Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata Vale a Pena? Tudo o que você Precisa Saber!

O Recanto Ecológico Rio da Prata fica localizado a 50 km da cidade de Bonito (MS), e 36 km de Jardim (MS).  Lá você pode fazer um dos passeios mais bonitos e famosos da região: a flutuação.

A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata acontece nos rios Olho D’água e da Prata, no Mato Grande do Sul.

Além da caminhada em meio a mata ciliar, o passeio inclui 2,3 km de descida pela correnteza suave para observar o mundo subaquático de Bonito.

Segundo o Guia Quatro Rodas Brasil, a flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país.

Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021.

Então, se você está planejando viajar para Bonito, será que vale a pena incluir a flutuação Rio da Prata no seu roteiro? Confira a seguir todos os detalhes sobre o passeio.

Localização

Onde fica?

Rodovia BR 267, km 512 – Jardim, Mato Grosso do Sul.

Lugares próximos

  • Lagoa Misteriosa (0 km de distância ou 1 minuto a pé);
  • Buraco das Araras (10,5 km de distância ou 15 minutos de carro);
  • Balneário Jardim Ecopark (14,5 km de distância ou 18 minutos de carro);
  • Praia das Figueiras (39 km de distância ou 55 minutos de carro);
  • Aquário Natural (48 km de distância ou 40 minutos de carro);
  • Rio Sucuri (65 km de distância ou 45 minutos de carro).

Posts Relacionados

Como funciona o passeio de flutuação no Recanto Ecológico Rio Prata, Bonito?

Flutuação no Rio da Prata
Fonte: Josue Limeira da Silva Junior (Flickr)

As flutuações em Bonito (MS) são os passeios mais tradicionais da região. Atualmente, um dos melhores locais para aproveitar o “novo mundo subaquático” é o Recanto Ecológico Rio da Prata, ao lado da Lagoa Misteriosa.

Lá você vai encontrar águas cristalinas, diversos tipos de peixes, aves, mamíferos e répteis. Todos os passeios são guiados por monitores experientes. Além disso, a correnteza é bem leve e os rios têm pouca profundidade.

O passeio inicia com o monitor apresentando o passeio e as instruções de segurança. Em seguida, você vai receber os equipamentos que deve usar durante a flutuação (roupa de Neoprene, snorkel e máscara).

Antes de iniciar o passeio em si, todos devem preencher um formulário sobre sua saúde física, os dados do seguro de saúde e os contatos de emergência.

Depois disso, basta esperar o seu grupo ser chamado para começar a trilha e a flutuação Rio Prata, em Bonito.

Trilha

O passeio do Recanto Rio da Prata começa com uma trilha. Primeiro, um veículo de transporte tipo Pau de Arara leva os grupos da recepção da fazenda até o começo da trilha.

Em seguida, inicia-se uma caminhada curta, de aproximadamente 600 metros (20 minutos).

Durante a trilha o guia de turismo responsável, fala um pouco sobre a fazenda e a Reserva Particular do Patrimônio Natural. Antes mesmo de iniciar a flutuação, você já consegue observar vários animais.

Segundo a empresa, o Recanto Ecológico possui cerca de 38 tipos de mamíferos e 234 de aves.

Flutuação no Rio Olho D’água

Depois da trilha, o grupo faz uma parada breve no deck da Nascente do Rio Olho D’água. Lá o guia entrega o snorkel, a máscara e o colete salva-vidas. Caso você nunca tenha usado esses equipamentos, você receberá um treinamento básico de como utilizá-los.

Então, finalmente a flutuação realmente começa. Nesse ponto os visitantes podem ver a nascente do Rio Olho D’água embaixo da água. A vista é incrível!

As águas desse rio são cristalinas, com excelente visibilidade e repleta de plantas aquáticas e peixes originais do Pantanal. Alguns peixes que você vai poder ver durante essa parte da flutuação são os piraputangas, os dourados e os matogrossinhos.

A descida no Rio Olho D’água tem cerca de 1,7 km e é bem tranquila. Por ter a água um pouco mais quente, esse trecho possui muitos cardumes.

Geralmente, o monitor faz várias paradas para que os grupos observem a natureza típica de Bonito e tirem fotos na piscina natural.

Flutuação Rio da Prata

Em seguida, a flutuação segue por mais 600 metros pelo Rio da Prata. Embora a água desse trecho seja um pouco mais fria e menos cristalina (pois é mais profunda que o anterior), ele ainda possui vários peixes.

Nesse ponto, quem estiver muito cansado pode optar por finalizar o passeio com o barco de apoio. Então, no final o veículo de transporte leva de volta os grupos para a sede da do recanto.

O tempo total de flutuação Rio da Prata é de 2h30. Na verdade, entre os passeios disponíveis em Bonito, esse é o que tem o percurso maior.

Almoço

Por último, o passeio de flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata (Bonito – MS) termina com um almoço delicioso típico do Mato Grosso do Sul, que já está incluso no valor da atração.

Tanto a comida como a sobremesa são muito saborosas. Entretanto, o ponto alto do almoço é o doce de leite que é produzido na fazenda. Ele é considerado o melhor do Brasil. Então, se você é fã de doce de leite, leve um dinheiro a mais para comprar um pote. Você não vai se arrepender!

