Você pensa em viajar de férias para o Rio Grande do Norte com seus filhos, mas não sabe o que fazer em Natal com crianças? Nós, do Viagem Club, selecionamos algumas dicas imperdíveis para você e sua família aproveitarem o passeio pela cidade.
Sabemos que viajar com crianças pode ser um desafio, ainda mais quando não há espaços para a criançada se divertir.
Elas podem amar fazer castelos de areia na praia, mas como esse é o tipo de atração que ela faria em qualquer praia, corre o risco da criança se entediar.
Por isso, no roteiro de viagem para Natal com crianças, você pode incluir passeios de buggy ou quadriciclo, conhecer os peixinhos e corais no Caribe brasileiro e até se arriscar em uma mini lancha.
Divertido? Então, vamos conhecer todas as atrações em Natal para aproveitar a viagem com as crianças!
Rio Grande do Norte: o que fazer em Natal com crianças nas férias?
O Rio Grande do Norte tem praias paradisíacas, águas cristalinas, piscinas naturais com vida marinha espetacular, vilas pitorescas e boa comida espalhada pelos restaurantes da região.
Então, quando você escolhe Natal como seu destino de viagem, tenha certeza de que você vai se deparar com incríveis pontos turísticos e muitos lugares fantásticos.
Contudo, o que será que as crianças podem fazer em Natal para tornar a viagem inesquecível? É o que vamos descobrir!
1. Conhecer a vida marinha nos Parrachos de Maracajaú
Se você já tinha ouvido falar que Natal abriga um lugar conhecido como Caribe brasileiro, chegou a hora de conhecê-lo.
Os Parrachos de Maracajaú são piscinas naturais profundas, formadas durante a maré baixa, e que permitem aos viajantes conhecer sua vida marinha sem precisar mergulhar com cilindro.
Então as crianças vão amar chegar tão perto dos peixinhos e corais de Maracajaú. É um contato incrível com a natureza e que seus filhos não podem deixar de visitar.
Para chegar aos Parrachos, é usado um transfer que vai do hotel até a praia de Maracajaú. De lá, o viajante escolhe se quer prosseguir até os Parrachos de lancha ou catamarã.
A dica é optar pelo catamarã, pois é mais estável e confortável para crianças e idosos. Ainda que seu trajeto seja mais lento, é mais seguro para a criançada. Excelente local para passar o dia.
2. Curtir uma aventura no parque aquático de Natal
Se tem uma coisa que as crianças amam é o combo praia, sol e brincadeiras. Então, nada mais justo que unir tudo isso em um só espaço, não é?
À beira-mar de Maracajaú, o parque aquático Ma-Noa Park é uma atração à parte. Com uma ótima estrutura, incluindo até bar e restaurante, e perfeita localização, o parque tem tudo que uma criança mais adora, como, por exemplo:
- toboáguas;
- cascatas artificiais;
- tirolesa;
- passeio com boia na correnteza;
- área kids;
- entre outras atrações.
Para quem decide comprar ingressos com agência de viagens, o pacote já inclui o passeio no Ma-Noa Park. Além disso, está incluso também a lancha que leva até os Parrachos de Maracajaú.
No entanto, caso não seja do seu interesse usar uma agência de turismo, dá para comprar o ingresso day use pela internet e ir até o parque sem problemas.
3. Conhecer o Camurupim Parque no litoral sul de Natal
Mais um dos parques aquáticos para ir com crianças em Natal é o parque Camurupim.
Localizado à beira-mar da praia de Camurupim, no litoral sul, o parque tem piscina, escorregadores e diversos brinquedos na água.
Além disso, os pequenos podem matar a fome depois de se esbaldar nas brincadeiras. No parque tem sorvete, pastel e um restaurante para a família toda.
O day use pode ser comprado pela internet em sites de cupons de desconto. Aproveite e divirta-se muito, porque o parque é bastante atrativo.
4. Chegar perto do Maior Cajueiro do Mundo
Criança também gosta de uma aventura na floresta, não é? Embora não seja exatamente esse o caso, o município de Parnamirim abriga o Maior Cajueiro do Mundo, com 8.500 metros de extensão.
