O que Fazer no Centro de Bonito? 7 Atrações Imperdíveis (Gratuitas e Pagas)

O centro de Bonito é um lugar super charmoso, como uma típica cidade do interior. Então, visitá-lo é uma boa pedida, assim como curtir os atrativos naturais.

Por isso, confira o que fazer para conhecer melhor essa cidade.

Veja o que fazer no centro de Bonito em Mato Grosso do Sul

Bonito/Mato Grosso do Sul é a capital do ecoturismo no Brasil. Mas, seu centro também tem bons passeios que você não pode perder. Ainda mais em dias de chuva, pois muitas dessas atrações são cobertas.

Ao mesmo tempo, é possível aproveitar os bares e restaurantes da região (Taboa Bar é uma boa indicação, que tal uma boa porção de batata-frita?).

Isso porque eles ficam perto dos principais pontos turísticos urbanos. Portanto, é uma chance de provar a famosa carne de jacaré, ao passear por ali.

Nessa área, você também verá os telefones públicos em forma de bichos. Por exemplo, o que é uma onça pintada já é um dos ícones da cidade.

Sejam gratuitos ou pagos, os atrativos refletem a cultura e valores locais. Assim, conheça os 7 principais e todas as informações sobre eles, a seguir.

1. Projeto Jiboia

Projeto Jibóia
Fonte: alexandre Barreto da silva (Flickr)

O Projeto Jiboia existe desde 2005, mas já é um passeio tradicional de Bonito/MS. Nele, os turistas podem aprender sobre essa espécie e vê-la de pertinho. Aliás, os mais corajosos podem até tirar fotos segurando uma das cobras.

Uma ótima oportunidade para aprender sobre o meio ambiente.

Como o projeto funciona?

A visita começa com uma palestra (stand up) de Henrique Naufal, fundador do Projeto Jiboia. Depois, ele exibe um vídeo que fala sobre o processo de reprodução dessas serpentes.

Nesse momento, os visitantes podem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema. Logo, o anfitrião convida todos a segurar um dos animais. Segundo ele, a principal meta do atrativo é a educação ambiental.

As jiboias não são agressivas

Muitas vezes, as pessoas pensam que as jiboias são perigosas. No entanto, Henrique explica a importância de preservar esses animais e que, em geral, eles são inofensivos.

Endereço: R. Nestor Fernandes, 610.

Horários: de segunda a sexta, de 8:30h às 21h, mas é possível agendar outras horas, exceto domingo, quando o local não abre.

2. Aquário de Bonito

Aquário de Bonito
Fonte: Sergio Falcetti (Flickr)

Também no centro de Bonito, você encontra o aquário da cidade. Ele fica a apenas alguns metros da Praça da Liberdade e ainda conta com uma loja de souvenirs.

Uma experiência única na região

O aquário de Bonito/MS é uma atração única em todo Mato Grosso do Sul. Isso por sua exposição ser permanente, coisa que não há em outros lugares do estado.

Tanques e espécies

Essa atração tem 32 tanques, com mais de 60 espécies de peixes da região. Assim, os turistas podem aprender mais sobre a fauna da Serra da Bodoquena e Pantanal.

Alguns dos animais que você encontra por lá são, por exemplo:

  • Arraias;
  • Albinos;
  • Dourados;
  • Pacus.

Um guia orienta e acompanha os visitantes em interações com os animais. Também, é possível participar do momento da alimentação dos peixes. Para isso, basta ir ao aquário terça, quinta ou sábado, às 20h.

Endereço: R. Vinte e Quatro de Fevereiro, 2083.

Horários: todos os dias, de 15h às 21h.

3. Udu Cerâmica

Udu Cerâmica
Fonte: Udu Cerâmica (Flickr)

Esse atelier de cerâmica leva o nome do pássaro símbolo de Bonito, o Udu-de-coroa-azul. Ao visitá-lo, você vai conhecer um pouco do artesanato e da cultura local.

Conheça o processo de fabricação em cerâmica

O Udu pertence a Sinéia e Joana, mãe e filha. Elas produzem as peças em conjunto com outros artesãos bonitenses. Aliás, vários lugares, como museus e restaurantes do Brasil inteiro, usam ou vendem suas louças.

No atelier é possível ver como é o processo de fabricação. Ou seja, desde o preenchimento dos moldes de gesso com argila líquida até a esmaltação. Enfim, sua lista de produtos inclui:

  • Pratos;
  • Travessas;
  • Xícaras;
  • Objetos de decoração.

Endereço: Rua General Osório, 611.

Horários: o atelier fecha aos domingos, mas funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h e aos sábados, de 8h às 13h.

4. Taboa Fábrica de Encantos

Taboa Fábrica de Encantos
Fonte: TicianaZwarg (TripAdvisor)

Outra atração interessante no centro de Bonito é a fábrica de cachaça Taboa. Além da bebida, ela oferece produtos artesanais como copinhos de vários formatos.