Orientações

Apesar da flutuação no Rio da Prata ser um passeio tranquilo, é preciso seguir as orientações do monitor para que o passeio seja seguro e agradável para todo o grupo e para a natureza.

Como o passeio é realizado dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, há um limite de visitantes permitidos por dia. Por isso, o passeio é bem controlado e os grupos são de no máximo 10 pessoas.

Outra regra do passeio é que ninguém pode colocar o pé no fundo dos rios durante a flutuação. Caso isso aconteça, além de danificar a vida aquática e a nascente do rio, a areia vai levantar e deixar a água turva.

Antes da trilha e da flutuação não é permitido usar repelente ou protetor solar, pois esses produtos prejudicam a fauna e a flora subaquática. Caso você queira se proteger durante a trilha, a recomendação é usar uma calça leve e uma blusa de manga comprida.

Durante a flutuação ninguém pode usar nadadeiras, óculos para natação, lastros de mergulho e facas, bem como comer, fumar e ingerir bebidas alcoólicas. Além disso, é proibido usar equipamentos fotográficos profissionais sem prévia autorização.

Como medida de segurança, apenas crianças maiores de 6 anos de idade podem fazer a flutuação. Mesmo assim, crianças menores podem aproveitar as dependências da fazenda e recebem almoço como cortesia.

Acessórios necessários para flutuação

Por fim, estes são os acessórios necessários para a flutuação:

  • Roupa e botas de Neoprene;
  • Máscara;
  • Snorkel;
  • Colete salva vidas (opcional).

A empresa oferece todos os equipamentos necessários em bom estado. Porém, se preferir, você também pode levar o seus próprios acessórios.

Preços e horário de funcionamento

A flutuação do Recanto Ecológico no Rio da Prata acontece todos os dias, das 07h30 às 17h00, incluindo feriados. Durante a alta temporada o passeio custa R$ 266,00 por pessoa. Já durante a alta temporada o preço sobe para R$ 350,00.

Ao todo, as flutuações do Rio da Prata, em Bonito, duram 4 horas.

Outros passeios do Recanto Ecológico Rio da Prata (Bonito – MS)

Mergulho no Rio da Prata
Fonte: Alex Baba (Flickr)

No Recanto Ecológico, além da flutuação no Rio da Prata também é possível realizar outros três passeios em Bonito (MS):

  1. Observação de aves e passarinhada;
  2. Mergulho com cilindro;
  3. Passeio a cavalo.

Confira os detalhes a seguir!

Observação de aves e passarinhada

O Recanto Ecológico do Rio da Prata (Bonito) fica dentro do Bioma Cerrado, uma região de grande variedade ambiental.

Segundo a empresa, no local onde a fazenda está instalada há 234 espécies de aves registradas. As mais avistadas durantes os passeios são: periquito da serra, biguatinga, udu de coroa azul e o socó boi.

O roteiro Observação das Aves é mais longo e técnico. Nesse passeio os grupos são acompanhados por um guia especialista. O seu objetivo é aproximar o ser humano da natureza por exercitar a paciência e capacidade de concentração, ao mesmo tempo que desperta um espírito aventureiro.

Por outro lado, a Passarinhada é mais indicada para iniciantes nas atividades de observação de aves e para quem gosta de observar ou fotografar a vida silvestre.

Nesse passeio os grupos observam as aves no receptivo da fazenda, nas estradas internas, nos campos e nos açudes.

Essas são ótimas atrações para combinar com a flutuação Rio da Prata durante a viagem para Bonito!

Mergulho com cilindro

O Recanto Ecológico também oferece mergulhos com cilindro. Para esse passeio não é preciso ter certificação.

O mergulho com o cilindro também é realizado no Rio da Prata a uma profundidade de 5 a 7 metros.

O passeio dura cerca de 40 minutos e também é acompanhado por um instrutor (mesmo para quem tem certificação de mergulho autônomo).

Assim como acontece na flutuação Rio da Prata, a empresa oferece todo o equipamento necessário e um breve treinamento de como usá-los. A grande diferença entre o mergulho com o cilindro e a flutuação é a liberdade de movimentos.

Além disso, é possível observar o mundo subaquático de uma forma totalmente diferente do que na superfície. Com certeza vale a pena conhecer!

Passeio a cavalo

Passeio a Cavalo
Fonte: Jared Yeh (Flickr)

Outra atração excelente para observar a natureza do Recanto Ecológico Rio da Prata (Bonito) é o passeio com cavalo. Durante a atividade, o grupo tem a oportunidade de conhecer mais sobre a vida no campo, cavalgar e ver alguns bezerros.

Geralmente, o passeio é realizado no pôr do sol, o que deixa a vista ainda mais impressionante.

Durante o trajeto é possível ver vários animais silvestres, como tatus, tamanduás, seriemas, emas, veados, tucanos, papagaios, araras, garças, entre outros. Além disso, o percurso conta com uma vista privilegiada do cerrado e dos campos da região.

