Rua das Flores

Passeios Gratuitos em Curitiba: 14 Coisas Para Fazer de Graça

Está de viagem pela capital paranaense e quer se divertir gastando pouco dinheiro? Fique tranquilo, porque passeios gratuitos em Curitiba não faltam!

A cidade é uma das mais arborizadas do país e conta com uma infinidade de parques, bosques, construções e visitas históricas que podem ser feitas de graça.

Além disso, a maioria desses locais oferece uma bela vista da cidade, para que a sua viagem se torne inesquecível.

Passeios Gratuitos em Curitiba: conheça os melhores!

Curitiba é considerada uma capital ecológica pela quantidade de área verde, bosques e parques distribuídos pela cidade, portanto, saiba que teremos inúmeros passeios gratuitos nesses locais.

Ademais, a cidade hospedou pessoas das mais diversas nações, o que amplia as possibilidades do que se fazer em Curitiba, afinal, é possível conhecer um pouco da história desses países em atrações de graça encontradas em parques.

Mas, sua própria história também é contada nas diversas regiões da cidade, como no Centro Histórico, no calçadão da Rua XV e até mesmo na feirinha do largo.

Mas, sem mais delongas, conheça os principais passeios gratuitos em Curitiba!

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba
Fonte: Eduardo PA (Flickr)

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos cartões postais da cidade e um dos passeios mais realizados por turistas na cidade, afinal, é uma atração realmente muito bonita.

A arquitetura do local é baseada nos parques franceses. A famosa estufa, construída de metal e vidro, foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Portanto, é um local com referências internacionais e realmente admirável.

Além disso, o ambiente do parque é extremamente convidativo para andar por entre as passarelas e ver a variedade de plantas disponíveis no grande pátio.

Mas, para os aventureiros, o Jardim das Sensações oferece a oportunidade de imersão em uma experiência olfativa e de tato para descobrir quais são as plantas.

Para aqueles que preferirem, também há a possibilidade de fazer o passeio pelo Jardim das Sensações sem venda.

Ainda dentro do perímetro do Jardim Botânico, temos o Museu Botânico Municipal, um museu que abriga diversos documentos e um acervo enorme de plantas nacionais e internacionais que costuma, inclusive, ser alvo de diversos pesquisadores da área da botânica para dar continuidade em suas pesquisas.

Portanto, esse é um dos passeios gratuitos em Curitiba que você não pode deixar de realizar!

Endereço: Av. Professor Lothario Meissner com Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n°- Bairro Jardim Botânico.

Bosque Alemão

Bosque do Alemão
Fonte: Enilton Kirchhof (Flickr)

O Bosque Alemão é bastante conhecido pela atração voltada às crianças em seu interior.

Assim como inúmeros parques e bosques homenageiam os imigrantes que fazem parte da história da cidade, esse é um dos que homenageiam os alemães.

O local era uma propriedade da Família Schaffer, sendo assim, logo que chegamos ao bosque nos deparamos com uma construção com arquitetura alemã, bastante imponente e bonita de se observar.

Para os adultos, a Torre dos Filósofos e o Oratório de Bach são duas atrações interessantes.

No primeiro, é possível vislumbrar o Centro de Curitiba em uma visão superior, já o segundo é uma igreja utilizada para apresentações musicais.

Mas, como havíamos dito no início, o Bosque Alemão tem forte apelo às crianças por contar a história de João e Maria por meio de itens distribuídos ao longo do passeio interno do bosque.

Sendo assim, a história pode ser recontada e vivenciada até chegarmos à Casa da Bruxa.

Embora pareça assustador, a Casa da Bruxa finda é uma biblioteca infantil, com inúmeros livros e horários com contação de história para os pequenos.

Então, vale a pena buscar mais informações sobre os horários de apresentações musicais no Oratório de Bach e na biblioteca para alguns momentos culturais em um dos passeios gratuitos em Curitiba, como o Bosque Alemão.

O Bosque fica aberto todos os dias das 08:00 às 20:00h.

Endereço: Rua Francisco Schaffer, s/n – Vista Alegre.

Centro Histórico de Curitiba

Centro Histórico de Curitiba

Para conhecer inúmeros prédios coloniais e entender um pouco melhor o nascimento da cidade, o Centro Histórico de Curitiba é um dos ótimos passeios gratuitos e pontos turísticos.

Passeando por lá, é possível voltar à época em que a capital paranaense era apenas a vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e se deparar com inúmeras construções do século 18 e 19.

Alguns das principais opções de lugares para se visitar são:

  • Praça João Cândido;
  • Museu Paranaense;
  • Palácio Garibaldi;
  • Relógio das Flores;
  • Galeria de Arte Solar do Rosário;
  • Memorial de Curitiba;
  • Praça Garibaldi;
  • Fundação Cultural Palacete Wolf;
  • Praça Tiradentes;
  • Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito;
  • Igreja Ordem Terceira de São Francisco de Chagas.

