Flutuação no Rio da Prata

Mergulho Rio da Prata Vale a Pena? Tudo o que você Precisa Saber sobre a Atração de Bonito!

Quer saber se o mergulho Rio da Prata vale a pena e conhecer os prós e contras do passeio? Então, está no lugar certo!

O mergulho com cilindro é um atrativo bastante comum em Bonito, Mato Grosso do Sul, e cada vez atrai mais turistas. E o Rio da Prata é uma das melhores alternativas dentro dessa categoria, com características únicas.

Localização

🚗 Onde fica?

O Mergulho Rio da Prata está localizado a 50 km de distância de Bonito/MS, mais especificamente no território de Jardim/MS, na MS-178.

Aliás, vale a pena mencionar, também, que Bonito fica a cerca de 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

📍 Lugares Próximos

  • Gruta Lago Azul (71 km);
  • Gruta de São Miguel (68 km);
  • Bio Park Bonito (56 km);
  • Rio Sucuri (26 km).

Como Acontece o Mergulho Rio da Prata?

Mergulho no Rio da Prata
Fonte: Alex Baba (Flickr)

Para saber se o Mergulho Rio da Prata vale a pena, o primeiro passo é realmente entender o seu funcionamento e como ele acontece.

Diferentemente das flutuações, onde a pessoa fica de barriga para baixo, boiando sobre a água, no mergulho utiliza-se o cilindro de oxigênio para possibilitar uma maior imersão no rio.

Para se ter uma ideia, é possível chegar a até 7 metros de profundidade, o que permite uma visualização privilegiada do leito do rio.

Como é preciso que existam condições ideais para a prática, o mergulho acontece em um trecho específico, de águas claras e com boa profundidade.

Nesse trajeto, há toda a observação das belezas subaquáticas do local, como as formações rochosas, os animais e as plantas.

Ao todo, são quase 60 espécies de peixes que vivem por lá, com muitas delas organizadas em cardumes.

Galhos antigos, troncos de árvores, paredões enormes e os próprios feixes de luz solar tornam o ambiente bastante especial.

Trajeto Ideal Para o Mergulho

Embora não aconteça em trechos tão cristalinos quanto nas nascentes dos rios, os mergulhos também necessitam de boas condições para acontecer.

No caso do Rio da Prata, tudo se dá em uma área que oferece entre 10 e 25 metros de visibilidade dentro d’água, o que é bastante significativo.

O trajeto total é de 600 metros de rio, o que leva aproximadamente 40 minutos para ser finalizado, com o mergulhador submerso.

É Preciso ter Certificação de Mergulho?

O grau de dificuldade do mergulho no Rio da Prata é considerado médio, e toda a atividade é devidamente acompanhada por um instrutor.

Além disso, os visitantes recebem um treinamento especial para que possam entender como funciona o passeio.

Como resultado, não há a necessidade de que se possua nenhuma certificação para conseguir realizar o mergulho.

Quem possui o certificado de mergulhador autônomo, porém, acaba encontrando mais facilidade. Afinal, enquanto os visitantes inexperientes realizam passeios em dupla ou individual, os profissionais podem participar até em 4 pessoas por vez.

Quais São as Restrições do Passeio?

Apesar de não oferecer tanta dificuldade em sua realização, o mergulho Rio da Prata também conta com algumas restrições para os visitantes.

A primeira está relacionada à idade, uma vez que o passeio não é permitido para menores de 10 anos.

Além disso, pessoas que pesem mais de 120 kg, gestantes, pessoas com síndrome do pânico, problemas cardíacos, labirintite, doenças ósseas muito graves, dificuldades de locomoção ou outras restrições médicas também não podem realizar o mergulho.

Estrutura do Local

Assim como nos demais atrativos de Bonito/MS, o mergulho Rio da Prata também conta com seu receptivo, que, aliás, é muito bem estruturado. Por isso, quem escolhe realizar do passeio, encontra no local:

  • Banheiros;
  • Loja de souvenirs;
  • Estacionamento;
  • Redário;
  • Restaurante;
  • Vestiário;
  • Guarda-volumes;
  • Chuveiros;
  • Wi-fi.

Vale mencionar, entretanto, que o lugar não apresenta uma infraestrutura adequada ou uma acessibilidade eficiente para as pessoas com deficiência.

Quais São os Valores do Mergulho Rio da Prata?

Outro fator fundamental para observar se o Mergulho Rio da Prata vale a pena é em relação aos valores cobrados para conhecer o atrativo.

Nesse caso, diferentemente dos demais passeios, um ponto que chama a atenção é que não há variações entre a alta e a baixa temporada, ou entre adultos e crianças.

Isso porque, em ambos os momentos, e para qualquer visitante, o valor do mergulho é de R$ 330,00 por pessoa.

Quais São os Prós e Contras do Mergulho Rio da Prata?

Mergulhar pelo Recanto Ecológico Rio da Prata é um passeio realmente incrível em Bonito/MS.

Seus pontos positivos, nesse caso, ficam por conta da própria qualidade geral do atrativo, que acontece em condições ideais.

A profundidade e a visibilidade proporcionada pela água são perfeitas, além da presença de um receptivo muito bem estruturado.

Os valores também se encaixam como um dos prós, uma vez que está em uma faixa média de preço, sendo mais caro que alguns e mais barato que outros mergulhos similares.

A mata ciliar do local é muito bem preservada, havendo uma vida subaquática riquíssima, o que é ideal para a observação dos peixes.

Outro fator interessante é que não há a necessidade de uma certificação para a prática da atividade, uma vez que um guia de turismo acompanha toda a atividade, garantindo a segurança de todos.

Além disso, o equipamento de mergulho é fornecido a todos os aventureiros, bastando que você esteja com uma roupa de banho adequada para poder aproveitar.

Apenas evite o protetor solar, pois não é permitido mergulhar com protetor a fim de preservar as águas e a vida marinha local.

Fora isso, o mergulho fica bem próximo a outros passeios importantes, como a Lagoa Misteriosa, a flutuação no Rio da Prata (que acontece na nascente do rio Olho D’água e Prata) e a observação de aves na Fazenda Cabeceira do Prata.

Já entre os pontos negativos, porém, há a própria ausência de uma melhor acessibilidade ao público especial, que pode buscar conhecer ou acompanhar alguém no local.

E o fato de não haver uma diferença entre os valores cobrados para os adultos e crianças acaba tornando o atrativo mais caro para quem viaja em família.

O Mergulho Rio da Prata Vale a Pena?

Flutuação no Rio da Prata
Fonte: Marcio Nel Cimatti (Flickr)

Como foi possível observar, o Mergulho Rio da Prata vale a pena, e muito. Afinal, o local apresenta bastante pontos positivos, sendo de uma qualidade inegável (por um olhar geral).

Seja para um mergulho autônomo ou para visitantes sem experiência, o encontro com o ambiente acontece de modo único e de forma segura.

Quer saber mais sobre todos os passeios e pontos turísticos em Bonito/MS? Então, confira também muitos outros conteúdos sobre a região aqui no nosso blog!

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima.