Passeios Gratuitos em Bonito: 9 Atrações para Adicionar ao Roteiro de Graça

Bonito é um município que se situa no Mato Grosso do Sul e faz parte da região do Parque da Serra da Bodoquena. Por isso, atrai milhares de visitantes ao longo do ano por conta do seu ecoturismo, que consegue encantar qualquer pessoa que desfrute da experiência.

Então, saber quais são alguns passeios gratuitos em Bonito pode te ajudar a economizar bastante.

Afinal, a região é composta de cachoeiras belíssimas, piscinas naturais, trilhas de nascentes de águas cristalinas e grutas imponentes, realçando o que há de melhor em Bonito, destino de ecoturismo no Brasil.

O que pode acabar afastando uma boa parcela das pessoas, afetando muito seus roteiros de viagem, são seus valores elevados de reservas e passeios diversos.

Afinal de contas, nem todo turista tem condições de arcar com altos valores.

Por ser um ponto turístico bastante requisitado devido às suas trilhas e cavernas cheias de encantos, Bonito possui preços um tanto salgados, principalmente quando falamos da alta temporada no município, que acontece entre os meses de abril a outubro.

Nesse período, o clima é mais seco e as águas estão mais límpidas e cristalinas, ideais para mergulhos e flutuações.

Se você faz parte das pessoas que se assustam com os altos valores da região, ou só quer fazer um bom passeio sem comprometer muito o orçamento, vou te passar algumas dicas de lugares que você poderá curtir de graça em Bonito/MS, poupando seu dinheiro.

E, ainda assim, lhe garantindo experiências de tirar o fôlego.

É ou não é uma oportunidade e tanto?! Vamos curtir Bonito sem gastar nada com a lista que preparei a seguir!

9 locais e pontos turísticos para conhecer de graça em Bonito, no Mato Grosso do Sul

Confira algumas boas opções de passeios grátis para acrescentar ao roteiro, se sobrar um tempinho.

1. Praça da Liberdade

Praça da Liberdade
Fonte: Ben Oliveira (Flickr)

Localizada na rua General Osório, a Praça da Liberdade é ideal para aquelas pessoas que adoram passeios bem tranquilos no período da tarde.

A praça, no centro de Bonito, é um dos principais pontos da cidade, justamente por se localizar perto de bons pontos gastronômicos como bares e restaurantes de comida típica.

A praça também é circundada de fontes de água que ajudam a compor o visual aconchegante do passeio.

E caso você decida visitá-la durante a noite, terá uma grande e belíssima surpresa. Pois, ao anoitecer a praça adquire uma iluminação belíssima, realçando o monumento das Piraputangas, um dos grandes atrativos do lugar.

Ah, e não esqueça de fazer aquela foto para registrar a visita, hein?

2. Udu Cerâmica

Udu Cerâmica
Fonte: Udu Cerâmica (Flickr)

O udu de coroa azul é um dos pássaros mais importantes de Bonito, MS, se tornando um pássaro-símbolo da região.

Acontece que o udu de coroa azul também ajudou com a criação do nome de uma empresa de cerâmica, responsável por criar diversas peças pautadas na beleza da fauna e da flora de Bonito.

A empresa se chama Udu Cerâmica e disponibiliza não só suas peças para visitação, mas também todo o processo de criação que a fábrica utiliza para a composição das mesmas.

Sendo assim, vale muito a pena visitar o lugar e acompanhar a criação de suas peças lindas e extremamente coloridas.

3. Casa do Vidro

Casa do Vidro
Fonte: Casa do Vidro (TripAdvisor)

A Casa do Vidro é um dos locais mais importantes de Bonito/MS.

Isso se dá pelo fato de que a fábrica propõe um planejamento sustentável de reaproveitar todas as garrafas de vidro que circulam na região.

Assim, elas podem ser reutilizadas nas janelas das casas, nos lustres, nas canecas e copos e também com a criação de outras garrafas.

A fábrica oferece visitação gratuita para as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a cultura e o processo utilizado pela fábrica na atividade de reutilizar de forma ecológica as garrafas que circulam pela região.

4. Morraria do Sul

Morraria do Sul
Fonte: Alexandre Melo (Flickr)

Situada em Bodoquena, cerca de 70 quilômetros de Bonito/MS, está a Morraria do Sul, um dos pontos turísticos de recomendação máxima para os amantes da vista do céu.

Sua estrutura geológica, misturada com a posição geográfica do Mato Grosso do Sul, entregarão uma das experiências mais marcantes de sua vida, pois a vista do pôr do sol se torna quase mágica nesse lugar.

5. Empório Olinda

Empório Olinda
Fonte: Bruno C (Flickr)

Essa dica é para quem, além de um período extremamente encantador em Bonito, também quer receber uma dose única de cultura, arte e lazer. De graça!