Para esse passeio, o ideal é separar um período apenas para ele, de modo que você vá conhecer a história da cidade e apreciar as belas construções com tranquilidade.

Endereço: Rua José Bonifácio, 33 – Centro.

Parque Tanguá

Parque Tanguá
Fonte: M.Mantovani (Flickr)

Inicialmente, o que hoje é o Parque Tanguá seria um ponto de reciclagem de lixo industrial, mas foi adaptado e se tornou um dos parques mais bonitos de Curitiba.

O Parque Tanguá é muito buscado pelos visitantes por ser o melhor lugar da cidade para assistir ao pôr do sol, e de duas formas diferentes, a nível do mar sentado em qualquer lugar do parque ou no mirante com 65 metros de altura, que permite uma visão superior do parque e privilegiada do findar da tarde.

Além disso, o Parque Tanguá conta com uma parte superior e inferior.

Na parte superior, temos um amplo espaço com chafarizes e desenhos das passarelas e paisagismo com referências francesas, assim como o Jardim Botânico, e em um dos lados temos uma parte reservada do parque para homenagear o Poty Lazzarotto, um famoso artista plástico curitibano.

Já na parte inferior, temos o deck Tanguá de onde é possível observar o pôr do sol e a queda d’água que contribui para a beleza do parque.

O Parque Tanguá também conta com estacionamentos disponíveis, o que auxilia pessoas com mobilidade reduzida a acessar as diversas áreas do local.

Dessa forma, esse é um dos ótimos passeios gratuitos em Curitiba para finalizar o seu dia.

Endereço: Rua Oswaldo Maciel, s/n°- Bairro Pilarzinho.

Parque Barigui

Parque Barigui
Fonte: Rodrigo Vasconcellos (Flickr)

O Parque Barigui é um dos passeios gratuitos para se fazer em Curitiba e que podem arrancar inúmeras reações do visitante.

Esse é um dos maiores parques da cidade, com um milhão de metros quadrados de extensão, e oferece aos visitantes as mais diversas possibilidades de interação com a natureza.

O Parque Barigui é atravessado pelo Rio Barigui, o que faz com que existam inúmeros lagos por lá e algumas das atrações naturais são as capivaras e o jacaré do papo amarelo que vive em um dos lagos.

Além disso, com a enorme extensão do parque, é possível fazer passeios de bicicleta, skate, caminhadas e corridas pelas pistas, praticar esporte nas quadras poliesportivas ou permitir que as crianças se divirtam no parquinho.

Nas proximidades também temos o Museu do Automóvel, um espaço cultural voltado à apresentação de automóveis antigos com um acervo de 150 carros com exposição rotativa.

Portanto, o Parque Barigui é um dos pontos turísticos e um dos passeios gratuitos em Curitiba que podem enriquecer a sua passagem por lá.

Endereço: Avenida General Mário Tourinho, s/n (Campina do Siqueira), Avenida Cândido Hartmann (Santo Inácio) e Avenida Manoel Ribas (Santa Felicidade).

Parque Tingui

Parque Tingui
Fonte: Eduardo PA (Flickr)

Para aqueles que buscam passeios com alta carga cultural, o Parque Tingui é uma ótima possibilidade.

Além de oferecer amplo espaço para caminhadas, prática de esportes, parquinho para crianças, espaço para piquenique e até mesmo churrasqueiras, o Tingui traz uma perspectiva histórica sobre os indígenas e ucranianos que já habitaram a região.

O Parque Tingui tem esse nome em homenagem à tribo tingui, e ao chegar no parque podemos vislumbrar a estátua do Cacique Tindiquera.

Além disso, dentro do parque temos o Memorial Ucraniano, onde é possível conhecer um pouco mais da cultura ucraniana, por meio da arquitetura do local e dos itens pertencentes a ele.

Ao final da visita temos uma lojinha de artesanatos e algumas comidas típicas que podem ser compradas.

Então, o Parque Tingui é um ótimo destino para conhecer melhor a história de dois povos, curtir ao ar livre enquanto fazemos um passeio gratuito por Curitiba.

Endereço: Avenida Fredolin Wolf, 1870, Pilarzinho.

Ópera de Arame

Teatro Ópera de Arame
Fonte: FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA (Flickr)

A Ópera de Arame é um cartão postal da capital paranaense, devido à sua beleza arquitetônica e local onde está construída.

Embora não seja um dos passeios gratuitos em Curitiba, o valor para ter acesso ao local é bastante acessível, sendo R$15,00 a inteira e R$7,50 a meia entrada.