Por isso, as pessoas têm a sensação de um espaço tomado por florestas, mas o Cajueiro é a única árvore que ocupa todo o terreno.
O que torna ela especial e tão abrangente são suas anomalias genéticas, com galhos que crescem para baixo e se ramificam ao tocar o solo. Fantástico, não?
O lugar também abriga um mirante, por onde é possível avistar a floresta e a praia de Pirangi.
Aproveite a viagem para apreciar o artesanato local e as delícias feitas com caju. As crianças vão amar também!
5. Deslizar pela duna na Lagoa de Jacumã
Ainda sobre aventura, as crianças vão adorar conhecer a Lagoa de Jacumã, em Natal, no município de Extremoz.
O local realmente é para aventureiros. Você pode optar pelo famoso skibunda e deslizar pela duna com lancha ou lona até desaguar no rio.
Há também outras opções, como o kamikaze, que nada mais é que uma prancha de bodyboard deslizando pela lona molhada até a lagoa.
Ou, se preferir, tem a tirolesa diferenciada, que é chamada de aerobunda em Jacumã. Você fica suspenso em um cabo de ferro e desce pela duna até cair na água.
É ou não é super divertido? Não deixe de passar na Lagoa de Jacumã quando for até Natal com crianças.
Aproveite a cidade para conhecer também a lagoa de Pitangui.
6. Visitar a reserva natural do Parque das Dunas
Seus filhos gostam de curtir a natureza, fazer piquenique e praticar esportes? O Parque das Dunas é perfeito para isso!
O Parque é uma reserva natural – a segunda maior da mata atlântica do Brasil – e é ideal para aquelas crianças que são avessas à praia.
Além de boas opções de trilhas, o Parque das Dunas tem parque infantil, quadra de esportes, lago com peixes, oficina de educação ambiental e ciclovias.
Há outras atividades para crianças, como pintura, teatro e colagem. Esses eventos são gratuitos e ocorrem aos domingos.
Apenas verifique com antecedência o preço de entrada e horários de funcionamento para não frustrar os pequenos.
7. Passear de mini-lancha na lagoa de Arituba
A Lagoa de Arituba é uma lagoa de água doce do litoral sul de Natal. É perfeito para passar um dia agradável longe da maré alta das praias.
Além de restaurantes e bares no local para ninguém passar fome ou sede, a atração conta com atividades divertidas para a criançada, como a tirolesa, pranchas de stand-up, caiaques e pedalinhos.
Enquanto as mini-lanchas são mais caras, o pedalinho tradicional sai mais em conta. É preciso observar os preços, pois eles podem sofrer variações.
A vantagem para quem opta pela mini-lancha é que ela é mais rápida e coberta, evitando o incômodo do sol na cara.
8. Andar de quadriciclo pelas praias
Andar de quadriciclo precisa fazer parte do seu roteiro de viagem. É simplesmente maravilhoso percorrer as areias das praias a bordo de um quadriciclo.
Ainda que seja um passeio rápido, as crianças mais aventureiras vão amar esse momento de pura alegria.
Dá para apreciar a natureza e ainda arriscar algumas manobras, desde que sejam feitas com segurança e menor velocidade.
9. Ver animais de diferentes espécies no Aquário de Natal
O Natal com crianças pode ser inesquecível se uma das visitas for no mini zoológico do litoral potiguar.
Os animais de 60 espécies diferentes do Aquário de Natal foram resgatados, e as crianças podem chegar perto deles para admirá-los.
A atração fica em Redinha, norte da cidade, e seus mais de 200 animais incluem tubarões, jacarés, tucanos, suricatos, pinguins, hipopótamos, entre outros.
O mais divertido – e que exige coragem – é tocar em um tubarão. A faceta, no entanto, só pode ser feita para quem já é maiorzinho, já que o animal fica bem no fundo e você precisa esticar o braço para tocá-lo.
10. Percorrer Genipabu de buggy
A praia de Genipabu é bem movimentada e um verdadeiro cartão-postal do Rio Grande do Norte. Além de linda, ela oferece passeios incríveis e brincadeiras divertidas.
O passeio de buggy, por exemplo, passa por lagoas, dunas e um mirante. Mas não fica restrito ao buggy.