Visita guiada pela fábrica

O passeio pela fábrica dura cerca de 1 hora. A pessoa que guia conta a história de como Andreia, dona da marca, iniciou tudo. Além disso, as diferentes garrafas que ela usou ao longo do tempo estão em exposição.

Garrafas de taboa e artesanato

Hoje em dia, as garrafas dessa fábrica tem revestimento de taboa, uma planta aquática. Então, é possível ver como as artesãs preparam e colam as fibras para isso.

No mesmo lugar, se fabricam peças de argila e tecido. Isso porque, a Taboa reaproveita as toalhas das mesas do bar nos produtos artesanais. Ela ainda descarta pouco material e tem como valor produzir de forma sustentável

Endereço: a fábrica fica na R. Filinto Müler, 1125 e o bar na R. Coronel Pilad Rebuá.

Horários: só é possível fazer essa visitação às terças-feiras, de 14h às 16h, porém o bar abre todos os dias, de 17h à meia-noite.

5. Casa da Memória Raída

Casa da Memória Raída
Fonte: Casa da Memória R (TripAdvisor)

Esse museu tem objetos históricos que apresentam Bonito ao longo do tempo. Por exemplo, há muitas fotos de momentos marcantes e pessoas importantes, como o primeiro guia.

O que tem no centro cultural?

A exposição não é o único atrativo desse lugar, que também tem contação de histórias. Assim, as pessoas que fazem um passeio por lá podem descobrir informações da cidade de forma lúdica.

Na Casa da Memória Raída há ainda uma cantina e uma loja de souvenir. Portanto, vale a pena conhecer esse centro cultural, que fica bem no centro da cidade.

Endereço: R. Vinte e Nove de Maio, nº 913.

Horários: de quarta a sábado, de 15:30h até 21:30h.

6. Praça da Liberdade

Praça da Liberdade
Fonte: Ben Oliveira (Flickr)

A Praça da Liberdade é um dos pontos turísticos gratuitos mais famosos de Bonito. Logo, esse é um dos passeios que não podem faltar no seu roteiro.

Seu maior símbolo é o Monumento das Piraputangas, que tem uma iluminação noturna especial. Além disso, desde 2021, ela conta com um letreiro com os dizeres “eu amo Bonito”.

Marco zero de Bonito

A maioria das lojinhas, bares, restaurantes, serviços e outras atrações estão perto dessa praça. Até porque ela marca o centro da cidade e serve de referência para calcular distâncias.

Eventos na Praça da Liberdade

Os festivais e outros eventos que acontecem em Bonito, costumam ser na Praça da Liberdade. Confira alguns dos que já rolaram por lá:

  • Festival de Inverno de Bonito;
  • Bonito Blues & Jazz Festival;
  • Feira Literária de Bonito;
  • Réveillon.

Endereço: Rua Cel. Pilad Rebuá, s/n.

Horários: aberto 24 horas por dia.

7. Casa do Vidro

Casa do Vidro
Fonte: Casa do Vidro (TripAdvisor)

Bonito/MS é uma região famosa pelas opções incríveis de passeio na natureza. Então, para ajudar a preservar as maravilhas, Carlos Cardinal criou a Casa do Vidro.

História da Casa de Vidro

O espaço existe desde 2014 e tem o objetivo de reciclar ao máximo todo o vidro dessa zona. Apesar de ser recente, ela já transformou mais de 50 toneladas de material.

Reciclagem

Hoje em dia, cerca de 80% do vidro de Bonito passa por reciclagem nessa fábrica. Assim, garrafas, copos e outros itens viram objetos de decoração como lustres, por exemplo.

Endereço: R. Afonso Pena, 587.

Horários: de segunda a sexta, de 8h até às 18h, e sábado de 8h às 20h.

Posts Relacionados

Dicas para curtir o centro de Bonito

Como você viu, o centrinho de Bonito/MS tem muitos lugares para conhecer. Então, veja algumas dicas para aproveitar ao máximo as opções de passeio dessa área.

Aproveite o tempo entre passeios de ecoturismo: Muitas vezes, você terá tempo livre entre as visitas aos atrativos mais distantes. Logo, dá para aproveitar as poucas horas para dar uma volta em uma das fábricas, por exemplo.

Fique em um hotel na parte central: Optar por hotéis ou pousadas na parte central tem algumas vantagens.

Uma delas é poder conhecer os lugares a pé, sem precisar de carro. Por outro lado, os serviços de transfer costumam atender somente a essa zona.

Se precisar de retirar dinheiro, há opções de bancos: Banco do Brasil, Banco Bradesco, Caixa Econômica e Sicredi.

Perguntas e respostas

O que tem no centro de Bonito?

No centro de Bonito você encontra bares, restaurantes, serviços, lojinhas e atrações que dão passeios agradáveis. Por exemplo, Praça da Liberdade, Projeto Jiboia e Casa da Memória Raída.