Com sua estrutura toda construída em metal e teto transparente, assim como suas paredes, a Ópera de Arame arranca suspiros de todos que entram nela, com ou sem atrações acontecendo.

Afinal, ela foi construída sob o lago artificial do Parque das Pedreiras, conta com um restaurante em sua parte de baixo e um pequeno palco flutuante onde ocorrem apresentações musicais.

Ademais, em suas proximidades está a Pedreira Paulo Leminski, o maior palco aberto e fixo da América, onde já recebeu inúmeras atrações musicais nacionais e internacionais e milhares de pessoas.

Dessa forma, o Parque das Pedreiras é uma região de Curitiba que oferece inúmeros passeios interessantes, principalmente cercado por lagos, espaço cultural e vegetação da Mata Atlântica.

Com certeza vale a pena separar um tempo para esse passeio.

Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.

Praça do Japão

Praça do Japão
Fonte: The Cities (Flickr)

A Praça do Japão está localizada no bairro de Água Verde e é uma dos passeios gratuitos em Curitiba para se fazer e conhecer outras culturas.

Como dito, a praça fica localizada no meio de um bairro que tem muitos prédios, o que o caracteriza como um local de tranquilidade e saída do fluxo de correria da cidade.

Toda a Praça do Japão está construída de acordo com a arquitetura do país e inúmeros outros itens que remetem à cultura deles. Portanto, temos lagos de carpas, estátuas de Buda, jardins japoneses e algumas cerejeiras nativas do Japão.

Ou seja, esse pode ser um destino interessante para se visitar durante a estadia pela cidade.

Endereço: Avenida Sete de Setembro, s/n – Água Verde.

Bosque do Papa

Bosque do Papa
Fonte: …your local connection (Flickr)

O Bosque do Papa João Paulo II ou apenas Bosque do Papa é mais uma das áreas verdes distribuídas pela capital paranaense e que podem ser visitadas por todos.

Esse é mais um dos passeios gratuitos em Curitiba que garantem espaço aberto, contato com a natureza e conhecimento sobre as imigrações.

O bosque foi batizado com esse nome após a visita do Papa João Paulo II à cidade em 1980, logo após a reconstrução das casas polonesas que foram levadas da região periférica da cidade para o bosque.

Os poloneses também participaram dos grupos imigratórios para o Paraná e deixaram sua marca por lá.

Dessa forma, as casas são originárias da Polônia e feitas de peças de pinheiro que se encaixam e formam a residência.

Além da vila formada pelas 7 casas, existe o Museu da Imigração Polonesa que pode ser visitado no Bosque do Papa.

Não bastasse toda essa carga cultural e religiosa, o local é extremamente arborizado e tranquilo para um passeio em família, o que atrai várias pessoas.

Dessa forma, em meio a uma viagem a Curitiba, você conhece também um pouco da Polônia.

E nas suas proximidades está o Museu Oscar Niemeyer, ou Museu do Olho, que apesar de não ser gratuito, a entrada é R$30,00 a inteira e R$15,00 a meia.

  • Endereço Bosque do Papa: Rua Wellington de Oliveira Viana, 33 – Centro Cívico.
  • Endereço Museu Oscar Niemeyer: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico.

Mercado Municipal

Mercado Municipal de Curitiba
Fonte: Wagner Jorge Araujo Nogueira (Flickr)

O Mercado Municipal de Curitiba é uma das atrações tradicionais da cidade.

Recentemente, o local passou por uma reforma e trouxe uma nova cara para sua entrada, o que o deixou ainda mais bonito.

Em seu interior, é possível conhecer inúmeras barraquinhas de alimentos, produtos orgânicos, doces e artesanatos, além de uma praça de alimentação famosa por ser um ponto de encontro dos curitibanos para se deliciar e conversar.

Esse é um dos passeios gratuitos em Curitiba que mostram ainda mais sobre a cidade e seus habitantes e vai enriquecer a sua viagem.

Endereço:  Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro.

Feira do Largo da Ordem

Feira do Largo da Ordem
Fonte: Ruy Ferrari (Flickr)

A Feira do Largo da Ordem é um dos passeios gratuitos em Curitiba, mas que provavelmente você vai investir um dinheirinho.

A feirinha acontece todo domingo, das 9 às 14h e tem inúmeras barraquinhas com os mais diversos itens, artesanatos, comidas, itens feitos de couro, antiguidades, roupas e muito mais.

O ideal é que chegue cedo, afinal, quanto mais tarde, maior o fluxo de pessoas e mais difícil fica circular pela região, uma vez que essa é uma das atrações mais conhecidas na cidade.