As crianças em Natal podem passear pelas dunas com dromedários, charretes ou cavalos. Ainda é possível escolher se a aventura é com ou sem emoção.
A duração costuma ser de 1h30 ou 4 horas, sendo o tempo maior para quem quer se divertir de tirolesa e skibunda também.
11. Tirar fotos na 1ª Base de Lançamentos de Foguetes da América do Sul
Um lugar histórico que merece a visita é a cidade de Ponta Negra, onde fica o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.
Inaugurado em 1965, o Centro se tornou a 1ª Base de Lançamentos de Foguetes da América do Sul, o que deu a Natal o título de “Capital Espacial de Natal”.
As crianças podem ficar animadas em tirar fotos diante da famosa aeronave AT-26, conhecida pelo nome de Xavante.
O local também abriga réplicas de foguetes lançados na Barreira do Inferno, mísseis e radares meteorológicos.
12. Conhecer a história por trás do Forte dos Reis Magos
Considerada a primeira construção de Natal, o Forte dos Reis Magos é um dos símbolos da capital do norte do país.
O Forte cumpria a missão de proteger o território de invasões estrangeiras, por isso, se encontra em uma área estratégica da região.
Todavia, como se trata de um monumento histórico, a dica é fazer esse passeio ao lado de um guia de turismo.
Dessa forma, dá para ficar por dentro das histórias marcantes que envolvem o Forte e sua missão de proteger seu povo.
13. Se divertir com crianças em Natal na região de Pipa
Se tem um destino extraordinário para conhecer é a região de Pipa. Além da praia de Pipa, você também encontra a praia do Amor, praia do Madeiro e a baía dos Golfinhos.
Com fantásticas falésias para nenhum turista colocar defeito, a praia de Pipa, assim como toda a sua região, garante diversão da viagem em família.
Tem passeios de buggy pelas dunas, pela Lagoa de Guaraíras – a vista do pôr do sol é uma das maravilhas do local –e o passeio de barco para a baía dos Golfinhos, em direção a Guaraíras.
Se você ainda tinha dúvidas sobre o que fazer em Natal com crianças e onde ir, lembre-se de Pipa. Ela está situada no município de Tibau do Sul, a 85 km da capital potiguar.
14. Apreciar a piscina natural dos Parrachos de Perobas
Diferente de Maracajaú, os Parrachos de Perobas (mais conhecido como arrecife) contém piscinas naturais mais rasas, o que lhe garante a alcunha de praia caribenha.
Mas, calma, não queremos entrar em uma discussão sobre quem é o Caribe brasileiro, uma vez que muitas praias do Nordeste são tão paradisíacas que lembram Aruba, Bahamas ou Cancún.
Então, quem ama um cenário que mais parece um paraíso, vai adorar Perobas. O local fica a cerca de 85 km dos hotéis de Ponta Negra, mas não conta com grande infraestrutura.
Porém, apesar de não contar com muitos restaurantes, o local é bastante bonito e apreciado. Vale dar um pulo por lá e admirar os peixinhos e corais que ficam visíveis na água rasa.
15. Entrar na Arena das Dunas, sede da Copa do Mundo 2014
Se você vai acompanhar crianças em Natal que sejam fãs de futebol, a dica é conhecer o estádio de futebol Arena das Dunas.
O local foi sede da Copa 2014 e tem entrada aberta para um tour de 40 minutos. Parece pouco, mas dá para conhecer várias coisas que fazem parte do lugar.
Como, por exemplo, os camarotes, tribunas de imprensa, margem do campo, vestiários, entre outros pontos do estádio.
Mesmo para quem não é fã de futebol, vale muito a pena estar lá dentro, conhecer cada canto e tirar fotos.
Fique atento apenas ao horário e preço da entrada. Crianças de 6 a 12 anos pagam meia.
16. Conhecer a duna de 120 metros da praia de Ponta Negra
Um dos cartões-postais de Natal é o Morro do Careca, nome dado a uma duna de 120 metros de altura e de acesso fechado.
O local, com bastante vegetação, faz parte da praia de Ponta Negra, uma das praias urbanas mais visitadas por turistas.
Ao visitar Natal com crianças e dar preferência à praia de Ponta Negra, aproveite a variedade de bares, restaurantes e vida noturna.