Assim como todos os outros passeios oferecidos pela empresa, esse passeio é acompanhado por um guia especializado.

Se você vai fazer uma viagem curta, uma boa dica para aproveitar melhor o dia é fazer a flutuação Rio da Prata e Rio Olho D’água junto com outro passeio.

Assim, você pode ficar o dia todo no Recanto Ecológico e aproveitar ao máximo sua estrutura.

Quais são os prós e contras da flutuação Rio da Prata?

Flutuação no Rio da Prata
Fonte: silas luiz ferreira (Flickr)

Sem dúvida, a flutuação no Rio Olho D’água e no Rio da Prata é uma das melhores de Bonito (MS). Contudo, é importante avaliar os prós e contras antes de agendar o programa.

Afinal de contas, pode ser que algumas pessoas se sintam incomodadas com algumas restrições médicas.

Confira a seguir!

Prós

No geral, toda a experiência da flutuação Rio da Prata é ótima. Segundo a empresa, às dependências do recanto possuem 64 tipos de peixes, 38 de mamíferos, 234 de aves e 65 de herpetofauna.

Apesar do preço ser elevado, a empresa oferece algumas vantagens interessantes, como almoço, materiais para mergulho, um guia profissional e seguro contra acidentes e morte acidental. Além disso, a flutuação Rio da Prata, em Bonito, pode ser feita mesmo por quem não sabe nadar.

O almoço oferecido pelo Recanto Ecológico é um dos melhores dos passeios de Bonito. Essa parte da atração é perfeita para conhecer melhor a gastronomia tipicamente sul-mato-grossense. Ademais, a fazenda possui o melhor doce de leite do Brasil.

Outro ponto positivo da flutuação no Rio da Prata é que o preço do passeio é tabelado. Ou seja, independente de qual agência escolher comprar o ingresso, o preço será o mesmo.

Contras

Embora a flutuação no Rio da Prata seja bem tranquila, a empresa classifica a atividade com médio grau de dificuldade. Isso acontece porque o passeio inclui uma caminhada de mais ou menos de 20 minutos e em seguida mais um percurso de 2h30 dentro da água, o que exige um pouco de condicionamento físico.

Para alguns, a temperatura da água pode ser um ponto negativo. Geralmente, a temperatura é de cerca de 24ºC no Rio Olho D’água, e 22ºC no Rio da Prata, ou seja, a água é um pouco fria. Contudo, para a maioria das pessoas a roupa de neoprene já é o suficiente para evitar o frio.

A flutuação no Rio da Prata é permitida para crianças menores de 6 anos de idade. Além disso, o valor cobrado para crianças e para adultos é o mesmo. Então, esse pode não ser o melhor passeio para quem viaja com os pequenos.

Outras restrições para flutuação no Rio da Prata

  • Mulheres grávidas com até 24 semanas;
  • Cardíacos ou pessoas com histórico de infarto;
  • Pessoas com histórico de AVC e choque anafilático;
  • Portadores de marca passo cardíaco;
  • Pessoas com epilepsia.

Em contrapartida, a empresa também não recomenda que pessoas com mais de 120 kg façam a flutuação no Rio da Prata.

Contudo, se desejarem realizar o passeio, elas vão precisar levar sua própria roupa de neoprene, pois as que a recepção oferece podem não servir.

Da mesma forma, a empresa também não disponibiliza máscaras próprias para mergulho com grau. Por isso, recomenda-se que quem precisa de óculos use lentes de contato nos olhos durante o passeio.

Outro ponto negativo da flutuação no Rio da Prata é que a trilha possui muitos insetos e não é permitido usar repelente nem protetor solar. Entretanto, é possível se proteger usando roupas longas e tomando um banho no chuveiro da fazenda logo antes da trilha.

Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata vale a pena?

Rio da Prata
Fonte: Silvia Leticia Carrelo (Flickr)

Sem dúvida, a flutuação Rio da Prata é uma das melhores flutuações em Bonito. Atualmente, o passeio custa entre R$ 266,00 e R$ 350,00 e dura 4 horas.

Durante todo o trajeto é possível observar a nascente do rio e mais de 400 tipos de animais, entre peixes, aves, mamíferos e répteis. Além disso, há vários tipos de árvores e outras plantas típicas do Bioma Cerrado.

De fato, a flutuação em si já é uma experiência incrível. Entretanto, se você for fazer uma viagem curta, é possível aproveitar o dia e agendar outras atividades no Recanto Ecológico do Rio da Prata, na cidade de Bonito.

Se preferir você também pode aproveitar para visitar outros pontos turísticos próximos, como a lagoa misteriosa e o buraco das araras.

Quer continuar recebendo dicas de viagem de Bonito? Então, continue acompanhando o Viagem Club e fique por dentro de todas as novidades!

Perguntas e respostas

O que fazer no Rio da Prata?

O melhor passeio no Rio da Prata, na cidade de Bonito (MS), é a flutuação e o mergulho do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Qual o melhor passeio de flutuação em Bonito?

Os melhores passeios de flutuação de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, são: Rio da Prata, Aquário Natural, Nascente do Rio Sucuri e Nascente Azul.