata.

Nascente Azul ou Rio da Prata: qual o seu lugar preferido?

Flutuação no Rio da Prata
Fonte: Marcio Nel Cimatti (Flickr)

Sem dúvida alguma, tanto o passeio pela Nascente Azul quanto as atividades no Rio da Prata são ótimas opções de entretenimento e aventura em Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Aliás, passeios bons em Bonito, para você e sua família, não faltam.

Mas vamos ao que interessa: Nascente Azul ou Rio da Prata? Qual vale mais a pena?

De modo geral, a Nascente Azul, por ser uma das flutuações mais curtas de Bonito, é indicada para quem vai experimentar a atividade pela primeira vez, bem como para crianças e idosos.

Já o Rio da Prata é para quem já está acostumado com as flutuações, em Bonito ou em outros locais, visto que o tempo de duração é longo e pode ser cansativo para algumas pessoas.

Por isso, uma das maneiras mais seguras para você se decidir é avaliar o seu perfil e o perfil das pessoas que irão te acompanhar durante a viagem, para que o tipo de passeio escolhido possa agradar tanto a você quanto aos seus amigos ou familiares.

O mais importante é que você saiba que, independente de quais passeios de flutuação você escolha em Bonito, o município conta com uma excelente estrutura para atender você e sua família.

Portanto, escolha sua atividade favorita e venha passar momentos inesquecíveis em Bonito!

Bem, esse foi o conteúdo de hoje e esperamos que você tenha gostado.

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!