Há também barracas ao pé da areia, com cadeiras, mesas e guarda-sóis. Próximo ao Morro do Careca também tem opções de bares, como o Aloha Beach Club e Old Five.
17. Visitar a Cidade das Crianças em Natal
Assim como o Parque das Dunas, a Cidade das Crianças também oferece um parque infantil bem estruturado.
A área verde, situada no bairro Tirol, é uma das mais belas da cidade e entrega muito entretenimento aos pequenos.
Além de parque, a Cidade possui lagoa com pedalinhos, anfiteatro, pista de cooper, quiosques, Casa da Vovozinha, Biblioteca infanto-juvenil e a Escola de Artes Newton Navarro.
É certeza que as crianças em visita a Natal vão amar, não é? O preço da entrada é de R$2, mas gratuito para crianças menores de 8 anos e adultos maiores de 60.
Verifique os dias, horários e preços para confirmar direitinho, antes do passeio.
Dicas para uma boa viagem com crianças em Natal
Viajar é muito bom, mas viajar com todos os cuidados é melhor ainda! Por isso, anote nossas dicas para que todas as suas viagens para cada canto de Natal com crianças sejam incríveis.
Use protetor solar
Natal é bem quente entre as épocas do verão, então não dá para relaxar. Mesmo que você e seus pequenos façam um passeio de mini-lancha com cobertura, o mormaço faz mal a pele.
Cuidado com comidas muito temperadas
Se você nem seus filhos estão acostumados com forte tempero nordestino, melhor ir com calma.
Por lá, as comidas típicas de Natal, tais como carne de sol, carne de bode, azeite de dendê, bobó de camarão, etc., são deliciosas, mas podem causar dor de barriga quando consumidas demais. Portanto, vá com calma.
Use roupas adequadas
Inclua em sua mala de viagem roupas leves, como vestidos, shorts, regatas e camisas de proteção UV. Não esqueça também das roupas de banho (leve três para garantir), chinelos, rasteirinhas, óculos de sol e bolsa de praia.
Faça pesquisa sobre as melhores hospedagens
Existem sites especializados em pesquisa de hotéis e pousadas, inclusive, com o feedback dos viajantes. Você pode comparar preços, benefícios, áreas próximas de alguma praia específica e ainda fazer sua reserva.
Pesquise também sobre bares e restaurantes
Como vimos neste post, nem todos os pontos turísticos têm boa infraestrutura, por isso, é bom pesquisar onde tem opções variadas para comer e beber, e o que os turistas têm a dizer de cada lugar.
Tenha um seguro viagem
Ninguém está livre dos riscos de acidente ou de uma intoxicação alimentar. Por isso, vale a pena considerar um plano de seguro viagem, ainda mais para quem viaja com crianças.
Reserve ingressos de forma antecipada
Viajar em épocas concorridas, como no verão, requer a compra antecipada de ingressos para os pontos turísticos mais disputados. Faça isso e garanta a diversão para toda a família!
Confira uma lista completa do que levar para Natal.
Então, vai viajar com crianças em Natal?
Nós fizemos essa lista de 17 atrações sobre o que fazer com crianças em Natal, incluindo dicas e melhores opções de praias para a garotada (outras boas opções são a Praia do Forte e a Praia dos Artistas).
Tem criança que adora a duplinha sol e mar, não dispensa um pedalinho, muito menos a possibilidade de tocar nos peixinhos em algum parracho de Natal.
Por outro lado, tem criança mais terra firme, que gosta mesmo é de explorar trilhas, florestas, sentir a natureza ou participar de um belo piquenique.
Sem contar que todas as atrações também são perfeitas para os adultos da família. Dá para curtir tudo ao lado da criança sem perder nenhum evento.
Não importa que tipo de criança você tem, não é? Há diversos atrativos na capital do Rio Grande do Norte que agrada não só os pequenos mas também a família toda.
Portanto, já sabe o que fazer em Natal com crianças, correto? Contudo, se você ainda tem dúvidas sobre essa viagem ao litoral potiguar, consulte nossos artigos aqui no Viagem Club e planeje seus passeios com tranquilidade e segurança.