O Empório Olinda é uma galeria de arte que consegue a proeza de englobar obras de artes plásticas, quadros, poemas, marchetarias (técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis). Há também diversos artesanatos que ajudam a imprimir um pouco esse lado artístico do Mato Grosso do Sul.

6. Memorial Frida Garzella dos Santos e Nercy Soares dos Santos

O Memorial Frida Garzella dos Santos e Nercy Soares dos Santos é uma das dicas para aqueles que buscam banhar-se na cultura da região de Bonito, assim como o Empório Olinda.

O local guarda um acervo gigantesco de registros, cartas e fotografias da família de gaúchos que saiu de Santa Rosa para o estado do Mato Grosso do Sul.

A família detém uma reputação importantíssima para a região de Bonito, sendo os pioneiros nas áreas da agropecuária, no turismo e até mesmo na política.

Portanto, se você estiver interessado em adentrar um pouco mais na história de Bonito, não há um lugar melhor do que o memorial.

O local oferece entrada gratuita para seus visitantes, mas, quem se sentir à vontade, poderá colaborar com um valor simbólico que será doado para o Hospital Municipal Darci Bigaton.

7. Casa da Memória Raída

Casa da Memória Raída
Fonte: Casa da Memória R (TripAdvisor)

A Casa da Memória Raída é um dos lugares mais importantes de Bonito.

O local conta com um acervo gigantesco de quadros, documentos, esculturas e fotografias que ajudam a contar um pouco mais da história de Bonito.

Você vai aprender desde as técnicas de caça e pesca utilizadas pelos índios Kadiwéu até o processo de tombamento da Gruta do Lago Azul, um dos principais pontos turísticos de Bonito e uma das grutas favoritas dos viajantes.

8. Biblioteca Pública Municipal Simplício de Assis

E aqui está mais um grande local, de modo a ampliar o seu leque de opções de locais que oferecem uma excelente experiência cultural gratuita.

A Biblioteca Pública Municipal Simplício de Assis, localmente conhecida como Biblioteca Municipal de Bonito, oferece um acervo de 7.800 livros de literatura brasileira e internacional. Além disso, há diversos quadrinhos para seus visitantes.

Em adição a todos esses grandiosos materiais de leitura, a biblioteca também oferece dois computadores com internet de excelente qualidade, completamente de graça.

9. Eventos e festivais locais em Bonito

Festival de inverno de Bonito
Fonte: Ticiana Schvarcz (Flickr)

Depois de um roteiro mais específico de pontos que oferecem entradas de forma gratuita aos residentes e turistas da região, falaremos um pouco sobre alguns eventos e festividades que podem ocorrer na época em que você estiver visitando a cidade.

Festival de Inverno de Bonito

Um dos principais eventos e festividades gratuitas da região de Bonito é o Festival de Inverno de Bonito, que acontece em um dos principais pontos turísticos da região, a Praça da Liberdade. Sim, exatamente a mesma praça que vimos mais acima.

A festividade recebe diversas atrações e já contou com vários nomes de peso da música popular brasileira, como Gal Costa, Milton Nascimento e Lulu Santos.

Isso só para te dar um breve vislumbre da importância e da imponência do evento em questão.

Feira Literária de Bonito

Além do Festival de Inverno, outro grande evento que acontece na região e vale a pena ser acompanhado é a Feira Literária de Bonito.

Assim como o festival anterior, também contou com vários nomes conhecidos do nosso país, tais como Djamila Ribeiro, Ana Paula Maia, Pedro Gabriel e João Anzanello de Carrascoza.

O festival oferece diversas oficinas, palestras e diversas atividades que ligam o público com os autores em um bate-papo bem produtivo.

Festival Gastronômico de Cata Guavira

E é claro que não poderia faltar aquele evento gastronômico com a cara da culinária pantaneira, não é?!

O grande Festival Gastronômico de Cata Guavira gira em torno dos pratos locais mais famosos da região e que certamente deixarão você com água na boca. Mas, sua atração principal é a fruta que dá nome ao evento: a guavira.

A fruta é uma das mais consumidas no estado do Mato Grosso do Sul.

Posts Relacionados

Os passeios gratuitos em Bonito estão esperando por você!

Bem, chegamos ao final desse guia de passeios com excelente custo-benefício (afinal de contas, são gratuitos).

Dessa forma, você pode perceber que Bonito é recheado de pontos turísticos e atrações em locais incríveis que não lhe cobrarão absolutamente nada por sua visitação.

Além disso, o ecoturismo também está repleto de cachoeiras, grutas e trilhas de destinos para lá de exuberantes.

São atrações naturais que ajudam a compor a imponência de Bonito, o endereço do que há de melhor na natureza e na cultura do nosso país.

Faça suas malas e curta Bonito!