Além disso, caso você esteja com tempo pode aproveitar a passagem pela Feira do Largo da Ordem para conhecer a Praça Garibaldi, Palácio Garibaldi, Praça Tiradentes, a Igreja Ordem Terceira de São Francisco e outras atrações do Centro Histórico que já demos algumas dicas de lugares nos tópicos acima.

Endereço: Rua Kellers, s/n – São Francisco.

Passeio Público

Passeio Público de Curitiba
Fonte: Eduardo PA (Flickr)

O Passeio Público foi o primeiro parque a ser inaugurado em Curitiba e carrega a bastante história, uma vez que já foi o Jardim Botânico e o zoológico da cidade antes da inauguração dos atuais locais.

No entanto, este parque mostra como a preocupação com a qualidade de vida na capital é de longa data, já que temos pista para caminhada, lago, ambiente arborizado e bastante espaço para estar em família e brincando com as crianças.

Apesar de ter poucos animais, o local que abrigava o antigo zoológico ainda pode ser visitado.

Mas, o que chama bastante atenção é a possibilidade de andar de pedalinho no lago: as crianças costumam adorar.

E, mesmo que você não esteja em viagem com crianças, é um dos passeios gratuitos em Curitiba que você pode fazer para conhecer o ponto inicial para a cidade se tornar uma capital ecológica.

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n° – Bairro Centro.

Rua das Flores

Rua das Flores
Fonte: Fernando Urbano (Flickr)

A Rua das Flores ou Rua XV de Novembro é um dos passeios gratuitos em Curitiba que são extremamente bonitos de serem feitos e mostram bastante sobre a vida cotidiana da cidade.

A Rua das Flores foi a primeira rua fechada somente para pedestres no país, e tem quase um quilômetro de comprimento, indo da Praça Osório até a Praça Santos Andrade.

Nesse esse trajeto, é possível se deparar com inúmeros bares, restaurantes e lanchonetes que quase formam um praça de alimentação, tamanha a diversidade encontrada.

Além disso, a arte pode ser encontrada por meio de palhaços, humoristas, mímicos, músicos e painéis pintados por Poty Lazzarotto.

Outro aspecto que encanta muitos turistas de viagem pelo local são os prédios com arquitetura clássica, por volta da década de 1920, onde temos diversas lojas funcionando e prédios de banco, como é o caso do Palácio Avenida.

O Palácio Avenida é conhecido pela apresentação de Natal que ocorre todos os anos em sua sacada, do Coral de Crianças Carentes, o que já se tornou uma tradição.

Ademais, na Rua das Flores e sua extensão é possível encontrar:

  • Boca Maldita, a esquina logo após a Praça Osório, que é conhecida por ser um local de manifestações políticas;
  • Bondinho da Leitura, um antigo bondinho elétrico da cidade que se tornou uma biblioteca infantil;
  • Confeitaria das Famílias, uma das mais antigas confeitarias da cidade e que faz sucesso pelo doce mil folhas, tiramisu e a torta de limão da casa;
  • Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná, já na reta final do calçadão da Rua XV de Novembro, um dos lugares mais bonitos e robustos da cidade, com uma arquitetura linda e exposições rotativas.

Endereço: Rua XV de Novembro, 36 – Centro.

Parque São Lourenço

Parque São Lourenço
Fonte: Eduardo PA (Flickr)

Embora tenha sido construído para recuperar dos danos causados pelo rompimento da barragem do Rio Belém, atualmente o Parque São Lourenço é uma das opções de lugares com áreas verdes e ao ar livre que recebem muito bem a todos.

Pelo Parque São Lourenço é possível encontrar lugares para todos, adultos podem realizar caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. Já para as crianças, dispõe-se do playground e uma das melhores dicas: uma pista para carrinho de rolimã.

Além disso, o parque conta com o Memorial Paranista, onde está instalado o Jardim das Esculturas, que conta com 15 esculturas enormes feitas por João Turin, um escultor paranaense e fundador da Escola de Belas Artes do Paraná.

Portanto, é um dos lugares especiais para se visitar, de graça, durante sua viagem por Curitiba.

Preparado para montar seu roteiro por Curitiba?

Com tantos passeios gratuitos em Curitiba, é possível escolher aqueles que mais te chamam a atenção e de acordo com quem acompanha você em sua viagem.

Afinal, caso você esteja fazendo uma viagem em família com crianças, já sabe que a história de João e Maria pode ser vivenciada pelos pequenos, e existem inúmeros bosques e parques para levá-los também.

Mas, se você está sozinho ou apenas na companhia de adultos, os parques com memoriais, museus e mercado municipal podem ser dicas indispensáveis.

No entanto, fica claro a todos que sempre haverá o que fazer em Curitiba, afinal, a cidade oferece passeios para os mais diversos gostos.

Boa viagem!